• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Stuttering ryzen 5600x +a520

oomgdruidftw

Member
Registrado
Boa tarde!

Estou tendo problema com stuttering frequente quando utilizo o computador e mais frequentemente quando jogo.

Quando ocorre percebo que o uso do processador cai muito e a frequência também, vai para 0,53 Ghz

Será que pode ser o vrm já que é uma A520?

Alguém com caso parecido ou possível solução?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



imagem do ocorrido
 
Boa tarde!

Estou tendo problema com stuttering frequente quando utilizo o computador e mais frequentemente quando jogo.

Quando ocorre percebo que o uso do processador cai muito e a frequência também, vai para 0,53 Ghz

Será que pode ser o vrm já que é uma A520?

Alguém com caso parecido ou possível solução?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



imagem do ocorrido
coloca um plano de energia que nao caia a frequencia, recomendado alto desempenho

IQHMe7P.png
 
Última edição:
coloca um plano de energia que nao caia a frequencia, recomendado alto desempenho

IQHMe7P.png
Pior que sempre deixo no alto desempenho, até tentei alterar o plano pra deixar tudo no máximo.

Windows 10 já está no modo jogo também.
 
Pior que sempre deixo no alto desempenho, até tentei alterar o plano pra deixar tudo no máximo.

Windows 10 já está no modo jogo também.

O 5600x em stock não é um processador que exige muito de VRM, então mesmo uma A-520 de entrada não deveria sofrer tanto assim.
Tenta posicionar um fan em direção aos VRM e veja se reduz a frequencia dos stutters. Por acaso está usando watercooler na CPU?

Tente deixar uma instância do HWINFO em paralelo monitorando a máquina enquanto joga, para ter histórico de throttling, consumo, temperatura e afins.

OBS: bios e drivers estão atualizados?
 
image.png


Nada feito, como pode ver ali o clock efetivo está em 515 mhz, e o jogo fica uma bosta, não tem uma hora certa pra isso acontecer, só acontece do nada, jogando ou não.

Sim, drivers e bios atualizados.

To pensando em formatar, pode ser o Windows?
 
image.png


Nada feito, como pode ver ali o clock efetivo está em 515 mhz, e o jogo fica uma bosta, não tem uma hora certa pra isso acontecer, só acontece do nada, jogando ou não.

Sim, drivers e bios atualizados.

To pensando em formatar, pode ser o Windows?
acho q alguma opcao na bios esta fazendo clock baixa q ta passando por cima da config do windows, abre cpu-z la mais preciso o clock do cpu
 
Aos que ajudam users com dúvidas onde não há informações suficientes para analisar o problema: Sempre que possível, instruam o usuário a editar o tópico seguindo as instruções e modelos daqui: https://forum.adrenaline.com.br/threads/como-criar-um-topico-para-solucionar-duvidas.669246/

Fizemos esse tópico no intuito de padronizar um mínimo de informações necessárias relevantes a casos como esse.
Obrigado e desculpe, faz tempo que não utilizo o fórum.

Placa-mãe: A520 - Biostar
CPU: AMD Ryzen 5 5600X
Cooler: Cooler master com 4 heatpipes
Memória RAM: 2x8 3000mhz Pichau Team Group
Fonte: Gamemaxx 650w 80 plus
Discos:1x hd 320gb sata2 wd
1x hd 2tb sata 3 wd
1x ssd 480gb wd
1x nvme 480gb Netac


VGA: RX 5700 xt 8gb challenger D

Tudo em Stock - placa inabilitada para oc

Onde o PC está ligado: filtro de linha
Rede elétrica aterrada: sim

Sistema operacional: Microsoft Windows 10 Professional (x64) Build 19044.1466 (21H2)
Drivers: atualizados pela plataforma, pelos fabricantes e pelo drivebooster
Versão BIOS: 5.17

Tentei alterar o plano de energia para alto desempenho e tentei setar o multiplicador e a voltagem manualmente na bios sem sucesso.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O 5600x em stock não é um processador que exige muito de VRM, então mesmo uma A-520 de entrada não deveria sofrer tanto assim.
Tenta posicionar um fan em direção aos VRM e veja se reduz a frequencia dos stutters. Por acaso está usando watercooler na CPU?

Tente deixar uma instância do HWINFO em paralelo monitorando a máquina enquanto joga, para ter histórico de throttling, consumo, temperatura e afins.

OBS: bios e drivers estão atualizados?
image.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

image.png


Fiz um teste de stress ele mantem um pouco a pontuação depois desce e fica oscilando entre 300 e 1000
 
Última edição:
Já vi outros users comentando sobre o processador ficando nessa faixa de 550mhz também, e tinha algo a ver com a opção PROC HOT na bios se não me engano, não vou lembrar o thread mas se pesquisar proc hot 550mhz no google mesmo tem bastante coisa similar
 
Já vi outros users comentando sobre o processador ficando nessa faixa de 550mhz também, e tinha algo a ver com a opção PROC HOT na bios se não me engano, não vou lembrar o thread mas se pesquisar proc hot 550mhz no google mesmo tem bastante coisa similar
Obrigado, vi alguns videos, não tem como mexer em nada no ryzen master pelo fato da minha placa ser da linha A

Coloquei o vcore minimo de 0,950 e deixei o antigo de 1,180 e parece que estabilizou de acordo com um site que eu vi, não estou usando no máximo, mas pelo menos parou de cair e deixar meu jogo lento já que esse processador sobra.

deixei um tempo testando o stress e parece que está nos 3600 pontos, quando deveria dar uns 5000, fazer o que, provavelmente vou ter que providenciar uma placa melhor ou estudar mais pra deixar as configurações na placa certinhas colocadas manualmente. Muito obrigado pela ajuda.
 
Obrigado, vi alguns videos, não tem como mexer em nada no ryzen master pelo fato da minha placa ser da linha A

Coloquei o vcore minimo de 0,950 e deixei o antigo de 1,180 e parece que estabilizou de acordo com um site que eu vi, não estou usando no máximo, mas pelo menos parou de cair e deixar meu jogo lento já que esse processador sobra.

deixei um tempo testando o stress e parece que está nos 3600 pontos, quando deveria dar uns 5000, fazer o que, provavelmente vou ter que providenciar uma placa melhor ou estudar mais pra deixar as configurações na placa certinhas colocadas manualmente. Muito obrigado pela ajuda.
Pela bios mesmo não tem essa opção? Creio que algumas fabricantes tenha lá também mas talvez seja meio escondido, e caso ache e desabilite certificar que a temp do VRM está ok, mas sendo um 5600x não creio que tenha problemas rodando ele stock, outro caso que li de um 10700k com mobo da MSI estava dando o mesmo problema mas ficava em 800mhz, no caso dele era problema na mobo mesmo, mas pelo menos parcialmente resolvido, talvez dando uma mexida em outras opções ele fique 100% nessa mobo mesmo

Outro caso que resolveu pela bios

XjWSdUP.png
 
Obrigado e desculpe, faz tempo que não utilizo o fórum.

Placa-mãe: A520 - Biostar
CPU: AMD Ryzen 5 5600X
Cooler: Cooler master com 4 heatpipes
Memória RAM: 2x8 3000mhz Pichau Team Group
Fonte: Gamemaxx 650w 80 plus
Discos:1x hd 320gb sata2 wd
1x hd 2tb sata 3 wd
1x ssd 480gb wd
1x nvme 480gb Netac


VGA: RX 5700 xt 8gb challenger D

Tudo em Stock - placa inabilitada para oc

Onde o PC está ligado: filtro de linha
Rede elétrica aterrada: sim

Sistema operacional: Microsoft Windows 10 Professional (x64) Build 19044.1466 (21H2)
Drivers: atualizados pela plataforma, pelos fabricantes e pelo drivebooster
Versão BIOS: 5.17

Tentei alterar o plano de energia para alto desempenho e tentei setar o multiplicador e a voltagem manualmente na bios sem sucesso.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


image.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

image.png


Fiz um teste de stress ele mantem um pouco a pontuação depois desce e fica oscilando entre 300 e 1000
caramba sera q placa mae q ta fazendo cpu nao subir mais do q 500 mhz alguma falha no vrm ?
 
caramba sera q placa mae q ta fazendo cpu nao subir mais do q 500 mhz alguma falha no vrm ?

não sei meu consagrado, pelo menos to conseguindo jogar e trabalhar sem parecer que o pc ta atolado na lama depois que eu travei o vcore minimo e o maximo, obrigado a todos, mais pra frente eu compro uma b450 steel legend ou uma b550 igual ao do amigo ali em cima, agora foi epoca de revisão do carro, nem rola kkkk
 
não sei meu consagrado, pelo menos to conseguindo jogar e trabalhar sem parecer que o pc ta atolado na lama depois que eu travei o vcore minimo e o maximo, obrigado a todos, mais pra frente eu compro uma b450 steel legend ou uma b550 igual ao do amigo ali em cima, agora foi epoca de revisão do carro, nem rola kkkk

Eu ainda acredito que uma redução tão brusca nos clocks não seria causada por sobrecarga no VRM, ainda mais com um 5600x em stock.
No HWInfo, abre a parte de "sensors only", faz acontecer o problema e cola novamente pra gente o resultado.

OBS: Tem algumas versões mais novas de bios para a tua placa mãe, apesar de não ter nada no release notes, pode acabar ajudando.
 
Última edição:
Boa noite.
Nunca vi um Ryzen com tão baixa frequência. Atualize a BIOS da sua placa mãe que deve resolver.
A data da versão da BIOS da sua placa mãe é de 18/06/2021, já há duas versões mais recentes no site da BioStar.
 
Eu ainda acredito que uma redução tão brusca nos clocks não seria causada por sobrecarga no VRM, ainda mais com um 5600x em stock.
No HWInfo, abre a parte de "sensors only", faz acontecer o problema e cola novamente pra gente o resultado.

OBS: Tem algumas versões mais novas de bios para a tua placa mãe, apesar de não ter nada no release notes, pode acabar ajudando.
Vou reproduzir mais tarde, como trabalho em home office preciso dele e não posso desligar, aparentemente estabilizou.

Vou tirar foto das configs da bios tbm e mandar.
Boa noite.
Nunca vi um Ryzen com tão baixa frequência. Atualize a BIOS da sua placa mãe que deve resolver.
A data da versão da BIOS da sua placa mãe é de 18/06/2021, já há duas versões mais recentes no site da BioStar.
Ele não fica baixo, quando o uso de processador sobe ele do nada descia a frequência pra 550mhz, isso nos jogos dava um slowdown maligno, ficava um tempo e depois voltava, só que isso não demora nem 5 minutos pra ocorrer de novo.
 
Vou reproduzir mais tarde, como trabalho em home office preciso dele e não posso desligar, aparentemente estabilizou.

Vou tirar foto das configs da bios tbm e mandar.

Ele não fica baixo, quando o uso de processador sobe ele do nada descia a frequência pra 550mhz, isso nos jogos dava um slowdown maligno, ficava um tempo e depois voltava, só que isso não demora nem 5 minutos pra ocorrer de novo.
Me parece throtling por sobre temperatura da cpu ou do vrm. É uma proteção para evitar danos na cpu ou nos vrm, se estes estiverem acima da temperatura segura.
Sugiro deixar um programa de monitoramento aberto para registrar temperaturas mínimas, médias e máximas para verificar isso., e se a queda para 550MHz coincide com alta temperatura de algum componente. Ex, HWmonitor .

Experimente desabilitar o CPB na bios. Isso vai tirar o turbo boost do processador, fazendo que opere entre 800MHz até a frequência nominal e com voltagem bem mais baixa.
 
Eu tive essa placa mãe Biostar A520 e só passei raiva, problemas com fans, na bios não seta direito a curva, demora demais de dar o boot, fora esse problema do VRM que é o causador do seu stuttering, na bios fica limitado em 82 ou 84 graus, batendo esse valor ele ocasionava o throttling, tem que setar na bios um valor maior, eu costumava deixar em 100 que só assim pra não ocasionar mais esse problema, se não me engano em A.I TP Control

Ai deixei a A520 pro pc do meu pai que montei e comprei outra placa mãe da assinatura
 
Tbém tenho uma placa Mãe da Biostar da assinatura, e está acontecendo a mesma coisa todas temperaturas estão boas, e do nada navegando ou assitindo videos o clock fica nos 500Mhz, e só volta ao normal qdo reinicio o pc, no hwinfo64 fica vermelho o Prochot EXT e o HTC.
 
Tbém tenho uma placa Mãe da Biostar da assinatura, e está acontecendo a mesma coisa todas temperaturas estão boas, e do nada navegando ou assitindo videos o clock fica nos 500Mhz, e só volta ao normal qdo reinicio o pc, no hwinfo64 fica vermelho o Prochot EXT e o HTC.
provavelmente VRM da placa mae no limite entao ele poe 500 mhz pra proteção
 
provavelmente VRM da placa mae no limite entao ele poe 500 mhz pra proteção
Então mesmo sendo uma placa mãe de entrada, essa Biostar B350 ela tem dissipador nos vrm, sem falar no R5 1600 que é frio, dizem que essa placa é otima pra mineração, na epoca que comprei nem tinha me ligado.
 
então pessoal, vou deixar pra fazer upgrade depois mesmo, não liberou a opção de prochot, a bios dessa placa é bem confusa, e travando o vcore dele parou de descer mas o score ta um pouquinho mais baixo, nada critico, vou ficar usando assim por enquanto, não é a primeira vez que uso sistema capado kkkkk, obrigado a todos
 
então pessoal, vou deixar pra fazer upgrade depois mesmo, não liberou a opção de prochot, a bios dessa placa é bem confusa, e travando o vcore dele parou de descer mas o score ta um pouquinho mais baixo, nada critico, vou ficar usando assim por enquanto, não é a primeira vez que uso sistema capado kkkkk, obrigado a todos
Eu irei fazer um video aqui pra vc de como ajeitar isso, é uma opção na bios que limita isso, ai ocasiona o throttling, só tenho que ter acesso ao pc do meu pai
 
Primeiro vai em Advanced, e logo em seguida em Hardware Monitor

cGoUtyR.jpg


Depois aumenta o High Limit Temperature e Base Limit Temperature, de padrão vem 84, ai é só aumentar, ai testando com benchmarks, batia uns 95 máximo, então deixei em 100

701VwAZ.jpg
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo