[CLUBE] SFF Cases - Cubos, Thin clients, HTPCs, Minitowers, Lanboxes (Tópico dedicado)

Galera do querendo vender meu GEEEK A10 já com fonte 80 plus bronze, na fonte coloquei uma fan noctua e no topo do gabinete tem outra fan noctua. Qual o local adequado para anunciar?
a fonte tenho interesse caso queira vender a parte, mas de quanto watts é a mesma?
 
Galera do querendo vender meu GEEEK A10 já com fonte 80 plus bronze, na fonte coloquei uma fan noctua e no topo do gabinete tem outra fan noctua. Qual o local adequado para anunciar?
Te mandei uma mp depois da um confere la.
 
Depois de sair do mundo itx (por conta do barulho das fontes flex-atx, é) e voltar ao mundo dos laptops de alto desempenho (mais barulhentos ainda),
resolvi investir novamente nos itx's.

Como queria evitar a barulheira das fontes flex-atx, iria de pico psu, arch demon.
Mas conversando com o desenvolvedor do produto, ele disse a fonte externa 400 fanless trabalharia mt quente,
e o certo seria incluir fans para prevenir sobreaquecimento / danos devido à alta temperatura... :okay: :nooo:
Não sei se fui trolado ou se de fato, com as experiências de consumidores anteriores, ele decidiu isso.

Não tem sentido continuar com o barulho, que seria o principal motivo de adquirir o produto.
Irei de ENP7660B, e um dos pequeninos: k39, velka 3 ou gallon v3. Veremos.
 
 
Depois de sair do mundo itx (por conta do barulho das fontes flex-atx, é) e voltar ao mundo dos laptops de alto desempenho (mais barulhentos ainda),
resolvi investir novamente nos itx's.

Como queria evitar a barulheira das fontes flex-atx, iria de pico psu, arch demon.
Mas conversando com o desenvolvedor do produto, ele disse a fonte externa 400 fanless trabalharia mt quente,
e o certo seria incluir fans para prevenir sobreaquecimento / danos devido à alta temperatura... :okay: :nooo:
Não sei se fui trolado ou se de fato, com as experiências de consumidores anteriores, ele decidiu isso.

Não tem sentido continuar com o barulho, que seria o principal motivo de adquirir o produto.
Irei de ENP7660B, e um dos pequeninos: k39, velka 3 ou gallon v3. Veremos.

Acho que um colega do grupo @MarcosOpeth01 pode te ajudar. Ele recentemente montou um k39 modificado com fonte externa + pico psu.

Mas o tópico aqui anda muito parado. Pessoal troca mais informações lá no grupo de whatsapp:


Entra aí
 
Galera do querendo vender meu GEEEK A10 já com fonte 80 plus bronze, na fonte coloquei uma fan noctua e no topo do gabinete tem outra fan noctua. Qual o local adequado para anunciar?

No Bazar do Usuário mas, pelas regras, ainda faltam 598 mensagens pra você poder anunciar lá. E não contam mensagens no Boteco (no próprio Bazar, ou no For Sale, etc).
 
Finalmente montei o meu ITX!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Quero desejar à todos uma excelente década ITX para todos nós aqui!
 
Depois de sair do mundo itx (por conta do barulho das fontes flex-atx, é) e voltar ao mundo dos laptops de alto desempenho (mais barulhentos ainda),
resolvi investir novamente nos itx's.

Como queria evitar a barulheira das fontes flex-atx, iria de pico psu, arch demon.
Mas conversando com o desenvolvedor do produto, ele disse a fonte externa 400 fanless trabalharia mt quente,
e o certo seria incluir fans para prevenir sobreaquecimento / danos devido à alta temperatura... :okay: :nooo:
Não sei se fui trolado ou se de fato, com as experiências de consumidores anteriores, ele decidiu isso.

Não tem sentido continuar com o barulho, que seria o principal motivo de adquirir o produto.
Irei de ENP7660B, e um dos pequeninos: k39, velka 3 ou gallon v3. Veremos.

Bem, se você for optar por um k39, um velka 3 ou algum sanduiche similar, existem duas possibilidades: o uso de uma flex ATX ou o uso de algum pico PSU + Fonte Externa.

No uso de uma fonte flex ATX você encontrará dois problemas: O barulho que a fan original faz (quase uma turbina de um jato) e o cabos grandes e as vezes em excesso.

Soluções?

A primeira,trocar a fan original por uma noctua, o ideal seria uma noctua 4x4x2 cm, mas geralmente não cabem, restando somente a 4x4x1 cm (nesse caso acho que o ideal seria de alguma forma colocar pelo menos duas 4x4x1 cm a fim de ter um fluxo de ar melhor);
A segunda refere-se aos cabos, você teria que ou trocar os cabos originais por cabos já no tamanho certo direto na PCB da fonte (tirando as soldas das ilhas.... algo que envolve certa habilidade com eletrônica) ou então reduzir os cabos originais. PS: Algumas flex atx já vem FULL modulares, nesse caso só precisaria de cabos no tamanho certo.

Feito isso, você terá uma fonte interna com cabos bem dimensionados e silenciosa.

Referente aos Pico PSU, há algumas opções disponíveis na china, alguns que você pluga direto na placa mãe, outros que funcionam como um módulo no qual você encaixa os cabos.

Quanto aos picos PSU da china (aliexpress) , observe que eles não tem potências muito altas... acredito que no máximo 300w... além disso, a entrada DC deles é 12V, logo, você precisa de uma fonte externa AC/DC 12V, que são mais caras e difíceis de encontrar comparadas às fontes de notebook por exemplo, que são AC/DC 19V.

Se observar esses pontos, fica claro que a flex atx parece ser uma alternativa melhor na questão Custo x Benefício para esses gabinetes citados. Portanto, recomendo o uso das Pico PSU para outros tipos de gabinetes (menores e sem espaço para as flex)

No meu caso em particular, eu tenho um k39, porém eu modifiquei o mesmo: cortei o case a fim de reduzir a altura dele (tirei o espaço da flex ATX), deixando ele com 17,8 x 18,5 x 11 cm, sendo o original 22 x 18,5 x 11cm.

Diante disso, estou utilizando nele uma pico PSU ( HDPLEX ) de 200W . A vantagem da HDplex, além da qualidade de construção dos componentes e da eficiência energética assegurada, é o fato de poder ser alimentada por praticamente qualquer carregador de notebook (pois trabalha com tensões de entrada DC de 16,5V a 35V).

Sendo assim, para alimentar o meu HDplex eu utilizo uma fonte de notebook Dell 240W - 19,5V DC, levando em conta que o carregador forneça 220W nominais e que meu HDplex atinja 220W de pico, eu fico limitado na escolha de hardwares: preciso focar na eficiência energética, para que o sistema como um todo não passe dos 220W. O que para mim não é um problema, mas pode ser para muitos.

A título de curiosidade eis as informações do meu setup:
i5 8400 *(undervolt)
cooler noctua nh-l9i
z370n wifi (mini itx)
gtx 1060 6gb Igamer (mini itx) *(undervolt)
2x ddr4 8gb 2400mz
1x ssd m.2 480gb
Tudo isso consome cerca de 160W durante jogos, o que ainda me da uma margem para upgrades de CPU e GPU.

Concluindo, ainda acho que a escolha de uma Flex ATX para gabinetes sanduiches (fazendo os devidos ajustes) seja um caminho mais fácil do que a utilização de uma pico PSU + fonte externa. Ademais, estou no grupo do whatsapp para discussões e troca de informações acerca do tema.
 
Pessoal! Primeiro, um ótimo ano a todos do fórum! Vi na loja que explode que voltaram alguns gabinetes bacanas da marca Sharkoon com uns preços até que decentes. Visto que é difícil surgirem no estoque, acho que vale a pena pegar antes que desapareçam.

Sharkoon Mini ITX QB One: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=68745
Sharkoon Mini ITX C10: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=68751

Não resisti e garanti um QB One, já que ouvi a galera falando bem desse modelo! Agora é esperar chegar pra fazer a montagem. Vamos ver se dou mais sorte do que quando tentei comprar o Metis Plus. :cool:
 
Última edição:
Pessoal! Primeiro, um ótimo ano a todos do fórum! Vi na loja que explode que voltaram alguns gabinetes bacanas da marca Sharkoon com uns preços até que decentes. Visto que é difícil surgirem no estoque, acho que vale a pena pegar antes que desapareçam.

Sharkoon Mini ITX QB One: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=68745
Sharkoon Mini ITX C10: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=68751

Não resisti e garanti um QB One, já que ouvi a galera falando bem desse modelo! Agora é esperar chegar pra fazer a montagem. Vamos ver se dou mais sorte do que quando tentei comprar o Metis Plus. :cool:

Valeu pelos links, a mão coçou mas ainda tenho que achar uma itx am4 com preço bom =(
 
Mais um modelo mini-pc, agora da Asus e a pergunta que fica é "será que algum dia irão disponibilizar aqui na huelândia?"

asus_mini_pc_pn62_medidas.jpg

asus_mini_pc_pn62_portas_maior.jpg
 
Pessoal! Primeiro, um ótimo ano a todos do fórum! Vi na loja que explode que voltaram alguns gabinetes bacanas da marca Sharkoon com uns preços até que decentes. Visto que é difícil surgirem no estoque, acho que vale a pena pegar antes que desapareçam.

Sharkoon Mini ITX QB One: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=68745
Sharkoon Mini ITX C10: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=68751

Não resisti e garanti um QB One, já que ouvi a galera falando bem desse modelo! Agora é esperar chegar pra fazer a montagem. Vamos ver se dou mais sorte do que quando tentei comprar o Metis Plus. :cool:
Tenho esse C10.. não tenho do que reclamar... na epoca não achei o QB one disponível...
 
eu tenho o QB one.
muito bom gabinete, porem tenho apenas algumas considerações:
1) WC só de 240mm, pois o de 120mm dá problema para fechar o gabinete. com o de 120mm tu tem que fechar a tampa e ai com a lateral aberta segurar o radiador e apertar os parafusos do lado de fora.

2) Fonte ATX não pode ser modular, pois a fonte fica praticamente colada na placa-mãe.

3) Eu que sou de porto alegre nesse verão tive de voltar a usar o cooler padrão, pois os vrms da placa mãe chegaram a 120°c com o WC, alem disso coloquei duas ventoinhas para jogar ar dentro e uma para jogar para fora do gabinete. ficou em 90° em full.

Alguém já tentou usar fonte semi-modular para ver se funciona?
O espaço para guardar cabos é ruim.
 
Opas e buenas.
Não sei se já postaram aqui, mas viram o Razer Tomahawk ?

 
  • Curtir
Reações: Kna
Garanti meu QB One também!
Engraçado que inicialmente nunca havia pensado em montar um setup ITX...
Principalmente depois de passar por três MacBooks e ficar chateado com o quanto é caro (BR) manter um sistema muito integrado em caso de problemas.
Por isso meu objetivo inicial com desktop era montar: APU Ryzen 5 2400G + mATX ASUS B350 + Silverstone TJ08 :wub:...
Mas esse case estava esgotado e a loja só me avisou depois que já havia comprado :mad: Acabei me conformando com um CM Box Lite 3.
Com um mês de PC montado a minha placa mãe ASUS B350M queimou... Já estava de olho na Gigabyte AB30n pois sempre via essa mobo no kit fornecido pela AMD para os reviews gringos da minha APU.
Juntei mais grana ao voucher da placa com defeito e peguei uma dessas pra mim.
Estava tudo bem, até comprar uma MSI RX580, que acabava esquentando bastante e fazendo muito barulho.
Me pareceu que o culpado era o gabinete, então resolvi pegar um case maior. Como sou fanboy da Silverstone, peguei um TJ04 numa promoção.
kAL7o1J.jpg

Foi um upgrade enorme na ventilação (5 fans), mas na estética ficou bem estranho! O case é gigante e a plaquinha ficou perdida..com muito espaço vazio. Depois consegui melhorar isso com um Riser...
Falando em Silverstone, o QB One parece uma cópia-evolução do Sugo SG08...De volta ao crush!

sg08-dimension.jpg
SG08-34View-Interior.jpg
 
Última edição:
Bem, se você for optar por um k39, um velka 3 ou algum sanduiche similar, existem duas possibilidades: o uso de uma flex ATX ou o uso de algum pico PSU + Fonte Externa.

No uso de uma fonte flex ATX você encontrará dois problemas: O barulho que a fan original faz (quase uma turbina de um jato) e o cabos grandes e as vezes em excesso.

Soluções?

A primeira,trocar a fan original por uma noctua, o ideal seria uma noctua 4x4x2 cm, mas geralmente não cabem, restando somente a 4x4x1 cm (nesse caso acho que o ideal seria de alguma forma colocar pelo menos duas 4x4x1 cm a fim de ter um fluxo de ar melhor);
A segunda refere-se aos cabos, você teria que ou trocar os cabos originais por cabos já no tamanho certo direto na PCB da fonte (tirando as soldas das ilhas.... algo que envolve certa habilidade com eletrônica) ou então reduzir os cabos originais. PS: Algumas flex atx já vem FULL modulares, nesse caso só precisaria de cabos no tamanho certo.

Feito isso, você terá uma fonte interna com cabos bem dimensionados e silenciosa.

Referente aos Pico PSU, há algumas opções disponíveis na china, alguns que você pluga direto na placa mãe, outros que funcionam como um módulo no qual você encaixa os cabos.

Quanto aos picos PSU da china (aliexpress) , observe que eles não tem potências muito altas... acredito que no máximo 300w... além disso, a entrada DC deles é 12V, logo, você precisa de uma fonte externa AC/DC 12V, que são mais caras e difíceis de encontrar comparadas às fontes de notebook por exemplo, que são AC/DC 19V.

Se observar esses pontos, fica claro que a flex atx parece ser uma alternativa melhor na questão Custo x Benefício para esses gabinetes citados. Portanto, recomendo o uso das Pico PSU para outros tipos de gabinetes (menores e sem espaço para as flex)

No meu caso em particular, eu tenho um k39, porém eu modifiquei o mesmo: cortei o case a fim de reduzir a altura dele (tirei o espaço da flex ATX), deixando ele com 17,8 x 18,5 x 11 cm, sendo o original 22 x 18,5 x 11cm.

Diante disso, estou utilizando nele uma pico PSU ( HDPLEX ) de 200W . A vantagem da HDplex, além da qualidade de construção dos componentes e da eficiência energética assegurada, é o fato de poder ser alimentada por praticamente qualquer carregador de notebook (pois trabalha com tensões de entrada DC de 16,5V a 35V).

Sendo assim, para alimentar o meu HDplex eu utilizo uma fonte de notebook Dell 240W - 19,5V DC, levando em conta que o carregador forneça 220W nominais e que meu HDplex atinja 220W de pico, eu fico limitado na escolha de hardwares: preciso focar na eficiência energética, para que o sistema como um todo não passe dos 220W. O que para mim não é um problema, mas pode ser para muitos.

A título de curiosidade eis as informações do meu setup:
i5 8400 *(undervolt)
cooler noctua nh-l9i
z370n wifi (mini itx)
gtx 1060 6gb Igamer (mini itx) *(undervolt)
2x ddr4 8gb 2400mz
1x ssd m.2 480gb
Tudo isso consome cerca de 160W durante jogos, o que ainda me da uma margem para upgrades de CPU e GPU.

Concluindo, ainda acho que a escolha de uma Flex ATX para gabinetes sanduiches (fazendo os devidos ajustes) seja um caminho mais fácil do que a utilização de uma pico PSU + fonte externa. Ademais, estou no grupo do whatsapp para discussões e troca de informações acerca do tema.

MarcosOpeth01, aonde você comprou o pico psu da HDFlex? Veio da gringolândia?
 
eu tenho o QB one.
muito bom gabinete, porem tenho apenas algumas considerações:
1) WC só de 240mm, pois o de 120mm dá problema para fechar o gabinete. com o de 120mm tu tem que fechar a tampa e ai com a lateral aberta segurar o radiador e apertar os parafusos do lado de fora.

2) Fonte ATX não pode ser modular, pois a fonte fica praticamente colada na placa-mãe.

3) Eu que sou de porto alegre nesse verão tive de voltar a usar o cooler padrão, pois os vrms da placa mãe chegaram a 120°c com o WC, alem disso coloquei duas ventoinhas para jogar ar dentro e uma para jogar para fora do gabinete. ficou em 90° em full.

Alguém já tentou usar fonte semi-modular para ver se funciona?
O espaço para guardar cabos é ruim.

