[TÓPICO DEDICADO] Samsung Qled (60, 70, 80, 95, R e T)

A única situação em que blooming tava me incomodando na QN85A era nas legendas em HDR. Comecei a assistir Stranger Things aí em homenagem aos nerds do tópico (série interessante, tô gostando) e a legenda padrão do Netflix é um farolzão branco brilhante, que não dá pra ser alterado no app, fica um blooming bem aparente, e mesmo se não tivesse blooming acho que só essa legenda super brilhante já seria um incômodo por si só. Pesquisei na internet se dava pra alterar, e é só logar no Netflix pelo computador que dá pra selecionar a aparência da legenda entrando nas opções do seu perfil. Troquei de branco sólido sem fundo pra amarelo semitransparente com fundo preto semitransparente e ficou joiadasso, brilho suficiente pra ler confortavelmente em SDR e zero blooming agora.

Quanto a configurações de imagem, desde que ela chegou eu tô brigando com isso. Senti necessidade de abaixar o contraste pq as barras nos padrões de teste de white clipping ficam rosadas em vez de cinza no contraste padrão, aí eu tinha que botar abaixo de 40 pra consertar isso. Mas eu percebi que isso tava matando a vividez da imagem, e inclusive no teste, as barras piscando deixavam de ficar rosadas com o contraste mais baixo, mas por outro lado o fundo do teste, que é um branco absoluto, é que começava a ficar meio rosado em vez disso. Aí eu cheguei à conclusão de que, sem hardware pra medir os níveis e fazer uma calibração de verdade, tava mais fácil eu piorar a imagem em vez de melhorar ela.

Outra coisa é o black crush, que é uma realidade, mas consertar pelos detalhes de sombra não é uma boa. O problema é que aumentar essa setting eleva não só o "quase preto", mas quase metade da escala de cinza sobe junto, fica tudo mais claro. Aí vira uma situação em que mexer com isso é cortar um braço pra sarar um dedo, melhor deixar quieto e aceitar um pouco de black crush do que cagar a escala de cinza inteira.

Então agora eu tô usando a configuração padrão do modo filme, tanto em SDR quanto em HDR, com o brilho em uns 17-18 em SDR. E copiei as settings do modo filme pro modo jogo. Ficou bem claro pra mim assistindo depois de resetar as settings o quanto eu tava cagando a imagem ao me desviar disso, essa TV vem muito muito bem ajustada de fábrica.

A única coisa que eu mudei no modo filme foi desligar a interpolação de movimento (configurações de nitidez), pra manter o PWM flickando em 960Hz em vez de 120Hz. E também pq eu não senti necessidade, o movimento nessa TV é muito bom, eu só vi stutter em raríssimas ocasiões, em cenas com a câmera fazendo panning para os lados. Na verdade, quando eu ligo o anti-blur e o anti-judder eu fico é tonto, bem melhor sem.
 
Última edição:
Pessoal, ajuda
to tentando resgatar meu brinde no site da Samsung e já tentei em 2 navegadores e nada.
Mas aparece essa mensagem:
"Aceite os Termos para prosseguir"
Mas eu não encontro em lugar algum onde eu aceito!!!

RESOLVIDO: logo abaixo dos dados, aparece a caixinha.
Mas é tão mal feito que ela vem pré marcada de cinza, mas na verdade tem que clicar nela MESMO ASSIM....


Nem fala em brinde, ja consegui venda pro meu por 1500 a vista e a droga do resgate nao sai de analise. Logo o cara desiste de comprar e eu me lasco
 
Nem fala em brinde, ja consegui venda pro meu por 1500 a vista e a droga do resgate nao sai de analise. Logo o cara desiste de comprar e eu me lasco
po mas nas letras miúdas diz que pode levar 120 dias kkk. lamento dizer mas pode demorar pra caramba
 
A única situação em que blooming tava me incomodando na QN85A era nas legendas em HDR. Comecei a assistir Stranger Things aí em homenagem aos nerds do tópico (série interessante, tô gostando) e a legenda padrão do Netflix é um farolzão branco brilhante, que não dá pra ser alterado no app, fica um blooming bem aparente, e mesmo se não tivesse blooming acho que só essa legenda super brilhante já seria um incômodo por si só. Pesquisei na internet se dava pra alterar, e é só logar no Netflix pelo computador que dá pra selecionar a aparência da legenda entrando nas opções do seu perfil. Troquei de branco sólido sem fundo pra amarelo semitransparente com fundo preto semitransparente e ficou joiadasso, brilho suficiente pra ler confortavelmente em SDR e zero blooming agora.

Quanto a configurações de imagem, desde que ela chegou eu tô brigando com isso. Senti necessidade de abaixar o contraste pq as barras nos padrões de teste de white clipping ficam rosadas em vez de cinza no contraste padrão, aí eu tinha que botar abaixo de 40 pra consertar isso. Mas eu percebi que isso tava matando a vividez da imagem, e inclusive no teste, as barras piscando deixavam de ficar rosadas com o contraste mais baixo, mas por outro lado o fundo do teste, que é um branco absoluto, é que começava a ficar meio rosado em vez disso. Aí eu cheguei à conclusão de que, sem hardware pra medir os níveis e fazer uma calibração de verdade, tava mais fácil eu piorar a imagem em vez de melhorar ela.

Outra coisa é o black crush, que é uma realidade, mas consertar pelos detalhes de sombra não é uma boa. O problema é que aumentar essa setting eleva não só o "quase preto", mas quase metade da escala de cinza sobe junto, fica tudo mais claro. Aí vira uma situação em que mexer com isso é cortar um braço pra sarar um dedo, melhor deixar quieto e aceitar um pouco de black crush do que cagar a escala de cinza inteira.

Então agora eu tô usando a configuração padrão do modo filme, tanto em SDR quanto em HDR, com o brilho em uns 17-18 em SDR. E copiei as settings do modo filme pro modo jogo. Ficou bem claro pra mim assistindo depois de resetar as settings o quanto eu tava cagando a imagem ao me desviar disso, essa TV vem muito muito bem ajustada de fábrica.

A única coisa que eu mudei no modo filme foi desligar a interpolação de movimento (configurações de nitidez), pra manter o PWM flickando em 960Hz em vez de 120Hz. E também pq eu não senti necessidade, o movimento nessa TV é muito bom, eu só vi stutter em raríssimas ocasiões, em cenas com a câmera fazendo panning para os lados. Na verdade, quando eu ligo o anti-blur e o anti-judder eu fico é tonto, bem melhor sem.
Master, aí fica a dúvida........
Pq Modo Movie e não o Filmmaker mode? Tipo, qual a diferença (além do que já sabemos)?
 
Master, aí fica a dúvida........
Pq Modo Movie e não o Filmmaker mode? Tipo, qual a diferença (além do que já sabemos)?
Modo filme tem PWM em 960Hz.

Se isso não fizer diferença pra vc, pode usar o filmmaker de boa, ele também é muito preciso (provavelmente mais preciso, na verdade). Inclusive, as settings de base são as mesmas.
 
A minha QN90B chegou hoje.
Após faxina, arrumação e todo preparo pro santuário, consegui testar a tv em alguns vídeos 4k HDR do YT. Da Sony etc.

É cedo pra descrever com maiores detalhes, mas já estou muito satisfeito de ter devolvido a QN90A (ADS) e ter migrado pra QN90B. Sério, incrível!!!
O blooming mto menos perceptível. E também estou sentido uma melhora significativa na fluidez de movimento. Com tudo desativado, claro.
Amanhã faço uma análise mais completa.

Mas já irei mandar aqui os vídeos que usei pra fazer o teste inicial. Acho importante compartilhar essas pérolas com a comunidade daqui:
1-
.
2-
.
3-
.
4-
.
5-
.
E com isso eu entendi pq todos os reviewers gringos disseram que essa QN90B, VA, era a que mais se aproximava de oled.
 
E também estou sentido uma melhora significativa na fluidez de movimento.

Esse foi o grande dilema quando eu fiquei na cara do gol pra escolher entre a QN90B de 50" e a QN85A de 55". Pq nos comparativos que eu vi de QN90A vs QN90B, me saltava aos olhos que a QN90B parecia mais fluida/responsiva, especialmente em jogos. Talvez isso tenha a ver com o algoritmo melhorado de local dimming. Cheguei a ficar com medo de o movimento da QN85A me desagradar na hora de jogar e a experiência acabar sendo nauseante. Felizmente não foi o caso, tô bem satisfeito com ela. Mas se eu tô achando ela boa, só imagino o quanto a QN90B deve ser melhor nisso aí.
 
Esse foi o grande dilema quando eu fiquei na cara do gol pra escolher entre a QN90B de 50" e a QN85A de 55". Pq nos comparativos que eu vi de QN90A vs QN90B, me saltava aos olhos que a QN90B parecia mais fluida/responsiva, especialmente em jogos. Talvez isso tenha a ver com o algoritmo melhorado de local dimming. Cheguei a ficar com medo de o movimento da QN85A me desagradar na hora de jogar e a experiência acabar sendo nauseante. Felizmente não foi o caso, tô bem satisfeito com ela. Mas se eu tô achando ela boa, só imagino o quanto a QN90B deve ser melhor nisso aí.
Da tempo devolver ainda :pense:
 
Comprei consciente das desvantagens, priorizando tamanho + preço + painel ADS, que vale mais que barras de ouro
ads? não é aquele que todo mundo tava crucificando a samsung depois que descobriram que as tvs vinham com ele?
 
ads? não é aquele que todo mundo tava crucificando a samsung depois que descobriram que as tvs vinham com ele?

Sim, eu crucifiquei também no começo. Mas quanto mais eu pesquisei e assisti sobre esse modelo, mais gostei do que vi, e em grande parte por causa do painel mesmo. ADS leva uma surra de VA no nível de preto, mas tem suas vantagens que deixam a imagem muito bonita, mas que todo mundo ignora pq na internet só tem fanboy.
 
Sim, eu crucifiquei também no começo. Mas quanto mais eu pesquisei e assisti sobre esse modelo, mais gostei do que vi, e em grande parte por causa do painel mesmo. ADS leva uma surra de VA no nível de preto, mas tem suas vantagens que deixam a imagem muito bonita, mas que todo mundo ignora pq na internet só tem fanboy.
Eu só estou meio cabreiro pq esse modelo não vi pessoalmente. Vi a OLED que dispensa comentários e pelo preço da pechincha daria pra comprar uma 7700 ou 8000. Então vou pegar bem leve no critério de qualidade de imagem. Mas acho que não deva ser horrível, maioria dos videos ali colocam ela com a oled ai realmente fica parecendo ser um produto ruim.
 
ads? não é aquele que todo mundo tava crucificando a samsung depois que descobriram que as tvs vinham com ele?
No início fiquei temeroso, pq descobri que era ADS quando ja tava na rota de entrega...
Aí usei por um bom tempo.
= Pra quem não acompanhou, eu tava com a 55QN90A[ADS], usei por um tempo, devolvi e ontem chegou a QN90B[VA] =

A princípio, eu que usava tv de entrada de 2012, fiquei impressionado com o 4K, hdr etc.

Mas logo fui ficando chateado com o blooming agressivo, rastros de imagens e fluidez quebrada. No início tentei me convencer que era apenas impressão minha. Mas foi piorando.
*** Blooming = Teve yt que relativizou, mas tenho que alertar. Blooming mata a experiência. Claro que ele existe, mas depois de um certo ponto, mata a experiência. Até na QN90B tem como notar indo pros lados. Mas quando o blooming ultrapassa uma linha, é a perdição. Pq quando falamos de tvs com alto brilho e mini led, quando vamos assistir cenas em HDR, mesmo q vc n note a "aura/sombra de luz", na imagem em si tem esse borrão. E ele caminha até seu olho. Quebra completamente a imersão. E isso era inadmissível. Uma tv como a QN90A(ads) e eu sofrendo daquele jeito? Mas tem outro ponto que o blooming pesa mais. Hj em dia a maioria deve preferir assistir no escuro do que no sol do meio dia, né? Mas os conteúdos estão priorizando mais e mais cenas onde botam isso a prova. Lembro do mesmo epi do The Boys, cena escura em cafeteria, na minha de 2012 assistia e nem sentia que era de noite ou a cena era mais escura. Mas na tv 4k/hdr, a cena era outra. E realmente passava toda imersão. Mas tinha o blooming. Era só ter uma lâmpada ou abajur, que ficava aquela luz atrapalhando a cena. Não era a luz em si, mas o blooming que deixava um borrão incômodo e o baixo contraste do painel que ajudava na quebra do clima.***

A fluidez, mesmo sem os reduction ligados, ficava com rastro. E se eu deixava ligado, ficava artificial com oscilações. Eu desconfio que a qn90a brasileira seja a qn85a lá de fora mas com mais falantes. Até em cena lenta, panorâmica e outras, notava.
Mas isso de fluidez, pra ser justo, tem parte de culpa do modelo A mesmo. Modelo B melhorou MUITO.
(Mas diria que parte é ads, parte é processamento. Qual pesa mais não sei dizer. Pq na QN90B melhorou muito, mas o que contribuiu mais? Algoritmo ou VA?)

Mas a parte da ADS tava me incomodando.
Cenas escuras, no escuro, tem muito mais blooming que VA. Pra quem assiste conteúdo claro e de dia, nem percebe. Se você desse pausa numa cena, as cores etc ficava bem bonito.
Acho que quanto as cores só botando tv lado a lado e usando lupa. E mesmo assim seria bem próximo.
Não acho que VA "perca" de alguma forma qnt as cores. ADS deve ganhar, mas por quanto?

Mas isso da VA ter maior contraste etc, tenho notado uma sensação de profundidade e volume muito maiores. Em alguns demos a sensação é que vc está lá.
E sobre pretos, vamos lembrar que agora com o HDR, as produções, diretores, filmes, séries... vão aproveitar e criar mais e mais cenas pensando nisso. Pós 2020/21, que o povo passou a usar ainda mais tvs e streaming, veremos mais disso.
Notei isso numa cena do The Boys, quando tinha um alarme e a câmera foi abaixando de uma sirene com luz, amarela e foi baixando enquanto o personagem vinha pelo corredor. Esse alarme de luz, parecia que dava pra tocar. Sério.
Mas e produções antigas? Também! Até conteúdos non-hdr você sente a profundidade. Até filme água com açúcar que tava passando no Samsung TV Plus. Ainda devo testar com o Ronin (1998) [assistam!].
Então, convido a uma reflexão. Se o brilho é tão importante nessas tvs, o contraste não teria um peso igualmente relevante? O que é melhor? Cores saltando aos olhos? Ou a sensação que você está lá?

Não quero polemizar nem defender o ponto, só queria compartilhar minha impressão mesmo, pra tlvz ajudar algum leitor comprometido.
Mas a verdade é: Seja essa ou aquela, meus amigos, partam logo nessa jornada. TVs boas, 4k, HDR... como estou feliz de ter migrado do passado (2012) para o presente!

Agora é pensar num kaleidescape da vida pra ir criando meu acervo de filmes. Antes que fiquemos completamente a mercê do streaming ou a disney edite (mutile) ainda mais os clássicos. (Han shot first)

E citando o Oogway, do primeiro Kung Fu Panda: "O passado é história, o futuro é mistério, o agora é uma dádiva e por isso se chama presente."
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu ainda devo testar mais a TV hoje. Filmes, séries, e até vou jogar um jogo em 1080p mesmo pra testar uma parada.

Mais tarde deixo uma análise mais robusta.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Lembrei: Controle remoto!
Mto bacana o minimalismo. Mas se alguém conhecer o estagiário que teve a idéia, favor dar uma voadora na cara dele. Estilo Lindomar, o Sub-Zero brasileiro.
Nossa... como é chato ter que apertar mil clicks até mexer no que a gente quer... Não temos botão de input.
Mas eles adicionaram um botão que serve de engrenagem/config. Ajuda mto. Pq se clicar no botão de home, não sobe mais popup, vai direto pra outra tela de menu central.
Ainda acho que as TVs deveriam vir com 2 controles. 1 minimalista e outro parrudo.
E nem me venham com essa ladainha de meio ambiente! hahaha
 
Última edição:
Eu só estou meio cabreiro pq esse modelo não vi pessoalmente. Vi a OLED que dispensa comentários e pelo preço da pechincha daria pra comprar uma 7700 ou 8000. Então vou pegar bem leve no critério de qualidade de imagem. Mas acho que não deva ser horrível, maioria dos videos ali colocam ela com a oled ai realmente fica parecendo ser um produto ruim.

Não acho que pareça ruim nos comparativos, pelo menos não quando vista de frente. O que me moveu pra gastar tanta grana em uma LCD comprando essa QN85A foi justamente o fato de a imagem parecer demais com a de uma OLED lado a lado com ela.

Se eu assistisse muito conteúdo no escuro, eu teria me esforçado mais pra pegar uma QN90B VA, inclusive acho que VA é sim o indicado pra maioria das pessoas (tanto é que há uma ampla preferência por VA entre os entusiastas). Mas no meu caso, na maior parte do tempo, o meu ambiente tá parcialmente iluminado. E eu assisto muito a TV de ângulos oblíquos, pq passo tanto tempo no sofá quanto na mesa que tá ao lado dele. Se eu pegasse uma VA sem ultra view layer (como a QN90B de 50"), tenho certeza que o ângulo de visão estreito ia me perturbar demais, talvez até fizesse eu sentir saudade da TV que tava lá antes, que era uma IPS de entrada da Sony.

Depende muito do conteúdo também. Eu priorizei o conteúdo que assisto com mais frequência: esportes e youtube, tanto de frente pra TV quanto de ângulo oblíquo. Nesse caso, o painel ADS é imbatível, é uma explosão de cores bicho, preenche a sala inteira. Já pra filmes e séries no escuro, o VA seria bem superior, sem dúvida. Mas isso não quer dizer que uma Q80A ou QN90B menor não seja uma TV legal pro primeiro uso ou uma QN85A não vá ser uma TV legal pro segundo.

No caso da ADS em filmes, depende do quanto vc é sensível a blooming também (e o @Ricodcm parece ser bastante sensível, pelo jeito que ele fala). O blooming tá lá mesmo, mas, assistindo de frente, vc só vai perceber ele em cenas desafiadoras ou em legendas claras, e só em HDR, em SDR o blooming de frente é praticamente zero. Já esse problema de "rastros" que ele falou, eu não percebi, nem mesmo em HDR no modo jogo, onde o local dimming é mais lento. Eu achei a fluidez de movimento da TV bem satisfatória.

Eu comprei a QN85A sem nunca ter visto ela pessoalmente e eu achei as reviews dela bem condizentes com o que eu tô vendo agora em pessoa. Não tive nenhuma surpresa.
 
Última edição:
Então, convido a uma reflexão. Se o brilho é tão importante nessas tvs, o contraste não teria um peso igualmente relevante? O que é melhor? Cores saltando aos olhos? Ou a sensação que você está lá?

Sim, na verdade eu diria que o contraste é mais importante até, mas o contraste nas LCDs não acompanha o brilho pela limitação da tecnologia do painel mesmo e se for IPS fica pior ainda, por isso até na Q80T eu diminuo a luz de fundo porque se deixo no máximo me dá impressão de estar estourado tipo: "o brilho passou a capacidade de contraste da tv" como uma balança, aí fica como se fosse uma camada de nevoa sobre o painel. Por isso tvs EDGE ficam tão ruins em HDR e por isso OLED mesmo tendo menos da metade do brilho de uma QN90B ela é melhor

Sobre o controle remoto, eu acho péssimo, diminuição de custos e o público aprovou esse controle que qualquer um de tv box é melhor, eu gosto de controle grande cheio de botão igual do vídeo cassete JVC que me pai tinha kkk
 
Eu odeio controle cheio de botão que nunca é usado. Quando eu comprei um Mi Box, eu me apaixonei pelo controlinho minimalista, ficava falando que toda TV devia ter um controle assim. Nem sabia que a Samsung já tinha kkk.
 
Eu odeio controle cheio de botão que nunca é usado. Quando eu comprei um Mi Box, eu me apaixonei pelo controlinho minimalista, ficava falando que toda TV devia ter um controle assim. Nem sabia que a Samsung já tinha kkk.
Compreensível, é bom até pra economizar espaço hueuhe

Sobre os ADS seus pontos são totalmente válidos também, não existe verdade absoluta mas sim o uso de cada um, deve ser uma delícia ver um futebol nessas ADS e mesmo em filme não faz feio graças aos MINI LEDs
 
No caso da ADS em filmes, depende do quanto vc é afiado a blooming também (e o @Ricodcm parece uma visão saudável, pelo jeito que ele fala). O blooming tá lá mesmo.
Cara, minha visão é perfeita. Saudável. E sou uma pessoa que consegue prestar atenção.
Eu acabei de testar em cenas que mais me assustaram na ADS. Então fui REassistir Reacher com minha nova VA.
E é impressionante como na ads é tudo estourado. E fica mais perceptível ainda em cenas escuras.
Na ads, cena noturna com lampada, poste ou farol, é um borrão estourado. Não da pra assistir o resto da cena onde os personagens conversam. Na VA, me senti como um cidadão de primeiro mundo hahaha. Só pensei: "Agora sim, isso que é TV. Agora eu enxergo tudo com nitidez, ta tudo cristalino, eu to lá"
Claro, isso em HDR.

Já em SDR, notei já que na VA, cenas no geral são mais nítidas. No Ronin (1998), conseguia ver com clareza até painéis luminosos de propaganda.
Mas em SDR (na ADS), o blooming é menos gritante sim.

Mas é aquilo, no geral as pessoas podem nem perceber. E se vc assiste mais esportes e youtube, e priorizava tela grande, fez muito bem na de 55. E é verdade, de todos, acho q vc sentiria sim falta do layer de wide viewing angle.
Agora a parada é a gente trocar figurinha de dicas de conteúdo e calibrações.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sim, na verdade eu diria que o contraste é mais importante até, mas o contraste nas LCDs não acompanha o brilho ...na Q80T eu diminuo a luz de fundo porque se deixo no máximo me dá impressão de estar estourado tipo: "o brilho passou a capacidade de contraste da tv" como uma balança, aí fica como se fosse uma camada de nevoa sobre o painel.
Mas por isso que o ideal mesmo era o povo focar, quando for de LCD, nas QLED COM MiniLed. Fald. VA.
Mas é claro que, comparando com Oled, a oled ganha por ter contraste infinito.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu odeio controle cheio de botão que nunca é usado. Quando eu comprei um Mi Box, eu me apaixonei pelo controlinho minimalista, ficava falando que toda TV devia ter um controle assim. Nem sabia que a Samsung já tinha kkk.
Cara, eu curtia bastante o controle minimalista do Fire Tv Stick que tinha. Lá sim teve um estudo por trás do projeto do controle.
Mas quando estamos com uma tv, nova, a gente fica indo e voltando no menu pra ir calibrando até ficar satisfeito né. Até o dia que passaríamos a usar só o controle minimalista. Por isso que o ideal era vir com 2 opções.
E esse papo de eco friendly pra mim é papo furado. Mas que curti o controle com painel solar, isso eu curti hahaha
 
Última edição:
Mas por isso que o ideal mesmo era o povo focar, quando for de LCD, nas QLED COM MiniLed. Fald. VA.
Mas é claro que, comparando com Oled, a oled ganha por ter contraste infinito.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
É! mas quando falo pro cara não gastar 3 mil em uma tv EDGE pegam bronca de mim, só estou falando a verdade e ajudando :mas:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo