[TÓPICO DEDICADO] Throttlestop (Undervolt), o que é, para que serve e tutorial completo de como usar este programa

Fiz a atualização ontem e ficou travado, depois fiz o reset factory e liberou a manipulação do TS como era antes..

Só temos que entender qual opção o reset está alterando para o TS funcionar normalmente com a BIOS nova.
 
Pessoal,
Instalei o intel e o TS, e em ambos não consegui alterar nada. No aplicativo da intel ele não da nem opção de alterar core voltage e no TS ele da opcao e nao acontece nada.
Estou pensando que é algo na bios que preciso alterar.
Meu notebook é um dell g3 com i5 9300H.
Obrigado
 
Pessoal,
Instalei o intel e o TS, e em ambos não consegui alterar nada. No aplicativo da intel ele não da nem opção de alterar core voltage e no TS ele da opcao e nao acontece nada.
Estou pensando que é algo na bios que preciso alterar.
Meu notebook é um dell g3 com i5 9300H.
Obrigado

Não recomendo usar o intel xtu e ts juntos, pois pode dar conflito e tal...

Sugiro dar um reset na bios, desinstalar o intel e usar apenas o ts.
 
Não recomendo usar o intel xtu e ts juntos, pois pode dar conflito e tal...

Sugiro dar um reset na bios, desinstalar o intel e usar apenas o ts.
Fiz o reset e desinstalei o intel.
Continua na mesma, valor do offset continua +0.000
 
Consegui!
Tive que voltar uma versao da bios, estava utilizando a ultima que veio com uma atualizacao relacionada a plundervolt, pelo que eu li é relacionada a segurança.
Bom, a dica é voltar a bios pra uma versao anterior e resetar.
Obrigado, pela ajuda Emerson1994
 
Consegui!
Tive que voltar uma versao da bios, estava utilizando a ultima que veio com uma atualizacao relacionada a plundervolt, pelo que eu li é relacionada a segurança.
Bom, a dica é voltar a bios pra uma versao anterior e resetar.
Obrigado, pela ajuda Emerson1994

Na verdade com a bios atual também funciona, na opção reset você deve usar o "factory settings" para ele voltar as opção do Intel SGX para o padrão e permitir que a voltagem da cpu seja alterada via software.

Temos um Dell G5 aqui com a bios mais recente e com o TS funcionando normalmente, após um reset da bios. Bem tranquilo.
 
Na verdade com a bios atual também funciona, na opção reset você deve usar o "factory settings" para ele voltar as opção do Intel SGX para o padrão e permitir que a voltagem da cpu seja alterada via software.

Temos um Dell G5 aqui com a bios mais recente e com o TS funcionando normalmente, após um reset da bios. Bem tranquilo.

Obrigado, GeekZilla.

Segui os passos e consegui também!
Estou criando os perfis e já configurei pra inicializar com o windows.

Realizei alguns testes com 3D mark, diminui muito a temperatura. Só a pontuação que nao achei boa ainda. Estou testando um clock ideal.

Parabéns, pelo tópico!
 
Obrigado, GeekZilla.

Segui os passos e consegui também!
Estou criando os perfis e já configurei pra inicializar com o windows.

Realizei alguns testes com 3D mark, diminui muito a temperatura. Só a pontuação que nao achei boa ainda. Estou testando um clock ideal.

Parabéns, pelo tópico!

Vlw Foroni! Qualquer coisa estamos ai! (Eu tive um G5 com i5 9300H aqui antes de receber a versão com i7 e normalmente em games eu usava com clock de 3.2GHZ , se for um BFV da vida, Fortnite dá até para baixar para 3.0 ou menos )
 
Prezados, como faço um undervolting em um HP dv288br com processador core 2 duo T8100 com Windos 10 Home? Esse note sempre esquentou bastante. Alguma luz? Abri o programa ThrottleStop e não apareceu a opção FIVR. Será que dá prá alguma coisa, ainda que seja pequena pra diminuir um pouco a temperatura e a frequência da ventuinha? Grato
 