Oi @dm0ura,

Estou montando um setup agora no QB One. Minha ideia é usar fonte semi-modular - pelo que vi ela teoricamente cabe ja q tem o mesmo tamanho da comum. Minha ideia é usar uma CORSAIR. Estava em duvida sobre o cooler da cpu..

nao queria usar WC - nem pelo custo - mas pq queria algo mais simples.

minha ideia era usar o Noctua - mas ele nao cabe no QBOne - entao comecei a ver outros coolers - e o maior problema - q estejam disponiveis - e dai nada mais disponivel q WC..
Cheguei a ver o Kraken mas agora praticamente so se acha ele no modelo X62 - minha ideia era ver se cabia no gabinete - se alguem usou - e me deparei com o seu relato..

Voce tem uma melhor solucao usando o COOLER PADRAO do que usando o WC?

ai que eu ja risco de vez a possibilidade de usar ele..rs

valeu!
 
pelas fotos tu colocou uma fan na diagonal?

eu tenho praticamente o mesmo conjunto que tu e realmente a placa de vídeo é quente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

cara...
nesse momento to com o cooler padrão do R5 3600x, pois não tenho alternativa.
o que eu fiz foi colocar o cooler padrao com mais 2 ventoinhas jogando o ar para dentro, resolveu.

eu estou seriamente pensando em colocar um Scythe Big Shuriken 3 e trocar a fan de 17mm por uma de 25. tenho olhado alguns videos e parece ser um bom cooler.
eu pessoalmente não recomendo uso de WC com a gigabyte AB-350n, pois mesmo os VRMS eles chegaram a bater 120°, ao colocar o cooler padrão consegui jogar ar em cima o que fez baixar para uns 80 a 90 em carga.


 
Última edição:
hum... me ajudou muito na minha tomada de decisao - ja montei wc do zero, nunca tive problema, mas nesse novo setup nao tava muito a fim de me aventurar com isso (mesmo comprando um ja montado) - queria algo mais simples - apesar do meu setup ser pesado - mas so iria pro WC se fosse muito obrigado.. e pelo q tenho lido de reviews um cooler basico ja daria conta se nao fosse feito OC - que é a minha intencao (usar em stock mesmo). ai considerando o gabinete menor, ia colocar um cooler mais parrudo - talvez metal liquido ao inves de pasta - se bem q pelo q li tb nao faz muita diferenca, 1, 2, 3oC x Risco - entao hj pela manha ja tava me decidindo pelo cooler + pasta ceramica - apesar do vendedor do metal estar me instigando a usar WC (pq comentei com ele a questao do cobre - e que a maioria dos air coolers sao ligas de nao sei o que com nao sei o que - mas nao é cobre) - a nao ser claro, os blocks de wc.. eu ja nao tava muito afim.. mas dei a brecha de pensar..

e agora vendo sua dica - é air cooler na veia..rs

E eu acho q faz um pouco de sentido - pelo tamanho do gabinete - deve ser muito melhor expelir o ar quente que fica todo concentrado na caixa de uma vez com uma boa ventilacao air - do que ficar so gelando o processador com agua - ainda mais se o ambiente estiver quente. Acho q o fato da caixa ser compacta favorece o eliminar ar pra fora - do que uma caixa grande onde o ar "circula" mais dentro ao inves de ser expelido de uma vez. em outras palavras - no case pequeno vc consegue direcionar melhor o ar pra fora - enquanto no maior vc mais espalha ele dentro deixando o gabinete ate mais quente. uma ventoinha de 12cm é quase uma turbina de aviao ai.. enquanto no ATX nem cheira..

eu vou comprar a fonte semi e montar o meu e te digo depois como ficou. Ouvi comentarios q talvez de problema no modulo de memoria que fica do lado da fonte, pra passar o cabo modular - mas a pessoa q comentou - na verdade - nao testou.. entao.. acho q nao deve ter erro.

valeu! :)
 
Última edição:
Sim, um amigo trouxe pra mim dos EUA. Em todo caso, o frete é grátis caso queira importar direto, só restando os riscos de taxação do produto.
Aonde pode comprar? No site da empresa mesmo?
 
Fiz a migração para o QB One:
0L6ejRK.jpg
QKVDGdj.jpg
4Ije9ns.jpg

wN0Z526.jpg
bwairhO.jpg
5r83YFT.jpg
uPo5mr3.jpg
lPAC9XB.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo