• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Throttlestop (Undervolt), o que é, para que serve e tutorial completo de como usar este programa

Muito obrigado pessoal.

Estou mantendo em -200 e está estável. Apliquei até -225 e as temperaturas ficaram abaixo dos 70C! O notebook ficou mais "agressivo", mais rápido em coisas de um core só, como abrir janelas, nova aba...

O undervolt gera menos calor, certo? Isso quer dizer que, por ter menos calor, o turbo pode ficar em ação por mais tempo? Ou tem um limite de tempo já definido?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Estou muito feliz com o resultado do undervolt, amigo. A máquina ficava engasgando ao executar filtros ou renderizar um quadro. E as ventoinhas ficavam meio doidas do nada. Agora, a máquina está mais fluida e parece mais rápida.

Essa máquina (Asus X571) estou usando para trabalhar. Eu faço vídeos e trabalho com imagens. Eu não jogo nessa máquina, mas uso bastante a GPU (com o driver Studio) para renderizar vídeos e a aceleração do photoshop e ilustrator.

Que bom! Eu usei o 9300H por um bom tempo com alguns Dell G7 que tinha aqui no meu lab e realmente é uma CPU que dá para extrair bastante dela. Não precisa nem se preocupar com TPL e afins, são ajustes mais finos que para o seu caso já fechou ótimo com o config que você fez.

Seguindo o tutorial também recomendo a criação de atalhos no TS para você trabalhar com diferentes perfis de clock, assim você tem um clock para navegação, outro para renderização etc.

Apesar de vc não jogar ainda recomendo o undervolt da GPU.

O princípio é o mesmo do undervolt da CPU, vc vai poder realizar tarefas gerando menos calor (Volts x Amperes = Watts, então se você reduz a voltagem..). Ou dependendo do uso a GPU vai poder chegar ao seu limite com menos throttling.
 
No seu caso, com esse undervolt, você nem vai usar o PL2 pois seu processador vai entregar todo o seu desempenho com o limite de power de longa duração.
Ou seja, seu CPU pode entregar todo o seu desempenho durante 100% do tempo, se necessário.

Muito bacana! Muito obrigado, amigo!
 
Boa tarde srs!
Possuo um nitro 5 com configuração i7 10750h.
Vcs saberiam um perfil bom para ele?
 
Boa tarde srs!
Possuo um nitro 5 com configuração i7 10750h.
Vcs saberiam um perfil bom para ele?
Primeira coisa é saber se o undervolt está desbloqueado.
A maioria dos notebooks com Intel de 10a geração vem com bloqueio de undervolt e para desbloquear é necessário fazer uma edição no BIOS.

Na 10a geração a Intel fez um ajuste mais "apertado" da curva de tensão para obter algum ganho de desempenho e justificar a nova geração, além de clocks ligeiramente mais altos em relação a 9a geração.
Geralmente o undervolt desse i7 fica entre -50mV (nas piores unidades) e -100mV para os que acertaram na loteria do silício.
-60mV até -80mV é o mais comum.

Caso seu undervolt esteja desbloqueado recomendo iniciar com cache e core em -50mV e rodar o TS Bench em modo random.
Eu costumo testar com apenas 2 threads habilitados em 120M e todos os threads habilitados no teste de 960M. Isso basta para um teste de estabilidade inicial.

Estando tudo OK, pode baixar para -60mV em ambos, cache e core. Repita os testes de estabilidade.
Continuando tudo OK vá baixando de -5mV em -5mV até descobrir o limite do seu CPU e, então, aumente a tensão em 5mV e teste novamente.
Se não indicar erros, rode o Cinebench R23 multicore verificando a pontuação e acompanhando Power/Temperaturas/Clocks sustentados (após o PL1 entrar em ação).

Experimente agora manter o mesmo valor de undervolt no cache e baixar mais apenas o core.
Por exemplo, o limite estável que encontrou foi de -65mV. Mantenha o cache em -65mV e baixe o core para -80mV. Repita ambos os testes de estabilidade e, se tudo estiver OK, rode o CBR23 multicore acompanhando os mesmos parâmetros e compare com o que obteve anteriormente.
Se houve alguma melhora, baixe mais o core para -90mV e repita o processo.
 
Boa tarde srs!
Possuo um nitro 5 com configuração i7 10750h.
Vcs saberiam um perfil bom para ele?

Então, como eu mostro no tutorial, não existe um perfil exato para um notebook.

Você vai ter que se utilizar de tentativa e erro, o segredo é utilizar tanto o undervolt quanto o underclock, este último vai fazer a real diferença. Antes disso você irá precisar verificar se o undervolt está liberado, para isso basta instalar o TS e verificar se a voltagem e o Turbo Ratios estão liberados. Se não estiverem no tópico do Nitro 5 aqui no forum o pessoal que tem o note pode te orientar para desbloquear, isso vai envolver a edição da bios.

O próprio ThrottleStop tem o TS bench que é o teste mais prático para o undervolt.

Resumindo você irá fazer da seguinte forma

1 - Siga o tutorial para instalação básica do TS, só coloque ele para inicializar depois que achar o ponto adequado do undervolt.
2- Comece com -50 e vá aumentando (-80, - 100) em incrementos (cache e core, o resto pode descartar), depois da nona geração, o undervolt passou a ser menos significativo.
3 - Da décima geração em diante a grande diferença quem faz é o underclock, observe o tutorial onde mostro como trabalhar com o Turbo Ratios, assim ao invés de rodar a sua CPU com o boost em máximo em 5.GHZ você pode tranquilamente baixar para 3.0GHZ, 3.8GHZ e assim vai.

Undervolt avançado

Outro coisa interessante que você pode fazer com o TS é ter valores de undervolt para clocks diferentes, o undervolt que funciona para um clock de 3.4GHZ, pode não funcionar estável para um clock de 4.0GHZ, então você pode alterar isto também caso necessário. Como sempre falo é tentativa e erro.

Por fim

Tudo vai depender do seu uso, com um clock menor, você terá menos uso de watts e por consequência uma temperatura bem menor, a diferença chega a ser na casa dos 10 a 20 graus.

O 10750H é bem próximo do 9750H em termos de desempenho e fazendo um teste rápido com o Cpubenchmark esta é a diferença entre rodar a 3.0GHZ e rodar a 4.0GHZ



De resto é como falei, devido a qualidade do silício utilizado não existe fórmula pronta, tem décima geração que vai até -120mv, o mesmo modelo de cpu, note, fabricante etc pode ir a apenas -40mv. É uma loteria.
 
Realmente, muito estranho mesmo, ainda não conseguimos desvendar esse mistério, ou porque está aceitando o -1000 sem travar.
Postagem bem antiga, mas vou deixar aqui a minha colaboração.
O que ocorre com os processadores Intel, principalmente com os de 8a e 9a geração, é que o fator limitante é o undervolt no cache.
Suponhamos que o limite de estabilidade em um processador seja -120mV no cache. O undervolt no core vai ter um ponto ideal, de maior ganho, na proporção entre 1,5:1 e 2:1. Ou seja, o ponto ideal do core vai ser entre -180mV e -240mV.
A partir do ponto de maior ganho (menor consumo de energia) não vai haver mais benefícios e a partir desse determinado ponto a CPU vai ignorar o undervolt excedente no core.
Por isso esses relatos de pessoas que conseguiram -1000mV de undervolt no core.
Se testarem verão que a partir de -200mV ou, no máximo, -250mV não haverá mais ganhos.
Tenho um i7-9750H em um Precision 7540.
Em configurações de fábrica, sem undervolt e em Desempenho Ultra, no Cinebench R23 multicore ele atinge 3,85GHz all core consumindo 90W durante cerca de 30s (PL2) com temperatura de ~93/95°C (sem thermal throttling, mas com power throttling) e depois baixa para 3,65GHz consumindo 75W (PL1) e vai até o fim do teste com 86/88°C.
Com undervolt de -125mV no cache e -225mV no core eu consigo, nas mesmas condições, que todo o teste rode no clock máximo (4,0GHz all core) consumindo ~62W com 77/79°C.
A pontuação já bateu ~8350, mas atualmente com as diversas atualizações de segurança da Intel, fica em ~8270.
 
Postagem bem antiga, mas vou deixar aqui a minha colaboração.
O que ocorre com os processadores Intel, principalmente com os de 8a e 9a geração, é que o fator limitante é o undervolt no cache.
Suponhamos que o limite de estabilidade em um processador seja -120mV no cache. O undervolt no core vai ter um ponto ideal, de maior ganho, na proporção entre 1,5:1 e 2:1. Ou seja, o ponto ideal do core vai ser entre -180mV e -240mV.
A partir do ponto de maior ganho (menor consumo de energia) não vai haver mais benefícios e a partir desse determinado ponto a CPU vai ignorar o undervolt excedente no core.
Por isso esses relatos de pessoas que conseguiram -1000mV de undervolt no core.
Se testarem verão que a partir de -200mV ou, no máximo, -250mV não haverá mais ganhos.
Tenho um i7-9750H em um Precision 7540.
Em configurações de fábrica, sem undervolt e em Desempenho Ultra, no Cinebench R23 multicore ele atinge 3,85GHz all core consumindo 90W durante cerca de 30s (PL2) com temperatura de ~93/95°C (sem thermal throttling, mas com power throttling) e depois baixa para 3,65GHz consumindo 75W (PL1) e vai até o fim do teste com 86/88°C.
Com undervolt de -125mV no cache e -225mV no core eu consigo, nas mesmas condições, que todo o teste rode no clock máximo (4,0GHz all core) consumindo ~62W com 77/79°C.
A pontuação já bateu ~8350, mas atualmente com as diversas atualizações de segurança da Intel, fica em ~8270.

Qual a tua necessidade de poluir o tópico com constantes "suposições" e ainda dar uma de coveiro puxando uma respostas de 2 anos atrás? Neste meio tempo foram várias versões do TS, mudanças na forma de gerenciamento, novos recursos, o que invalida qualquer suposição que você esteja fazendo dependendo do caso.

Não quero parecer grosso, toda ajuda é bem vinda, mas neste caso não vi a necessidade de você me citar, no que foi um caso atípico, mais tarde inclusive me deparei com situações similares onde era erro de aplicação do undervolt, não estava realmente "-1000", não foi nem o caso dele ser ignorado, o que pode acontecer já a -300mv, foi simplesmente não aplicado. Viu como é preciso conhecer os fatos antes?

Ai eu sou notificado e como sempre gostei de dar um apoio aqui no Adrena, vou verificar o tópico e me deparo com você dando uma de coveiro. Complicado não? Acho que você precisa segurar a emoção ai. (é só um alerta amigável, não precisa escrever textão, nem ficar bravo, é a vida, só leva isso para o futuro, vamos trabalhar juntos e não complicando a vida de quem pesquisa o forum buscando ajuda).

Você inclusive pode ser encaixado na regra 1.10 do forum, apesar de não ser o caso de tópico antigo, mas mensagem.

1.10 Upar tópicos antigos sem nenhuma razão ou propósito definido que justifiquem o up (Obs. O usuário que upar tópicos antigos poderá ser advertido ou punido de acordo com a análise da moderação).

Você quer citar suas experiências legal! Massa! Mas como falei, segura a emoção nas citações antigas e informações trocadas.
 
Qual a tua necessidade de poluir o tópico com constantes "suposições" e ainda dar uma de coveiro puxando uma respostas de 2 anos atrás? Neste meio tempo foram várias versões do TS, mudanças na forma de gerenciamento, novos recursos, o que invalida qualquer suposição que você esteja fazendo dependendo do caso.

Não quero parecer grosso, toda ajuda é bem vinda, mas neste caso não vi a necessidade de você me citar, no que foi um caso atípico, mais tarde inclusive me deparei com situações similares onde era erro de aplicação do undervolt, não estava realmente "-1000", não foi nem o caso dele ser ignorado, o que pode acontecer já a -300mv, foi simplesmente não aplicado. Viu como é preciso conhecer os fatos antes?

Ai eu sou notificado e como sempre gostei de dar um apoio aqui no Adrena, vou verificar o tópico e me deparo com você dando uma de coveiro. Complicado não? Acho que você precisa segurar a emoção ai. (é só um alerta amigável, não precisa escrever textão, nem ficar bravo, é a vida, só leva isso para o futuro, vamos trabalhar juntos e não complicando a vida de quem pesquisa o forum buscando ajuda).

Você inclusive pode ser encaixado na regra 1.10 do forum, apesar de não ser o caso de tópico antigo, mas mensagem.

1.10 Upar tópicos antigos sem nenhuma razão ou propósito definido que justifiquem o up (Obs. O usuário que upar tópicos antigos poderá ser advertido ou punido de acordo com a análise da moderação).

Você quer citar suas experiências legal! Massa! Mas como falei, segura a emoção nas citações antigas e informações trocadas.
Qual a necessidade dessa resposta?
Estava olhando o seu guia na primeira página, vi esses questionamentos e resolvi escrever com o intuito de colaborar.
Se afetou seu ego, sinto muito.
 
Qual a necessidade dessa resposta?
Estava olhando o seu guia na primeira página, vi esses questionamentos e resolvi escrever com o intuito de colaborar.
Se afetou seu ego, sinto muito.

Acho que foi o contrário não? Em termos de ego? Qual a necessidade disso? São regras, você está procurando furos, quer chamar a atenção.

Mas simplesmente se continuares assim vou te colocar nos ignorados, para não poluir o tópico, que vem ajudando usuários faz mais de 2 anos, sem nenhum problema, primeira vez que vejo isso aqui. Agradeço se isso parar por aqui, ou infelizmente terei que reporta-lo.

É uma simples questão de ordem e de manter um ambiente amistoso, para que falar de ego? Todos aprendem, todos erramos, mas não é o caso aqui, eu to sempre tirando dúvidas com o Kevin (criador do TS) pq não sei tudo, mesmo trabalhando na área de Ti, só chamei sua atenção por infrigir as regras do forum. Faz parte. Não precisa vim provocar, falar de ego, sem sentido isso, que infantilidade. Segue em frente. Já passou.

Somos todos colegas de Ti tentando ajudar as pessoas aqui. :rub1:
 
Acho que foi o contrário não? Em termos de ego? Qual a necessidade disso? São regras, você está procurando furos, quer chamar a atenção.

Mas simplesmente se continuares assim vou te colocar nos ignorados, para não poluir o tópico, que vem ajudando usuários faz mais de 2 anos, sem nenhum problema, primeira vez que vejo isso aqui. Agradeço se isso parar por aqui, ou infelizmente terei que reporta-lo.

É uma simples questão de ordem e de manter um ambiente amistoso, para que falar de ego? Todos aprendem, todos erramos, mas não é o caso aqui, eu to sempre tirando dúvidas com o Kevin (criador do TS) pq não sei tudo, mesmo trabalhando na área de Ti, só chamei sua atenção por infrigir as regras do forum. Faz parte. Não precisa vim provocar, falar de ego, sem sentido isso, que infantilidade. Segue em frente. Já passou.

Somos todos colegas de Ti tentando ajudar as pessoas aqui. :rub1:
Fica tranquilo.
Não posto mais no seu tópico.
 
Geek! mô querido, acho que somos da mesma terrinha kkkk

To sempre vendo o forum mas agora que superei a preguiça do registro , seguinte: Vi teu video no youtube do BFV, que rodas a 60fps com 60 e poucos graus tenho um g5 aqui e nem com reza braba to conseguindo chegar nisso, toquei under e tudo mais com afterburner também clock nos 3.0ghz como vc fala e nada, note tá em cima de uma base dessas aliexpress um cooler grandao e ar ligado mas fica nos 70 na cpu e pch parece que frita e vai a quase 80 as vezes

É normal isso, você mexeu em tpl ou tem alguma outra coisa, magia etc para baixar mais? tem problema pch chegando a 80? No caso do under to com speedshift 1 para fixar o clock como vc explica, se deixo tipo em 150, 200 no Throttlestop ai o fps fica oscilando. Minha dúvida é mais sobre config do ts por isso postei aqui e não no tópico do G5 sabes

Ps: já verifiquei o under tá funfando tS rodando ok, rodei o bench e deu bom

o video é esse

 
Opa, se for Floripa então somos mesmo.

Então, no video o G5 está rodando com underclock entre 2.8GHZ e 3.0GHZ, undervolt na CPU e GPU, não foi preciso nenhuma alteração via TPL etc nos power limits.

Resumindo:

1- Vsync, 60fps
2- Undervolt CPU/GPU
3- Underclock CPU/GPU - CPU em 3.0GHz, GPU 1770 com undervolt também.

De resto realmente, você precisa setar 1 no speedshift pois games como Battlefield acabam tendo queda de FPS, Fornite perdoa mais nesse sentido. No TS você tem também a opção de criar um perfil sem turbo para casos mais extremos de alta temperatura.

A grande diferença aqui é a base com 4 coolers de 12v feita com pvc, onde tanto os heatpipes da CPU/GPU quanto o PCH ficam melhor refrigerados e eu comprei uma nova tampa inferior (bottom cover, no aliexpress) para fazer novos cortes, entradas de ar para o pch e heatpipes. Deu uma boa ajuda, especial no PCH.



Uma alta temperatura no PCH (Platform Controller Hub) pode levar a perda de performance se o sistema resolver baixar clocks, throttling, para baixar as temperaturas, as vezes se você tiver vários dispositivos conectados no note isto também pode elevar a temperatura do PCH.
 
Utilizei o guia do Geekzilla num dell G3 i7-9750H e funcionou tranquilamente.
Troquei para um Dell Inspiron com um i5-11320H mas no Throttlestop quando entro no FIVR no topo aparece Not Avaliable.
Alguém sabe se tem como desbloquear para utilizar ou já era??
 
Utilizei o guia do Geekzilla num dell G3 i7-9750H e funcionou tranquilamente.
Troquei para um Dell Inspiron com um i5-11320H mas no Throttlestop quando entro no FIVR no topo aparece Not Avaliable.
Alguém sabe se tem como desbloquear para utilizar ou já era??

Ainda é possível sim fazer o undervolt, mas na maioria dos notes de décima geração em diante, existe um bloquei na bios do undervolt, então você vai ter que editar a bios para liberar. Como são muitos modelos de note, não tenho como fazer um tutorial geral para esta parte, mas pesquisando nos forums (aqui e na Dell) é possível que você encontre o tutorial para o seu modelo.

* Edit, no caso do 11320H vi alguns casos em que essa CPU simplesmente não tem acesso ao controle de voltagem, não é nem questão de estar desabilitado na bios.
 
Última edição:
A partir da 11th gen, a Intel bloqueou direto na CPU o undervolting, liberando somente para os modelos com final "HK" ou "HX".
Mas limitar o Turbo Boost, das diversas maneiras possíveis, ainda continua sendo uma boa.
 
A partir da 11th gen, a Intel bloqueou direto na CPU o undervolting, liberando somente para os modelos com final "HK" ou "HX".
Mas limitar o Turbo Boost, das diversas maneiras possíveis, ainda continua sendo uma boa.

Bem lembrado, não existe mais o acesso ao controle de voltagem. Na décima era apenas o bloqueio na bios, fora que no Windows 11 (usado pela maioria dos notes 10th gen para cima) existem conflitos com o WSL e a virtualização da própria CPU, lembrei disso agora, preciso colocar um aviso no tutorial.
 
e ai galerinha, meu notebook n eh tao foda qnto o de vcs n, tenho ele ha bastante tempo e queria saber qual a variaçao de undervolt q eu poderia fazer nele e se posso melhorar mais, ja uso um underclock de 4.0(turbo boost) para 2.4 e o undervolt atual dele eh de 74.5
o notebook eh Acer Aspire A515 51G C690 | CPU I7 8550U 1.8/4.0ghz | MX130 2gb gddr5 | 20gb ram
 
e ai galerinha, meu notebook n eh tao foda qnto o de vcs n, tenho ele ha bastante tempo e queria saber qual a variaçao de undervolt q eu poderia fazer nele e se posso melhorar mais, ja uso um underclock de 4.0(turbo boost) para 2.4 e o undervolt atual dele eh de 74.5
o notebook eh Acer Aspire A515 51G C690 | CPU I7 8550U 1.8/4.0ghz | MX130 2gb gddr5 | 20gb ram

Undervolt não tem um valor específico, varia de máquina para máquina e mesmo em modelos iguais, pode ser necessário o uso de valores diferentes, devido a variação na qualidade do silício utilizado nas cpus.

O ideal é seguir o tutorial e ir aumentando em pequenos incrementos, sempre testando com O TS Bench.

Mas no seu caso se você já vez underclock para 2.4, o undervolt não vai mais fazer diferença, pela temperatura você já chegou no ponto ideal. A não ser que queria aumentar o clock, neste caso pode conseguir abaixar coisa de 2, 3 graus (quando comparado com o clock maior).
 
Ainda é possível sim fazer o undervolt, mas na maioria dos notes de décima geração em diante, existe um bloquei na bios do undervolt, então você vai ter que editar a bios para liberar. Como são muitos modelos de note, não tenho como fazer um tutorial geral para esta parte, mas pesquisando nos forums (aqui e na Dell) é possível que você encontre o tutorial para o seu modelo.

* Edit, no caso do 11320H vi alguns casos em que essa CPU simplesmente não tem acesso ao controle de voltagem, não é nem questão de estar desabilitado na bios.
Valeu pela informação. Dei uma pesquisada e os modelos que tem o chipset H45 ainda tem a possibilidade de fazer undervolt modificando alguns paramêtros da BIOS mas o meu é com o H35 que não tem essa possibilidade.
Acabei diminuindo o Turbo Ratio e quando não preciso deixo um perfil com o o turbo boost desabilitado. Só fazendo isso já melhorou a questão da temperatura no processador.
 
Valeu pela informação. Dei uma pesquisada e os modelos que tem o chipset H45 ainda tem a possibilidade de fazer undervolt modificando alguns paramêtros da BIOS mas o meu é com o H35 que não tem essa possibilidade.
Acabei diminuindo o Turbo Ratio e quando não preciso deixo um perfil com o o turbo boost desabilitado. Só fazendo isso já melhorou a questão da temperatura no processador.

No fim trabalhar com o underclock do turbo ajuda mais que o undervolt em si em muitos casos. Bom saber sobre as possibilidades do H45 E H35!
 
Não sei se essa postagem se aplica a este tópico.

Tenho um Samsung Book com o processador i5 1135G7 equipado com a Íris Xe (sem placa de vídeo dedicada). Pelo que li na internet a regulação de tensão do Throttlestop não funciona com processadores da 11ª Geração da Intel.

Tentei modificar o plano de energia do Windows 11 para economia de bateria quando não estou jogando mas nada feito.

Queria saber se ainda tem alguma configuração do Throttlestop que posso usar para diminuir a temperatura e aumentar a vida útil da bateria e do cooler, já que o último fica ligado boa parte do tempo.
 
O máximo que você pode fazer é o usar o PROCHot, reduzir o valor, esta é a temperatura máxima permitida antes da CPU baixar automaticamente o clock.

Em casos isso causa lentidão, pq vai causar o infame throttling, redução de clock do processador para reduzir a temperatura.

Ainda mais eficiente que o undervolt é o underclock, que deveria ser possível nas configurações de energia do Windows, lembrando que o estado de desempenho minimo deve ser menor que o máximo ao ajustar as configurações do turbo boost.

De resto se vc estiver usando para jogar não tem muito o que fazer, este tipo de máquina vai esquentar e muito.

Outra coisa é usar ele em uma base com bons coolers, vai ajudar um pouco nas temperaturas.
 
O que me estava me deixando incomodada é o fato do cooler ficar funcionando quase ininterruptamente quando estou trabalhando (uso Word e navegador de internet para isso). O processador ficava em 10% de uso mas o cooler permanecia ativo e a temperatura ficava em uns 55ºC. Quando jogava a temperatura ia para 76ºC.

O notebook fica elevado com auxílio de uma base.

Li o tutorial, instalei o Throttlestop e realmente não tem muito o que fazer no meu notebook. A tela de FIVR está toda bloqueada. Única coisa que consegui fazer foi desabilitar o Turbo Boost.

O cooler pelo menos fica desativado quando estou navegando na web e com o Word aberto. A temperatura caiu para 39ºC.

Testei jogando Diablo 4 e a temperatura do processador não passa de 62ºC. Bem melhor.

Vou ficar com o Turbo Boost desativado permanentemente.
 
A partir da 11th gen, a Intel bloqueou direto na CPU o undervolting, liberando somente para os modelos com final "HK" ou "HX".
Mas limitar o Turbo Boost, das diversas maneiras possíveis, ainda continua sendo uma boa.
Tenho um Dell M15 R6 e consigo usar o throtlestop.

ex6vvQD.png
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo