[TÓPICO OFICIAL] Salário e carreira dos usuários II

Qual o seu salário em reais?

  • Abaixo de 1000

    Votes: 46 4.9%
  • De 1001 a 2000

    Votes: 127 13.6%
  • De 2001 a 3000

    Votes: 92 9.8%
  • De 3001 a 5000

    Votes: 199 21.2%
  • De 5001 a 8000

    Votes: 184 19.6%
  • De 8001 a 10000

    Votes: 62 6.6%
  • De 10001 a 15000

    Votes: 94 10.0%
  • De 15001 a 20000

    Votes: 45 4.8%
  • De 20001 a 30000

    Votes: 44 4.7%
  • Acima de 30000

    Votes: 44 4.7%

  • Total de votos
    937
Querendo ou não SP é o coração do Brasil e quem quer trabalhar pra Google, Facebook, Itau, Bradesco, Nubank e os caralho aí tem que vir pra cá. Se tu morar em Roraima e teu nobebook da empresa quebrar, vai fazer o que? Pegar um voo pra sp, trocar o note e voltar outro dia? Isso n existe...
Discordo disso, a empresa que trabalho atualmente (inclusive meu último dia aqui) é uma das bigtechs brasileiras e só me mandaram um notebook no dia seguinte. Muitas empresas já estão preparadas pra esse tipo de coisa.
 
Discordo disso, a empresa que trabalho atualmente (inclusive meu último dia aqui) é uma das bigtechs brasileiras e só me mandaram um notebook no dia seguinte. Muitas empresas já estão preparadas pra esse tipo de coisa.
Entendo sua opinião, agora, se me permite, pode me dizer quantas empresas de tecnologia (levando-se em conta big techs e pequenas/médias) que possuem esse "luxo" de permitir HO em outros estados?

Numa boa msm, pq a tendência que eu vejo infelizmente é tudo voltar "ao normal" com algumas exceções de trabalho híbrido (minha empresa graças a Deus é assim). Aqui em SP praticamente tudo voltou ao normal, o trânsito, o trabalho presencial msm em circunstâncias onde o HO seria totalmente válido, ainda existem pensamento do tipo "trabalhar msm é no escritório e pronto".

Dificilmente eu vejo no meu grupo de trabalho alguém trabalhando full HO msm em SP, por isso estou questionando essa sua afirmação, pois na minha opinião ela entra na categoria de exceções plenas, pois vc trabalha para uma empresa em estado X morando em estado Y.
 
Entendo sua opinião, agora, se me permite, pode me dizer quantas empresas de tecnologia (levando-se em conta big techs e pequenas/médias) que possuem esse "luxo" de permitir HO em outros estados?

Numa boa msm, pq a tendência que eu vejo infelizmente é tudo voltar "ao normal" com algumas exceções de trabalho híbrido (minha empresa graças a Deus é assim). Aqui em SP praticamente tudo voltou ao normal, o trânsito, o trabalho presencial msm em circunstâncias onde o HO seria totalmente válido, ainda existem pensamento do tipo "trabalhar msm é no escritório e pronto".

Dificilmente eu vejo no meu grupo de trabalho alguém trabalhando full HO msm em SP, por isso estou questionando essa sua afirmação, pois na minha opinião ela entra na categoria de exceções plenas, pois vc trabalha para uma empresa em estado X morando em estado Y.
Rapaz, eu diria que grande parte. Inclusive vejo muitas pessoas, tanto da minha empresa quanto dessas outras empresas (incluindo o itaú, pelo que conheço de pessoas da área de dados) que adotaram o HO de forma concreta, com muitos funcionários até saindo de SP pra fugir desses custos exorbitantes, pelo menos pro pessoal de tech, claro.

Nubank está com um sistema "híbrido" (~1x a cada 2 meses ir pra SP pra reunião), TW está com HO total, assim como Inter, Globo, iFood, Daitan, Gupy, QuintoAndar, Loft e Amazon (essa última inclusive decidiu por aderir ao HO de vez bem recentemente).

A lista de empresas não é nada pequena, e mesmo assim continua um pessoal que sempre acha que SP é o centro do Brasil e que vc PRECISA estar lá pra ter algo de bom na vida, enquanto muitas pessoas tendem é a fugir de lá pelos custos.
 
