• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Salário e carreira dos usuários II

Qual o seu salário em reais?

  • Abaixo de 1000

    Votes: 45 4.8%
  • De 1001 a 2000

    Votes: 127 13.6%
  • De 2001 a 3000

    Votes: 92 9.9%
  • De 3001 a 5000

    Votes: 201 21.5%
  • De 5001 a 8000

    Votes: 180 19.3%
  • De 8001 a 10000

    Votes: 62 6.6%
  • De 10001 a 15000

    Votes: 93 10.0%
  • De 15001 a 20000

    Votes: 44 4.7%
  • De 20001 a 30000

    Votes: 44 4.7%
  • Acima de 30000

    Votes: 45 4.8%

  • Total de votos
    933
Não se enganem, DevOps também desenvolve, só tem um foco diferente.

Aliás, background em desenvolvimento é interessante, para entender as dores dos devs e assim saber onde atacar.

DevOps não é infra, apesar de fazer algumas coisas relacionadas. É um meio de campo.

Pessoal mistura DevOps com SRE e ainda Engenheiro de Plataforma. O Engenheiro de plataforma é o que vai estar mais ligado a infra ou a nuvem, é o SysAdmin da nuvem.

DevOps é focado principalmente em CI/CD e velocidade do desenvolvedor e o SRE foca na produção.

Enquanto o DevOps é mais nichado, o SRE engloba tudo. No entanto, existem algumas outras diferenças entre os dois.

Implementação de novos recursos – DevOps é responsável por implementar a solicitação de novos recursos para um produto, enquanto os SREs garantem que essas novas alterações não aumentem as taxas gerais de falha na produção.

Fluxo do processo – Uma equipe de DevOps tem uma perspectiva do ambiente de desenvolvimento para colocar as mudanças do desenvolvimento à produção. Por outro lado, os SREs têm uma perspectiva de produção, para que possam fazer sugestões à equipe de desenvolvimento para limitar as taxas de falhas apesar das novas mudanças.

Foco – O foco principal do DevOps está na continuidade e velocidade do desenvolvimento do produto, enquanto o foco principal do SRE está na confiabilidade, escalabilidade e disponibilidade do sistema.

Estrutura da equipe – Uma equipe típica de DevOps é composta por profissionais com funções e responsabilidades dedicadas, como – Product Owner, Team Lead, Cloud Architect, Software Developer, QA Engineer, Release Manager, System Administrator. Em contraste, os SREs têm uma equipe de engenheiros com habilidades operacionais e de desenvolvimento definidas.

Aqui vai uma tabela.


DevOpsSREs
FunçãoO principal papel da equipe de DevOps é resolver os problemas de desenvolvimento, construir soluções para atender aos requisitos de negócios.
O principal papel dos SREs é lidar com problemas operacionais, por exemplo – falhas de produção, problemas de infraestrutura (disco, memória), segurança, monitoramento.
Foco
Foco no desenvolvimento de produtos com Integração Contínua/Entrega Contínua
Os SREs colocam mais foco na resiliência, dimensionamento, confiabilidade, tempo de atividade e robustez.
FerramentasNa função DevOps, as ferramentas mais usadas são – Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDEs) para fins de desenvolvimento, Jenkins para Integração e Desenvolvimento Contínuos, JIRA para gerenciamento de mudanças, Splunk para monitoramento de log, SVN, GitHub.
Na função SRE, as ferramentas mais utilizadas são Prometheus e Grafana para coletar e visualizar as diferentes métricas (uso de CPU, memória, espaço em disco, etc.), ferramentas de alerta de incidentes (OP5, PageDuty, xMatters, etc.), Ansible, Puppet, ou Chef, Kubernetes e Docker para orquestração de contêineres, plataforma de nuvem AWS, GCP, Azure, JIRA, SVN, GitHub.
Relatório de bugs
A equipe de DevOps é responsável por depurar o código em caso de qualquer bug relatado no produto final.
A equipe SRE é responsável por relatar o bug à equipe de desenvolvimento do Core e não se envolve na depuração, a menos que seja uma interrupção de produção. A equipe SRE também é responsável por depurar e corrigir os problemas de infraestrutura.
Métricas de medição

As métricas de medição típicas para a função DevOps são a frequência de implantação e a taxa de falha de implantação.
Métricas de medição típicas para a função SRE são Orçamentos de Erro, SLOs (Objetivo de Nível de Serviço), SLIs (Indicador de Nível de Serviço), SLAs (Acordo de Nível de Serviço).
Tratamento de incidentes

As equipes de DevOps trabalham no feedback do incidente para mitigar o problema.Conduz as revisões pós-incidente para identificar a causa raiz e documentar as descobertas para fornecer feedback à equipe de desenvolvimento principal.

Problemas que as equipes de DevOps resolvem

1. Custo reduzido de desenvolvimento e manutenção
2. Ciclo de lançamento mais curto
3. Testes Automatizados e Contínuos

Problemas que as equipes de SREs resolvem

1. Tempo Médio de Recuperação Reduzido (MTTR)
2. Tempo Médio de Detecção Reduzido (MTTD)
3. Automatização
4. Testes Funcionais e Não Funcionais Automatizados em Produção
5. Documentação de plantão e incidente
6. Compartilhamento de conhecimento
 
Não se enganem, DevOps também desenvolve, só tem um foco diferente.

Aliás, background em desenvolvimento é interessante, para entender as dores dos devs e assim saber onde atacar.

DevOps não é infra, apesar de fazer algumas coisas relacionadas. É um meio de campo.

Pessoal mistura DevOps com SRE e ainda Engenheiro de Plataforma. O Engenheiro de plataforma é o que vai estar mais ligado a infra ou a nuvem, é o SysAdmin da nuvem.

DevOps é focado principalmente em CI/CD e velocidade do desenvolvedor e o SRE foca na produção.

Enquanto o DevOps é mais nichado, o SRE engloba tudo. No entanto, existem algumas outras diferenças entre os dois.

Implementação de novos recursos – DevOps é responsável por implementar a solicitação de novos recursos para um produto, enquanto os SREs garantem que essas novas alterações não aumentem as taxas gerais de falha na produção.

Fluxo do processo – Uma equipe de DevOps tem uma perspectiva do ambiente de desenvolvimento para colocar as mudanças do desenvolvimento à produção. Por outro lado, os SREs têm uma perspectiva de produção, para que possam fazer sugestões à equipe de desenvolvimento para limitar as taxas de falhas apesar das novas mudanças.

Foco – O foco principal do DevOps está na continuidade e velocidade do desenvolvimento do produto, enquanto o foco principal do SRE está na confiabilidade, escalabilidade e disponibilidade do sistema.

Estrutura da equipe – Uma equipe típica de DevOps é composta por profissionais com funções e responsabilidades dedicadas, como – Product Owner, Team Lead, Cloud Architect, Software Developer, QA Engineer, Release Manager, System Administrator. Em contraste, os SREs têm uma equipe de engenheiros com habilidades operacionais e de desenvolvimento definidas.

Aqui vai uma tabela.


DevOpsSREs
FunçãoO principal papel da equipe de DevOps é resolver os problemas de desenvolvimento, construir soluções para atender aos requisitos de negócios.O principal papel dos SREs é lidar com problemas operacionais, por exemplo – falhas de produção, problemas de infraestrutura (disco, memória), segurança, monitoramento.
FocoFoco no desenvolvimento de produtos com Integração Contínua/Entrega ContínuaOs SREs colocam mais foco na resiliência, dimensionamento, confiabilidade, tempo de atividade e robustez.
FerramentasNa função DevOps, as ferramentas mais usadas são – Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDEs) para fins de desenvolvimento, Jenkins para Integração e Desenvolvimento Contínuos, JIRA para gerenciamento de mudanças, Splunk para monitoramento de log, SVN, GitHub.Na função SRE, as ferramentas mais utilizadas são Prometheus e Grafana para coletar e visualizar as diferentes métricas (uso de CPU, memória, espaço em disco, etc.), ferramentas de alerta de incidentes (OP5, PageDuty, xMatters, etc.), Ansible, Puppet, ou Chef, Kubernetes e Docker para orquestração de contêineres, plataforma de nuvem AWS, GCP, Azure, JIRA, SVN, GitHub.
Relatório de bugsA equipe de DevOps é responsável por depurar o código em caso de qualquer bug relatado no produto final.A equipe SRE é responsável por relatar o bug à equipe de desenvolvimento do Core e não se envolve na depuração, a menos que seja uma interrupção de produção. A equipe SRE também é responsável por depurar e corrigir os problemas de infraestrutura.
Métricas de medição
As métricas de medição típicas para a função DevOps são a frequência de implantação e a taxa de falha de implantação.Métricas de medição típicas para a função SRE são Orçamentos de Erro, SLOs (Objetivo de Nível de Serviço), SLIs (Indicador de Nível de Serviço), SLAs (Acordo de Nível de Serviço).
Tratamento de incidentes
As equipes de DevOps trabalham no feedback do incidente para mitigar o problema.Conduz as revisões pós-incidente para identificar a causa raiz e documentar as descobertas para fornecer feedback à equipe de desenvolvimento principal.

Problemas que as equipes de DevOps resolvem

1. Custo reduzido de desenvolvimento e manutenção
2. Ciclo de lançamento mais curto
3. Testes Automatizados e Contínuos

Problemas que as equipes de SREs resolvem

1. Tempo Médio de Recuperação Reduzido (MTTR)
2. Tempo Médio de Detecção Reduzido (MTTD)
3. Automatização
4. Testes Funcionais e Não Funcionais Automatizados em Produção
5. Documentação de plantão e incidente
6. Compartilhamento de conhecimento
Se precisa explicar demais tem rolo.
Só faltou me pedir para dar like e se inscrever no canal.

:bem:
 
Se precisa explicar demais tem rolo.
Só faltou me pedir para dar like e se inscrever no canal.

:bem:

É porque DevOps é uma cultura, não um cargo, que envolve vários profissionais e não um só. As vagas que tem por aí são bem diferentes umas das outras, vai da necessidade da empresa. Por isso uma explicação tão grande, na tentativa de explicar mais ou menos o que é.
 
Idade: 29 anos
Cargo: Analista desenvolvedor .NET
Formação: 9° Período em Ciência da Computação (Um dia eu me formo)
Salário: R$ 7.300,00 CLT + VA R$ 682,44 + Unimed + Amil Dental + EF English Live + Coursera + Pluralsight + Gympass + Auxílio reembolso certificação
Área de atuação: Trabalhando somente com backend, API.
Empresa: Capgemini
 
Atualizando com cargo novo, reajuste e piso salarial. Era pra levar um ano pra eu chegar no piso do cargo mas o sindicato reverteu
Cargo: operador de trem do metrô de são Paulo
Salario: 4600+30% periculosidade+ 5% tempo de serviço, ou seja uns 6200. Uns 1500 de vale alimentação e refeição somados+ plano de saúde e previdência+ cartão de acesso grátis as linhas do metrô e CPTM (exceto as concedidas). Também tem participação nos lucros, 70% de férias, geralmente todo ano tem avaliação de desempenho e se tirar certa nota tem 5% de aumento.
 
eu sinceramente, acho que ele pode estar usando isso pra ver se dá uma enxugada na folha de pagamento também viu... se a pessoa pedir pra sair eles não pagam os beneficios (se não estou enganada) lá nos USA, é só os dias trabalhados e bença.

Depende na real, de onde tu mora nos EUA e qual o teu contrato. Quando eu sai da antiga empresa eles tiveram que me dar tudo que eu já tinha ganhado, como por exemplo as férias. Os benefícios de saúde e coisa e tal tiveram que ficar vigentes por mais 30 dias além do dia que sai e tal. Mas tem estado que nem férias eles precisam pagar mesmo que tu tenha guardado no banco de horas, "use it or lose it" eles chamam.
 
aí você fala pra Luluzinha e pro Bolinha inverstir o tempo livre pra cursar um tecnologo de 2 anos em alguma área boa.... se for estudar a Luluzinha e o Bolinha decidem cursar Adm (4 anos)....


daqui 4 anos quando voltarem a conversar com os dois, eles estarão ganhando pouca coisa acima do minimo (se estiverem né)

:fire:
 
o pior é a empresa pagar imposto pra te pagar, vc pagar imposto antes de pegar o dinheiro, dps vc pagar imposto quando consome ou compra

e ai no final do ano o leao precisa que vc declare o imposto kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vai se fude

YxqBKWp.jpg
 
o pior é a empresa pagar imposto pra te pagar, vc pagar imposto antes de pegar o dinheiro, dps vc pagar imposto quando consome ou compra

e ai no final do ano o leao precisa que vc declare o imposto kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vai se fude

YxqBKWp.jpg
pois é.... por isso a arrecadação bate recorde todo ano, agora pergunta pra onde vai toda essa grana.
 
Idade: 24 anos
Cargo: Estagiário
Formação: 5° ano de Engenharia Mecânica - estágio obrigatório remunerado grazaDeus
Salário: R$950,00
Área de atuação: Atuar no PCM de um Frigorífico Aviário, basicamente acompanhar e auxiliar os analistas e fazer um pouco de meio de campo com os mecânicos
Expediente: 30hs semanais ( das 12:00 as 18:00)

Perdi um pouco de salário pro atual cargo que estou mas é pq preciso desse estágio para me formar, mesmo assim ainda estou esperançoso de ser chamado em outra empresa ( uma usina de Açucar e Alcool), a encarregada do PCM dessa usina disse que iria me contratar já mas deu biziu interno, o salário na usina seria mais que o dobro do meu estágio e eu já entraria de Analista Jr.
 
minha renda e da minha esposa somada está dando 6500 e caramba não sobra um centavo mais, o básico tá comendo praticamente TUDO, o pouco que ganhamos não vale porra nenhuma tá foda.

Como mencionado pelo colega acima, é bom montar uma planilha de gastos colocando absolutamente todos os gastos de maneira categorizada, dai vocês conseguirão visualizar melhor o orçamento disponível, tudo o que entra e sai, perceber gastos que não são tão necessários e que podem ser cortados, visando equilibrar as contas.
 
Como mencionado pelo colega acima, é bom montar uma planilha de gastos colocando absolutamente todos os gastos de maneira categorizada, dai vocês conseguirão visualizar melhor o orçamento disponível, tudo o que entra e sai, perceber gastos que não são tão necessários e que podem ser cortados, visando equilibrar as contas.
a grosso modo, mercado+gasolina+contas mensais+prestação da casa= uns 50 a 60% da renda.

me entristece cortar lazer(o pouco que faço) mês passado nem saímos comer, pra um casal sem filhos tá foda.

vou fazer uma planilha dessa.
 
a grosso modo, mercado+gasolina+contas mensais+prestação da casa= uns 50 a 60% da renda.

me entristece cortar lazer(o pouco que faço) mês passado nem saímos comer, pra um casal sem filhos tá foda.

vou fazer uma planilha dessa.

Aqui uso uma semelhante a essa para controlar tudo o que entra e sai:

Código:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1BRiwN6Au1VwBPw530RIw8_uVY35XJopEbRJrKo90Yqk/edit

Dai você pode copiar para o seu Google driver e só fazer pequenos ajustes de acordo com a sua necessidade.
 
Última edição:
Eu uso uma planilha de controle mensal a muito tempo, desde praticamente 2012 se não me engano, é chato ter que preencher tudo, mas sempre que quero lembrar de quando comprei alguma coisa olho nela e me ajuda muito. Outra opção é ter um APP pra isso, se o maior gasto for via cartão (débito/crédito), normalmente os apps de bancos já possuem, mas eu usei por muito tempo o Guia Bolso, é bem prático, da pra categorizar os gastos e visualizar de uma maneira bacana.
 
Aqui uso uma semelhante a essa para controlar tudo o que entra e sai:

Código:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1BRiwN6Au1VwBPw530RIw8_uVY35XJopEbRJrKo90Yqk/edit

Dai você pode copiar para o seu Google driver e só fazer pequenos ajustes de acordo com a sua necessidade.
copiei pra mim, muito boa ela!

foda que bate bem no lazer, por exemplo a academia é 200 reais um luxo mais caro mas é MUITO triste cortar lazer.

é trabalhar pra comer lol.
 
Eu uso uma planilha de controle mensal a muito tempo, desde praticamente 2012 se não me engano, é chato ter que preencher tudo, mas sempre que quero lembrar de quando comprei alguma coisa olho nela e me ajuda muito. Outra opção é ter um APP pra isso, se o maior gasto for via cartão (débito/crédito), normalmente os apps de bancos já possuem, mas eu usei por muito tempo o Guia Bolso, é bem prático, da pra categorizar os gastos e visualizar de uma maneira bacana.

Realmente no começo é chato ficar preenchendo tudo, mas depois vira uma rotina e você acostuma a registrar absolutamente tudo o que recebe/gasta. Esse tipo de controle ajuda demais a planejar e controlar gastos para nunca gastar mais do que ganha.

Eu acabo preferindo fazer por planilha por ter mais flexibilidade para controlar/categorizar os gastos do modo que acho mais fácil para gerenciar. Como já tenho a planilha pronta com todos os meses do ano e principais categorias de gastos, apenas duplico ela para cada ano.
 
copiei pra mim, muito boa ela!

foda que bate bem no lazer, por exemplo a academia é 200 reais um luxo mais caro mas é MUITO triste cortar lazer.

é trabalhar pra comer lol.
com todo o respeito, mas um casal sem filho viver no aperto com mais de 6k de renda beira ao hedonismo, mesmo se pagar aluguel, mesmo com tudo tendo encarecido muito. Nem adianta culpar o país porque com uma mentalidade assim, viveria no aperto até nos EUA.
 
com todo o respeito, mas um casal sem filho viver no aperto com mais de 6k de renda beira ao hedonismo, mesmo se pagar aluguel, mesmo com tudo tendo encarecido muito. Nem adianta culpar o país porque com uma mentalidade assim, viveria no aperto até nos EUA.
E com todo respeito reitero que NÃO estou no aperto, temos contas em dia, viagem marcada final do ano, etc. e SIM posso culpar o governo SIM se eu quiser, como disse meus gastos sempre foram os mesmos e cada vez sobra menos.

Reitero novamente, muita inflação pra pouco aumento e poder de compra no lixo.

Não vou apontar dedo pra ninguém, espero ter sido claro dessa vez.
 
E com todo respeito reitero que NÃO estou no aperto, temos contas em dia, viagem marcada final do ano, etc. e SIM posso culpar o governo SIM se eu quiser, como disse meus gastos sempre foram os mesmos e cada vez sobra menos.

Reitero novamente, muita inflação pra pouco aumento e poder de compra no lixo.

Não vou apontar dedo pra ninguém, espero ter sido claro dessa vez.
deu a entender que estava zerado. Mas uma tabela de gasto e uma discussão séria com o conjuge irão resolver.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo