[TÓPICO OFICIAL] The Witcher 3: Wild Hunt

O triste é que DLSS virou muleta de desenvolvedor ruim. Seria muito mais apropriado ou honesto terem feito o marketing de baixo pra cima, falando que o DLSS em 4k por exemplo, é mais bonito que 1440p e performa igual ou melhor, ao invés de ficarem batendo na afirmação que a fidelidade é muito próxima a 4k nativo ou melhor. Tem dois cenários que isso chega muito próximo de ser verdade, monitor pequeno (menor densidade de pixels) ou em screen shot. Basta se movimentar que vira um festival de artefato, pra mim é loucura dizer que a claridade ou nitidez são tão bons quanto ao nativo (exceto nesses cenários que mencionei).

No fim acabou que o novo referencial almejado de performance e qualidade pelas massas é o 4k com DLSS, ou seja, uma regressão pré-2019 quando o DLSS não existia.
Essa conclusão não bate com a DF.

"Festival de Artefatos", qual jogo especificamente? Todos? Em todos lugares? Toda hora?

Mas isso que você disse, nem faz sentido, já o mercado de jogos tende ao console. Lá não tem DLSS e agora que chegou FSR.

Essa conclusão não bate com a DF.

"Festival de Artefatos", qual jogo especificamente? Todos? Em todos lugares? Toda hora?

Mas isso que você disse, nem faz sentido, já o mercado de jogos tende ao console. Lá não tem DLSS e agora que chegou FSR.

Pelo que vi usaram um jogo que eu não conhecia e que não é mainstream, depois vou assistir o video escutando com calma para tentar replicar os testes nos jogos que gosto.

Os principais exemplos que os artefatos criam distrações para mim são RDR2, Spider-man/Miles, Flight simulator e Forza 5. Me refiro a pixelação quando tem jitter, uns serrilhamentos aleatórios, reflexos com cintilação, esse tipo de coisa. Mas para mim (uso uma tela de 55) o DLSS perde claridade em movimento em todos os jogos no geral, principalmente em profundidade. Reconheço que tem vantagens, o supersampling resolve melhor alguns efeitos e texturas. Witcher 3 e Doom eternal são os únicos que eu conseguiria jogar com ele ligado, mas prefiro desligado.

Consoles não são parâmetro de qualidade de imagem, nunca foram. O que quiz dizer é que simplesmente mandaram um foda-se para quem prefere a resolução nativa e daqui para frente vai ser assim. O que também é muito interessante e confortável para os desenvolvedores que estão metralhando ports tortos como esse do tópico em questão.

Pelo que vi usaram um jogo que eu não conhecia e que não é mainstream, depois vou assistir o video escutando com calma para tentar replicar os testes nos jogos que gosto.

Os principais exemplos que os artefatos criam distrações para mim são RDR2, Spider-man/Miles, Flight simulator e Forza 5. Me refiro a pixelação quando tem jitter, uns serrilhamentos aleatórios, reflexos com cintilação, esse tipo de coisa. Mas para mim (uso uma tela de 55) o DLSS perde claridade em movimento em todos os jogos no geral, principalmente em profundidade. Reconheço que tem vantagens, o supersampling resolve melhor alguns efeitos e texturas. Witcher 3 e Doom eternal são os únicos que eu conseguiria jogar com ele ligado, mas prefiro desligado.

Consoles não são parâmetro de qualidade de imagem, nunca foram. O que quiz dizer é que simplesmente mandaram um foda-se para quem prefere a resolução nativa e daqui para frente vai ser assim. O que também é muito interessante e confortável para os desenvolvedores que estão metralhando ports tortos como esse do tópico em questão.
Então ai eu acho que discordamos.

O problema desse port específico e a falta de configuração de RT. O "preset" do console roda de boa na maioria dos pcs, só que aqui quando ligamos todos os efeitos (coisa que nem tem no console, fica aquela merda).

Não é por questão de parametro de imagem e qualidade, e por parametro do que eles estão focando. PC não é o mercado foco dos videogames, quem vai dizer como vai ser os gráficos vai ser os consoles.

Salvo um caso ou outro que é patrocionado diretamente pela NVIDIA.

Eita. Não é bem assim. O mercado de PC é bem forte. E os consoles atualmente usam tecnologia primeiro desenvolvida para Pc. Já foi a época em que a tecnologia de console era algo a parte. Isso ficou no PS 3.

Para ter ideia de como o mercado de PC é forte, em 2017 os jogos de PC venderam o mesmo que os jogos de todos os consoles juntos.

E um mais recente, o mercado de console passou o de PC um pouco. Mas veja que nessa comparação, considera-se TODOS os consoles juntos vs PC. Então, o mercado de PC continua sendo forte. Não tem bem essa de console manda.

Resumo: Em termos de market share, é muito próximo. Tecnologia de console hoje vem dos pc. Nos EUA, jogadores preferem gastar mais em console, mas há muitos gastos Pc pela flexibilidade dos preços. E devs preferem desenvolver em Pc.

Eita. Não é bem assim. O mercado de PC é bem forte. E os consoles atualmente usam tecnologia primeiro desenvolvida para Pc. Já foi a época em que a tecnologia de console era algo a parte. Isso ficou no PS 3.

Para ter ideia de como o mercado de PC é forte, em 2017 os jogos de PC venderam o mesmo que os jogos de todos os consoles juntos.

E um mais recente, o mercado de console passou o de PC um pouco. Mas veja que nessa comparação, considera-se TODOS os consoles juntos vs PC. Então, o mercado de PC continua sendo forte. Não tem bem essa de console manda.

Resumo: Em termos de market share, é muito próximo. Tecnologia de console hoje vem dos pc. Nos EUA, jogadores preferem gastar mais em console, mas há muitos gastos Pc pela flexibilidade dos preços. E devs preferem desenvolver em Pc.
Não falei que o mercado de PC e fraco.
Não falei nem que console é maior que PC.

Mas dado as formas que tem chegado os ports, ter que mendigar patchs, mendigar "fov", os problemas de stutter no DX12. Você realmente vai me dizer que o PC é prioridade para os developers?

Jogos de PC nunca, levam a indústria.
Eles só caminham com ela, os jogos são feitos com base nos consoles e não o inverso. Mas isso acho que é conhecimento geral.

PC foi o precursor do Ray Tracing, mas não veio pra PC no DMC.
Resident Evil Village, Assasins Creed é uma porrada de jogos de PS5 tem loading mais rápido ou melhor ainda, nem loadings possuem nos consoles. Resident Evil Village é o melhor exemplo, tu abre o jogo da play e ta no jogo.

Então, mas se quem manda é o mercado e o mercado dos dois é semelhante, então não sei se sua afirmação de que Pc acompanha (no sentido de correr atrás para acompanhar) console é certa, entende? Acho que os dois andam de mãos dadas.

O mesmo para as comparações que você fez, como do resident evil ou tempo de carregamento. Comparar performance é complicado. Por exemplo: tempo de carregamento é maior em Pc. Mas a vantagem do Pc é a flexibilidade de hardware. Então vai ter gente que vai comprar Pc para uso geral sem se importar com SSD ultra rápido. Já, se você vai comprar console e ele é para uso exclusivo de jogo, então o console precisa vir com SSD rápido ou alguma vantagem ou perderá mercado. Aí entra a estatística que mostrei. O consumidor prefere console pela comodidade (e velocidade de carregamento é uma delas). Mas isso não implica em market share muito maior. E console da prejuízo para quem fabrica. E a indústria recupera o prejuízo com venda dos jogos. Então, o console sai de fabrica com o melhor que pode para ganhar na frente com venda de jogos.

Já o mercado de PC é diferente. Não tem essa integração. Cada fatia tem sua conexão com outra fatia, mas não é tão integrado no sentido que a nvidia não vai querer vender e ter prejuízo porque não vai recuperar depois com venda de jogos.

E as vantagens de um ou outro não mandam isoladamente no market share. Cada um tem suas vantagens e desvantagens. Limite de FPS, flexibilidade de hardware, flexibilidade de uso, limite de aplicação de tecnologia, velocidade de carregamento, etc... São muitas as variáveis.

Hoje a tecnologia começa no Pc e migra para console.

Então, mas se quem manda é o mercado e o mercado dos dois é semelhante, então não sei se sua afirmação de que Pc acompanha (no sentido de correr atrás para acompanhar) console é certa, entende? Acho que os dois andam de mãos dadas.

O mesmo para as comparações que você fez, como do resident evil ou tempo de carregamento. Comparar performance é complicado. Por exemplo: tempo de carregamento é maior em Pc. Mas a vantagem do Pc é a flexibilidade de hardware. Então vai ter gente que vai comprar Pc para uso geral sem se importar com SSD ultra rápido. Já, se você vai comprar console e ele é para uso exclusivo de jogo, então o console precisa vir com SSD rápido ou alguma vantagem ou perderá mercado. Aí entra a estatística que mostrei. O consumidor prefere console pela comodidade (e velocidade de carregamento é uma delas). Mas isso não implica em market share muito maior. E console da prejuízo para quem fabrica. E a indústria recupera o prejuízo com venda dos jogos. Então, o console sai de fabrica com o melhor que pode para ganhar na frente com venda de jogos.

Já o mercado de PC é diferente. Não tem essa integração. Cada fatia tem sua conexão com outra fatia, mas não é tão integrado no sentido que a nvidia não vai querer vender e ter prejuízo porque não vai recuperar depois com venda de jogos.

E as vantagens de um ou outro não mandam isoladamente no market share. Cada um tem suas vantagens e desvantagens. Limite de FPS, flexibilidade de hardware, flexibilidade de uso, limite de aplicação de tecnologia, velocidade de carregamento, etc... São muitas as variáveis.

Hoje a tecnologia começa no Pc e migra para console.
Irrelevante onde começa a tecnologia, principalmente se ela só vira mainstream quando vai para os consoles.
Não se faz o jogo pensando no mercado de PCs, esse é meu ponto principal.

Alias, fizeram 2.
Star Citzen (jogo infinito)
Crysis 1 lá em 2017.

Veja só que bizarro, PC têm SSD desde sei lá quando. E os jogos carregam mais rápido em um CONSOLE, curioso, não?

Inclusive só vamos ter uma tecnologia parecida, pois, ela está presente nos consoles da ultima geração, mesmo quando os PCs já poderia fazer isso a MUITO tempo atrás. O nome é até curioso, Xbox Velocity.

Veja só que bizarro, PC têm SSD desde sei lá quando. E os jogos carregam mais rápido em um CONSOLE, curioso, não?

Então, mas é isso que estou tentando te explicar. Não é curioso. A explicação é simples: quando um console lança, tem que sair otimizado para jogo ou vai sair já defasado. Por outro lado, quem tem Pc, já tem a um tempo e não vai necessariamente querer fazer atualização a cada novidade que sai. Então, se lançaram um SSD novo mas eu tenho um HD que dá conta do recado e uso o Pc para várias finalidades, não vou trocar o HD logo de cara. Vou esperar baixar preço. Então, a explicação é simples. Já indústria de console pode lançar SSD novo e caro, tomar prejuízo e recuperar depois na venda de jogo. Isso porque a divisão dos lucros é mais atrelada no console do que no Pc. Se você faz jogo para a Sony, parte do teu lucro vai para ela. Se você faz jogo para Pc, parte do lucro não vai para a Intel ou nvidia diretamente. Para ela lucrar no Pc, tem que criar tecnologia para dar conta e vender tecnologia. E, voltando a hardware, no console, quando as peças ficarem mais baratas, lança uma versão de console slim.

Entende? Não é curioso no sentido de coisas ocultas. É como o mercado funciona em cada segmento.

Última edição:
Então, mas é isso que estou tentando te explicar. Não é curioso. A explicação é simples: quando um console lança, tem que sair otimizado para jogo ou vai sair já defasado. Por outro lado, quem tem Pc, já tem a um tempo e não vai necessariamente querer fazer atualização a cada novidade que sai. Então, se lançaram um SSD novo mas eu tenho um HD que dá conta do recado e uso o Pc para várias finalidades, não vou trocar o HD logo de cara. Vou esperar baixar preço. Então, a explicação é simples. Já indústria de console pode lançar SSD novo e caro, tomar prejuízo e recuperar depois na venda de jogo. Isso porque a divisão dos lucros é mais atrelada no console do que no Pc. Se você faz jogo para a Sony, parte do teu lucro vai para ela. Se você faz jogo para Pc, parte do lucro não vai para a Intel ou nvidia diretamente. E, voltando a hardware, no console, quando as peças ficarem mais baratas, lança uma versão de console slim.
O SDD não é novo, a tecnologia que é.
Acho que você confundiu a tecnologia em si, no caso do PS5, é um CHIP específico para isso. NO PC, usaremos a GPU para fazer esse procedimento.

Se você faz jogo para PC
Isso aqui é o unicórnio do mundo dos triple A. Ninguém faz jogo pensando em PC, infelizmente.

Alias, nem os ports prestam:

Eu não confundi nada... Acho que você não leu inteiro. Normal, escrevo muito.

Vou tentar resumir: cada segmento lucra de uma forma. Então precisa entender cada segmento.

Tem quem fabrica tecnologia (um produto) quem usa tecnologia para construir console ou Pc (outro tipo de produto) e quem vai usar isso para criar outro produto (jogo).

Esses três segmentos (estou simplificando, porque tem mais coisa) vão direcionar suas estratégias de acordo com outro segmento que é ortogonal a eles, que é o segmento de console e de PC. Cada um desses tem suas características de mercado e perfil de comprador.

Então, as estratégias de vendas de cada segmento de hardware vai ser diferente de acordo com a natureza do outro grupo de segmento. Se console mandasse ou se Pc mandasse, não haveria tanta diferença de estratégia entre os dois. Como você mesmo mostrou em relação ao SSD.

Hoje, é mais barato console usar tecnologia de computador e adaptar à sua realidade do que fazer hardware exclusivo, como o ps 3. É muita dor de cabeça para todos e o Dev paga o pato. Mas claro que tem exceções. Alguns vão usar mais coisa que existe e adaptar menos hardware e alguns vão se arriscar mais com ideias novas e tecnologias novas. Isso é algo que flutua. Antes era de um jeito, agora é de outro e pode mudar novamente.

Não tem mágica. A coisa anda de acordo com a característica de mercado.

Eu não confundi nada... Acho que você não leu inteiro. Normal, escrevo muito.

Vou tentar resumir: cada segmento lucra de uma forma. Então precisa entender cada segmento.

Tem quem fabrica tecnologia (um produto) quem usa tecnologia para construir console ou Pc (outro tipo de produto) e quem vai usar isso para criar outro produto (jogo).

Esses três segmentos (estou simplificando, porque tem mais coisa) vão direcionar suas estratégias de acordo com outro segmento que é ortogonal a eles, que é o segmento de console e de PC. Cada um desses tem suas características de mercado e perfil de comprador.

Então, as estratégias de vendas de cada segmento de hardware vai ser diferente de acordo com a natureza do outro grupo de segmento. Se console mandasse ou se Pc mandasse, não haveria tanta diferença de estratégia entre os dois. Como você mesmo mostrou em relação ao SSD.

Hoje, é mais barato console usar tecnologia de computador e adaptar à sua realidade do que fazer hardware exclusivo, como o ps 3. É muita dor de cabeça para todos e o Dev paga o pato. Mas claro que tem exceções. Alguns vão usar mais coisa que existe e adaptar menos hardware e alguns vão se arriscar mais com ideias novas e tecnologias novas. Isso é algo que flutua. Antes era de um jeito, agora é de outro e pode mudar novamente.

Não tem mágica. A coisa anda de acordo com a característica de mercado.
Eu não estou falando de nada disso.

Estou falando que os developers não fazem do PC sua plataforma principal, ou melhor, o MENOR DENOMINADOR.

Ele não atrasada muito menos avança a indústria. Não tem poder pra isso.

Mas é extramemente fácil provar que eu to errado.
Quais últimos jogos triple A tiveram foco no PC depois foram portado para os consoles?

O jogo geralmente é desenvolvido até com a interface inteira feita pra controle.

Novamente: Só estou falando disso, que o jogo PRIMEIRO e feito pro console, depois portado pra PC. O interesse dos triple A e fazer jogo pra CONSOLE, depois PC.

Novamente, depende da característica do segmento. Jogos de mmo são voltados para Pc, mas tem Port para console. Jogos voltados para ação, com característica de controle, começam no console.

E é algo que flutua. Por exemplo, jogos mobile são os que mais lucram. Então, agora o fenômeno de Port é mobile para Pc. Como genshin impact, tower of fantasy e outros. E cada Port tem sua tristeza. Port de console para Pc tem seus problemas de porquice de performance. Já os de mobile tem porquice de interface. O Diablo Immortal não tinha botão de sair do jogo no beta. Oo

Novamente, depende da característica do segmento. Jogos de mmo são voltados para Pc, mas tem Port para console. Jogos voltados para ação, com característica de controle, começam no console.

E é algo que flutua. Por exemplo, jogos mobile são os que mais lucram. Então, agora o fenômeno de Port é mobile para Pc. Como genshin impact, tower of fantasy e outros. E cada Port tem sua tristeza. Port de console para Pc tem seus problemas de porquice de performance. Já os de mobile tem porquice de interface. O Diablo Immortal não tinha botão de sair do jogo no beta. Oo
Isso é MMO amigo.
Sempre foi PC.
Que nem MOBA.

Ai é meio que sacanagem, estamos no tópico de Witcher 3. Estou falando de:
Spiderman, God of War, Last of Us, Witcher, Dragon Age, Mass Effect, Elden Ring, Dark Souls, Elder Scrolls apartir do Oblivion, Starfield, Forbiden West, Callisto Protocol, Gotham Knights, Plague Tale, Call of Duty, Dying Light.

Nem os jogos que já foram anunciados triple A esse ano são focados em PC.

Poxa, mas PC tem o New World que é exclusivo, o que é verdade. Mas nem esse jogo, que é exclusivo de PC, usa as "possíveis" features do PC.

Depois que consolizaram o Diablo 3 amigo, não espero mais nada.

Sim mmo. Assim como jogos de RPG estilo D&D. É o que comentei sobre característica de jogador.

Quem curte jogo que precisa de 30 dedos ou quer precisão, tem Pc como plataforma principal. Quem prefere comodidade e jogos de ação, pode preferir console.

Aí, os ports vão vir da plataforma de preferência para os secundários. É o normal. STO é um mmo que foi portado para console. Dificilmente um mmo vai ficar como em Pc (ressalva para FF XIV. Os caras fizeram um bom trabalho). Porque da trabalho e o segmento pode estar focado em algo qu dê mais lucro.

Jogos mobile portados para Pc dificilmente vão ter UI que agrade 100% jogadores de PC. Mesma explicação: não perder tempo adaptando algo enquanto poderia estar focado em algo novo.

E jogos planejados para console podem apanhar na performance em Pc por causa da variedade de configuração. Mesma explicação.

É a velha máxima do desenvolvimento: focar mais em produto novo e menos em manutenção de algo pronto.

Normal.

Sim mmo. Assim como jogos de RPG estilo D&D. É o que comentei sobre característica de jogador.

Quem curte jogo que precisa de 30 dedos ou quer precisão, tem Pc como plataforma principal. Quem prefere comodidade e jogos de ação, pode preferir console.

Aí, os ports vão vir da plataforma de preferência para os secundários. É o normal. STO é um mmo que foi portado para console. Dificilmente um mmo vai ficar como em Pc (ressalva para FF XIV. Os caras fizeram um bom trabalho). Porque da trabalho e o segmento pode estar focado em algo qu dê mais lucro.

Jogos mobile portados para Pc dificilmente vão ter UI que agrade 100% jogadores de PC. Mesma explicação: não perder tempo adaptando algo enquanto poderia estar focado em algo novo.

E jogos planejados para console podem apanhar na performance em Pc por causa da variedade de configuração. Mesma explicação.

É a velha máxima do desenvolvimento: focar mais em produto novo e menos em manutenção de algo pronto.

Normal.
Correto.
Discutimos atoa então.

E esse o meu ponto desde o começo, esse jogo do tópico, jogos de ação, e a maioria dos jogos triples A (se não todos de 2022), são focados em console.
Seja na sua interface, na parte tecnica e na jogabilidade.

PC inovando em tecnologia não significa nada se não tem jogos que o suportem,

Você começou a falar de mercado, de hardware. Eu só falei que:
PC não é o mercado foco dos videogames (desse estilo tipo Witcher 3) , quem vai dizer como vai ser os gráficos vai ser os consoles.

Finalmente concordamos! Hehehe. Brincadeira. A discussão está sadia.

Em relação ao TW3 especificamente, hoje, o que manda é o console. Mas, ainda assim, sem querer ser do contra, existe uma dependência de tecnologia do console para Pc. Digo, o raytracing começou em Pc, assim como ssd, a passos lentos e foi consumido pelo console. Com as características do console e do jogador, algumas tecnologias se adaptam bem ao console (a algum custo que não é tão relevante para esse perfil de jogador) enquanto não se adaptam muito a Pc, quando se trata, por exemplo, da variedade de configurações de PC que o Dev precisa considerar e testar.

E geralmente console roda jogo mais liso que Pc. É meio que o normal.

Última edição:
Finalmente concordamos! Hehehe. Brincadeira. A discussão está sadia.

Em relação ao TW3 especificamente, hoje, o que manda é o console. Mas, ainda assim, sem querer ser do contra, existe uma dependência de tecnologia do console para Pc. Digo, o raytracing começou em Pc, assim como ssd, a passos lentos e foi consumido pelo console. Com as características do console e do jogador, algumas tecnologias se adaptam bem ao console (a algum custo que não é tão relevante para esse perfil de jogador) enquanto não se adaptam muito a Pc, quando se trata, por exemplo, da variedade de configurações de PC que o Dev precisa considerar e testar.

E geralmente console roda jogo mais liso que Pc. É meio que o normal.
Rodar mais liso, não é de todo uma verdade.

Depois que você compila os Shaders, roda com melhor framepacing. Mas só na "segunda" vez.

Chu7tPh.jpg

Meua amigo, essa resolução que tu joga é lindo demais.

Buga tanto quando Ultra Wide em certos jogos?
Ultra wide que você fala é o 21:9?

Quem faz preço é o mercado e não quem está vendendo.

Se o NFS está vendendo muito bem por 300 reais, então a EA acertou no preço porque é o preço em que quem está disposto a pagar paga, e quem está disposto a receber, recebe.
Pode twittar, fazer vídeo dizendo para não comprar, criar tópico e etc. O que fala mais alto é, e sempre foi, a carteira.

A 4070 diminui 100 dólares não somente porque recebeu críticas bem negativas, mas porque a Nvidia percebeu que por aquele preço não alcançaria as metas X, Y e Z.
Se ela tivesse determinada convicção que uma 4080 de 12 GB iria alcançar o que ela teria planejado, poderia fazer o que for, teríamos uma 4080 de 12 GB. Não temos porque a resposta com a carteira não seria a esperada.

Se determinada pessoa vê valor nos 10 mil reais da 4080, ela vai comprar porque vê valor. É simples como isso.

Opinião minha pessoal agora: Se eu tivesse 9 mil reais para comprar uma GPU, eu não iria comprar uma 7900 XTX mas juntaria mais 1 mil reais para comprar uma 4080. Porque eu acho (opinião pessoal novamente) um Custo x Benefício horrível você gastar 8 mil reais em uma GPU e não conseguir ligar ray tracing porque o desempenho despenca a ponto de te fazer ranço da tecnologia. Não tem DLSS 3 que é "magia" e etc.

É justamente isso po. Galera compra Nvidia ta se fudendo. Continua sendo um produto péssimo referente a preço.
O video que postei só mostra que a tendencia é piorar.

O próprio artigo diz que:
FSR 3.0 não é uma resposta ao DLSS3. E na verdade, eu duvido muito que a AMD consiga competir diretamente com essa tecnologia.
Eu acho que o que eles quiseram dizer foi que o FSR3 não surgiu como uma resposta ao DLSS3, e sim era algo que já existia em projeto antes do DLSS3.

Users who are viewing this thread

Voltar