Se você ganha 5k hoje e sobra, não vai ser ganhando 50k/mês que você vai começar a economizar 45k/mês
verdade absoluta!!
por mais q vc fale: ain mas vou me controlar, manter os mesmo gastos q tinha qdo ganhava menos...
NÃO, VC NÃO VAI :true:
 
tanto da minha empresa quanto dessas outras empresas (incluindo o itaú, pelo que conheço de pessoas da área de dados)

Aqui no Itaú e no setor que eu trabalho, vai voltar presencial :D
 
ainda existem pensamento do tipo "trabalhar msm é no escritório e pronto".
sim, infelizmente aqui tbm é assim
coisa q daria pra fazer 100% de casa: ain mas tem q ser presencial pq HO a pessoa fica em casa, vc não pode ficar em casa eqto trabalha
:shrug:
pensamento é esse
 
Aqui no Itaú e no setor que eu trabalho, vai voltar presencial :D
Meus pêsames aí pra vc, acho estranho empresas onde parte das equipes pode ficar HO e outras não, me pergunto como fazem pra justificar isso sem criar discórdia entre os funcionários.
 
Aqui no Itaú e no setor que eu trabalho, vai voltar presencial :D
Trampo no Laranjinha tambem, porem meu contrato virou Full Remote, tanto que ja tem pelo menos uns 3 colaborador na minha squad que nem em SP mora (PE, RS E RO), pelo menos pra mim, prefiro que seja assim..
 
Entendo sua opinião, agora, se me permite, pode me dizer quantas empresas de tecnologia (levando-se em conta big techs e pequenas/médias) que possuem esse "luxo" de permitir HO em outros estados?

Numa boa msm, pq a tendência que eu vejo infelizmente é tudo voltar "ao normal" com algumas exceções de trabalho híbrido (minha empresa graças a Deus é assim). Aqui em SP praticamente tudo voltou ao normal, o trânsito, o trabalho presencial msm em circunstâncias onde o HO seria totalmente válido, ainda existem pensamento do tipo "trabalhar msm é no escritório e pronto".

Dificilmente eu vejo no meu grupo de trabalho alguém trabalhando full HO msm em SP, por isso estou questionando essa sua afirmação, pois na minha opinião ela entra na categoria de exceções plenas, pois vc trabalha para uma empresa em estado X morando em estado Y.
Culpa de RH e liderança antiquada. Mude de empresa
 
Culpa de RH e liderança antiquada. Mude de empresa
Foi uma luta pra fazer o híbrido, pois claramente dava pra deixar mtos funcionários no HO com opção de irem para o escritório uma ou duas vezes por semana.

E tmb não posso agora trocar de firma, ainda estou no período de experiência, além de ser uma empresa grande que pode me proprorcionar mtas portas abertas futuramente. Eu concordaria com vc total se eu já tivesse bagagem em outras firmas, experiência e networking confiável, mas infelizmente ainda estou caminhando para construir isso.

Até lá, preciso manter o meu emprego atual nela que, pelo menos, não preciso ir ao escritório todos os dias.
 
Foi uma luta pra fazer o híbrido, pois claramente dava pra deixar mtos funcionários no HO com opção de irem para o escritório uma ou duas vezes por semana.

E tmb não posso agora trocar de firma, ainda estou no período de experiência, além de ser uma empresa grande que pode me proprorcionar mtas portas abertas futuramente. Eu concordaria com vc total se eu já tivesse bagagem em outras firmas, experiência e networking confiável, mas infelizmente ainda estou caminhando para construir isso.

Até lá, preciso manter o meu emprego atual nela que, pelo menos, não preciso ir ao escritório todos os dias.
Cara, sinceramente, não tenho a intenção de ofender ok, mas isso é papo furado, trabalhar em uma empresa de nome e bla bla bla, vai te ajudar a procurar e encontrar outro emprego (CLT ou PJ), é só esperar no máximo uns seis meses se você fizer questão, e sair a a procura no LinkedIn
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Com o mercado aquecido do jeito que está na área de T.I, você só não sai dai pra uma melhor se não quiser
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A área de T.I não tem essas putarias e você só vai depender de "networking/quem indica" se você for incompetente ou lambe saco que depende dos outros pra subir na carreira, senão se quiser você muda de trabalho e salário a cada 3 ou 6 meses se quiser e a empresa está pouco se lixando pro motivo de você sair do último emprego, a não ser que seja empresa nacional, essas continuam una merda.


Claro, você pode ser o tipo de pessoa que quer ficar 30 anos na mesma empresa, nesse caso você vai ter que dar o butico e lamber muita bola mesmo.
 
Última edição:
Idade: 24 anos
Cargo: Suporte Técnico
Formação: Analise e Desenvolvimento de Software(2018) - Tecnólogo
Salário atual: R$ 2100 já com os descontos + benefícios (VT, VA, Alimentação no local e Odontológico)
Salário anterior: R$ 1570 já com os descontos + benefícios (VT, VA, Alimentação no local e Odontológico)

Obs: Sou formado em ADS porem não consegui estágio na área (MUITO comodismo e um pingo de falta de sorte), terminei em 2018 e desde então estava na vaga de atendente e procurando vaga na área de T.I mas no começo de Abril consegui subir de vaga e ir para Suporte Técnico, para piorar ainda mais tive perda auditiva do lado direito e isso dificultou ainda mais para mim pois como eu tenho a perda e estou no processo de conseguir o aparelho eu não poderia mentir sobre não ter ela nas ligações ou entrevistas.
Para a minha surpresa percebi que estou entre dois abismos, o primeiro é que não me encaixo como PCD pois tenho a perda de apenas um lado e sendo tirado de processos por conta disso e o segundo é que por ter a perda e ela ser acima do permitido pelas vagas comuns ela entra como deficiência e também sou tirado de processos seletivos "Sua perda ultrapassa o limite permitido para a vaga por conta disso estamos abortando o seu processo". Diversas vezes eu me "enquadrava" na vaga mas por conta de ter a perda de apenas um lado eu ser tirado de ambos os lados e isso me deixa muito mal e frustrado mas consegui subir de cargo pois estava como atendente a 5 anos e por questão de eu cobrir as férias dos t.i's daqui acabei subindo quando apareceu uma vaga.
 
Última edição:
Rapaz, eu diria que grande parte. Inclusive vejo muitas pessoas, tanto da minha empresa quanto dessas outras empresas (incluindo o itaú, pelo que conheço de pessoas da área de dados) que adotaram o HO de forma concreta, com muitos funcionários até saindo de SP pra fugir desses custos exorbitantes, pelo menos pro pessoal de tech, claro.

Nubank está com um sistema "híbrido" (~1x a cada 2 meses ir pra SP pra reunião), TW está com HO total, assim como Inter, Globo, iFood, Daitan, Gupy, QuintoAndar, Loft e Amazon (essa última inclusive decidiu por aderir ao HO de vez bem recentemente).

A lista de empresas não é nada pequena, e mesmo assim continua um pessoal que sempre acha que SP é o centro do Brasil e que vc PRECISA estar lá pra ter algo de bom na vida, enquanto muitas pessoas tendem é a fugir de lá pelos custos.

Pois é, já é um fenômeno cultural o êxodo de São Paulo, quem insistir no trabalho presencial (se não for necessário), vai lidar com a falta de profissionais.

 
Rapaz, eu diria que grande parte. Inclusive vejo muitas pessoas, tanto da minha empresa quanto dessas outras empresas (incluindo o itaú, pelo que conheço de pessoas da área de dados) que adotaram o HO de forma concreta, com muitos funcionários até saindo de SP pra fugir desses custos exorbitantes, pelo menos pro pessoal de tech, claro.

Nubank está com um sistema "híbrido" (~1x a cada 2 meses ir pra SP pra reunião), TW está com HO total, assim como Inter, Globo, iFood, Daitan, Gupy, QuintoAndar, Loft e Amazon (essa última inclusive decidiu por aderir ao HO de vez bem recentemente).

A lista de empresas não é nada pequena, e mesmo assim continua um pessoal que sempre acha que SP é o centro do Brasil e que vc PRECISA estar lá pra ter algo de bom na vida, enquanto muitas pessoas tendem é a fugir de lá pelos custos.
Um amigo meu é desenvolvedor e trabalha em uma empresa que fica em outro estado e que também tem outros funcionários espalhados pelo Brasil.
A empresa anterior dele tinha 100% da equipe presencial e com a pandemia descobriu o prazer de não ter custos fixos com toda essa gente na empresa e acabou deixando de pagar por 5 andares e começou a pagar apenas 1 andar com a equipe quase toda sendo HO. Funcionário na empresa tem custo e cada vez mais as empresas abrem mão disso para reverter em outras coisas.
 
Última edição:
Cara, sinceramente, não tenho a intenção de ofender ok, mas isso é papo furado, trabalhar em uma empresa de nome e bla bla bla, vai te ajudar a procurar e encontrar outro emprego (CLT ou PJ), é só esperar no máximo uns seis meses se você fizer questão, e sair a a procura no LinkedIn
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Com o mercado aquecido do jeito que está na área de T.I, você só não sai dai pra uma melhor se não quiser
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A área de T.I não tem essas putarias e você só vai depender de "networking/quem indica" se você for incompetente ou lambe saco que depende dos outros pra subir na carreira, senão se quiser você muda de trabalho e salário a cada 3 ou 6 meses se quiser e a empresa está pouco se lixando pro motivo de você sair do último emprego, a não ser que seja empresa nacional, essas continuam una merda.


Claro, você pode ser o tipo de pessoa que quer ficar 30 anos na mesma empresa, nesse caso você vai ter que dar o butico e lamber muita bola mesmo.
Eu gostaria que fosse fácil assim, de vdd, mas ao menos cmg isso ainda não é realidade. E networking sempre acho ser importante sim, até pq só consegui esse trampo por indicação, senão estaria desempregado até hj. Logo, como ela não pode ser válida?

Sei que cada um tem seu método e maneiras de ir pulando de emprego ou conseguindo um rápido msm estando desempregado, isso varia mto e depende tmb do cargo que o cara está atuando. Sei que nenhuma empresa é boazinha e tals, mas ao menos a que estou trampando está pagando todos os cursos de TI pra mim que se fosse eu pagando por fora sairia uma fortuna.

Não tenho nenhum medo em procurar algo melhor futuramente (msm pq já tenho uma noção exata de quanto tempo ficarei baseado na estrutura dela de TI) e tmb odeio ser carreirista, mas definitivamente não posso sair agora.
 
Eu gostaria que fosse fácil assim, de vdd, mas ao menos cmg isso ainda não é realidade. E networking sempre acho ser importante sim, até pq só consegui esse trampo por indicação, senão estaria desempregado até hj. Logo, como ela não pode ser válida?

Sei que cada um tem seu método e maneiras de ir pulando de emprego ou conseguindo um rápido msm estando desempregado, isso varia mto e depende tmb do cargo que o cara está atuando. Sei que nenhuma empresa é boazinha e tals, mas ao menos a que estou trampando está pagando todos os cursos de TI pra mim que se fosse eu pagando por fora sairia uma fortuna.

Não tenho nenhum medo em procurar algo melhor futuramente (msm pq já tenho uma noção exata de quanto tempo ficarei baseado na estrutura dela de TI) e tmb odeio ser carreirista, mas definitivamente não posso sair agora.
tá certinho, e outra é que já vi várias empresas reprovando candidato pq ele não fica mt tempo em empresa. não é norma geral mas acontece mto.
E olha que TI é bem tranquilo nesse aspecto, imagina areas como Direito etc..
 
Entendo sua opinião, agora, se me permite, pode me dizer quantas empresas de tecnologia (levando-se em conta big techs e pequenas/médias) que possuem esse "luxo" de permitir HO em outros estados?

Numa boa msm, pq a tendência que eu vejo infelizmente é tudo voltar "ao normal" com algumas exceções de trabalho híbrido (minha empresa graças a Deus é assim). Aqui em SP praticamente tudo voltou ao normal, o trânsito, o trabalho presencial msm em circunstâncias onde o HO seria totalmente válido, ainda existem pensamento do tipo "trabalhar msm é no escritório e pronto".

Dificilmente eu vejo no meu grupo de trabalho alguém trabalhando full HO msm em SP, por isso estou questionando essa sua afirmação, pois na minha opinião ela entra na categoria de exceções plenas, pois vc trabalha para uma empresa em estado X morando em estado Y.
Empresa que trabalho está adotando o modelo full remoto pelo brasil inteiro, e conseguem mandar o notebook muito rápido... hoje em dia não me vejo mais trabalhando presencial, vc não precisa trabalhar em empresa gigante pra ganhar bem, ganho muito bem nessa empresa, que tem em torno de 200 funcionários atualmente, quando entrei tinha menos de 100.
 
Última edição:
Falei com a empresa ontem onde faço estágio atualmente que ia sair, meu chefe pediu pra deixar ele fazer uma proposta...
A empresa que fiz entrevista tinha oferecido 3200 fixo + 500 variavel (por bater meta, entrega no prazo, etc)...
A empresa em que faço estágio me ofereceu 5 mil... Mesmo sendo contra a prática de contra proposta, porém a empresa já tendo deixado claro diversas vezes que eu era um bom funcionário e somado ao valor da proposta, não tive como recusar :awesome:

Cargo Atual: Dev Jr.
Salário: R$ 5.000,00 PJ

Programa Formação Senai:
Cargo: Programador I
Salário: R$ 1500,00 CLT (são 20 horas semanais, onde a "função" é assistir um curso online no período da noite)

Subi na casta, de novo.

To abrindo mão da formação do Senai e dos R$1500,00 CLT.
To saindo da vaga de R$ 5000 PJ.

To entrando numa nova empresa:

Cargo Atual: Software Developer l (equivalente a Jr)
Salário: R$ 5700,00 (CLT)
100% remoto (a de PJ antes não era)
Beneficios: R$ 30,00 de vale por dia (desconto de 1% do salário) ≃ R$ 600,00. Plano de saúde, plano odontológico, R$ 150 auxilio home office, PLR de 1 salário ao bater metas (povo disse que geralmente bate).
 
sempre "batem" na hora da entrevista hahaha no fim do ano que se vê a realidade do PLR/Bonus haha
 
Dando um norte aqui.

Amanhã provavelmente terei resposta afirmativa do Banco Pan pra trabalhar com Dados e ganhar por volta de 5,5k + 1.7k de VR. Mas amanhã eu também tenho uma entrevista no Itaú pra Cientista de Dados Jr onde vou provavelmente ganhar 5.5k + 1.7k de VR.

Banco Pan foi indicação.
Itaú eu fui chamado pra entrevista em outra coordenação.

Como vocês avaliariam essas duas propostas? PS: me sinto bem confiante para a vaga de Cientista de Dados, é uma stack de ferramentas que eu trabalhei durante 1 ano aqui já.
 
Dando um norte aqui.

Amanhã provavelmente terei resposta afirmativa do Banco Pan pra trabalhar com Dados e ganhar por volta de 5,5k + 1.7k de VR. Mas amanhã eu também tenho uma entrevista no Itaú pra Cientista de Dados Jr onde vou provavelmente ganhar 5.5k + 1.7k de VR.

Banco Pan foi indicação.
Itaú eu fui chamado pra entrevista em outra coordenação.

Como vocês avaliariam essas duas propostas? PS: me sinto bem confiante para a vaga de Cientista de Dados, é uma stack de ferramentas que eu trabalhei durante 1 ano aqui já.
Qual seria exatamente a posição no pan? Analista de dados?

Como a remuneração total parece praticamente idêntica, acho que cabe mais avaliar as empresas em si (o Itaú vc conhece bem já né, aí seria ver qual tem ambiente mais saudável, reconhece melhor funcionários, dá mais aumentos, etc etc) e também a posição em si, caso for algo tipo análise/engenharia vs ciência, aí cabe a vc escolher oq quer seguir.
 
Qual seria exatamente a posição no pan? Analista de dados?

Como a remuneração total parece praticamente idêntica, acho que cabe mais avaliar as empresas em si (o Itaú vc conhece bem já né, aí seria ver qual tem ambiente mais saudável, reconhece melhor funcionários, dá mais aumentos, etc etc) e também a posição em si, caso for algo tipo análise/engenharia vs ciência, aí cabe a vc escolher oq quer seguir.

CRM + Data Analytics + Governança de Dados. Algo por ai.
 
CRM + Data Analytics + Governança de Dados. Algo por ai.
EU pessoalmente prefiro ciência à análise, mas sou um pouco enviesado já que atuo como engenheiro e academicamente estudo sobre machine learning.
 
@lucz Itaú nessa area está muito à frente de qualquer outro competidor. Sinceramente, insiste nele se tá procurando crescer na area.
 
Pois é, já é um fenômeno cultural o êxodo de São Paulo, quem insistir no trabalho presencial (se não for necessário), vai lidar com a falta de profissionais.


trabalhando remoto, só não sai das grandes cidades quem não quer.

eu estou seriamente pensando em me mudar pro Sul, pra região de Foz do Iguaçu, já que parece que a guerra da Russua/Ucrania não vai acabar tão cedo e mesmo tendo o d7 não vou me mudar pra Europa com risco de a WW 3 começar nos próximos meses/anos, o jeito é ver se o sul anda bem ou se é melhor ir pro interior de SP
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo