Não é de hoje que sempre nos deparamos com belos atos de HUMANIDADE diante de uma guerra ou qualquer outra situação caótica. Mas algumas delas nos chamam a atenção pela audácia..
Em 1943, durante a 2ª grande guerra, um piloto da Luftwaffe (a força aérea alemã), Franz Stigler, sobrevoava os céus com o seu bombardeiro abatendo aviões inimigos. Seu número de mortes subia incessantemente e ele estava prestes a levar para casa uma Medalha de Honra do exército alemão.
Em uma batalha, Franz avistou um bombardeiro americano que sobrevoava ao seu redor e quando se preparou para abatê-lo ele percebeu que as condições do avião inimigo eram tristes.
Os tripulantes responsáveis pelas metralhadoras não atiraram no avião de Franz, foi então que ele percebeu a situação do avião... Cheio de marcas de tiros, grande parte da tripulação estava morta e outra ferida. O piloto americano lutava para manter o bombardeiro no ar, foi ai que Franz percebeu que não teria mérito nenhum matar homens feridos e desprotegidos.
Aí, Franz surpreendeu a todos...
Ele sinalizou para o piloto americano, pareou o seu avião junto ao dele e o escoltou até o Mar do Norte. Ao sobrevoar ao lado do avião inimigo, Franz evitou que outros bombardeiros alemães atingissem o avião americano.
Ao pousarem, os pilotos se cumprimentaram pela primeira e última vez...
Ou eram isso que pensavam...
50 anos depois o piloto norte americano, Charlie Brown, conseguiu encontrar Franz Stigler e o fez como convidado de honra em uma reunião que ele havia preparado com os sobreviventes do voo.
Charlie mostrou vídeos de filhos e netos e agradeceu Franz por permitir que essas vidas existissem hoje.
Se tornaram melhores amigos após este reencontro.