Cheguei atrasado nessa discussão, mais gostaria de dar meus 2 centimos,E quem é você pra falar se eu tanko ou não alguma coisa?
EU CONSIGO SIM! Eu tenho capacidade de tankar uma graduação de TI em uma federal, tenho capacidade de estudar e passar no enem e VOU SIM fazer isso!
Por que os outros podem e eu não? A vida toda é essa merda. A vida toda lidando com gente babaca que acha que eu não sou capaz de fazer alguma coisa.
É isso que me motiva a ser melhor que os outros.
Meu sonho jogar na cara dessa gente.
Se a maioria das pessoas a sua volta diz que você não consegue, vc não vai conseguir (pessoas que te conhecem, convivem com vc).
Se seus pais dizem que tu não consegue, você não vai conseguir (desconsiderando que seus pais sejam patologicamente narcisistas).
Então qual a solução para um quebrado e fudid* na vida?
Ir comendo pelas beradas, não consegue entrar na federal, vai numa unesquinha, se forma pra pegar o diploma cola com os melhores da turma, faça amizade com pessoas melhores do que você, don't be a asshole, trabalhe, faz uma pós numa universidade melhor, mackenzie, PUC. Avança mais na vida, trabalha mais, depois faz um doutorado mestrado numa federal e esfrega na cara de quem te desprezou se assim quiser(a maioria não vai dar a minima, capaz de dizerem que foi sorte ou foi graça a elas que tu conseguiu).
Conheço pelo menos 2 pessoas que cresceram na vida assim.
Conheço pelo menos uma dezena que não cresceram nada vida, exatamente como anunciado. (crescer eu digo, tem um padrão de vida melhor ou igual ao que os pais tiveram)
Conheço pelo menos 1 cara que tinha potencial de cursar ITA, mais até hoje não tem diploma e passa o dia jogando blaze e trabalhando em sub-emprego, porém segue o padrão de vida dos pais.(problemas de reconhecer sua realidade, falta de ambição e + ego inflado, isso eu vendo de fora)
Não da para ver o futuro, mais da para ter uma boa probabilidade.