Tentei jogar, cheguei no level 60 e parei, o jogo é divertido, o sistema de combate é quase bom (sim, andar mais devagar porque está no combate é uma piada) e gostei das dungeons, mas o jogo me deixou triste por um lado, não há flexibilidade alguma nas classes, é aquilo e pronto. Odeio jogo assim onde a equipa de desenvolvimento não é criativa o suficiente para criar um sistema de skill melhor.
Você pega uma skill nova a cada 2 leveis ou pelo menos um upgrade, sistema antigo, porque o certo é a skill evoluir com você, é pra passar a impressão que o jogo tem muita skill, o jogo tem POUCA skill para cada classe e cada classe fica fechada a usar uma arma e um conjunto de skills.
Por exemplo, classes de suporte são apenas duas, o jogo não possibilita que um mago possa pegar pelo menos 1 skill de supporte, nem que seja buff de dano ou algo parecido, NADA, cada classe tem um papel e ele carrega aquilo pra sempre.
Eu já deveria esperar tudo isso desde o inicio, o jogo é coreano.
Realmente, em relação a perder velocidade só por entrar em combate é meio tosco mesmo.
A Limitação de equipamento eu também achei um ponto fraco, cada classe poder usar apenas um tipo de arma restringe muito. E em relação as skills da classe, é na verdade um conceito clássico de MMORPG, muito utilizado em MMOs principalmente orientais, como você citou. É um conceito que pra mim é indiferente, mas que ainda muita gente gosta, eu na verdade prefiro liberdade em criar a minha própria classe, mas também não desprezo o modelo de TERA, que diverte também.