Então acho que TW1 não vai ser pra você. Como disse, se você se acostumar com o controle, fica tranquilo, mas demora para pegar o jeito e mesmo assim tem mecânicas bem inconvenientes. Tipo, o jogo não tem fast travel, e, dependendo do mapa, você vai andar muito de um lado para o outro para completar as quests. Eu fechei o jogo, inclusive com 100% das quests, pois a história do game me cativou bastante, mas entendo que hoje não é um jogo que muita gente vai ter paciência para fechar. Infelizmente TW1 envelheceu muito mal no quesito jogabilidade e gráficos.
Sobre o 2 ser mais curto é porque depois de um certo ponto a história se ramifica em dois caminhos, e esses mudam completamente o restante do jogo. Dá pra dizer que TW2 tem duas histórias em um jogo só.
Boa, claramente mesmo você gostando você entende que algumas pessoas não possam gostar, também tenho esse pensamento pra certos jogos antigos que gosto.
A jogabilidade dos games em geral evoluiu muito, muita gente acostumada com os atuais não consegue se adaptar muito bem com os antigos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Exemplo bom é trilogia Mass Effect, se você compara o primeiro com o 2 & 3, você vai encontrar um jogo bem diferente, o motor gráfico, os controles, a mira é estranha, tem mecânicas que não se usam mais. Mas eu consegui curtir o game por conta da história, do fator RPG, mas entendo quem não se anima de jogar, aliás ele precisa de um remake urgente.