[CLUBE] SFF Cases - Cubos, Thin clients, HTPCs, Minitowers, Lanboxes (Tópico dedicado)

Amigos, eu queria comprar um gabinete com uma ventilaçao otima ! moro no nordeste e meu quarto é muito muito quente !
obrigado ! ( nao sei se aqui é o lugar dessa pergunta ) ( e nao tenho preço ideal)
 
Amigos, eu queria comprar um gabinete com uma ventilaçao otima ! moro no nordeste e meu quarto é muito muito quente !
obrigado ! ( nao sei se aqui é o lugar dessa pergunta ) ( e nao tenho preço ideal)
Pro seu caso seria itx ou matx?
 
Pessoal, kmex microcraft (cubo) em promoção na análise informática. Cerca de 195 reais o preto e 201 reais o branco, à vista (parcelado dá 220, frete por jadlog cerca de 28 reais pra minha região). Nesse preço, vale a pena.

Já comprei o meu kkkkkk. Estou com umas ideias para modificar as laterais que deve ficar legal, porém meu pc esquenta bem pouco.

Nesse preço ele compensa em! Paguei quase isso no meu, R$ 173, mas como o dólar subiu um pouco, a diferença deve ser essa. Queria tirar esse acrílico horroroso e colocar vidro ou mesh no meu.
 
Desculpa ! esqueci de informar isso ! é uma mATX ! tenho um watercooler tb ..de uma fan so!
WaterCooler Corsair H60 Hydro Series 120mm ( esse no caso )
Agora sim. Qual é a vga e o processador? Dependendo destes dois itens, coolers adicionais serão necessários.
Bom, o versa H17 apesar de todo fechado é excelente (porém eu recomendo dois fans na frente, um no topo como exaustão e o watercooler instalado atrás).
Dos baratinhos esse é legal https://www.pichau.com.br/hardware/gabinete/gabinete-gamer-aigo-mini-preto-lateral-acrilico
Também recomendo no mínimo ter 3 fans.
Fique longe do cooler master Q300L, é bem quente mesmo com 5 fans.
A recomendação para um excelente air flow é esse cougar https://www.pichau.com.br/hardware/gabinete/gabinete-gamer-cougar-gemini-m-iron-gray-385tmb0-0001
Mas ele não é muito pequeno, porém excelentemente bem construído e bem ventilado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nesse preço ele compensa em! Paguei quase isso no meu, R$ 173, mas como o dólar subiu um pouco, a diferença deve ser essa. Queria tirar esse acrílico horroroso e colocar vidro ou mesh no meu.
O preço atual ta na casa dos 300~350, por 200 tá legal mesmo. Eu mandei fazer uma grade pra lateral com aquelas telas de caixa de som, se der certo eu aviso.
 
Agora sim. Qual é a vga e o processador? Dependendo destes dois itens, coolers adicionais serão necessários.
Bom, o versa H17 apesar de todo fechado é excelente (porém eu recomendo dois fans na frente, um no topo como exaustão e o watercooler instalado atrás).
Dos baratinhos esse é legal https://www.pichau.com.br/hardware/gabinete/gabinete-gamer-aigo-mini-preto-lateral-acrilico
Também recomendo no mínimo ter 3 fans.
Fique longe do cooler master Q300L, é bem quente mesmo com 5 fans.
A recomendação para um excelente air flow é esse cougar https://www.pichau.com.br/hardware/gabinete/gabinete-gamer-cougar-gemini-m-iron-gray-385tmb0-0001
Mas ele não é muito pequeno, porém excelentemente bem construído e bem ventilado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


O preço atual ta na casa dos 300~350, por 200 tá legal mesmo. Eu mandei fazer uma grade pra lateral com aquelas telas de caixa de som, se der certo eu aviso.

Seria o ideal mesmo, vou ficar de olho.
 
Não foi tão fácil quanto imaginei mas ficou bom.

PS: Não uso fans nenhuma pois gosto de usar o PC com a lateral aberta, o que quero fazer logo mais é trocar o cooler da amd por um melhor.



Ficou faltando só um pequeno cover para esconder os fios...



---
Algumas fotos Durante o mod (fora de ordem).

 
Última edição:
Amigos, eu queria comprar um gabinete com uma ventilaçao otima ! moro no nordeste e meu quarto é muito muito quente !
obrigado ! ( nao sei se aqui é o lugar dessa pergunta ) ( e nao tenho preço ideal)

Cara, independente do case que vc pegar, não economize nas fans. Coloque a quantidade que a configuração de instalação permitir.

Procure também soluções pra resfriar seu quarto, assim vc tb se beneficia em qualidade de sono e conforto na habitação.
Se você mora em casa, pinte a parede externa que mais incide sol de branco ou instale um brise-soleil. Plantar uma árvore próxima a essa parede também ajudará futuramente.
Janelas do tipo pivotante permitem uma entrada maior de vento. Janelas do tipo veneziana projetante conseguem barrar o sol e ainda permitir ventilação.
Se mora em apartamento, coloca película solar no vidro da esquadria junto com uma persiana. Se tem jardineira, plantas nela ajudam bastante.
Um ventilador de teto é mais eficiente que um de mesa.
Por fim, a última hipótese é instalar um split, mas a conta de energia pesa.
 
Última edição:
Cara, independente do case que vc pegar, não economize nas fans. Coloque a quantidade que a configuração de instalação permitir

Isso é achismo ou falta de conhecimento?
 
Isso é achismo ou falta de conhecimento?

Apesar de vc já ser ativo a bastante tempo no Adrenaline, parece ser novato aqui no tópico SFF, e não deve estar no grupo que temos. Enfim, me baseio por experiência, mas segue abaixo uma fonte de informação.

Se quiser também baixar uma mini planilha que fiz para cálculo da temp. do ar no gabinete de acordo com o CFM total das fans instaladas, fique a vontade. O link está abaixo.
Boa leitura.


Dicas:

1. A quantidade de ventilação tem um enorme impacto no resfriamento, principalmente na área da CPU. Se você tiver instalações de fans disponíveis bloqueadas, desbloqueie-as.

2. Geralmente, é melhor tirar o ar quente do seu gabinete do que bombear ar fresco para o interior, principalmente quando se trata de refrigeração da CPU.

3. Se você tiver um suporte de teto localizado mais próximo da frente do gabinete do que do cooler da CPU, deixe-o aberto. A instalação de uma fan aqui só causa problemas.

4. Se você tiver uma, dois ou três fans, a montagem de entrada do painel lateral é a mais importante. Instale essa primeiro, seguido pelo suporte de exaustão traseiro, seguido pelo suporte de exaustão do teto.

5. Lembre-se do fato de que as fans exercem um efeito uma sobre a outra e usam isso como vantagem. Para que isso funcione, elas precisam estar próximas o suficiente para interagir - uma entrada lateral funciona melhor com um escape traseiro do que uma entrada frontal, por esse motivo.

6. Com quatro ou mais fans, concentre-se na refrigeração tradicional da frente para trás e crie um fluxo de ar forte e contínuo. Instale as entradas frontais, as do teto e a exaustão traseira primeiro.

7. Mais fans significa mais resfriamento, mas ocorre retornos decrescentes quando acima de três ou quatro fans




 
Bom dia cavalheiros.
Eu comprei o gabinete sharkzone c10 da sharkoon no ML. É o gabinete que eu achei que suporta a minha vga grande. E minha situação atual não me deixa comprar uma VGA melhor.
Então resolvi comprar o c10 porque eu estou com peças novas paradas e quero logo usá-las.
Os Noctua são as melhores ventoinhas e não posso economizar na parte de resfriamento quando a questão é ITX.
O @MarcosOpeth01 me indicou o NF-S12A PWM. Mas eu quero sugestões de vocês. O que quero é um noctua que ventila muito o gabinete mas com menor ruído possível.
 
Bom dia cavalheiros.
Eu comprei o gabinete sharkzone c10 da sharkoon no ML. É o gabinete que eu achei que suporta a minha vga grande. E minha situação atual não me deixa comprar uma VGA melhor.
Então resolvi comprar o c10 porque eu estou com peças novas paradas e quero logo usá-las.
Os Noctua são as melhores ventoinhas e não posso economizar na parte de resfriamento quando a questão é ITX.
O @MarcosOpeth01 me indicou o NF-S12A PWM. Mas eu quero sugestões de vocês. O que quero é um noctua que ventila muito o gabinete mas com menor ruído possível.


Cara, pra achar a que mais ventila com ruído baixo, minha dica é pegar o CFM de cada fan e dividir pelo LOG10 do ruído em dBA, aí tu teria CFM/LOG10(dbA). Quanto de fluxo de ar gera quando gera 1 dbA de ruído.

Faz no Excel essa planilha. Incluiria também os modelos da Scythe e Arctic, que tem alguns modelos que superam alguns Noctuas por um custo mais acessível.

No Ali dá pra comprar uns fans da Arctic no preço:

 
Última edição:
Cara, pra achar a que mais ventila com ruído baixo, minha dica é pegar o CFM de cada fan e dividir pelo ruído em dBA, aí tu teria CFM/dbA. Quanto de fluxo de ar gera quando gera 1 dbA de ruído.