Prezados, como faço um undervolting em um HP dv288br com processador core 2 duo T8100 com Windos 10 Home? Esse note sempre esquentou bastante. Alguma luz? Abri o programa ThrottleStop e não apareceu a opção FIVR. Será que dá prá alguma coisa, ainda que seja pequena pra diminuir um pouco a temperatura e a frequência da ventuinha? Grato
Dá uma olhada nesse tópico:
 
Prezados, como faço um undervolting em um HP dv288br com processador core 2 duo T8100 com Windos 10 Home? Esse note sempre esquentou bastante. Alguma luz? Abri o programa ThrottleStop e não apareceu a opção FIVR. Será que dá prá alguma coisa, ainda que seja pequena pra diminuir um pouco a temperatura e a frequência da ventuinha? Grato

O ThrottleStop infelizmente só vai funcionar para CPU's mais recentes, no seu caso você pode tentar o Notebook Hardware Control e verificar se ele abre mais opções , podes tentar também o RMClock
 
Olá, tenho um Dell G5 com processador i7 9750H, e como devem imaginar quero fazer um undervolt devido a temperatura alta, vi varios videos no youtube sobre como fazer undervolt e todos são basicamente a mesma coisa, habilitar a opção de alterar a voltagem do CPU Core e CPU Cache e deslizar até ficar o minimo necessário para que o computador continue estável (no meu caso -150,4).

Enfim, eu realizei as alterações e achei estranho que a temperatura continuava a mesma, então, usando o programa "CPUID HWMonitor", descobri que a voltagem continua a mesma padrão do sistema e a que eu deixei salva no Throttlestop com -150,4 foi ignorada, gostaria de saber o porque que isso ocorre e como faço para poder salvar a alteração pois preciso reduzir a temperatura.

Prints:

vm8ck1H.png


U4wre4U.png


2LprfgG.png
 
Olá, tenho um Dell G5 com processador i7 9750H, e como devem imaginar quero fazer um undervolt devido a temperatura alta, vi varios videos no youtube sobre como fazer undervolt e todos são basicamente a mesma coisa, habilitar a opção de alterar a voltagem do CPU Core e CPU Cache e deslizar até ficar o minimo necessário para que o computador continue estável (no meu caso -150,4).

Enfim, eu realizei as alterações e achei estranho que a temperatura continuava a mesma, então, usando o programa "CPUID HWMonitor", descobri que a voltagem continua a mesma padrão do sistema e a que eu deixei salva no Throttlestop com -150,4 foi ignorada, gostaria de saber o porque que isso ocorre e como faço para poder salvar a alteração pois preciso reduzir a temperatura.

Prints:

vm8ck1H.png


U4wre4U.png


2LprfgG.png

É porque saiu uma atualização de bios para o G5, uma atualização de segurança para tentar proteger o sistema do exploit plundervolt, onde ele ativa a segurança do Intel SGX, para resolver é só entrar na bios com F12 e escolher a opção "Restore Settings" para o padrão de fábrica no caso "Factory Settings"



Depois de fazer isto o ThrottleStop será capaz de alterar as voltagens sem problemas, provavelmente você recebeu o update de bios com a atualização do Windows sem perceber (sim está vindo via Win Update também)
 
Última edição:
É porque saiu uma atualização de bios para o G5, uma atualização de segurança para tentar proteger o sistema do exploit plundervolt, onde ele ativa a segurança do Intel SGX, para resolver é só entrar na bios com F12 e escolher a opção "Restore Settings" para o padrão de fábrica no caso "Factory Settings"



Depois de fazer isto o ThrottleStop será capaz de alterar as voltagens sem problemas, provavelmente você recebeu o update de bios com a atualização do Windows sem perceber (sim está vindo via Win Update também)



Vou fazer isso, porém não corre o risco da atualização vir novamente caso eu restaure? Se tiver deve ter um jeito de "impedir" que essa att com a opção venha né?
 
Vou fazer isso, porém não corre o risco da atualização vir novamente caso eu restaure? Se tiver deve ter um jeito de "impedir" que essa att com a opção venha né?

Não, o update de bios já foi feito, o que vc vai fazer é só restaurar o config da bios sem o SGX, pode acontecer alguma mudança só se em um update futuro de bios o mesmo problema recebe outra atualização especifica.
 
Opa... foi bom ver esse tópico. Tô enfrentando problemas com o TS.
Simplesmente, mesmo com undervolt aplicado, seguindo o tutorial do Geek, a CPU tem atingindo 100 C facilmente jogando The Division 2.

Nunca tive problemas com a GPU (até hoje, em qualquer jogo, a temperatura mais alto foi 79 C). Mas sinceramente a CPU parece não sentir o efeito do TS.

Todas as temperaturas medidas pelo TS. É confiável?

Já tentei de tudo. Uso uma base com três coolers em linha exatamente embaixo da faixa de abertura da tampa.

Quando rodo qualquer jogo esquenta dessa forma. E pra rodar jogos eu adiciono o jogo no AWCC e coloco as fans pra rodar em 100% em 60 C, num perfil que criei.

Não sei mais o que fazer. Alguém poderia ajudar?

y4muxH3vbS9XVIZ7uavHnQGWrOVGN8KPcYHBWBT69VBHrX_47PKmrt4uPLUKc-EFscK00cKXq_ztE8zeXHH8n4P82nIPOuP5fmHEG_--kfASsYtzR9MXS8LASSLXZTWO8encKjyZHGBZAcIxf77Ehv1pq5KxMxBsIyPxbDCpKztYdqyYs7YRpIjmbTadqysTBx8Q--EDuMAkGE6hQbX_9WfYg

y4mPhLMK-gMD9hbqeUNQWPW-DpWFgjmG2wYwQdtatv5eAcXSKyP6AHdrLgHtXGgejaFlFYW3DrkBbI4uZAikZKpsash_6Kkj2hIkSxOtNE03H9YGvcdLkc6o164dGcsLGeXlQVnvUJyqxF0IWnxTPfvn0pFMksYll4kbtaAvsc0JmsVVPidXI9KrkCir6LWkOYCdEdazxijxMlfPuokbzP4JA

y4mRRsVZ_2wxbdjW2PqL8RjbJXhEOjN3UB9P9bWBT8skO_SAr3br4mc3CxgC2OsTQtIWOx-T6uZwOdhBXbcRowTwkO86XCTJHUbWG8B-iOh4ZeiqEszgW0cxwvIfoTs29LtImmHvbNkUxG2kV48PrQy7nNF2eTJZ9AvEv2-96sN0QuX1oBtHxozLA17dFdUf1z5WCNfDGpfY_P_TUuCNLp0xw

y4mzohsMMYZQBs1evl3qCynKwE-i3zEX9gZOOqu3t2EiwAaQD0SXeaxA2oJYgdQcX_jSnFzwfD3fDJbpDm5ZeRhR7IxgLkqV64mtqur__dFC3Egt6CRlxhWwb4HWrth2tPCo5dA1rKDEMZqvhbfxDtucuvqQszfKktec8WhvZy41RV25mWcGPSM0jsI0rjpFXwgTm2s94c_1iMrtucdnDN_bw

y4mtYumPW9WiwkQfU3QyEorLXewG-tHiFsmecLsdU-3zThjHfoQ-eryri_HSCB1HYacx28SF22oSqKgAUUmUIE8aalvRUievpPJ-cctXpzyafHlqyVrpJUr8w2LaxkhJoPhNLzrytlWBqeolBQ48E0blfC0g35Fg0EB8Lj4DLVJ6NHt7InJ92zhiHiuWOULdVnlzb-BZYn_iNwO0ijNx6k0nQ

y4mv7XYShpC4wMqnT9Oz9sGa645oE611752fjZDrxKs0MLCu79nJAkSukNxRPzFbPA7AaqNZTwLjt5DupjOx5YoG4vx3gbodhoXgf3ny_vzZwx6JF142K9Z0G4_9fx27YTceN8ZXOTKBNBg5Oqik1swgLWwmeAjhCcfr-hxB0dxSImuFtR7LneQp4tQ3N1BU2UeSl1hvyHlgD0YUDyXavDp-g

y4maEkEg3IilukHOHixAx87pf3AGOMZut7sXSm9-S_0Zf-_-VtGFj3UpIFskj69uj-MC4VxOzXAi4z5dl5rfyz36ACRYfbSK_hrAxg4Kw0m6ARxwdVyo2-Zs0qEoEgLLWbx9BoUFsNLtGusQ-hD3B37YfDZ4g_jYR_ZtG-HeC-_p0062oseYkTnitvBgVX9lcDdQmFN1YiAN9CyPnSArYuFYA



Muito obrigado!!
@lucas_soma Isso provavelmente está acontecendo devido aos valores da janela Turbo Power Limits. 90 W para Turbo Boost Long Power Max é insano. Abaixe para 45 ou mesmo 35 e refaça os testes.
 
Última edição:
@lucas_soma Passou batido teu post, perdão ai, agora que o montroni mencionou ele que vi, dá onde você tirou os valores do turbo ? Mesmo o config pronto no GeekZilla.com.br não usa esses valores para o boost long . O teu é o 9750H com 1660Ti certo? o padrão é 45W desta CPU, não tem porque alterar o valor. Ou mesmo baixar porque com as alterações que costumamos fazer com o turbo reduzido ele dificilmente vai chegar nos 40W.

Em 3.2GHZ ele vai usar entre 36 e 37W se a CPU estiver 100%.

E como ficou a devolução do G3, tá encaminhada? (Eu postei o link do outlet lá no tópico da linha G também).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Obs: Outro detalhe, eu havia removido o config pronto pois o ICC MAX varia de cpu para cpu, por isso recomendo primeiro rodar o TS limpo, anotar o valor e reproduzir no config pronto se for o caso.

O Teu TS estava com uns valores também bem fora do comum, quando você receber o G3 novo eu te recomendo começar do zero com um TS zerado mesmo (e não precisa fazer under no system agent e Intel GPU, vou dar mais uma enfatizada nisso no tutorial para galera não ficar com dúvidas).
 
Última edição:
@lucas_soma Passou batido teu post, perdão ai, agora que o montroni mencionou ele que vi, dá onde você tirou os valores do turbo ? Mesmo o config pronto no GeekZilla.com.br não usa esses valores para o boost long . O teu é o 9750H com 1660Ti certo? o padrão é 45W desta CPU, não tem porque alterar o valor. Ou mesmo baixar porque com as alterações que costumamos fazer com o turbo reduzido ele dificilmente vai chegar nos 40W.

Em 3.2GHZ ele vai usar entre 36 e 37W se a CPU estiver 100%.

E como ficou a devolução do G3, tá encaminhada? (Eu postei o link do outlet lá no tópico da linha G também).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Obs: Outro detalhe, eu havia removido o config pronto pois o ICC MAX varia de cpu para cpu, por isso recomendo primeiro rodar o TS limpo, anotar o valor e reproduzir no config pronto se for o caso.

O Teu TS estava com uns valores também bem fora do comum, quando você receber o G3 novo eu te recomendo começar do zero com um TS zerado mesmo (e não precisa fazer under no system agent e Intel GPU, vou dar mais uma enfatizada nisso no tutorial para galera não ficar com dúvidas).

Muito obrigado, Geekzilla!!
Obrigado também ao rmontroni!!

É bem estranho... O primeiro que fiz do seu site funcinou bem. Mas formatei e não tinha salvo o arquivo do seu site. Aí baixei do site padrão quando estava baixando todos os programas pra instalar. Daí por diante ficou esquentando demais e nunca tinha me atentado a isso, de que ele veio "bixado".

Nunca mexi além do que entendi pra mexer no tutorial, ele veio assim ou ficou assim.

Vou fazer no novo a partir do seu arquivo e seguindo melhor o tutorial assim que o notebook chegar.

Acabei escolhendo um G3 novo. A quarentena tá acabando e quando acabar terei que dar aula com ele... O atual não aguenta fechar e abrir, então quanto mais rápido for pra resolver, é melhor. O estorno do dinheiro e a compra do G5 ia demorar demais. Se eu quisesse adiantar ia ter que comprar primeiro o G5 e depois esperar o reembolso do G3, mas cadê dinheiro pra fazer isso...

Vou continuar com cuidando bem dele e usar a garantia se for preciso.
 
Muito obrigado, Geekzilla!!
Obrigado também ao rmontroni!!

É bem estranho... O primeiro que fiz do seu site funcinou bem. Mas formatei e não tinha salvo o arquivo do seu site. Aí baixei do site padrão quando estava baixando todos os programas pra instalar. Daí por diante ficou esquentando demais e nunca tinha me atentado a isso, de que ele veio "bixado".

Nunca mexi além do que entendi pra mexer no tutorial, ele veio assim ou ficou assim.

Vou fazer no novo a partir do seu arquivo e seguindo melhor o tutorial assim que o notebook chegar.

Acabei escolhendo um G3 novo. A quarentena tá acabando e quando acabar terei que dar aula com ele... O atual não aguenta fechar e abrir, então quanto mais rápido for pra resolver, é melhor. O estorno do dinheiro e a compra do G5 ia demorar demais. Se eu quisesse adiantar ia ter que comprar primeiro o G5 e depois esperar o reembolso do G3, mas cadê dinheiro pra fazer isso...

Vou continuar com cuidando bem dele e usar a garantia se for preciso.

Pois é, qualquer coisa já compra mais um ano de garantia, vê se eles não dão um desconto por toda a incomodação. Quanto ao TS é como vc falou seguir passo a passo e ir postando aqui se tiver dúvidas. Qualquer coisa estamos ai!
 
Olá, tenho um Dell G5 com processador i7 9750H, e como devem imaginar quero fazer um undervolt devido a temperatura alta, vi varios videos no youtube sobre como fazer undervolt e todos são basicamente a mesma coisa, habilitar a opção de alterar a voltagem do CPU Core e CPU Cache e deslizar até ficar o minimo necessário para que o computador continue estável (no meu caso -150,4).

Enfim, eu realizei as alterações e achei estranho que a temperatura continuava a mesma, então, usando o programa "CPUID HWMonitor", descobri que a voltagem continua a mesma padrão do sistema e a que eu deixei salva no Throttlestop com -150,4 foi ignorada, gostaria de saber o porque que isso ocorre e como faço para poder salvar a alteração pois preciso reduzir a temperatura.

Prints:

vm8ck1H.png


U4wre4U.png


2LprfgG.png

@adilsonasj, eu tenho um Odyssey 2, ele tem o mesmo processador que o seu note, gostaria de saber se vc conseguiu uma boa melhora nas temperaturas e se o desempenho se manteve?
 
@adilsonasj, eu tenho um Odyssey 2, ele tem o mesmo processador que o seu note, gostaria de saber se vc conseguiu uma boa melhora nas temperaturas e se o desempenho se manteve?

A melhora na temperatura é considerável no 9750H (que tenho aqui também com o mesmo G5) com undervolt e underclock você consegue jogar BF5 a 60fps com temperaturas no 60 graus, sem passar disso. Dá até mesmo para reduzir o clock para menos de 3.2GHZ que não se sente a diferença, embora geralmente este é o ponto ideal entre desempenho e temperatura em algo que puxe mais da CPU.

Mas o 9750H tem máquina sobrando, então dá para ir testando e reduzindo, além de variar também a configuração do speedshift, tem games que funcionam bem mesmo com o clock variando, você não tem perda de fps.
 
@GeekZilla, a versão que possuo é com a RTX2060 que equilibra bem pra jogos, mas realmente o 9750H sobra bastante, vc tem as configs que usou na sua máquina?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo