26 anos. Me formo em Ciência da Computação na UTFPR em dezembro, ainda tenho 5 disciplinas que devem ser cursadas durante o ano, o que me possibilita trabalhar enquanto estou terminando a graduação.
atualmente estou no meu segundo estágio de 4 meses em um banco da faria lima. Existe o estágio normal que pode chegar a 2 anos mas é dificil ver alguém conseguir a vaga e eu sinceramente não faço idéia de como é o critério de seleção. Os efetivos são assistentes (sem diploma) e analistas (com diploma) ai pra cima é director e etc.
fiz o primeiro estágio no inicio do ano passado como product owner. Aprendi bastante, precisei fazer contato com clientes internos pra documentar e passar pros devs o que o pessoal tava precisando que fosse desenvolvido.
agora estou como dev em python, logo mais vou pegar react também. Preciso cumprir as tasks no time de scrum (scrum da deep web porque é bem nada a ver) que englobam em geral manipulação de dados e deploy em azure, sistema interno para autenticação de versões em prod e etc. Estou começando a fazer lambdas e sqs também para consumir SNS.
to aprendendo muito, e por ser minha primeira oportunidade no mercado como dev, quebrei uma barreira que ofuscava minha visão de como era trabalhar na área, como era gerar resultado e justificar um bom salário. Me sinto bem confiante agora para aplicar em uma vaga, tanto por ter tempo livre da faculdade quanto por entender melhor como uma empresa grande funciona, entender sobre como funcionam os deploys em dev, uat, prod. e ter tido essa pegada prática no dia-a-dia.
mas nem tudo são flores, a carga é exaustiva, logo as 10:00 e saio as 19:00 - 20:00. O ritmo é bem pesado pra entregar e mostrar a tal da "excelência", mesmo que até agora não tenha encontrado nada excelente ali(cada código porco que nem comento). Percebo também que os efetivos possuem seus defeitos, e as vezes defeitos bem grandes, tanto técnicos quanto comportamentais.
mas o que mais me deixou pra baixo com essa experiência é que eles vendem uma imagem de que se você se dedicar e entregar a tal da excelência, inevitavelmente vai ser contratado, o que não é verdade. A minha visão é que se você for o excelente eles vão pensar no caso de passar isso adiante, caso tenham ido com a sua cara. e ai se vc tiver sorte de ter alguma vaga e também não tenha nenhum QI entrando pela porta do fundo você consegue ser efetivado.
isso me desmotivou muito em tentar mostrar meu melhor na empresa, sinto um certo desleixo por parte do time pra me explicar como as coisas funcionam, parece que querem me freiar. Sempre tem um problema de acesso, sempre tem que ser tudo muito burocrático e a maioria dos problemas eu não tenho como resolver, passo 90% do tempo sem condições de seguir em frente e precisar de ajudar é visto como uma incapacidade de resolver por conta o problema (estou falando aqui de permissões em clusters, acesso de rede, coisas que não tem nada a ver com o meu nível).
enfim, está sendo uma oportunidade que me da em meses experiência que considero pra mais de ano em alguma empresa qualquer, mas fico triste de descobrir que a possibilidade de efetivação na verdade é uma fachada pra voce entregar o maximo. Vejo hoje esse estágio como um freela, uma terceirização de alguns meses.
daqui 2 meses termina o contrato e ja estou procurando vagas em outros lugares, pelo fato de ser um banco e ter um certo nível de prestígio, fico com medo de não conseguir uma vaga em algum lugar do mesmo nível e acabar passando por um "downgrade" na carreira. Não por conta de salário mas por conta de experiência mesmo, tenho receio de verem que não fui efeitvado ou não segui pra algo melhor por não ter aguentado o tranco ou n ter mostrado a competência necessária.
salário: 2600,00.
alimentação: 1042,00.
home-office.