Faz no Excel essa planilha. Incluiria também os modelos da Scythe e Arctic, que tem alguns modelos que superam alguns Noctuas por um custo mais acessível.

No Ali dá pra comprar uns fans da Arctic no preço:

Então:
Eu não pegaria o Artic pela demora.
Scythe talvez.
Você não respondeu se o valor da divisão CFM por dBA tem que ser o menor ou maior para saber o ruído da ventoinha.
 
bom dia pessoal,

Estava com super aquecimento nos VRMs ao ponto de o PC desligar.
para contornar o problema fiz 2 coisas:
1) coloquei um exaustor de 80mm na parte de trás (genérico, pois era o que tinha).
2) tive de remover o WC e colocar o cooler box que veio com o R5 3600x.

Só o exaustor não resolveu (baixou, mas muito pouco).
Apos colocar o cooler BOX da AMD, ai sim baixou as temperaturas!
O cooler box jogou o AR para a placa como um todo baixando a temperatura de 100°c~120°c para 80°c~90°c em carga.

Em resumo, bati o martelo quanto a não usar mais o WC no PC.
tenho duas questões que gostaria da sugestão dos senhores.
1) Que air cooler vcs recomendam melhor que o box da AMD, mais silencioso e eficiente (se possível).
2) O gabinete QB ONE, sem o WC, tem a possibilidade de colocar até 3 fan, sendo 2 de 120 mm no top e uma de 80 mm na parte de trás.
A de trás eu tenho. O que vcs recomendam nessas de 120mm (uma em cima dos hds e parte da placa-mãe e outra em cima do processador)? e qual seria o melhor fluxo?

O qb one vem com uma ventoinha de 120mm, mas era melhor nem vir, pois é uma bela porcaria.
 
Cara, independente do case que vc pegar, não economize nas fans. Coloque a quantidade que a configuração de instalação permitir.

Procure também soluções pra resfriar seu quarto, assim vc tb se beneficia em qualidade de sono e conforto na habitação.
Se você mora em casa, pinte a parede externa que mais incide sol de branco ou instale um brise-soleil. Plantar uma árvore próxima a essa parede também ajudará futuramente.
Janelas do tipo pivotante permitem uma entrada maior de vento. Janelas do tipo veneziana projetante conseguem barrar o sol e ainda permitir ventilação.
Se mora em apartamento, coloca película solar no vidro da esquadria junto com uma persiana. Se tem jardineira, plantas nela ajudam bastante.
Um ventilador de teto é mais eficiente que um de mesa.
Por fim, a última hipótese é instalar um split, mas a conta de energia pesa.
MUITO OBRIGADO pelas dicas amigo !
meu quarto é muuuito quente, meu quarto é de andar..e so tem ele , nada ao redor...ai é sol o dia inteiro nos dois lados.
eu tenho um spliter de 12btus, mas o coitado sofre hahahaha, uso wc e o gabinete aberto .ai ele fica de boa hahah, ai so queria trocar o gabinete mesmo por um melhorzinho pra ver se alivia .
Meu pc é : i5 9400f, placa mae mATX e a vga rx4800 .
 
Apesar de vc já ser ativo a bastante tempo no Adrenaline, parece ser novato aqui no tópico SFF, e não deve estar no grupo que temos. Enfim, me baseio por experiência, mas segue abaixo uma fonte de informação.

Se quiser também baixar uma mini planilha que fiz para cálculo da temp. do ar no gabinete de acordo com o CFM total das fans instaladas, fique a vontade. O link está abaixo.
Boa leitura.


Dicas:

1. A quantidade de ventilação tem um enorme impacto no resfriamento, principalmente na área da CPU. Se você tiver instalações de fans disponíveis bloqueadas, desbloqueie-as.

2. Geralmente, é melhor tirar o ar quente do seu gabinete do que bombear ar fresco para o interior, principalmente quando se trata de refrigeração da CPU.

3. Se você tiver um suporte de teto localizado mais próximo da frente do gabinete do que do cooler da CPU, deixe-o aberto. A instalação de uma fan aqui só causa problemas.

4. Se você tiver uma, dois ou três fans, a montagem de entrada do painel lateral é a mais importante. Instale essa primeiro, seguido pelo suporte de exaustão traseiro, seguido pelo suporte de exaustão do teto.

5. Lembre-se do fato de que as fans exercem um efeito uma sobre a outra e usam isso como vantagem. Para que isso funcione, elas precisam estar próximas o suficiente para interagir - uma entrada lateral funciona melhor com um escape traseiro do que uma entrada frontal, por esse motivo.

