[TÓPICO OFICIAL] Salário e carreira dos usuários II

Qual o seu salário em reais?

  • Abaixo de 1000

    Votes: 46 4.9%
  • De 1001 a 2000

    Votes: 127 13.6%
  • De 2001 a 3000

    Votes: 91 9.7%
  • De 3001 a 5000

    Votes: 200 21.4%
  • De 5001 a 8000

    Votes: 183 19.6%
  • De 8001 a 10000

    Votes: 62 6.6%
  • De 10001 a 15000

    Votes: 94 10.1%
  • De 15001 a 20000

    Votes: 44 4.7%
  • De 20001 a 30000

    Votes: 44 4.7%
  • Acima de 30000

    Votes: 44 4.7%

  • Total de votos
    935
Porra, aí é foda... Tem gente que prefere ser CLT por conta da "segurança", qdo eu vejo esses descontos eu penso que seria mil vezes melhor ser PJ e eu mesmo decidir o que eu "invisto" em aposentadoria/segurança em caso de perder o emprego.
Problema que PJ no BR ele veio pra quebrar a CLT.
PJ na minha visão e poder fazer o seu horario e nao ficar fixo das 08 as 18.
 
Problema que PJ no BR ele veio pra quebrar a CLT.
PJ na minha visão e poder fazer o seu horario e nao ficar fixo das 08 as 18.
Negócio quando isso acontece é judicializar e ferrar o empresário que fica usando PJ como se fosse CLT :shrug:
 
O meu 9.485,55 bruto vira 6.076,23 líquido e isso porque nem pego VT :limo: Mais de 3,4k só de INSS, IR, Previdência Privada e Plano de Saúde.

Estava sonhando com o reajuste da tabela do IR isentando até 5k mas pelo jeito não vai chegar nem no segundo mandato.

Aqui o meu bruto de R$11.376,50 acaba virando R$8.740,10 líquido, totalizando R$2.636,40 de descontos de IR e previdência, sendo R$1.550,93 só de IR, tudo por causa dessa defasagem absurda na tabela do IRPF que não é devidamente corrigida desde abril/2015.
 
Atualizando aqui depois de uns meses relaxando de pernas pro ar:
Idade: 27 anos
Cargo: Engenheiro de dados/Backend/DevOps (me pagando bem pode me chamar até de querida)
Formação: Engenharia da computação, MSc em CC em andamento (devo terminar esse ano)
Salário atual: $6k + equity de uma proposta que aceitei hoje, + um freela de R$9k por 45h/mês pra migrar serviços pro k8s de uma empresa e outras coisinhas de infra em nuvem, ~R$39k total.

Depois da saga relatada uns meses atrás:
Sim, o esperado era 60~80h/semana de trabalho, foi dito até quando entrei mas achei que tivessem exagerando, falha minha.

Curiosamente, vi agora no contrato de saída que eles me forçam a desistir das ações que eu teria, no caso nenhuma teve vesting, teria somente daqui a 10 dias rs
Tirei uns meses pra descansar e colocar a cabeça em dia. Esse mês voltei a aplicar pra vagas e fazer entrevistas, e percebi que o mercado tá bem mais devagar e salários tão bem mais baixos. Se antes dava pra conseguir algo de 7~8k, agora pra arrumar algo de 6k tá difícil (pode ser skill issue também rs).

Também tô no processo seletivo de outra vaga que paga $5.5k, considerando seriamente aceitar ela também caso passe pra ver se dá pra tocar ambas, ou se acabo gostando mais de alguma delas. Pro pessoal overemployed daqui do tópico, vcs geralmente dão um tempo até se "estabelecer" em uma vaga pra depois pegar outra, ou já pegam mais de uma de cara assim? cc @Andromeda's Ryder @-Kbça-

Fun fact: pago mais impostos (percentualmente) no freela pq o serviço é aqui no BR do que no trabalho, já que tem isenção por exportação de serviço kkkk

