Aqui saiu alguns pontos dados por ele na entrevista e esta traduzido.
Essa parte, nem precisa do cara do reddit...é só ver como o jogo todo esta preparado pra isso...inclusive o Todd disse em entrevistas anteriores que haveria consumo de combustivel no salto e nem isso foi colocado....Mas acho que vem update da propria Bethesda habilitando tudo isso no jogo ainda.
Todd Howard diz que explorar planetas em Starfield era muito mais brutal antes da Bethesda nerfar .
Os planetas de Starfield originalmente tinham um “sistema complicado de exploração” - Os planetas de Starfield deveriam originalmente ser muito mais punitivos para os jogadores, isto até que a...www.gamevicio.com
Todd Howard afirma que a IA das naves em Starfield é fraca de propósito
Você tem que treinar a IA realmente de forma estúpida para dar alguma chance aos jogadores - A Bethesda é conhecida por criar RPGs de grande sucesso – mas o combate espacial de Starfield era uma...www.gamevicio.com
Agora a minha teoria, é que a MS queria que o jogo fosse lançado em 2023 a todo o custo...para alavancar o xbox/game pass porque não tinha mais nenhum carro chefe ja faz algum tempo. Ai foram capando pra não ter mais tempo para ficar polido/finalizado.
A parte positiva disso é que teremos um outro jogo daqui alguns meses. Tanto a IA das naves como essa parte de exploração/sobrevivência são coisas que dá pra arrumar. Eu acho que até mesmo o pouso e decolagem vai ser ajustado, pois animação pra isso tem, as naves realmente decolam e pousam no planeta, só está faltando a transição do espaço para atmosfera e do planeta para o espaço (que é a minha maior dúvida se tem como ajustar de alguma forma).
Mas realmente é bem nítido que o sistema de outposts e de dano climático dos planetas está mitigado ou não terminado. Devem ter realmente achado que o jogo estava muito hardcore e ficaram com medo que muitos jogadores não iriam curtir.
Aí que está minha principal reclamação da Bethesda: eles tem medo demais de dar um passo adiante no que já fizeram. Eles mantém aquela faixa de segurança que conseguiram em outros jogos. Até evolui, mas não sobe aquele degrau esperado. Quando eles caminham pra isso, desistem. É um medo de falhar... até entendo, entendo mesmo o lado do estúdio de não inovar no que deu certo. Mas sei lá, poderia ter um pouco mais de ambição/coragem.