o que acha da área de dados, tipo power bi e analises de indicadores?
cara, acho que é uma área boa
eu trampei com indicadores no itau e inclusive to fazendo uma entrevista para ir pro Itau IBBA trabalhar com isso, é uma area boa e vc fica mt visivel pq vc apresenta reunioes, na epoca da IBM eu era o unico "pleno" que entrava na reunião de coordenadores/gerentes da IBM para apresentar resultados direto pro diretor de dados/ti da Oi/Tim aqui no Brasil, eu literalmente era o queridinho dos gerentes e isso foi mt bom pra mim, falava com o cara 1x por semana praticamente enquanto tinha mt coordenador da propria empresa do cara que nunca nem falou com ele
acho que quem mexe com sql e ja mexeu com painel de dashboard como bi, quicksight, tableau ou coisas do tipo, é muito mais jogo, é questão de adaptação
é igual falaram, migrar violentamente de A para Z e manter salário eh muito dificil, talvez migrando aos poucos seja melhor e vc adquira mais exp, mas eu sou um dos mais noobzoes do topico
imagina o cara que é desenvolvedor e quer migrar para DBA ou Data Engineer, acho que é mt mais fácil o cara começar como Analista de Dados e aos poucos migrar para a role que deseja, é tipo isso
tem que ver o que os demais falam
eu mesmo qnd comecei a ganhar bem foi pq migrei de suporte para salesforce seguindo a recomendação de um mano aqui do topico, ganhava uns 2k na epoca e hoje (4 anos dps) já passei dos 12k, mas antes de ir pra salesforce eu passei por indicadores, dash, marketing e analytics, se eu tivesse ido direto pra salesforce eu tinha me fodido legal pq eu ia começar sem ter o know-how e a malicia da area
infelizmente recomeçar como desenvolvedor é muito dificil, essa é a realidade meu mano e tem gente que tem mt facilidade. tu pega a @Andromeda's Ryder que ganha trilhoes de reais por mes, dificilmente a gente vai migrar e em 10 anos vai alcançar o salário que ela ganha, é um em um milhao de consegue e a area de TI nao se resume a ser desenvolvedor, tem muita coisa que vc pode fazer.
mesma coisa o @igormp, nao da pra gente migrar como engenheiro de dados e querer ganhar os mesmos 40k/mes que o cara ganha,
se tu eh senior e migrar como senior pra qlqr uma dessas areas vc vai ser demitido por falta de skill tecnica, vc pode ate saber codar em alguma linguagem, mas vai apanhar dms em questoes de arquitetura, padroes, boas praticas e aquelas infinitas siglas de solid, hexagonal e etc, pra gente sempre vai faltar malicia e conhecimento pra ver entre as entrelinhas do que fazemos e esse tipo de coisa so se consegue galgando uma carreira especifica em algo
eu por exemplo mexo com salesforce há 4 anos e tem coisa que eu nao sei, eu mesmo nem mexer com API eu gosto
o esquema é saber nossa limitação, eu queria mt ser dev flutter pq acho pika desenvolvimento android, mas eu mesmo ia apanhar com esses conceitos de controller, mvc e os caralho, coisa de esquizofrenico
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
edit:
é a mesma coisa vc trabalhar com aws, vc acha que é mais facil um dev migrar para arquiteto aws ou mais fácil ele ficar uns 2 aninhos ali trampando com serviços da aws, certificar e dps aplicar pra vagas? eh saber ir se pendurando nos galhos pra chegar ate a arvore q vc quer
Última edição: