4/10 pra história é sacanagem kkkk
Pra quem fechou, vejam se concordam comigo.
O storytelling "ideal" seria mais ou menos do jeito que está no gráfico abaixo:
Se analisarmos o RDR2 por exemplo, é mais ou menos nesse ritmo. O jogo começa "devagar" pra expor a situação, apresentar personagens e tal. Antes de começarem os conflitos maiores.
E isso tem um motivo, é pra amaciar a atenção do espectador, pra ir dando o gosto de quero mais e tal.
Aí você pode me dizer "Ah, mas no primeiro TLoU a morte da Sarah é logo no começo também." Mas não dá pra comparar a morte de um personagem que conhecemos agora com a morte de um personagem que conhecemos há 7 anos e estavamos empolgados em ver de novo agora, correto? Nem vou me estender nesse ponto.
O problema da morte do Joel não é que ela aconteceu ou que foi injusta, o mundo não é justo. O problema aqui foi o timing...
Não poderia ser assim? :
1: Começamos jogando com a Abby jovem, vendo a relação dela com o pai, o jogo mostrando como o cara era gente fina e só queria ajudar todo mundo. Vamos recebendo as "dicas" sobre eles serem os vagalumes e tal, aí fica aquela dúvida sobre quem eles são e onde aquilo tá acontecendo. E cadê a Ellie e o Joel...
2: Assim como no primeiro jogo, ainda cedo temos uma morte impactante de um personagem "querido" no enredo do momento. O pai da Abby. E nos damos conta de que aquilo é no passado, vamos logo de cara o tamanho da merda que o Joel fez. Estamos no controle de uma menina sozinha, com o pai sem vida na frente dela.
3: 4 anos depois ... Estamos em Jackson com Ellie e Joel e a história deles começa daí.
Talvez pra não ficar tão na cara que seria uma armadilha, ao invés de salvarem a Abby eles poderiam salvar o Owen. Ele levaria eles pra cabana igual, e aí apareceria a Abby. E na hora reconheceriamos a menina que perdeu pai e amigos, agora frente a frente com o cara que fez tudo aquilo, o Joel.
Creio que só esse mudança na ordem de apresentação dos fatos já daria um feeling bem mais intenso e adequado para o começo.
Mas enfim, de forma alguma o conteúdo da história é ruim, acho que ele só foi apresentado num timing ruim. Mas depois da metade do jogo, fica tudo mais interessante.