6. Com quatro ou mais fans, concentre-se na refrigeração tradicional da frente para trás e crie um fluxo de ar forte e contínuo. Instale as entradas frontais, as do teto e a exaustão traseira primeiro.

7. Mais fans significa mais resfriamento, mas ocorre retornos decrescentes quando acima de três ou quatro fans





Foi verificar meu tempo de casa, sério! Sou novato por não postar e por não estar no grupo, boa champz! Vc recomenda o rapaz entuchar um gabinete micro-atx com fans e depois de ser repreendido, coloca dicas mais ponderadas do que o seu próprio comentário! (acha certo, mesmo?)

Ponto positivo, para o conhecimento sobre cfm!

Abs, Cezar
 
Então:
Eu não pegaria o Artic pela demora.
Scythe talvez.
Você não respondeu se o valor da divisão CFM por dBA tem que ser o menor ou maior para saber o ruído da ventoinha.
Se você não estiver disposto a dar um rim por uma fan noctua (não que não valha a pena), eu iria de scythe sem pensar 2x. Tem vários tópicos na sff network recomendando elas.
 
Aqui no trabalho tem vários desses optiplex da Dell.
Da uma vontade de botar um em casa!
mas falta uma vga.:(

Olha que coisinha mais biita :mr:
IMG-20191220-081508.jpg
 
Foi verificar meu tempo de casa, sério! Sou novato por não postar e por não estar no grupo, boa champz! Vc recomenda o rapaz entuchar um gabinete micro-atx com fans e depois de ser repreendido, coloca dicas mais ponderadas do que o seu próprio comentário! (acha certo, mesmo?)

Ponto positivo, para o conhecimento sobre cfm!

Abs, Cezar

Erro seu de interpretação. Não disse pra entuchar, falei para usar a quantidade de fans que a configuração do modelo permite. Se o case vem com 4 locais de instalação de 120mm, com uma pré-instalada, ele deveria instalar mais 3 de 120mm. Foram feitos estudos da fabricante para projetar o case com esses 4 espaços para fans, pode ter certeza. E o colega da dúvida mora no sertão/nordeste, ponto extremo da curva.
Não ponderei nada. São as dicas traduzidas do artigo em que o autor recomenda usar a maior quantidade de fans possíveis.
Estamos em um grupo de SFF, e aqui refrigeração é assunto recorrente e muito debatido por conta das temperaturas mais sensíveis em um itx, por isso falei que você deveria ser novato, caso contrário já estaria com esse conceito assimilado.
 
Ih, galera, deu ruim na compra do Raijintek Metis Plus! :( Comprei pelo Mercado Livre e do nada o vendedor cancelou a venda. Não tive nenhum retorno, só descobri o estorno do valor na minha conta. Absolutamente nenhuma comunicação. Por enquanto vou ficando com meu velho CM Elite 120 Advanced de guerra, que vou melhorar o fluxo de ar, e o Thermaltake Core V1...
 
Última edição:
Ih, galera, deu ruim na compra do Raijintek Metis Plus! :( Comprei pelo Mercado Livre e do nada o vendedor cancelou a venda. Não tive nenhum retorno, só descobri o estorno do valor na minha conta. Absolutamente nenhuma comunicação. Por enquanto vou ficando com meu velho CM Elite 120 Advanced de guerra, que vou melhorar o fluxo de ar, e o Thermaltake Core V1...
Cara, eu gosto pra caramba do core V1... você enjoou dele ou algo do tipo?
 
Cara, eu gosto pra caramba do core V1... você enjoou dele ou algo do tipo?
Fala, Dwatch, beleza? Então, rapaz... Não sei se é impressão minha, mas ele me pareceu meio trambolhão à primeira vista. Recebi ele, abri a caixa, tirei pra dar uma olhada se estava tudo certo e fiquei com isso na cabeça. O modelo que peguei foi o branco. Vou tentar de novo, desta vez olhando pra ele com mais carinho (rsrsrsrs), mas eu tava querendo uma coisa mais compacta. Uma pena que seja difícil chegar uns modelos menores aqui no Brasil. Fiquei tentado a pegar esse gabinete aqui pra dar uma olhada, uma pena que não conheça nenhuma loja que tenha ele pra ver ao vivo: https://www.pichau.com.br/hardware/...-aigo-cool-shadow-mini-preto-lateral-acrilico. Foge um pouco dos "compactos", mas pelas medidas, ele deve ser parecido com o Nox Forte, que abriga minha segunda configuração (gosto muito desse Nox Forte), mas com fonte embaixo. ;)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo