• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Ryzen 7800X3D muito quente.

Silvio Donizeti

New Member
Registrado
Boa noite. Comprei uma Ryzen 7800X3D junto de uma Asus TUF X670-E Plus e um watercoole Rise 360mm ARGB para segurá-lo. Mas jogando PUBG com o afterburner notei um comportamento muito estranho.

https://1drv.ms/i/s!AoAy3vrvxi4Og6JEPpBilGSiGMfeSw?e=ONoE6Q

A CPU no tclt/tdie atingi temperaturas altíssimas. Ela bate 90 graus durante 15 segundos (mesmo com o uso em 10% - 20%) e logo depois despenca para cerca de 60 graus, independente da % de uso. O mais bizarro ainda é que esse comportamento se repete o tempo todo. 15 segundos muito quente, 1 minuto em temperaturas "normais".

Outro dado curioso que está na imagem, é que somente nesse setor bate essas temperaturas. Já na parte interna as temperaturas estão mais aceitáveis. BIOS atualizada, diminui o aperto nos parafusos no bloco do water (notei que a região central estava com menos pasta, que foi mais pras laterais), alterei TDC EDC PPT e NADA! Continua com o mesmo comportamento.

Único jeito que achei de usar ele com boas temperaturas foi cortando o boost e mantendo ele em 4.2Ghz (pelo windows mesmo, limitando a energia pra CPU em 99%).

Se alguém puder ajudar ficaria muito, mas muito grato.
 
embora seu WC de 360mm seja um modelo ruim, é comum que um processador com tantos sensores como esses Ryzen 7000 tentem bater temperaturas mais elevadas quando seu Clock sobe por alguns pouquíssimos segundos, e depois volte a um patamar menor.

recomendo ver nesse link dicas: https://www.overclock.net/forums/amd-cpus.10/

acho engraçado o pessoal sempre fala desse patamar de temperatura dos Ryzen, mas na Intel tá tudo normal, mesmo pegando fogo extremo e explodindo com WC dos mais caros e topo de linha. Nenhum Ryzen 7 7800x3D vai ficar tão quente a ponto de se detonar, isso porque já foram corrigidas as falhas antigas em todas as versões de BIOS, incluindo as velhas.
 
Gasto um dinheirão no cpu/mobo e economizou no WC, esses coolers são ruins, não quer dizer que nao possa ter algo errado com seu cpu ou até o WC, mas de qualquer forma eu recomendo a troca dessa joia, procure reviews de WC e comparações na net e pegue um melhor.
 
Gasto um dinheirão no cpu/mobo e economizou no WC, esses coolers são ruins, não quer dizer que nao possa ter algo errado com seu cpu ou até o WC, mas de qualquer forma eu recomendo a troca dessa joia, procure reviews de WC e comparações na net e pegue um melhor.
ou entao abandona esses water coolers e por air cooler que tal esse, sera que da conta do 7800x3d?

sera q é bom?
 
ou entao abandona esses water coolers e por air cooler que tal esse, sera que da conta do 7800x3d?

sera q é bom?
Eu creio que não de conta, não ao menos se ele fizer algo que extraia 100% do processador, porém não conheço a marca e nunca vi review sobre esse ai, creio que em aircooler noctua ou aquele novo e grande da corsair sejam as melhores opções
 
Boa noite. Comprei uma Ryzen 7800X3D junto de uma Asus TUF X670-E Plus e um watercoole Rise 360mm ARGB para segurá-lo. Mas jogando PUBG com o afterburner notei um comportamento muito estranho.

https://1drv.ms/i/s!AoAy3vrvxi4Og6JEPpBilGSiGMfeSw?e=ONoE6Q

A CPU no tclt/tdie atingi temperaturas altíssimas. Ela bate 90 graus durante 15 segundos (mesmo com o uso em 10% - 20%) e logo depois despenca para cerca de 60 graus, independente da % de uso. O mais bizarro ainda é que esse comportamento se repete o tempo todo. 15 segundos muito quente, 1 minuto em temperaturas "normais".

Outro dado curioso que está na imagem, é que somente nesse setor bate essas temperaturas. Já na parte interna as temperaturas estão mais aceitáveis. BIOS atualizada, diminui o aperto nos parafusos no bloco do water (notei que a região central estava com menos pasta, que foi mais pras laterais), alterei TDC EDC PPT e NADA! Continua com o mesmo comportamento.

Único jeito que achei de usar ele com boas temperaturas foi cortando o boost e mantendo ele em 4.2Ghz (pelo windows mesmo, limitando a energia pra CPU em 99%).

Se alguém puder ajudar ficaria muito, mas muito grato.

Olha esse teu WC é horrível... mas sim de qualquer forma... Os ryzen 7000 são muito quentes... o que eu posso te recomendar é encher teu gabinete e teu WC de noctua, mas mesmo assim ele vai dar thermal throttle (experiencia própria)... Da um undervolt nele ou faz um OC fixo pode te ajudar, foi o que eu fiz no meu...
 
Eu creio que não de conta, não ao menos se ele fizer algo que extraia 100% do processador, porém não conheço a marca e nunca vi review sobre esse ai, creio que em aircooler noctua ou aquele novo e grande da corsair sejam as melhores opções
Segura com o pé nas costas, aliás tem user aqui do fórum usando até o AG400/AK400 no 7800x3D tranquilamente, e o PS120 da Thermalright é basicamente equivalente ao Noctua NH-D15 e o Corsair A115, não é a toa que o PA120/PS120 são tão populares há um tempinho
 
Boa noite. Comprei uma Ryzen 7800X3D junto de uma Asus TUF X670-E Plus e um watercoole Rise 360mm ARGB para segurá-lo. Mas jogando PUBG com o afterburner notei um comportamento muito estranho.

https://1drv.ms/i/s!AoAy3vrvxi4Og6JEPpBilGSiGMfeSw?e=ONoE6Q

A CPU no tclt/tdie atingi temperaturas altíssimas. Ela bate 90 graus durante 15 segundos (mesmo com o uso em 10% - 20%) e logo depois despenca para cerca de 60 graus, independente da % de uso. O mais bizarro ainda é que esse comportamento se repete o tempo todo. 15 segundos muito quente, 1 minuto em temperaturas "normais".

Outro dado curioso que está na imagem, é que somente nesse setor bate essas temperaturas. Já na parte interna as temperaturas estão mais aceitáveis. BIOS atualizada, diminui o aperto nos parafusos no bloco do water (notei que a região central estava com menos pasta, que foi mais pras laterais), alterei TDC EDC PPT e NADA! Continua com o mesmo comportamento.

Único jeito que achei de usar ele com boas temperaturas foi cortando o boost e mantendo ele em 4.2Ghz (pelo windows mesmo, limitando a energia pra CPU em 99%).

Se alguém puder ajudar ficaria muito, mas muito grato.

Esse water cooler é horrível, se quer comprar water cooler foque nas grandes marcas (corsair, lian li, deepcool, cooler master, etc)

Pra esse processador um bom air cooler da conta de boas, como já falaram o thermalright PS120, deepcool AG620, Montech Metal dt24 etc.
 
Segura com o pé nas costas, aliás tem user aqui do fórum usando até o AG400/AK400 no 7800x3D tranquilamente, e o PS120 da Thermalright é basicamente equivalente ao Noctua NH-D15 e o Corsair A115, não é a toa que o PA120/PS120 são tão populares há um tempinho
usar um 7800x3d com AG 400 kkkkkkkkkkk, só se for pra ver netflix no PC ou joga tibia, pq qualquer jogo meia boca já eleva as temp desse forno.
 
usar um 7800x3d com AG 400 kkkkkkkkkkk, só se for pra ver netflix no PC ou joga tibia, pq qualquer jogo meia boca já eleva as temp desse forno.
Aí basta a pessoa não usar um cubo 100% vedado como gabinete e ter temp ambiente inferior a 40c que dá pra levar tranquilamente, e "elevar as temps" é sempre 100% subjetivo, tem gente que fica se mordendo por ver a CPU batendo 60c, outros 65c, outros 70c, outros 75c e por aí vai, mesmo que o limite seja bem acima disso então no final depende de N variáveis e da subjetividade/frescura de cada um
 
Galera, primeiramente muito obrigado pela ajuda!

Estou cogitando um Deep Cool AG620, deve dar conta agora? Quero eliminar as possibilidades.

Só fico com o pé atrás por conta desse comportamento estranho de subir e elevar as temps independentemente da carga e consumo de energia da CPU, nunca vi isso antes. Parece que esse water tem um delay pra responder e resfriar o sistema.
 
Cara, eu chutaria esse cooler tbm
Tenho o mesmo processador e um scythe fuma 3
jogo em qhd, tudo no ultra e na hora dos games, processador fica em 67~70 por ai

edit: compra uma pasta térmica decente tbm
 
Galera, primeiramente muito obrigado pela ajuda!

Estou cogitando um Deep Cool AG620, deve dar conta agora? Quero eliminar as possibilidades.

Só fico com o pé atrás por conta desse comportamento estranho de subir e elevar as temps independentemente da carga e consumo de energia da CPU, nunca vi isso antes. Parece que esse water tem um delay pra responder e resfriar o sistema.
Sobre o comportamento não sei dizer o porquê, deveria segurar melhor esses picos mesmo sendo um WC meia boca

Sobre o AG620, dá conta sim, também tem o PA120 (Peerless Assassin) que é uma boa opção, o PA120/PS120 também podem ser comprados no AliExpress caso não ligue de esperar um pouco mais, as vezes dá pra achar eles na faixa de 200-250, o PS120 sendo um pouquinho melhor e um pouquinho mais caro), e como disseram acima uma boa pasta térmica também pode ajudar, assim como certificar que a aplicação foi boa (cobrindo todo o CPU) e a montagem do cooler tá com a pressão ok
 
Última edição:
Uso uma pasta da Noctua. Sobre a montagem, testei com pressão até o final (parafuso com molas) e com pressão média. Ficou na mesma.

Como disse acima, achei um pouco estranho que na região central depois que tirei o bloco, havia menos pasta que na periferia, dando até pra ler com certo esforço as letras escritas no CPU. Mas apertando menos ficou assim também. Bandona esse water kkkkk

Valeu galera, vou atualizando vocês!
 
Eu creio que não de conta, não ao menos se ele fizer algo que extraia 100% do processador, porém não conheço a marca e nunca vi review sobre esse ai, creio que em aircooler noctua ou aquele novo e grande da corsair sejam as melhores opções
Thermalright tem ótimos produtos. E esse modelo em questão foi testado pelo Gamer Nexus que foi o mesmo que o insanee sugeriu, e se saiu muito bem inclusive desbancando o Be Quiet e o Noctua em alguns cenários. (custando menos da metade do valor de um noctua).
Mas de fato, a Thermaright se tornou mais popular recentemente, então normal ainda ser desconhecida por alguns perante Noctua, Deepcool. Penso que ainda vai se consolidar pois os produtos dela tem ótimo CxB.

 
Thermalright tem ótimos produtos. E esse modelo em questão foi testado pelo Gamer Nexus que foi o mesmo que o insanee sugeriu, e se saiu muito bem inclusive desbancando o Be Quiet e o Noctua em alguns cenários. (custando menos da metade do valor de um noctua).
Mas de fato, a Thermaright se tornou mais popular recentemente, então normal ainda ser desconhecida por alguns perante Noctua, Deepcool. Penso que ainda vai se consolidar pois os produtos dela tem ótimo CxB.


Peguei 1 desse na BF passada por R$220 em 10x no Ali e ele tankou um 7900X com um pé nas costas. Melhor cxb que esse não há.
 
Uso uma pasta da Noctua. Sobre a montagem, testei com pressão até o final (parafuso com molas) e com pressão média. Ficou na mesma.

Como disse acima, achei um pouco estranho que na região central depois que tirei o bloco, havia menos pasta que na periferia, dando até pra ler com certo esforço as letras escritas no CPU. Mas apertando menos ficou assim também. Bandona esse water kkkkk

Valeu galera, vou atualizando vocês!
Pega outro cooler mesmo, mas se for water cooler os bons são um pouco mais caro, tem os da artic liquid freezer que são bons também. Agora se vc quer economizar e não liga pro barulho maior que aircooler faz pega um e economiza
 
Última edição:
Bom dia amigos. Instalei o AG620 como havia dito. E NADA!

Exatamente o mesmo comportamento que havia relatado com o watercooler duvidoso. Triste.

Devo recorrer a garantia de CPU ou da placa Mãe, o que vocês acham?
 
Bom dia amigos. Instalei o AG620 como havia dito. E NADA!

Exatamente o mesmo comportamento que havia relatado com o watercooler duvidoso. Triste.

Devo recorrer a garantia de CPU ou da placa Mãe, o que vocês acham?
Bem estranho, qual seu gabinete/setup de fans e temp ambiente aí? Nunca vi um 7800x3D bater temps tão altas mesmo em coolers mais modestos então desconfio que seja airflow + temp ambiente mesmo que em parte, talvez excesso de tensão da placa-mãe também

Já tentou botar o Curve Optimizer em -20 pra ver se dá uma reduzida? E/ou botar o limite de temperatura em 80c~, assim não precisa limitar pelo clock e tem a garantia que não vai passar dessa temp
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo