[TÓPICO OFICIAL] The Witcher 3: Wild Hunt

Seria bom postar isso em todo jogo que ta cagado em performance

Assisti esse vídeo ontem, impressionante mesmo! E não prestam nem pra otimizar os jogos dentro do próprio ecossistema: o que demonstra a total falta de respeito com seus consumidores e quem comprou as séries anteriores (900, 1000, 2000 e 3000). O fanboy, ao me responder, achou que estava me refutando, mas foi em vão e só nos mostrou que é "gado" da Nvidia e que aceita tudo o que ela empurrar no lombo dele: e ainda se orgulha disso! Deu até preguiça de responder e continuar a argumentação com o fanboy... queria ter a paciência de vocês. :haha3:

Triste a situação, vc pode ver aqui no próprio aqui topico, caso a pessoa levanta a situação que a nvidia esta fazendo com o mercado, o sujeito é simplesmente rechaçado os caras buscam argumento para defender a nvidia.

Marketing da Nvidia é f***... propaganda é a alma do negócio, como diz o ditado (“A propaganda representa para a democracia aquilo que o cassetete significa para o Estado totalitário.” [Noam Chomsky]). Não é por acaso que essa empresa detém 86% desse mercado (e o "canibaliza" dia após dia, quase que sem concorrência, à altura).

A questão não é quão competitiva a concorrente é, mas sim o quão vc ta disposto a pagar por um produto que é muito mais caro do que entrega.
É a mesma logica que um monte de gente usa com jogos. Duvido que alguém estava feliz em pagar 300 contos num NFS da vida. Mas se tem gente que ta disposta a pagar, vão continuar cobrando.

E o pior. Ela ainda usa de artimanhas pra convencer você que ela não ta entregando algo ruim (usando dlss 3 como comparação).
O triste é que DLSS virou muleta de desenvolvedor ruim. Seria muito mais apropriado ou honesto terem feito o marketing de baixo pra cima, falando que o DLSS em 4k por exemplo, é mais bonito que 1440p e performa igual ou melhor, ao invés de ficarem batendo na afirmação que a fidelidade é muito próxima a 4k nativo ou melhor. Tem dois cenários que isso chega muito próximo de ser verdade, monitor pequeno (menor densidade de pixels) ou em screen shot. Basta se movimentar que vira um festival de artefato, pra mim é loucura dizer que a claridade ou nitidez são tão bons quanto ao nativo (exceto nesses cenários que mencionei).

No fim acabou que o novo referencial almejado de performance e qualidade pelas massas é o 4k com DLSS, ou seja, uma regressão pré-2019 quando o DLSS não existia.

Enquanto tiver gente "alimentando" essas práticas nocivas, pra que a Nvidia (além é claro das outras empresas) vai melhorar a qualidade de seus produtos e entregar preços condizentes com a realidade? :hmm2:

Isso sem falar do patrocínio da Nvidia a essas desenvolvedoras que lançam jogos bugados e mal otimizados... e ainda cobrando caro (e tem gente que fica "hypado" e ainda faz pré-venda). :facepalm:

Assisti esse vídeo ontem, impressionante mesmo! E não prestam nem pra otimizar os jogos dentro do próprio ecossistema: o que demonstra a total falta de respeito com seus consumidores e quem comprou as séries anteriores (900, 1000, 2000 e 3000). O fanboy, ao me responder, achou que estava me refutando, mas foi em vão e só nos mostrou que é "gado" da Nvidia e que aceita tudo o que ela empurrar no lombo dele: e ainda se orgulha disso! Deu até preguiça de responder e continuar a argumentação com o fanboy... queria ter a paciência de vocês. :haha3:

Marketing da Nvidia é f***... propaganda é a alma do negócio, como diz o ditado (“A propaganda representa para a democracia aquilo que o cassetete significa para o Estado totalitário.” [Noam Chomsky]). Não é por acaso que essa empresa detém 86% desse mercado (e o "canibaliza" dia após dia, quase que sem concorrência a altura).

Enquanto tiver gente "alimentando" essas práticas nocivas, pra que a Nvidia (além é claro das outras empresas) vai melhorar a qualidade de seus produtos e entregar preços condizentes com a realidade? :hmm2:

Isso sem falar do patrocínio da Nvidia a essas desenvolvedoras que lançam jogos bugados e mal otimizados... e ainda cobrando caro (e tem gente que fica "hypado" e ainda faz pré-venda). :facepalm:
Há boatos que chamar o outro de "fanboy" é que faltou argumento.

Negócio é sempre: Ou o argumento é bosta ou não é.

O problema do tópico aqui é o seguinte:
O jogo roda mal no Ray Tracing por culpa da NVIDIA? Mesmo quando a tecnologia de Ray Tracing usada é a da Microsoft?

entregar preços condizentes com a realidade
Isso aqui é meio bobo de falar, os preços são de acordo com a realidade. Placa de vídeo não é caridade, eles vão botar o preço que o pessoal pagar. O problema não é da empresa, e dos consumidores.

Breaking news,

Mas tem um problema nessa discussão toda, inclusive apontado pelo cucobr:
O que "salva" é o DLSS (que só funciona nas RTX 2000 pra cima), mas dispenso e prefiro o FSR - que é mais acessível e funciona até em VGAs antigas.
Então perai, dada a opção de escolher o DLSS, você PREFERE ligar o FSR mesmo tendo uma placa NVIDIA? Isso é no mínimo muito curioso.

Isso que você falou, só faz sentido em um mundo onde você não pode escolher. Ai é meio bosta.

Última edição:
Nada faz sentido.

É tipo a pessoa que compra um carro sem ar e direção, economiza 2 mil reais, e fala que é firula. Com relação ao ar-condicionado é só abrir a janela e com relação a direção é só ir para academia e ficar forte no braço.
Não é por falta de dinheiro, é por opção mesmo.

É isso.

E se ficar no trânsito, parado, sem vento entrando, derretendo no banco, a culpa é do trânsito da cidade porque se estivéssemos no alpes não teria esse problema.

A culpa pela falta de competitividade no mercado de placa de vídeo... é do líder de mercado de placa de vídeo.
mindblow-mind-explosion.gif

Isso aqui é meio bobo de falar, os preços são de acordo com a realidade. Placa de vídeo não é caridade, eles vão botar o preço que o pessoal pagar. O problema não é da empresa, e dos consumidores.

Não me diga! :idosay:

Essa é a questão: esses consumidores é que criam e alimentam esse "mercado bosta", e foi o que tentei dizer ué! :apelo:

Breaking news,

Mas tem um problema nessa discussão toda, inclusive apontado pelo cucobr:

Então perai, dada a opção de escolher o DLSS, você PREFERE ligar o FSR mesmo tendo uma placa NVIDIA? Isso é no mínimo muito curioso.

Isso que você falou, só faz sentido em um mundo onde você não pode escolher. Ai é meio bosta.

O FSR funciona em VGAs até da Nvidia, agora o DLSS, e dependendo da versão, não funciona em VGAs da AMD, da Intel e nem mesmo das próprias VGAs anteriores da Nvidia.

Fiz testes com o FSR e não gostei dos resultados no TW3 (apesar da tecnologia ser mais acessível e ajudar quem tem configurações mais humildes e não tem grana pra ficar comprando VGA a cada 2 anos), ficou melhor usar o TAAU e o RT desativado (não faz tanta falta assim, pelo menos pra mim). E estou adorando "rejogar" o TW3 sem as firulas do patrocinador. :mr:

Há boatos que chamar o outro de "fanboy" é que faltou argumento.

Não se trata de puro e simples ad hominem, se trata de fato: o cara é mesmo fanboy, basta analisar frase por frase, e postagem por postagem do cidadão, e dar uma pesquisada no conceito, para constatar o óbvio.

Negócio é sempre: Ou o argumento é bosta ou não é.

Negócio é sempre: ou é marketing, fanboys são reprodutores deles; ou é crítica, os consumidores são capazes de fazer isso.

O problema do tópico aqui é o seguinte:
O jogo roda mal no Ray Tracing por culpa da NVIDIA? Mesmo quando a tecnologia de Ray Tracing usada é a da Microsoft?

O jogo roda mal com RT por falta da devida otimização da CDPR, e a Nvidia se beneficia disso (curioso as RTX 4000 rodarem relativamente bem o TW3 com o update 4.0, ativando as tecnologias exclusivas dela, curioso né). Mas não tem problema, não é o meu dinheiro, os fanboys é que paguem o preço que a Nvidia (e os lojistas) definirem e colocarem. :sefu:

Não me diga! :idosay:

Essa é a questão: esses consumidores é que criam e alimentam esse "mercado bosta", e foi o que tentei dizer ué! :apelo:

O FSR funciona em VGAs até da Nvidia, agora o DLSS, e dependendo da versão, não funciona em VGAs da AMD, da Intel e nem mesmo das próprias VGAs anteriores da Nvidia.

Fiz testes com o FSR e não gostei dos resultados no TW3 (apesar da tecnologia ser mais acessível e ajudar quem tem configurações mais humildes e não tem grana pra ficar comprando VGA a cada 2 anos), ficou melhor usar o TAAU e o RT desativado (não faz tanta falta assim, pelo menos pra mim). E estou adorando "rejogar" o TW3 sem as firulas do patrocinador. :mr:

Não se trata de puro e simples ad hominem, se trata de fato: o cara é mesmo fanboy, basta analisar frase por frase, e postagem por postagem do cidadão, e dar uma pesquisada no conceito, para constatar o óbvio.

Negócio é sempre: ou é marketing, fanboys são reprodutores deles; ou é crítica, os consumidores são capazes de fazer isso.

O jogo roda mal com RT por falta da devida otimização da CDPR, e a Nvidia se beneficia disso (curioso as RTX 4000 rodarem relativamente bem o TW3 com o update 4.0, ativando as tecnologias exclusivas dela, curioso né). Mas não tem problema, não é o meu dinheiro, os fanboys é que paguem o preço que a Nvidia (e os lojistas) definirem e colocarem. :sefu:
Novamente, curioso.

A digital foundry e até onde eu saiba, e consenso que DLSS é a melhor técnica de reconstrução.

E porque não rodaria? Não acho nem um pouco curioso já que a tecnologia e feita justamente para isso.

Novamente, não tô entendendo o que você quer sugerir.

Você tá insinuando que a CDProkekt, não arruma a performance RT pois de alguma forma a Nvidia pagou pois queria mostrar a tecnologia DLSS 3? Por favor me corrige, mas parece tinfoil hat do caralho.

Fique confortável pra me corrigir, pois beira absurdo.

Isso me lembra o pessoal reclamando que a setting nova do Cyberpunk, que e mais ultra que ultra no Raytracing, só roda bem na série 4x. Tipo, é óbvio que se for o dobro de raios, a performance vai pra pqp.

Última edição:

Novamente, curioso.

O malabarismo teórico de fanboy é curioso, bem curioso.

A digital foundry e até onde eu saiba, e consenso que DLSS é a melhor técnica de reconstrução.

A Nvidia foi a pioneira nesse quesito e está há mais tempo no mercado, mas nada que outras empresas não possam alcançar. Se o FSR 3.0 começar a ser universalmente adotado vai ser uma boa resposta ao DLSS 3.

(...) Você tá insinuando que a CDProkekt, não arruma a performance RT pois de alguma forma a Nvidia pagou pois queria mostrar a tecnologia DLSS 3? Por favor me corrige, mas parece tinfoil hat do caralho.

E porque o TW3 não roda satisfatoriamente numa RTX 3080 em 4k ou em uma RTX 3070/3070 Ti em 2k? E roda melhor numa RTX 4080/4090? :hmm2:

Isso me lembra o pessoal reclamando que a setting nova do Cyberpunk, que e mais ultra que ultra no Raytracing, só roda bem na série 4x. Tipo, é óbvio que se for o dobro de raios, a performance vai pra pqp.

Vou ter que desenhar? Tem vários testes comprovando tudo o que falei... o que vai de contra a sua retórica (e a dos fanboys). :joia:

Não sei você, mas acho inadmissível até a RTX 4080 rodar TW3 (com RT ativado) com esse desempenho medíocre. Parece ou não que o jogo teve atualização só para deixar as placas das séries anteriores totalmente obsoletas (da própria Nvidia, nem falo da AMD), mas minhas observações e a dos outros aqui no tópico é absurdo, ou melhor, um "tinfoil hat do caralho" pra você. :poker:

Boa sorte ai Rubim

Deixei de pegar o jogo no PC pelo desempenho sofrível c RT pra jogar no PS5, peguei no PS5… e agora tá chovendo stuttering no PS5 em transições de cena. Parece q teve uma atualização por esses dias e cagaram o jogo… passando só pra parabenizar a CDPR, estão de parabéns. :fami: :clo:

Muito conteudo.​
Bora lá que tu mandou muito conteúdo:

A Nvidia foi a pioneira nesse quesito e está há mais tempo no mercado, mas nada que outras empresas não possam alcançar. Se o FSR 3.0 começar a ser universalmente adotado vai ser uma boa resposta ao DLSS 3.
Provavelmente seria bom.

Vi o vídeo que você linkou, o cara compara imagem estática. Inclusive foi um adendo e uma crítica a um tópico anterior meu, onde um usuário apontou que: Em imagem parada, o DLSS produz uma imagem MELHOR que a nativa. Porém ele sofre de artefatos quando movimenta a camera.

No vídeo que você linkou, o cara só testou screenshot, mas eu te ajudo.

Com objetos animando na tela, DLSS geralmente é superior.
ptSzGc0.jpeg

Quando tem particula (nativo é melhor):
adU7RKY.png

Mexendo a camera, todos são uma bosta, menos nativo.

E porque o TW3 não roda satisfatoriamente numa RTX 3080 em 4k ou em uma RTX 3070/3070 Ti em 2k? E roda melhor numa RTX 4080/4090? :hmm2:
Porque uma placa de vídeo que saiu a 2 anos atrás, é pior que uma que saiu a mêses atrás?

3080TI entrega 34.10 TFLOPS de processamento de light and shadow.
4080 entrega 48.74 TFLOPS de processamento de light and shadow.
4090 entrega 82.58 TFLOPS de processamento de light and shadow.

A 4090 não era nem pra estar na discussão, ela só tem o o TRIPLO de transistores quando comparado a 3090TI, é outra vida.

Tanto que o ganho delas, fica mais evidente quando se liga... o Ray Tracing. Em rasterização, só a 4090 que entrega um valor absurdo.

Seguinte:
Supondo que eles tenham CAPADO toda a série 3X de próposito, mas fizeram SÓ nesse jogo? Pois iriamos notar uma redução de perfomance absurda em titulos com RayTracing antigo, e é extamente o oposto que a gente vê.

Os ganhos da 3080 vs 4080, 3090 vs 4090. São comparavéis a todos os outros ganhos em todos os outros jogos. Então por qual motivo, esse jogo especificamente teria a perfomance capada se o MESMO comportamento é repetido em todos os outros jogos? Ninguém chegou a essa conclusão, existe literalmente 0 Tech Reviews que falam isso que você tá insinuando, por isso do Tinfoil Hat.

Lembra do esquema do argumento? E só pegar uma benchmark do Metro Exodus: Enhancend Edition, rodando com uma diferença menor do que a que você encontra no Witcher 3. Stonks.

Vou ter que desenhar? Tem vários testes comprovando tudo o que falei... o que vai de contra a sua retórica (e a dos fanboys).
Testes que comprovam que a série 4X é SUPERIOR a série 3X em Ray Tracing? Mas isso não é óbvio?

Não sei você, mas acho inadmissível até a RTX 4080 rodar TW3 (com RT ativado) com esse desempenho medíocre.
Pensa o seguinte: O jogo roda mal em todas placas de vídeo, mas roda menos pior numa 4080 que é um dos TOPOS da linha mundial em perfomance ray tracing.

que o jogo teve atualização só para deixar as placas das séries anteriores totalmente obsoletas
Ai você tá se fazendo de ignorante.

A versão de Ray Tracing disponível no PC, é MELHOR que a do Console. Tem qualidades diferentes, e presets maiores. Aqui te mando um Quote do Alex da Digital Foundry:
Simple on/off toggles for heavy features like ray tracing are not enough: I'd like to see low, medium and high options for each RT effect. An example of how not to do it is found in The Witcher 3 Complete Edition on PC, where there are only on and off options for the various ray tracing effects. This has led to users making custom mod presets for the RTXGI featured in the game to reduce its quality to make it run better on lower spec RT-capable GPUs.
A solução é roda o mod para DIMINUIR o número de raios e ter uma perfomance mais aceitavél em placas mais modestas.

Boa sorte ai Rubim
Rapaz, eu tenho um tesão por discussão assim, só pode.

Última edição:
Gente, eu escrevi a algumas páginas atrás sobre o problema de aplicar raytracing em ambiente aberto e na natureza. Muito arbusto e árvore com geometrias variadas e faces. Imagina ambiente oclusion em tudo quanto é quina, sem conseguir fazer otimização em lote. O mesmo para sombra.

MechWarrior 5 tem raytracing e a performance também é sofrível, mesmo com dlss no talo. E sofre do mesmo problema de ambiente aberto e objetos que não são de geometria primitiva. E nem tem muito reflexo.

RT isso e RT aquilo mas ninguém fala da merda que é o combate desse jogo. O Witcher parece uma bailarina do circo Bolshoi!

RT isso e RT aquilo mas ninguém fala da merda que é o combate desse jogo. O Witcher parece uma bailarina do circo Bolshoi!
Ele ser bailarina é 0 problema, é assim que eles lutam nos livros.

O problema e só o combate mesmo, é passavél.

Nerdice dos livros:
Ele não é treinando pra matar humanos, e pra matar monstros. Eles tem que focar em agilidade, levando o fato que eles são mais rápidos que seu Humano tradicional, eles geralmente vencem na velocidade contra outros humanos.

O autor, Andrej, falou: Sei nada sobre luta não, coloquei só porque parece legal.

Nerdice dos livros:
Ele não é treinando pra matar humanos, e pra matar monstros. Eles tem que focar em agilidade, levando o fato que eles são mais rápidos que seu Humano tradicional, eles geralmente vencem na velocidade contra outros humanos.

O autor, Andrej, falou: Sei nada sobre luta não, coloquei só porque parece legal.
Poderiam ter feito um combate mais estratégico, pensado, sem spam de botão. Ficou bem sem graça do jeito que tá.
Sei que tem uns mods que melhora o combate, fazendo com que cada encontro tenha que ser muito bem planejado, mas eu não sei qual está funcionando com o último update. Tem alguma recomendação?

Deixei de pegar o jogo no PC pelo desempenho sofrível c RT pra jogar no PS5, peguei no PS5… e agora tá chovendo stuttering no PS5 em transições de cena. Parece q teve uma atualização por esses dias e cagaram o jogo… passando só pra parabenizar a CDPR, estão de parabéns. :fami: :clo:
Meu irmão está jogando no PS5, ontem eu vi ele num combate na floresta com uns bandidos, parecia estar à uns 20 fps de tão lagado que estava. Acho que não tem jeito, tá ruim em tudo.

Detalhe, a TV do quarto dele é 1080p.

Poderiam ter feito um combate mais estratégico, pensado, sem spam de botão. Ficou bem sem graça do jeito que tá.
Sei que tem uns mods que melhora o combate, fazendo com que cada encontro tenha que ser muito bem planejado, mas eu não sei qual está funcionando com o último update. Tem alguma recomendação?
Rapaz vou falar algo meio merda mas.

Combat do Dark Souls com recovery mais alto seria o fino do fino.

Poutz... Eu gosto do combate justamente por causa da coreografia... E da musica...Oo

Eu já nem tenho problema com o combate pq minha build full sinal eu nem preciso usar espada.
Normalmente uso no fim da vida dos inimigos pra pra desmembrar/decapitar mesmo.

Igni queima tudo
Aard joga pro chão e é só finalizar com X
Axii tonteia tudo e as vezes é hitkill na espada
Yrden ajuda acertando os espectros sem eu precisar bater

Essa build é tão forte que na vdd, depois do NG+ só jogo pela lore mesmo.

Tinha q ter uma pegada do GOW do ps4. Para dar mais coerência a movimentação. Só uma ideia mesmo, não entendo do assunto.

Novamente, curioso.

E porque não rodaria? Não acho nem um pouco curioso já que a tecnologia e feita justamente para isso.

Novamente, não tô entendendo o que você quer sugerir.

Você tá insinuando que a CDProkekt, não arruma a performance RT pois de alguma forma a Nvidia pagou pois queria mostrar a tecnologia DLSS 3? Por favor me corrige, mas parece tinfoil hat do caralho.

Inegável o DLSS ser a melhor técnica do momento, porém assustador ver pessoas não torcerem para surgir algo similar e agitar o mercado, melhor coisa para nós é a competição entre os fabricantes.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nerdice dos livros:

Combate é horrível e a câmera em combate nem se fala, kkkkkkkkkkk, perde o target e o bicho esta atrás do geraldão e o geraldão batendo no ar, mas o jogo é de 2015, em relação ao 1 e 2 evoluiu d+, quem sabe os próximos as coisas ficam melhores, geraldão parece ter uma stamina infinita para pular e bailar com aquela espada infinitamente, surreal.

Fico rindo da esquiva, onde ele realiza uma rotação no próprio eixo, realmente um dançarino.

Última edição:
Inegável o DLSS ser a melhor técnica do momento, porém assustador ver pessoas não torcerem para surgir algo similar e agitar o mercado, melhor coisa para nós é a competição entre os fabricantes.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Combate é horrível e a câmera em combate nem se fala, kkkkkkkkkkk, perde o target e o bicho esta atrás do geraldão e o geraldão batendo no ar, mas o jogo é de 2015, em relação ao 1 e 2 evoluiu d+, quem sabe os próximos as coisas ficam melhores, geraldão parece ter uma stamina infinita para pular e bailar com aquela espada infinitamente, surreal.

Fico rindo da esquiva, onde ele realiza uma rotação no próprio eixo, realmente um dançarino.
Eu ainda apostaria em uma mistura de Dark Souls com Attack Recovery melhorado (igual você consegue com mods), pode ter essas filuras, mas a range do Geralt é bem meme com ataques e cortes muito próximo do corpo, com mods fica decente.

Acho que tentaram manter a parte visual e acrobática do primeiro jogo no combate, mas falharam no gameplay. No primeiro, como era em tempo real com pausa o jogador não controla muito o Geralt, ele só dá o comando e espera o turno pra executar o ataque e a animação.

O ideal pra esse jogo seria algo mais próximo da série Souls mesmo e não algo meio Batman Arkham que tentaram fazer.

Não contente com o patch NexGen? ainda tem uns mods que deixa mais top ainda o_O , essa parte aos 4:00 achei que deu um ar bem foto realista.

Não contente com o patch NexGen? ainda tem uns mods que deixa mais top ainda o_O , essa parte aos 4:00 achei que deu um ar bem foto realista.

Skellige e toussaint são maravilhosas, este ai esta com mods mas o vanilla next-gen não fica muito atrás nestas regiões, mas a CDP precisavam dar uns 10fps para galera que tem 3080 igual eu, ai ficava perfeito, vc com 4080 roda igual isto ai com os pés nas costas.

Fico andando por Skellige admirando o mapa, passei por uma ponte de pedra com um riacho abaixo e parei para olhar a perfeição e fiquei uns 10min admirando cada coisa.

Sobre o combate, eu acho o combate do TW3 uma delícia. Acho bonito a forma como o Geralt se move e salvo raras exceções, como quando se perde o target, fico muito satisfeito com a jogabilidade. Aliado a isso acho a jogabilidade com sinais, principalmente Yrden e Quen Alternativo, é muito interessante. Vou para cada enfrentamento de monstros ou humanóides com satisfação, nunca aborrecido por "mais um combate", para mim quanto mais combate melhor, não enjoo.

Se na nova iteração do jogo, dessa vez sob Unreal Engine, o combate mudar demais, sentirei saudade do atual. Acho o combate dos primeiros Witcher's (1 e 2) bastante ruins, mas no terceiro jogo gostei muito do que foi atingido. Talvez seja justamente essa "travada" do combate uma das coisas que mais me agrade, não sei precisar o que é, mas me divirto muito usando dodge, sinais e ataques rápidos.

Gosto do combate do Elden Ring, mas penso que aquele modelo de combate não combina com o universo The Witcher em que se tem inimigos muito rápidos e em muita quantidade por vezes.

Demonstração de como a versão mais recente do DLSS melhorou a qualidade:

Users who are viewing this thread

Voltar