• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Throttlestop (Undervolt), o que é, para que serve e tutorial completo de como usar este programa

Meus caros colegas, vejam se podem me ajudar, estou em um ponto diferente da maioria, eu ja fiz downgrade e reset, só reset, ja desabilitei na mão o SGX e nada faz habilitar o undervolt note na casa dos 100 graus boa parte do dia, uso apenas para trabalho, tem mais alguma dica?

G5 5590-A80P

Agradeço antecipadamente.
 
Meus caros colegas, vejam se podem me ajudar, estou em um ponto diferente da maioria, eu ja fiz downgrade e reset, só reset, ja desabilitei na mão o SGX e nada faz habilitar o undervolt note na casa dos 100 graus boa parte do dia, uso apenas para trabalho, tem mais alguma dica?

G5 5590-A80P

Agradeço antecipadamente.

Mas no reset você usou qual opção? Porque até agora em todos os casos o pessoal com os notes dell linha G conseguiram habilitar novamente o undervolt.
 
Mas no reset você usou qual opção? Porque até agora em todos os casos o pessoal com os notes dell linha G conseguiram habilitar novamente o undervolt.

Factory Reset, um ponto que acho interessante é que ele ja chegou pra mim com a 1.12 ou seja saiu de fabrica com ela, acho que ai esta a diferença para os demais colegas.
 
Factory Reset, um ponto que acho interessante é que ele ja chegou pra mim com a 1.12 ou seja saiu de fabrica com ela, acho que ai esta a diferença para os demais colegas.

Tem que ir em Restore Settings> Factory Settings , normalmente isso desativa o SGX.

 
Pois é, no meu caso mesmo fazendo isso ou desabilitando na mão não deixa... acho que fui sorteado.

Não estou com um G5 agora para conferir mais detalhes, mais tarde eu vejo certinho se tem mais alguma coisa que estamos deixando passar.
 
Não estou com um G5 agora para conferir mais detalhes, mais tarde eu vejo certinho se tem mais alguma coisa que estamos deixando passar.

Pô bixo, muito obrigado, vou tirar umas fotos de eu fazendo o procedimento e postar, posso estar deixando passar algo também, mais uma vez, muito obrigado.
 
Não, Original, adoraria que não fosse isso... sou meio caxias... hahahahaha

Não saberia dizer ao certo se formatando vai funcionar. É mais uma hipótese, pq no meu G5 o factory reset funcionou legal. Mas agora estou usando linux, e continua funcionando no linux é o cpufreqctl.
 
Não saberia dizer ao certo se formatando vai funcionar. É mais uma hipótese, pq no meu G5 o factory reset funcionou legal. Mas agora estou usando linux, e continua funcionando no linux é o cpufreqctl.

Mas ai quem sabe vale o teste, eu poderia fazer um boot no pen, pra ver se la ta ativado, tem como conferir visualmente que ta liberado?
 
Mas ai quem sabe vale o teste, eu poderia fazer um boot no pen, pra ver se la ta ativado, tem como conferir visualmente que ta liberado?

Se tu tem essa expertise, eu to usando o pop os 20.04, a extensão é: https://extensions.gnome.org/extension/945/cpu-power-manager/

Pode ser que precise mexer na BIOS e configurar o Secure Boot para o modo Audit.

Pra instalar precisa de um plugin do firefox, que tem no próprio site das extensões. Instalado, vai em preferences -> instalation (ele vai instalar o controle do processador), cria um modo ou usa os modos pré-definidos. Você pode ver a frequência na própria extensão.

screenshot_945.png
 
Se tu tem essa expertise, eu to usando o pop os 20.04, a extensão é: https://extensions.gnome.org/extension/945/cpu-power-manager/

Pode ser que precise mexer na BIOS e configurar o Secure Boot para o modo Audit.

Pra instalar precisa de um plugin do firefox, que tem no próprio site das extensões. Instalado, vai em preferences -> instalation (ele vai instalar o controle do processador), cria um modo ou usa os modos pré-definidos. Você pode ver a frequência na própria extensão.

screenshot_945.png

Vou testar, em tempo, troquei manualmente o SGX para desabilitado ou software e simplesmente continua apagado no XTU
 
Vou testar, em tempo, troquei manualmente o SGX para desabilitado ou software e simplesmente continua apagado no XTU

Mas no ThrottleStop vc testou também? Outra coisa, roda o TS com permissão de admin
 
Mas no ThrottleStop vc testou também? Outra coisa, roda o TS com permissão de admin

Sim, sempre tento em ambos. TS como Admin inclusive.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mas no ThrottleStop vc testou também? Outra coisa, roda o TS com permissão de admin

Interessante, fiz o seguinte teste, salvei o SGX em cada uma das opções e dei reset em todas, ele nunca muda, ou seja meu factory reset não muda o SGX, porém eu nunca tinha feito isso de desabilitar na mão na bios 1.11 poderiam me confirmar se o correto é o SGX estar DESABILITADO? ai vou fazer o downgrade da bios e tentar novamente.
 
Última edição:
Sim, sempre tento em ambos. TS como Admin inclusive.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Interessante, fiz o seguinte teste, salvei o SGX em cada uma das opções e dei reset em todas, ele nunca muda, ou seja meu factory reset não muda o SGX, porém eu nunca tinha feito isso de desabilitar na mão na bios 1.11 poderiam me confirmar se o correto é o SGX estar DESABILITADO? ai vou fazer o downgrade da bios e tentar novamente.

Sim, o correto é estar desabilitado, pois ele impede a alteração de voltagem da CPU por qualquer programa.
 
Sim, o correto é estar desabilitado, pois ele impede a alteração de voltagem da CPU por qualquer programa.

É... pelo visto undervolt não é pra mim... realmente não vai, nem com a 1.11 e o SGX desabilitado... fica desabilitado no XTU e no TS não aplica... Comprei hoje uma Pasta Térmica Master Gel Maker Nano - Cooler Master na torcida que resolva....
 
É... pelo visto undervolt não é pra mim... realmente não vai, nem com a 1.11 e o SGX desabilitado... fica desabilitado no XTU e no TS não aplica... Comprei hoje uma Pasta Térmica Master Gel Maker Nano - Cooler Master na torcida que resolva....

Não vai resolver. Se está na garantia eu aconselharia cuidado extremo ao trocar a pasta térmica, e com o plug para soltar a bateria que é meio chatinho.

Tem que ter algum erro na sequência que você está fazendo, é o primeiro caso do forum que não funciona o undervolt no G5.
 
Não vai resolver. Se está na garantia eu aconselharia cuidado extremo ao trocar a pasta térmica, e com o plug para soltar a bateria que é meio chatinho.

Tem que ter algum erro na sequência que você está fazendo, é o primeiro caso do forum que não funciona o undervolt no G5.

Eu realmente acredito que é o fato do meu ter saído com a 1.12 de fabrica...
 
Eu realmente acredito que é o fato do meu ter saído com a 1.12 de fabrica...
Qual a versão do microcode da Intel que aparece no Throttlestop?
Voce pode substituir o arquivo mcupdate_genuineintel.dll que fica em C:\Windows\System32 folder por uma versão anterior, isto vai permitir que a cpu use um microcode mais antigo e tentar fazer o reset depois disto.
Se quiser posso te mandar o arquivo que tenho no meu note para voce tentar ou verifica se não tem um backup dele na pasta.
Abs
 
Este é o microcode 0xCA, e fazendo uma pesquisa vi um tópico dizendo que este microcode realmente não faz undervolt, não vou postar o link por não saber se pode, se me falarem que pode, posto o link, será que não tem problema só jogar a DLL por cima? se não tiver aceito sim, inclusive ja agradeço.
 
Mais tarde eu posto o link direto do beta aqui que resolve alguns outros bugs também para o pessoal, bem lembrado a questão do microcode mmstos!. Vou ver se escrevo um código para verificar a versão correta da DLL para evitar mais problemas com updates do Windows também.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Este é o microcode 0xCA, e fazendo uma pesquisa vi um tópico dizendo que este microcode realmente não faz undervolt, não vou postar o link por não saber se pode, se me falarem que pode, posto o link, será que não tem problema só jogar a DLL por cima? se não tiver aceito sim, inclusive ja agradeço.

Essa versão também tem alguns problemas de travamentos, em especial com alguns modelos Dell.
 
Última edição:
Podem me confirmar que vocês estão com o WINDOWS PRO? o Meu é o HOME!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Usei a Dll do amigo, não mudou o microcode! e estou com o TS beta que mostra o locked

 
Última edição:
UPDATE: Desci um nível do downgrade, fui na 1.10 e não na 1.11 não liberou o undervolt microcode 0xB4
Porém parece que estou com outro note, muito mais frio, performou muito melhor no cinebench, antes em iddle não ficava abaixo de 60 graus e não chegava a mais de 4.1ghz agora em idle chegou a insanos 42 graus e a 4.489ghz fiz um ajuste fino no power de 35w até 50w e no 50w ele não passa de 90 graus no cinebench e fica sem termal throttling

No momento melhor do que nada, desabilitei o capsule e vou ficar nesta bios no momento.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo