Ryzen 5 5600x Esquentando

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Alga
  • Data de Início Data de Início

Alga

New Member
Olá, pessoal. Recentemente fiz o upgrade de um Ryzen 7 2700x para um Ryzen 5 5600x.
Como o Stock Cooler da AMD não é lá essas coisas, resolvi investir num cooler melhor e que cabia no orçamento, e optei pelo Deepcool Gammaxx GTE V3.
Honestamente nem quero imaginar que tipo de temperatura eu estaria tendo se ainda estivesse com o Stock Cooler.

Em Idle a temperatura do meu cpu fica entre 37°C - 45°C o que é razoável, já que eu moro numa região quente e estamos no verão.
Entretanto quando eu jogo Call of Duty: MW2 2022, o cpu facilmente alcança os 80°C. Sei que ainda é uma temperatura na qual o processador opera sem o menor sinal de throttling entretanto ainda assim fiquei um pouco alarmado com temperaturas tão elevadas.
Meu pc tem um fluxo de ar decente, com três fans de 120mm da Deepcool na parte frontal, 3 na parte superior e 1 na parte traseira.
Realizei um pequeno undervolt utilizando o PBO2 na BIOS da minha Placa Mãe porém não obtive resultados muito expressivos em matéria de redução de temperatura.
Eu instalei o Gamaxx GTE V3 utilizando a pasta térmica que veio com ele. Estou pensando em troca-la pela Thermal Grizzly Kryonaut.

Confesso que também já estou considerando investir num cooler mais parrudo, possívelmente o Deepcool AK620. O tenso é que eu acabei de comprar esse Deepcool Gammaxx GTE V3.
Ter que trocar ele já de cara é um vacilo...

Ainda assim, há alguma coisa outra coisa que eu possa fazer para reduzir essas temperaturas?
Segue abaixo as especificações do meu pc:

Aorus x570 Elite Wifi
Ryzen 5 5600x
2x8 G.Skill Trident Z 3000mhz
Gigabyte RTX 3080
m.2 nvme XPG GAMMIX S70 Blade 1tb
XPG Core Reactor 750w

Segue também uma imagem do meu PC:
Whats-App-Image-2023-03-06-at-13-20-08.jpg

Por onde o ar entra na frente? É fechado no vidro?

Já deu uma olhada na curva de fan?

Por onde o ar entra na frente? É fechado no vidro?
Obrigado por responder!
Sim, cara. É vidro temperado. O mesmo material da tampa lateral do gabinete. Coincidentemente, antes de voltar aqui e conferir se alguém havia interagido com meu post, eu decidi remover a tampa de vidro frontal.

Fiquei cerca de 30 minutos jogando o mp do MW2 2022 e adivinha só? A temperatura máxima que o cpu atingiu foi 72°C. São 8°C a menos do que antes!
Ainda pretendo trocar a pasta térmica atual (que é a que veio com o cpu cooler da Deepcool) pela Thermal Grizzly Kryonaut. Se com isso eu conseguir pelo menos -2°C nesses momentos de uso intenso, irei ficar satisfeito.

Esse gabinete da DT3 é bonito mas definitivamente não é prático em matéria de manter as temperaturas baixas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Já deu uma olhada na curva de fan?
Obrigado por responder!
Sim cara, deixei tudo no máximo.
Não me importo com questão de ruído já que sempre que estou no pc eu tô ouvindo música nas caixas ou utilizando um headset.

Obrigado por responder!
Sim, cara. É vidro temperado. O mesmo material da tampa lateral do gabinete. Coincidentemente, antes de voltar aqui e conferir se alguém havia interagido com meu post, eu decidi remover a tampa de vidro frontal.

Fiquei cerca de 30 minutos jogando o mp do MW2 2022 e adivinha só? A temperatura máxima que o cpu atingiu foi 72°C. São 8°C a menos do que antes!
Ainda pretendo trocar a pasta térmica atual (que é a que veio com o cpu cooler da Deepcool) pela Thermal Grizzly Kryonaut. Se com isso eu conseguir pelo menos -2°C nesses momentos de uso intenso, irei ficar satisfeito.

Esse gabinete da DT3 é bonito mas definitivamente não é prático em matéria de manter as temperaturas baixas.

Obrigado por responder!
Sim cara, deixei tudo no máximo.
Não me importo com questão de ruído já que sempre que estou no pc eu tô ouvindo música nas caixas ou utilizando um headset.

Em idle o meu 5600g fica em 35º a 40º. Jogo bastante PUBG e RDR2 e fica entre 68º a 72º. Isso com a pasta térmica que veio com o water cooler, e a curva de fan bem tranquila.
Pode ser que a entrada de ar do gabinete, como você disse.
Qual maximo de RPM da fan do cooler?

Em idle o meu 5600g fica em 35º a 40º. Jogo bastante PUBG e RDR2 e fica entre 68º a 72º. Isso com a pasta térmica que veio com o water cooler, e a curva de fan bem tranquila.
Pode ser que a entrada de ar do gabinete, como você disse.
Qual maximo de RPM da fan do cooler?
Nas especificações na embalagem do Gammaxx GTE V3 informa um RPM máximo de 1650.
Confesso que não vi ultrapassar os 1555 RPM.

Nas especificações na embalagem do Gammaxx GTE V3 informa um RPM máximo de 1650.
Confesso que não vi ultrapassar os 1555 RPM.
Eu acho que pode ser os 2, entrada de ar do gabinete e a fan que poderia chegar a uns 1800rpm.
Mas, na minha visão suas temperaturas estão aceitáveis. Talvez trocar a pasta termina poderia ajudar um pouco. Mas se for pra cair 2º 3º, nem sei se vale a pena.

Eu acho que pode ser os 2, entrada de ar do gabinete e a fan que poderia chegar a uns 1800rpm.
Mas, na minha visão suas temperaturas estão aceitáveis. Talvez trocar a pasta termina poderia ajudar um pouco. Mas se for pra cair 2º 3º, nem sei se vale a pena.

Concordo!
Deixei o gabinete sem a tampa de vidro frontral. Atrás dos fans há filtros de poeira então não preciso me preocupar tanto com relação a poeira.
Vou substituir o fan original do Gammaxx GTE V3 por um modelo mais parrudo e com rpm mais alto
Também pretendo incluir mais um fan no dissipador de calor do Gammaxx GTE V3. O zoado é que só encontro aqueles grampos para prender a fan no dissipador na Shopee e no AliExpress.
Eu queria comprar no Mercado Livre pra chegar ainda essa semana. To pensando até em comprar o metal e fazer o grampo eu mesmo kkk
E pra fechar, vou substituir a pasta térmica original pela Thermal Grizzly Kryonaut.

Acho que com todas essas mudanças eu devo conseguir uma redução considerável das temperaturas do cpu. Assim que eu colocar tudo isso em prática vou reportar aqui se o esforço valeu a pena.

Concordo!
Deixei o gabinete sem a tampa de vidro frontral. Atrás dos fans há filtros de poeira então não preciso me preocupar tanto com relação a poeira.
Vou substituir o fan original do Gammaxx GTE V3 por um modelo mais parrudo e com rpm mais alto
Também pretendo incluir mais um fan no dissipador de calor do Gammaxx GTE V3. O zoado é que só encontro aqueles grampos para prender a fan no dissipador na Shopee e no AliExpress.
Eu queria comprar no Mercado Livre pra chegar ainda essa semana. To pensando até em comprar o metal e fazer o grampo eu mesmo kkk
E pra fechar, vou substituir a pasta térmica original pela Thermal Grizzly Kryonaut.

Acho que com todas essas mudanças eu devo conseguir uma redução considerável das temperaturas do cpu. Assim que eu colocar tudo isso em prática vou reportar aqui se o esforço valeu a pena.
Realmente o vidro frontal atrapalha muito as temps, talvez o filtro de poeira e fans frontais (dependendo da spec deles) ainda estejam segurando um pouco de performance também mas pra muitos vale a pena o filtro de poeira, não sei se compensaria muito trocar fans porque os fans bons mesmo são 100+, a não ser que não se incomode com ruído alto e ache um fan forte mas de baixo custo, sobre adicionar um fan extra no heatsink geralmente o ganho é de uns 2c~, e sobre pasta térmica eu também daria uma olhada nas MasterGel Pro V2, MasterGel Maker Nano, Arctic MX-6 e Noctua NT-H2, devem ter desempenho similar e talvez encontre num preço melhor, ou em preço similar levar mais quantidade, mas só a remoção do vidro já ajudou bastante, 72c tá bem tranquilo, e não sei como fez o undervolt mas deveria ter ajudado um tiquinho pelo menos, aí varia da sorte de cada um com a CPU, alguns conseguem -25/30 no CO e outros ficam instáveis com -5 já

Olá novamente, pessoal.
Agradeço muitíssimo a todos que interagiram com o meu post.

Eu consegui reduzir as temperaturas do cpu de forma considerável, basicamente seguindo os passos abaixo:
  1. Removi a tampa frontal de vidro temperado do gabinete.
  2. Troquei a pasta térmica que veio com o Deepcool Gammaxx GTE V3 pela Thermal Grizzly Kryonaut.
  3. Substituí o fan original do Gamaxx GTE V3. Como o fan original do Gammaxx GTE V3 tava atingindo 1500rpm em fullspeed, me lembrei que eu tinha alguns fans sobrando de um velho AIO meu que pifou. Nas especificações dele pude verificar que eles ultrapassam os 2000 rpm.
  4. E pra fechar, eu criei esse mesmo post no fórum do Tom's Hardware e um camarada lá me disse que também poderia ser uma boa eu remover a primeira fan da parte superior do gabinete. Basicamente essa fan poderia jogar o ar frio que entra pela parte frontal antes dele atingir o cooler do cpu. Achei que valia a pena tentar.
Num teste que realizei jogando MW2 2022, a temperatura máxima atingida pelo cpu foi de 63°C. Na maior parte do tempo ficou estável entre os 60°C e 62°C. Originalmente ele tava batendo os 80°C! A diferença é muito gritante.

Muito obrigado novamente e ficam aí as dicas! ;)

É o gabinete mesmo. Infelizmente esses processadores modernos estão cada vez mas precisando de painel frontal com malha. A diferença é grande.

Olá, pessoal. Recentemente fiz o upgrade de um Ryzen 7 2700x para um Ryzen 5 5600x.
Como o Stock Cooler da AMD não é lá essas coisas, resolvi investir num cooler melhor e que cabia no orçamento, e optei pelo Deepcool Gammaxx GTE V3.
Honestamente nem quero imaginar que tipo de temperatura eu estaria tendo se ainda estivesse com o Stock Cooler.

Em Idle a temperatura do meu cpu fica entre 37°C - 45°C o que é razoável, já que eu moro numa região quente e estamos no verão.
Entretanto quando eu jogo Call of Duty: MW2 2022, o cpu facilmente alcança os 80°C. Sei que ainda é uma temperatura na qual o processador opera sem o menor sinal de throttling entretanto ainda assim fiquei um pouco alarmado com temperaturas tão elevadas.
Meu pc tem um fluxo de ar decente, com três fans de 120mm da Deepcool na parte frontal, 3 na parte superior e 1 na parte traseira.
Realizei um pequeno undervolt utilizando o PBO2 na BIOS da minha Placa Mãe porém não obtive resultados muito expressivos em matéria de redução de temperatura.
Eu instalei o Gamaxx GTE V3 utilizando a pasta térmica que veio com ele. Estou pensando em troca-la pela Thermal Grizzly Kryonaut.

Confesso que também já estou considerando investir num cooler mais parrudo, possívelmente o Deepcool AK620. O tenso é que eu acabei de comprar esse Deepcool Gammaxx GTE V3.
Ter que trocar ele já de cara é um vacilo...

Ainda assim, há alguma coisa outra coisa que eu possa fazer para reduzir essas temperaturas?
Segue abaixo as especificações do meu pc:

Aorus x570 Elite Wifi
Ryzen 5 5600x
2x8 G.Skill Trident Z 3000mhz
Gigabyte RTX 3080
m.2 nvme XPG GAMMIX S70 Blade 1tb
XPG Core Reactor 750w

Segue também uma imagem do meu PC:
Whats-App-Image-2023-03-06-at-13-20-08.jpg

Estou com o mesmo problema, rodei o cinebench e o processador chega a 74° com 85% de uso do meu WC e quando vou jogar COD mw2 simplesmente chega a bater 90°, a BIOS está atualizada e com curva de fan.

Ryzen 7 5700x
WC Lian li Galahad 360mm
Pasta Térmica cooler master cryofuze. SDD XPG M.2
RTX 3060 ti GDDR6X
32gb ram 3200mhz XPG. Fonte 650w 80 plus bronze

Última edição:

Estou com o mesmo problema, rodei o cinebench e o processador chega a 74° com 85% de uso do meu WC e quando vou jogar COD mw2 simplesmente chega a bater 90°, a BIOS está atualizada e com curva de fan.

Ryzen 7 5700x
WC Lian li Galahad 360mm
Pasta Térmica cooler master cryofuze. SDD XPG M.2
RTX 3060 ti GDDR6X
32gb ram 3200mhz XPG. Fonte 650w 80 plus bronze
Se um 5700x bate 90c num WC 360mm eu diria que ou é falta de contato ou bomba do WC morta/morrendo, mas estranhei no Cinebench ficar tão abaixo em 74c

Se tiver imagens ajudaria, tanto da curva de fans quanto prints do Hwinfo com temp max/min/media, tensões, potência dissipada em Watts etc, e qual o gabinete/setup de fans aí e a temp ambiente?

Se um 5700x bate 90c num WC 360mm eu diria que ou é falta de contato ou bomba do WC morta/morrendo, mas estranhei no Cinebench ficar tão abaixo em 74c

Se tiver imagens ajudaria, tanto da curva de fans quanto prints do Hwinfo com temp max/min/media, tensões, potência dissipada em Watts etc, e qual o gabinete/setup de fans aí e a temp ambiente?
Conferi recentemente a instalação do WC pq estava pensando que pudesse ser algum mal contato com o processador. Pesquisei e encontrei alguns relatos de problemas com a bomba do Galahad 360, até pensei em acionar a garantia, mas me estranha justamente o fato de que no cinebench ele segura normalmente. Assim que eu chegar em casa vou mandar alguns testes e fotos.

Conferi recentemente a instalação do WC pq estava pensando que pudesse ser algum mal contato com o processador. Pesquisei e encontrei alguns relatos de problemas com a bomba do Galahad 360, até pensei em acionar a garantia, mas me estranha justamente o fato de que no cinebench ele segura normalmente. Assim que eu chegar em casa vou mandar alguns testes e fotos.
Tem que ver o conjunto do gabinete e temperatura ambiente que infelizmente faz MUITA diferença em um AiO.
Mas nada me alarma vindo do galahad, melhor já acionar a garantia e evitar futuras dores de cabeça

Segue as fotos referentes ao PC, teste no cinebench e no Cod mw2.
Curva de fans (Não sei se essa curva é o ideal).
Temperatura do ambiente durante os teste era de 28 graus.
Gabinete é um redragon megatron
Kit fans aigo ar12pro

curva-da-bomba.jpg
curva-das-fans.jpg
pc-1.jpg
cinebench-print.png
cod-mw2-print.png
config-print.png

Segue as fotos referentes ao PC, teste no cinebench e no Cod mw2.
Curva de fans (Não sei se essa curva é o ideal).
Temperatura do ambiente durante os teste era de 28 graus.
Gabinete é um redragon megatron
Kit fans aigo ar12pro

curva-da-bomba.jpg
curva-das-fans.jpg
pc-1.jpg
cinebench-print.png
cod-mw2-print.png
config-print.png
Libera a tampa da frente do gabinete, tira ela e testa!
Após isso, mesmo se estiver dando ruim
O PUMP tem que ficar no máximo

Libera a tampa da frente do gabinete, tira ela e testa!
Após isso, mesmo se estiver dando ruim
O PUMP tem que ficar no máximo
Mano, tava testando sem a tampa frontal e virou outro PC. A frente do meu gabinete é vidro temperado e só tem um espacinho do lado pra entrada de ar.
mw2.png
mw2.png

Mano, tava testando sem a tampa frontal e virou outro PC. A frente do meu gabinete é vidro temperado e só tem um espacinho do lado pra entrada de ar.
mw2.png
mw2.png
Deixa o pump da bomba no máximo
Qual sua temperatura ambiente?

mesmo assim ta alto demais cara, meu 5600x com aircooler mal chega a 60 jogando the last of us

Users who are viewing this thread

Voltar