Porra, aí é foda... Tem gente que prefere ser CLT por conta da "segurança", qdo eu vejo esses descontos eu penso que seria mil vezes melhor ser PJ e eu mesmo decidir o que eu "invisto" em aposentadoria/segurança em caso de perder o emprego.
Pra salários abaixo de ~12k eu acho que CLT é mais vantagem, principalmente se tiver benefícios como plano de saúde. Tive uns amigos meus que recentemente foram demitidos e a indenização no final (com fgts, multa e tudo mais) foi uma bela grana que deixou eles bem felizes e sem pressa de procurar outro emprego kkkkk

Também depende muito do quanto vc iria receber como PJ, se a empresa for pagar o exato mesmo bruto PJ do que vc tá recebendo CLT, não vejo vantagem alguma e no final tem chances do seu líquido ser menor sem nenhum dos benefícios.
 
Negócio quando isso acontece é judicializar e ferrar o empresário que fica usando PJ como se fosse CLT :shrug:
Minha empresa todos os pj tem horario.
Fiz uma entrevista recentemente que PJ tb com horario.
Não tem como fugir, as empresas tem usado bem essa arma.
 
Negócio quando isso acontece é judicializar e ferrar o empresário que fica usando PJ como se fosse CLT :shrug:
só aceite pj se for pra guanhar pelo menos 2x mais do que você ganha como clt, eu só aceitei sair de 12k (CLT então dava 8k liquido ou menos) pra ganhar 30k reais (média USD vs BR), porque sim as empresas te tratam como se fosse empregado fulltime, não como clt quando o assunto é obrigação mas querem colocar no seu rabisteco nos demais sentidos, se for empresa BR e forem sacana botem no pau mesmo.

Povo precisa ter cabeça, sei que na hora do aperto vai qualquer ocisa mas depois é só procurar outro melhor e dar um chute na porcaria, ou então ficar nos dois se conseguir fazer o trampo em 8h diarias ou pouco mais que isso, também não vale a pena se matar por grana.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tirei uns meses pra descansar e colocar a cabeça em dia. Esse mês voltei a aplicar pra vagas e fazer entrevistas, e percebi que o mercado tá bem mais devagar e salários tão bem mais baixos. Se antes dava pra conseguir algo de 7~8k, agora pra arrumar algo de 6k tá difícil (pode ser skill issue também rs).

Também tô no processo seletivo de outra vaga que paga $5.5k, considerando seriamente aceitar ela também caso passe pra ver se dá pra tocar ambas, ou se acabo gostando mais de alguma delas. Pro pessoal overemployed daqui do tópico, vcs geralmente dão um tempo até se "estabelecer" em uma vaga pra depois pegar outra, ou já pegam mais de uma de cara assim? cc @Andromeda's Ryder @-Kbça-
Cara, nunca peguei dois trampos assim, um atrás do outro então sempre tive tempo pra me acostumar antes, de qualquer forma, se aparecer a oportunidade, abraça e corre se você achar que aguenta.
Pra salários abaixo de ~12k eu acho que CLT é mais vantagem, principalmente se tiver benefícios como plano de saúde. Tive uns amigos meus que recentemente foram demitidos e a indenização no final (com fgts, multa e tudo mais) foi uma bela grana que deixou eles bem felizes e sem pressa de procurar outro emprego kkkkk

Também depende muito do quanto vc iria receber como PJ, se a empresa for pagar o exato mesmo bruto PJ do que vc tá recebendo CLT, não vejo vantagem alguma e no final tem chances do seu líquido ser menor sem nenhum dos benefícios.
Sim, se a pessoa já recebe até 15k CLT não vale a pena pergar PJ full time nesse valor ou próximo, só se for esporadico/freela ou se conseguir manter o CLT e manter o PJ juntos..
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sobre o mercado, não está tão aquecido quanto antes durante ou pouco depois da pandemia mesmo. Fato.

Acho que as empresas Norte-Americanas e Europeias estavam aproveitando o oba-oba dos juros negativos ou quase e a grana que devem ter recebido do governo durante esse periodo pra manter a economia quente.

Agora viram que os juros vão continuar aumentando e mandaram um monte de gente embora, então aumentou a concorrência também né (falando de T.I), então a procura vs demanda mudou e com isso o valor oferecido abaixa já que tem mais gente pra escolher mesmo se é pra um PJ da América Latina, tenho certeza que uma pessoa do México, Venezuela e tantos outros países latinos vão aceitar ganhar entre 2k~4k USD.
 
Última edição:
Pra salários abaixo de ~12k eu acho que CLT é mais vantagem, principalmente se tiver benefícios como plano de saúde. Tive uns amigos meus que recentemente foram demitidos e a indenização no final (com fgts, multa e tudo mais) foi uma bela grana que deixou eles bem felizes e sem pressa de procurar outro emprego kkkkk

Também depende muito do quanto vc iria receber como PJ, se a empresa for pagar o exato mesmo bruto PJ do que vc tá recebendo CLT, não vejo vantagem alguma e no final tem chances do seu líquido ser menor sem nenhum dos benefícios.
Cara, eu conheço várias pessoas que trabalham como PJ e tem benefícios de CLT.. Tiram férias, tem convênio e etc... Problema é exatamente oq falram, qdo a empresa quer te contratar de PJ pagando um salário CLT.

Questão de rescisão que vc citou é mto subjetiva, pensa que toda essa grana de FGTS que foi descontada, vc poderia estar investindo em algo e o retorno seria mto maior... No meu caso mesmo, eu sai de um trabalho de 7 anos e nao ia receber nada de FGTS pq optei pelo saque aniversário que impede vc sacar todo seu FGTS...

Pagar o dobro acho mto difícil tbm, o que você tem q fazer são as contas... Quanto de desconto vc teria de CLT, quanto de dinheiro vc tem q pagar de imposto sendo PJ e encontrar um melhor caminho.
 
Cara, eu conheço várias pessoas que trabalham como PJ e tem benefícios de CLT.. Tiram férias, tem convênio e etc... Problema é exatamente oq falram, qdo a empresa quer te contratar de PJ pagando um salário CLT.

Questão de rescisão que vc citou é mto subjetiva, pensa que toda essa grana de FGTS que foi descontada, vc poderia estar investindo em algo e o retorno seria mto maior... No meu caso mesmo, eu sai de um trabalho de 7 anos e nao ia receber nada de FGTS pq optei pelo saque aniversário que impede vc sacar todo seu FGTS...

Pagar o dobro acho mto difícil tbm, o que você tem q fazer são as contas... Quanto de desconto vc teria de CLT, quanto de dinheiro vc tem q pagar de imposto sendo PJ e encontrar um melhor caminho.
@Apocalypse Now não me refiro a você em especifico. Que fique bem claro.

Inacreditável a quantidade de gente buscando malabarismo pra justificar essa situação absolutamente degradante do trabalhador. Deixem um pouco o pensamento neoliberal de lado, os discursos mirabolantes dos economistas “técnicos” que descolam números do aspecto social.

O capitalismo se encontra em mais um período de crise, que arrocha todo e qualquer indivíduo que vende sua força de trabalho. Homens há mais de 50 anos atrás já falavam sobre isso, Marx, Engels, Mao.

Quem de fato quer uma explicação, e não uma frase pronta de “vai ficar ruim antes de melhorar”, por favor estude sobre a economia para além do capitalismo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

só aceite pj se for pra guanhar pelo menos 2x mais do que você ganha como clt, eu só aceitei sair de 12k (CLT então dava 8k liquido ou menos) pra ganhar 30k reais (média USD vs BR), porque sim as empresas te tratam como se fosse empregado fulltime, não como clt quando o assunto é obrigação mas querem colocar no seu rabisteco nos demais sentidos, se for empresa BR e forem sacana botem no pau mesmo.

Povo precisa ter cabeça, sei que na hora do aperto vai qualquer ocisa mas depois é só procurar outro melhor e dar um chute na porcaria, ou então ficar nos dois se conseguir fazer o trampo em 8h diarias ou pouco mais que isso, também não vale a pena se matar por grana.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Cara, nunca peguei dois trampos assim, um atrás do outro então sempre tive tempo pra me acostumar antes, de qualquer forma, se aparecer a oportunidade, abraça e corre se você achar que aguenta.

Sim, se a pessoa já recebe até 15k CLT não vale a pena pergar PJ full time nesse valor ou próximo, só se for esporadico/freela ou se conseguir manter o CLT e manter o PJ juntos..
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sobre o mercado, não está tão aquecido quanto antes durante ou pouco depois da pandemia mesmo. Fato.

Acho que as empresas Norte-Americanas e Europeias estavam aproveitando o oba-oba dos juros negativos ou quase e a grana que devem ter recebido do governo durante esse periodo pra manter a economia quente.

Agora viram que os juros vão continuar aumentando e mandaram um monte de gente embora, então aumentou a concorrência também né (falando de T.I), então a procura vs demanda mudou e com isso o valor oferecido abaixa já que tem mais gente pra escolher mesmo se é pra um PJ da América Latina, tenho certeza que uma pessoa do México, Venezuela e tantos outros países latinos vão aceitar ganhar entre 2k~4k USD.
Os índices oficiais de cálculos de inflação estão muito errados. R$ 100, hoje em dia, vale menos de 15% do que valia em 1994. O poder de compra diminuiu e muito. Falando em Brasil, há menos de 30 anos, o IRPF incidia sobre rendas superiores a 9 salários mínimos. Hoje incide sobre 2 salários e pouco. É muito difícil sobreviver nessas condições. Claro, não é apenas no BR.
 
Cara, eu conheço várias pessoas que trabalham como PJ e tem benefícios de CLT.. Tiram férias, tem convênio e etc... Problema é exatamente oq falram, qdo a empresa quer te contratar de PJ pagando um salário CLT.
Sim, isso é bom, já torna as contas mais fáceis pra comparar.
Questão de rescisão que vc citou é mto subjetiva, pensa que toda essa grana de FGTS que foi descontada, vc poderia estar investindo em algo e o retorno seria mto maior... No meu caso mesmo, eu sai de um trabalho de 7 anos e nao ia receber nada de FGTS pq optei pelo saque aniversário que impede vc sacar todo seu FGTS...
Se vc for demitido, os 40% extras dá um belo rendimento, difícil conseguir isso investindo de outra forma kkkkk
Mas no caso de vc sair, realmente dá em nada.
Pagar o dobro acho mto difícil tbm, o que você tem q fazer são as contas... Quanto de desconto vc teria de CLT, quanto de dinheiro vc tem q pagar de imposto sendo PJ e encontrar um melhor caminho.
Se a empresa pelo menos te pagasse oq ELA gasta de bruto pra te pagar (ou seja, incluindo os impostos do lado dela), aí teria mais vantagem. Pegar seus 9k CLT vs 9k PJ eu acho meio sem sentido, mas vai de cada um.
 
Sim, isso é bom, já torna as contas mais fáceis pra comparar.

Se vc for demitido, os 40% extras dá um belo rendimento, difícil conseguir isso investindo de outra forma kkkkk
Mas no caso de vc sair, realmente dá em nada.

Se a empresa pelo menos te pagasse oq ELA gasta de bruto pra te pagar (ou seja, incluindo os impostos do lado dela), aí teria mais vantagem. Pegar seus 9k CLT vs 9k PJ eu acho meio sem sentido, mas vai de cada um.

O problema é que medimos a regua pelo nosso grau de instrução.
A CLT ajuda as famílias a não serem destruídas. Pensa que em contrato PJ se você ficar algum tempo doente o patrão te manda embora de maneira fácil.

Fora a falta de educação financeira geral.
 
Os índices oficiais de cálculos de inflação estão muito errados. R$ 100, hoje em dia, vale menos de 15% do que valia em 1994. O poder de compra diminuiu e muito. Falando em Brasil, há menos de 30 anos, o IRPF incidia sobre rendas superiores a 9 salários mínimos. Hoje incide sobre 2 salários e pouco. É muito difícil sobreviver nessas condições. Claro, não é apenas no BR.
Então, estava falando mais no meu caso e do Igor, o comentário foi voltado ao exterior (US/Europa) que tem contratado profissional de T.I como PJ na América Latina e pago em euro/usd, lá fora realmente, a realidade tem mudado sim, nada tão ruim quanto o Br por exemplo, só que a inflação come a grana deles também.... e pobre sempre se lasca seja onde estiver com inflação.
 
Pro pessoal overemployed daqui do tópico, vcs geralmente dão um tempo até se "estabelecer" em uma vaga pra depois pegar outra, ou já pegam mais de uma de cara assim? cc @Andromeda's Ryder @-Kbça-
Acho dificil, por que o esquema de trabalhar em dois empregos é já ter as moral no emprego "antigo" sabendo quanto tempo tu precisa para entregar suas demandas normais, assim sabendo quanto tempo tu vai ter disponivel para trabalhar no outro.
 
Sim, isso é bom, já torna as contas mais fáceis pra comparar.

Se vc for demitido, os 40% extras dá um belo rendimento, difícil conseguir isso investindo de outra forma kkkkk
Mas no caso de vc sair, realmente dá em nada.

Se a empresa pelo menos te pagasse oq ELA gasta de bruto pra te pagar (ou seja, incluindo os impostos do lado dela), aí teria mais vantagem. Pegar seus 9k CLT vs 9k PJ eu acho meio sem sentido, mas vai de cada um.
Eu nao trocaria 9k CLT por 9K PJ, com certeza eu pediria bem mais, mas duvido muito que pagariam o dobro.
 
Aqui o meu bruto de R$11.376,50 acaba virando R$8.740,10 líquido, totalizando R$2.636,40 de descontos de IR e previdência, sendo R$1.550,93 só de IR, tudo por causa dessa defasagem absurda na tabela do IRPF que não é devidamente corrigida desde abril/2015.
Bom... aqui só de IR e previdência vai embora R$ 6.621,00 todo mês.
só aceite pj se for pra guanhar pelo menos 2x mais do que você ganha como clt, eu só aceitei sair de 12k (CLT então dava 8k liquido ou menos) pra ganhar 30k reais (média USD vs BR), porque sim as empresas te tratam como se fosse empregado fulltime, não como clt quando o assunto é obrigação mas querem colocar no seu rabisteco nos demais sentidos, se for empresa BR e forem sacana botem no pau mesmo.

Povo precisa ter cabeça, sei que na hora do aperto vai qualquer ocisa mas depois é só procurar outro melhor e dar um chute na porcaria, ou então ficar nos dois se conseguir fazer o trampo em 8h diarias ou pouco mais que isso, também não vale a pena se matar por grana.
Cheguei a comentar a mesma coisa, não sei se aqui ou em outro tópico.

Aceitar ser PJ para ganhar menos de 2 vezes o seu ganho atual é bobagem. A pessoa tem que se ligar que tudo fica na suas mãos: pagar impostos, previdência, fazer reserva de emergência, investimentos...

Gastar tudo e achar lindo é receita para o desastre.
O problema é que medimos a regua pelo nosso grau de instrução.
A CLT ajuda as famílias a não serem destruídas. Pensa que em contrato PJ se você ficar algum tempo doente o patrão te manda embora de maneira fácil.

Fora a falta de educação financeira geral.
Desculpa, mas com a gama de informações que temos disponível online, dá para ter uma boa noção de "economia doméstica". Não é nenhuma mágica.

Sempre economize pelo menos uns 20% do que ganha para eventualidades e compor reserva de emergência/investimentos; não comprometa mais da metade de seu salário com parcelamentos longos (isso engessa e pode acabar te estrangulando financeiramente se pintar alguma eventualidade/emergência); NUNCA parcele contas essenciais (água, luz, mercado); dentre outros.

Quem vive gastando mais do que ganha não é por falta de conhecimento, mas sim falta de planejamento e muitas vezes vontade. Não estou me referindo a pessoas que ganham pouco e tem dificuldade de fechar contas (entre 1 e 3 salários mínimos, no geral).
 
Bom... aqui só de IR e previdência vai embora R$ 6.621,00 todo mês.

Cheguei a comentar a mesma coisa, não sei se aqui ou em outro tópico.

Aceitar ser PJ para ganhar menos de 2 vezes o seu ganho atual é bobagem. A pessoa tem que se ligar que tudo fica na suas mãos: pagar impostos, previdência, fazer reserva de emergência, investimentos...

Gastar tudo e achar lindo é receita para o desastre.

Desculpa, mas com a gama de informações que temos disponível online, dá para ter uma boa noção de "economia doméstica". Não é nenhuma mágica.

Sempre economize pelo menos uns 20% do que ganha para eventualidades e compor reserva de emergência/investimentos; não comprometa mais da metade de seu salário com parcelamentos longos (isso engessa e pode acabar te estrangulando financeiramente se pintar alguma eventualidade/emergência); NUNCA parcele contas essenciais (água, luz, mercado); dentre outros.

Quem vive gastando mais do que ganha não é por falta de conhecimento, mas sim falta de planejamento e muitas vezes vontade. Não estou me referindo a pessoas que ganham pouco e tem dificuldade de fechar contas (entre 1 e 3 salários mínimos, no geral).
Eu continuo discordando de você.
Nossa população é pobre de ensino de maneira geral.
Fazer isso seria escravizar e ter nas mãos milhares de famílias na linha da pobreza.

Eu nem vou continuar essa discussão porque não vai dar em nada.
Mas essa visão que temos muita informação é míope, e só ver a quantidade de pessoas que temos no serasa.
 
Eu nao trocaria 9k CLT por 9K PJ, com certeza eu pediria bem mais, mas duvido muito que pagariam o dobro.
1- Depende da sua área, do que você faz e do seu nível de experiência

2- No Brasil existem áreas que pagam sim o dobro pra um PJ vs o que pagaria para o um CLT, normalmente são oportunidades muito especializada e/ou, alta gerencia e similares, para o zé da esquina "normalzão" não tem mesmo.

3- O Item 2 no Brasil, é difícil, bem mais difícil do que conseguir uma vaga que pague o dobro/triplo, ou mais como contractor em moeda estrangeira para uma empresa que não atua no Brasil, porque a ideia deles é pagar menos do que pagariam em USD/Euro para uma pessoa local deles nos USA (por exemplo).
 
Última edição:
Pra valer a pena mudar de PJ pra CLT tem que ganhar o dobro sim.
O calculo que fiz é por volta de 1.8x pra empatar. E com 2x é que começava a valer a pena mesmo.

A dica é... Comparem as modalidades CLT vs PJ SEMPRE em valor ANUAL, considerando todos os ganhos.

CLT = 12 salarios + 13o salario + 14o salario (FGTS acumulado anual) + 0.3 salario (adicional de ferias) + 0.4 salario anual de multa caso seja demitido (que vale ou como reducao de risco contra demissao ou como grana no seu bolso caso ocorra).

No CLT você trabalha 11 meses/ano pra ganhar 14.7 salarios.
No PJ você trabalha 11 e ganha 11.

Ainda falta contar Vale Transporte/Auxilio Combustivel, Vale refeicao, Vale Alimentacao, Plano de saude/odontologico e outros beneficios que geralmente CLT ganha e PJ paga do proprio bolso. Aí depende da empresa que vc trabalha, sua idade, etc, mas geralmente isso soma 1k-2k adicional/mensal. Coloca isso em valor anual tb.

Mais PPR se a sua empresa tiver, que geralmente só CLT ganha.
Mais beneficios como subsidio em graduacao/pos graduacao (se voce usa) e outras coisas do tipo, se tiver.
Mais deixar de faturar se ficar doente e nao puder trabalhar, nao é como CLT que só manda atestado e pronto. Adiciona esse risco como valor.

E devo estar esquecendo algo, faz bastante tempo que fiz esse calculo todo.
Quando fiz, 1.8x empatava, 2x era o valor que começava a valer a pena.

Pode ser que pra voce esse valor seja um pouco menor (depende do seu salario, idade, beneficios que a empresa oferece, etc), mas nao vai ser muito mais baixo que 2x.
 
Última edição:
Pra valer a pena mudar de PJ pra CLT tem que ganhar o dobro sim.
O calculo que fiz é por volta de 1.8x pra empatar. E com 2x é que começava a valer a pena mesmo.

A dica é... Comparem as modalidades CLT vs PJ SEMPRE em valor ANUAL, considerando todos os ganhos.

CLT = 12 salarios + 13o salario + 14o salario (FGTS acumulado anual) + 0.3 salario (adicional de ferias) + 0.4 salario anual de multa caso seja demitido (que vale ou como reducao de risco contra demissao ou como grana no seu bolso caso ocorra).

No CLT você trabalha 11 meses/ano pra ganhar 14.7 salarios.
No PJ você trabalha 11 e ganha 11.

Ainda falta contar Vale Transporte/Auxilio Combustivel, Vale refeicao, Vale Alimentacao, Plano de saude/odontologico e outros beneficios que geralmente CLT ganha e PJ paga do proprio bolso. Aí depende da empresa que vc trabalha, sua idade, etc, mas geralmente isso soma 1k-2k adicional/mensal. Coloca isso em valor anual tb.

Mais PPR se a sua empresa tiver, que geralmente só CLT ganha.
Mais beneficios como subsidio em graduacao/pos graduacao (se voce usa) e outras coisas do tipo, se tiver.
Mais deixar de faturar se ficar doente e nao puder trabalhar, nao é como CLT que só manda atestado e pronto. Adiciona esse risco como valor.

E devo estar esquecendo algo, faz bastante tempo que fiz esse calculo todo.
Quando fiz, 1.8x empatava, 2x era o valor que começava a valer a pena.

Pode ser que pra voce esse valor seja um pouco menor (depende do seu salario, idade, beneficios que a empresa oferece, etc), mas nao vai ser muito mais baixo que 2x.
exato, vale lembrar que PJ não tem feriado se quiser ganhar o dia, a renda é variável, se trabalhar 20 dias ganha 20 dias, se trabalhar 15 vai ganhar 15, só pra deixar bem claro pra galera que nunca trabalhou PJ, então isso tem que ser colocado na conta, o ideal é ganhar a mais o suficiente (ou mais) pra cobrir isso também.
 
Última edição:
editado topico errado
 
Última edição:
Para os usuários do fórum, qual o melhor curso técnico atualmente para se fazer?
Quando digo melhor, digo no sentido de conseguir emprego na área após o término do curso.

Estou pensando em, futuramente, fazer um curso técnico (caso eu não passe no enem), mas não sei qual seria a melhor opção e não sei onde fazer por aqui no RJ.
 
Para os usuários do fórum, qual o melhor curso técnico atualmente para se fazer?
Quando digo melhor, digo no sentido de conseguir emprego na área após o término do curso.

Estou pensando em, futuramente, fazer um curso técnico (caso eu não passe no enem), mas não sei qual seria a melhor opção e não sei onde fazer por aqui no RJ.

Depende da cidade que você mora, aqui na minha cidade por exemplo a área de transportes e a industria metal mecânica é muito forte, então o pessoal dos cursos técnicos de logistica, mecânica, automação etc, costumam encontrar emprego com facilidade. Aqui o local mais famoso para curso ténico é o Senai mas algumas universidades também estão passando a oferecer cursos na área.

Precisa ver se a sua cidade tem um polo industrial forte ou se ela possui mais vagas na área administrativa em escritórios por exemplo para ai ver qual técnico fazer.
 
Para os usuários do fórum, qual o melhor curso técnico atualmente para se fazer?
Quando digo melhor, digo no sentido de conseguir emprego na área após o término do curso.

Estou pensando em, futuramente, fazer um curso técnico (caso eu não passe no enem), mas não sei qual seria a melhor opção e não sei onde fazer por aqui no RJ.
Depende da cidade, tem de ver qual industria é mais forte ai.
No Rio tem bastante coisa na área naval, pode valer a pena.
 
Oi pessoal, li quase as 40 pags desse topic. Percebi que a maioria é de TI.
Tenho 31 anos, formado em Adm em faculdade de 2a linha, pós graduado em Finanças em faculdade de 1a linha.
Trabalho em um banco grande, Meu salario anual bruto é de 1,2mm (30% salario + 70% bonus), e estou longe de ganhar o teto da minha função. Comecei ganhando 50k/ano há 10 anos.
O mercado financeiro paga muito bem. Tem um pouco de pressão e perde um pouco de qualidade de vida, mas tudo tem um preço, não?
tenho um apto de 1mm quitado, carro importado e 1,5mm aplicado no banco.
Tenho uma dificuldade enorme de achar pessoas pra trabalhar comigo, a maioria dos jovens não se qualificam. Eu diria que 70% da nossa carreira, depende só de nós, da nossa qualificação. Saibam falar em público, falem inglês intermediário pelo menos, e se especializem em algo. Boa sorte a todos!
Oi pessoal, quase 4 anos depois, passei aqui pra ler um pouco o tópico e atualizar os meus dados. Estou com 35 anos, continuo no mesmo emprego (banco) a pandemia acelerou os salários no meu setor, ganho atualmente 3mm/ano bruto, em media, sou CLT. Tive algumas bonificações extras ao longos dos últimos 4 anos, oq me permitiu chegar em 9mm investidos hoje. Tb tenho um apto de 2mm quitado.
Apesar de trabalhar bastante, sou feliz com o trabalho, tenho uma boa qualidade de vida, e o $ me deu tranquilidade pra fazer algumas coisas que eu gosto.
Sempre fui muito preocupado com meu futuro, e apesar da renda alta, guardo cerca de 80% do que ganho todos os anos.
Oq posso dizer até aqui é que não tem milagre e não tem atalho. Tem que planejar, e ir atrás.
Abs a todos
 
Oi pessoal, quase 4 anos depois, passei aqui pra ler um pouco o tópico e atualizar os meus dados. Estou com 35 anos, continuo no mesmo emprego (banco) a pandemia acelerou os salários no meu setor, ganho atualmente 3mm/ano bruto, em media, sou CLT. Tive algumas bonificações extras ao longos dos últimos 4 anos, oq me permitiu chegar em 9mm investidos hoje. Tb tenho um apto de 2mm quitado.
Apesar de trabalhar bastante, sou feliz com o trabalho, tenho uma boa qualidade de vida, e o $ me deu tranquilidade pra fazer algumas coisas que eu gosto.
Sempre fui muito preocupado com meu futuro, e apesar da renda alta, guardo cerca de 80% do que ganho todos os anos.
Oq posso dizer até aqui é que não tem milagre e não tem atalho. Tem que planejar, e ir atrás.
Abs a todos
Já dá pra se aposentar amigo
 
Hey guys, estou com um dilema, sair da consultoria que estou hoje, para trabalhar em uma menor, no mesmo cliente. Atualmente, recebo 5k brutos + 1000 de VA, plataformas Udemy, Pluralsight, Coursera, certificações free (cloud), além de ter um ótimo plano de saúde. Além disso, existe a possibilidade de promoção de 15% de aumento, mas é só possibilidade. A nova proposta é de 9k + 800 de VA, e uma bonificação no cartão de benefícios flexíveis no valor de 1k. Não tem plataformas de ensino / certificações free, e nem perspectiva de promoção, já que o cliente definiu o range salarial. O plano de saúde desta empresa eu não usaria por não possuir a abrangência que preciso, então teria que contratar de forma individual.
Financeiramente, seria muito melhor, mas na consultoria atual eu estou prestes a ser realocado para um cliente maior e com stacks mais modernas, então seria uma experiência boa para ter no CV, enquanto no cliente atual, eu manteria a mesma stack, e um pouco mais "legada", ou seja, não aumentaria o leque de tecnologias, além de ter uma responsabilidade muito maior do que possuo hoje, já que já possuo conhecimento do negócio e do projeto.

O que vocês fariam neste caso?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo