Vocês acham que trabalhar em Cobol é uma porcaria sem futuro? Não entendo nada de programação mas nos grupos que estou dizem ser péssimo pra carreira.
Estou muito provavelmente na próxima turma pra ser chamado no concurso do TI do Banco do Brasil, já estou 99,9% certo que irei pra lá mesmo com um salário menor porém vi que uma parte grande do pessoal que já foi chamado tá indo tudo pro Cobol, que dizem ser sem futuro e consequentemente não abre portas pra outras empresas, é verdade?
Estou na área comercial bancária, substituindo gerente personalizado e com boas chances de efetivação em breve, porém não gosto da pressão por vendas e não me vejo fazendo isso por 30 anos sem contar que a tendência dessa área é ir diminuindo com o tempo...mas hoje seria Salário 9.500 + VR 1.900 + PLR 4.500 e Bônus de até 3.500 (Arredondando por mês), ou seja, como o bônus é váriavel daria pra contar em pegar uns 17~18k por mês bruto (Porém 8 hrs) enquanto no TI o inicial como ''JR'' seria salário 7.500 + VR 1.900 + PLR 3.000 e Bônus subjetivo a critério do gestor de até 2.5k (Nem conto com este bônus então) então conto mesmo com 12.400 (6 hrs), uma queda boa porém além de aparentar ter menos pressão e uma queda na carga horária, também vejo um melhor horizonte pela frente, principalmente caso o banco um dia seja privatizado pois então teria pra ''onde correr'' em outras empresas pois imagino que sendo Analista de TI terei mais portas abertas do que como Gerente Bancário...porém trabalhando anos com Cobol o pessoal diz que o futuro não é bom, caso caia em Cobol, seria realmente só pra aposentar no banco mesmo, é verdade?
Lá eles darão um curso de 6 meses no início pra área que eles irão escolher para cada candidato, sem escolha inicial, depois com o tempo dá pra se candidatar pra ''Analista Pleno'' em outra área mas é mais dificil sendo JR de Cobol, subir no próprio time é muito mais fácil, então uma vez cobol provavelmente sempre cobol...