[TÓPICO DEDICADO] Monitor ASUS VG27AQL1A - 27'' QHD 170Hz G-Sync IPS HDR 10-bit

ICC não disponível

----------------------------------------------------------------------------------

Por hora tentando calibrar as cores aqui ainda
Sinto falta um pouco de profundidade em algumas imagens e venho achando o tom das cores voltados para um tom amarelo.

Aqui estou usando:
10 bits 120Hz
R - 83
G - 85
B - 98
Brilho - 10
Contraste - 80
Modo - Corrida
filtro de azul - 1
Shadow boost - 1
ELMB - ligado
Penso que 10 de brilho é bem baixo, isso afeta nas cores. Aqui uso 30.

Outra questão é usar filtro de luz azul que altera, igualmente, as cores, puxando para um tom amarelado.

E ELMB ligado vai de gosto, mas ele baixa um pouco o brilho e a tela fica "piscando", apesar de não ser visível, cansa mais a vista. Eu ligaria somente em jogos competitivos.

Penso que 10 de brilho é bem baixo, isso afeta nas cores. Aqui uso 30.

Outra questão é usar filtro de luz azul que altera, igualmente, as cores, puxando para um tom amarelado.

E ELMB ligado vai de gosto, mas ele baixa um pouco o brilho e a tela fica "piscando", apesar de não ser visível, cansa mais a vista. Eu ligaria somente em jogos competitivos.
Com o filtro de luz azul e o Shadow boost desligado, tb percebi um leve tom de amarelado

Com o filtro de luz azul e o Shadow boost desligado, tb percebi um leve tom de amarelado
Cada painel tem uma configuração, mas aqui, por exemplo, além de não usar filtro luz azul, ELMB, Shadow Boost, estou usando:
Contraste 80;
Dynamic Dimming - On (aumenta contraste);
Brilho 30;
Red 75;
Green 88;
Blue 100.

Mas é bem subjetivo essas questões de cores. Gosto mais de cores frias.

Cada painel tem uma configuração, mas aqui, por exemplo, além de não usar filtro luz azul, ELMB, Shadow Boost, estou usando:
Contraste 80;
Dynamic Dimming - On (aumenta contraste);
Brilho 30;
Red 75;
Green 88;
Blue 100.

Mas é bem subjetivo essas questões de cores. Gosto mais de cores frias.
Como ativo esse Dynamic Dimming

Como ativo esse Dynamic Dimming
Fica abaixa do HDR, nas configurações de "Image". Creio que se estiver com ELMB ativado essa opção fica desativada. E quando se usa HDR ela liga automaticamente.

Boa Tarde Pessoal, preciso de uma recomendação de vocês, comprei um Odyssey G7 por R$3.600,00 estou dentro do prazo de 7 Dias digitando olhando pra ele agora.
A situação é a seguinte: NÃO consigo continuar usando ele, motivo: CORES ou melhor, a falta delas, achei que por ser um QLED seria diferente e sim, realmente é melhor que um VA comum (Bem melhor, na verdade) mesmo assim não chega aos pés do querido IPS. (Utilizando Perfil ICC Rtings)
Preciso da sugestão de vocês sobre as seguintes opções:

Monitor Gigabyte 27 M27Q | R$3500,00​

Monitor Asus VG27AQL1A | R$2700,00​

Monitor Dell Gamer 27" S2721DGF | R$3.300,00​

Qual a melhor escolha?​

OBS: Meu setup é 80% Gigabyte/Aorus​

Preciso de uma resposta pra hoje xD

Obrigado desde já!
Cara, tbm tava achando isso, vim de um TN e as cores popavam quase igual apesar de a precisao e contraste do G7 serem visivelmente melhor, mas depois de alguns dias aprendendo o que siginifica cada config do G7 cheguei na seguinte que destroi qualquer tela que já tive:

BEQ 13
FREESYNC ON
HIGH BRIGHT
BRILHO 54
CONTRASTE 75
SHARPNESS 56
COLOR 52 50 50
COLOR TONE CUSTOM
GAMMA MODE 1
LOCAL DIMMING ON

Obs: O local dimming pode parecer estranho ao navegar em foruns etc por que ele dá uma apagada em alguns pontos da tela mas para consumir conteudo é muito bom, ele é feito para isso na verdade

O sharpness 56 ajuda a popar mais as cores

Com essa config aqui na minha tela eu nao tenho perda de pretos, cores, nem banding usando os testes desse site http://www.lagom.nl/lcd-test/contrast.php

O gamma mode 2 é um pouco mais bonito mas ele gera mais banding

Esqueci de mencionar que vc deve ficar pelo menos 50 dos seus olhos para a tela pra distorcer menos as cores nos cantos.

E se quer ips mesmo tem que comprar tela LG, de monitor gamer acho que só a Dell vende com tela LG

Esses outros são cópias com caracteristicas próprias, por exemplo, cores menos vivas mas com contraste um pouco maior. Acredito que telas da innolux ou auo

O m27q é interessante que usa um painel sharp que parece até melhor que os concorrente segundo o rtings

Última edição:
Cara, tbm tava achando isso, vim de um TN e as cores popavam quase igual apesar de a precisao e contraste do G7 serem visivelmente melhor, mas depois de alguns dias aprendendo o que siginifica cada config do G7 cheguei na seguinte que destroi qualquer tela que já tive:

BEQ 13
FREESYNC ON
HIGH BRIGHT
BRILHO 54
CONTRASTE 75
SHARPNESS 56
COLOR 52 50 50
COLOR TONE CUSTOM
GAMMA MODE 1
LOCAL DIMMING ON

Obs: O local dimming pode parecer estranho ao navegar em foruns etc por que ele dá uma apagada em alguns pontos da tela mas para consumir conteudo é muito bom, ele é feito para isso na verdade

O sharpness 56 ajuda a popar mais as cores

Com essa config aqui na minha tela eu nao tenho perda de pretos, cores, nem banding usando os testes desse site http://www.lagom.nl/lcd-test/contrast.php

O gamma mode 2 é um pouco mais bonito mas ele gera mais banding

Esqueci de mencionar que vc deve ficar pelo menos 50 dos seus olhos para a tela pra distorcer menos as cores nos cantos.

E se quer ips mesmo tem que comprar tela LG, de monitor gamer acho que só a Dell vende com tela LG

Esses outros são cópias com caracteristicas próprias, por exemplo, cores menos vivas mas com contraste um pouco maior. Acredito que telas da innolux ou auo

O m27q é interessante que usa um painel sharp que parece até melhor que os concorrente segundo o rtings
G7 enquanto não lançar uma versão sem curvatura, ainda mais a 1000R, é inviável para a maioria das pessoas.

Para quem usa PC também para trabalhar ou assistir filmes, a uma certa distância, não fica agradável essa curvatura. É bom para FPS... mas mesmo a tela de 27", com essa curvatura agressiva, parece menor do que é. O ideal seria 32", mas aí em 1440p a densidade de pixel já fica ruim, como relatado em diversos reviews.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém aqui usa esse monitor com o Xbox Series X?
Uso no PS5 e fica ótimo com o HDR. Creio que no XSX é a mesma coisa.

G7 enquanto não lançar uma versão sem curvatura, ainda mais a 1000R, é inviável para a maioria das pessoas.

Para quem usa PC também para trabalhar ou assistir filmes, a uma certa distância, não fica agradável essa curvatura. É bom para FPS... mas mesmo a tela de 27", com essa curvatura agressiva, parece menor do que é. O ideal seria 32", mas aí em 1440p a densidade de pixel já fica ruim, como relatado em diversos reviews.

Uso no PS5 e fica ótimo com o HDR. Creio que no XSX é a mesma coisa.

Conseguiu habilitar os 120 FPS no PS5?

Estou vendendo meu 4k 60hz e hoje meti o doido e peguei esse monitor na kabum, com cupom de aniversário saiu por 2700 e pouco com frete.

Jogo competitivo, vamos ver se esses 170hz vão ajudar XD

Grande verdade!
Também optei por essa "configuração".

Sobre o HDR... habilito somente em jogos que utilizam e isso traz um ganho muito bom. Flight Simulator, Cyberpunk... até Cold War em 8bits e 170Hz.

Já no desktop também tenho usado 120Hz/10Bits. E sempre com overdrive 60.

Isso é problema do windows e também de conteúdos que não foram feitos para HDR. Infelizmente tem que ficar ligando pra conteúdos com boa implementação e desligando pro resto, isso torna o HDR meio chato de usar. Quem sabe no próximo windows não tenham uma implementação melhor.

Aqui testei e tentei calibrar o HDR em vários jogos.

No Cyberpunk, por exemplo, fiz várias configurações lá e em nenhuma supera o SDR bem calibrado com 120hz e 10bits.

o constrate/brilho fica desregulado e a qualidade de cores fica inferior (o melhor resultado ainda é abaixo).

Acredito que seja essa má implementação do Windows mesmo.

Infelizmente ativar esse modo HDR no Windows meio que tira a qualidade um pouco, mesmo colocando o brilho no máximo no seu próprio ajuste lá.

Senti uma implementação melhor no Resident Evil Village, Hitman III, Days Gone, mas ainda assim; parece que o SDR com 10 bits é melhor no resultado final.

Ainda acho que uma calibração própria em modo HDR ajudaria a melhorar em alguns casos. (Infelizmente não tem).

Mas o brilho do monitor para HDR realmente é bom e isso é perceptível.

No fim, eu nem esperava muito do HDR, estava mais voltado para os atributos competitivos (Que são excelentes), mas o HDR e os 10bits chamaram minha atenção.

Senti um potencial no HDR, mas infelizmente ficou só nisso mesmo.

Aqui resolvi deixar desligado.

Mas com alguns dias de uso, estou muito satisfeito com o produto como um todo.

Última edição:
Grande verdade!

Aqui testei e tentei calibrar o HDR em vários jogos.

No Cyberpunk, por exemplo, fiz várias configurações lá e em nenhuma supera o SDR bem calibrado com 120hz e 10bits.

o constrate/brilho fica desregulado e a qualidade de cores fica inferior (o melhor resultado ainda é abaixo).

Acredito que seja essa má implementação do Windows mesmo.

Infelizmente ativar esse modo HDR no Windows meio que tira a qualidade um pouco, mesmo colocando o brilho no máximo no seu próprio ajuste lá.

Senti uma implementação melhor no Resident Evil Village, Hitman III, Days Gone, mas ainda assim; parece que o SDR com 10 bits é melhor no resultado final.

Ainda acho que uma calibração própria em modo HDR ajudaria a melhorar em alguns casos. (Infelizmente não tem).

Mas o brilho do monitor para HDR realmente é bom e isso é perceptível.

No fim, eu nem esperava muito do HDR, estava mais voltado para os atributos competitivos (Que são excelentes), mas o HDR e os 10bits chamaram minha atenção.

Senti um potencial no HDR, mas infelizmente ficou só nisso mesmo.

Aqui resolvi deixar desligado.

Mas com com alguns dias de uso, estou muito satisfeito com o produto como um todo.
O único jogo que o HDR funcionou maravilhosamente bem aqui foi Ori and the Will of the wisps, e que jogo lindo com HDR, pqp... tentei com shadow of tomb raider e no COD Cold war nenhum ficou bom. No mais esse vídeo aqui em baixo fica absurdamente lindo com HDR tb, o resto o pessoal precisa muito aprender a criar conteúdo ainda.

Estou vendendo meu 4k 60hz e hoje meti o doido e peguei esse monitor na kabum, com cupom de aniversário saiu por 2700 e pouco com frete.

Jogo competitivo, vamos ver se esses 170hz vão ajudar XD
Também tô com cupom de aniversário e tá saindo por R$ 2.766,96 à vista com frete.
Não sei se compro, pois já tenho um Acer Predator 240hz IPS FHD e uma RTX 2060 pra jogos. To pensando em comprar esse de 27" mais pra trabalho

Desde o primeiro dia de uso desse monitor acontece uma coisa muito estranha.
Após ligar o computador, em algum momento o monitor fica preto por uns 2 segundos e depois volta ao normal. Porém isso só ocorre 1 vez a cada vez que ligo o computador, após um tempinho com ele ligado.
Isso não me atrapalha em nada, por ser só uma vez a cada "ligada" de computador, porém alguém faz alguma ideia do que pode ser isso? É meio chato.
Valeu!!
Obs: Estou usando o cabo displayport que veio com ele e ligando na placa de vídeo

Bom dia meus amigos, o monitor chegou hoje e vou deixar meu feedback:

Eu venho de um monitor samsung UR550 4k 28 IPS, e meus caros, esse monitor QHD consegue superar fácil o meu monitor 4k.

É claro que estranhei um pouco a definição, mas logo acostumei com a QHD e não noto mais diferenças.

Mas o restante, cores melhores, HDR realmente decente (meu 4k tinha HDR10, mas ficava horrível, cores lavadas e contraste estourado), tem som (não é top mas quebra galho pra reuniões via vídeo e tal) e por último os 170hz, que fluidez, até para navegar na internet ficou melhor.

Meu produto veio sem stuck/dead pixel (testei com as cores sólidas) e pelo menos agora durante o dia não notei bleeding, mas isso só a noite com o quarto todo escuro que vou confirmar.

Tive que investir 1500 reais na troca, mas garanto que valeu a pena.

Depois vou testar meus jogos competititvos.

Só falta agora calibrar o monitor.

Meus caros, meu monitor infelizmente chegou com 1 dead pixel.
Achei que ele esta com bleed razoável para ruim e o som dele pior do que speaker do meu celular (se alguém puder confirmar se seria isso mesmo ou deveria ter um som mais alto ?)
Mas dead pixel está na região inferior da tela, que não atrapalha e só da pra ver ele de muito perto.
Agora eis a questão, tentar fazer que nem nosso amigo :
Magina cara, sempre que puder ajudar, estamos ai!
Da uma "enfeitada" no texto. Fala que você identificou esse pixel bem no meio da tela e que atrapalha bem o uso e que o vazamento de luz também é incomodo. Acredito que o procedimento será o mesmo.

Eu fiz o procedimento direto com a Kabum. Eles trocara por um novo, se bem que na justificativa eles disseram que identificaram, além do stuck pixel que eu relatei, 2 dead pixels. Achei estranho pois fiquei um bom tempo verificando e nao havia reparado nesses dead pixels... De qualquer forma, a unidade nova veio sem problema com pixel nenhum.

Meu racional diz que devo abrir RMA ou arrependimento
e o coração quer ficar com ele sem ter que fazer o procedimento chato com risco de não voltar nada.
Quais opiniões de vocês ? Um monitor de 3k deveria vir perfeito ou melhor não arrisca e ficar com ele já aqui.

segue a imagens
tId5oEy.jpg

TxEkC8Y.jpg

Achei que ele esta com bleed razoável para ruim e o som dele pior do que speaker do meu celular (se alguém puder confirmar se seria isso mesmo ou deveria ter um som mais alto ?)
Mas dead pixel está na região inferior da tela, que não atrapalha e só da pra ver ele de muito perto.

e o coração quer ficar com ele sem ter que fazer o procedimento chato com risco de não voltar nada.
Quais opiniões de vocês ? Um monitor de 3k deveria vir perfeito ou melhor não arrisca e ficar com ele já aqui.

segue a imagens
tId5oEy.jpg

TxEkC8Y.jpg
Esse vazamento de luz ae tá foda.

Comprei o meu também, to esperando chegar. Se vier com dead pixel eu devolvo na hora. 2.7K nessa porra e ainda vir com defeito é foda.

Comprei o meu também, to esperando chegar. Se vier com dead pixel eu devolvo na hora. 2.7K nessa porra e ainda vir com defeito é foda.
Concordo totalmente, um produto desse preço deve vir quase perfeito.

Pra mim, stuck e dead pixel são defeitos graves, nem minha tv 4k mais barata que esse monitor tem, nem meu antigo monitor 4k tinha.

Eu devolveria ou exigia troca por um sem problemas.

Última edição:
Realmente pagar tudo isso pra vir com defeito é um desrespeito com cliente total.

Concordo totalmente, um produto desse preço deve vir quase perfeito.

Pra mim, stuck e dead pixel são defeitos graves, nem minha tv 4k mais.barata que esse monitor tem, nem meu antigo monitor 4k tinha.

Eu devolveria ou exigia troca por um sem problemas.
Beleza galera
valeu pela força

Vou abir o procedimento.
Vamos ver o que vai acontecer
e depois volto com feedback.

Oq significa os 130% sRGB deste monitor? Isso é bom ou ruim se tratando de fidelidade de cores?

Vou abir o procedimento.
Vamos ver o que vai acontecer
e depois volto com feedback.
O meu mandei pro RMA tmb estava com muito vazamento de luz e stuck pixel azul, esperar pelo novo.

Só está faltando o perfil ICC do brother que fez a calibração do monitor dele aqui do fórum.

Enquanto isso estou usando o ICC e calibração do Rtings.

A única coisa que eu mudo é o brilho, 14 parece que o monitor é fraco kkk, usando em 40 normalmente, pra jogar acho que vou aumentar.

Edit: Sobre o Bleeding do monitor, é algo chato mas esta aceitável, e painel IPS não tem como fugir disso, o meu antigo 4k tinha e não seria esse diferente.

No Rtings também eles deixam bem claro que a uniformidade do preto não é tão boa.

Segue a foto do bleeding do meu monitor, é claro q a foto piora, mas serve para ter uma ideia.

20210528-174525.jpg

Última edição:

segue a imagens
tId5oEy.jpg

TxEkC8Y.jpg

Eu também tive esse pensamento de ficar com o monitor pra evitar esse processo mais chato... mas é um produto caro e por mais que seja um detalhe pequeno provavelmente isso vai te incomodar com ao longo do tempo.
O novo monitor que veio pra mim ta 100%. Sem nenhum pixel com problema e o vazamento de luz bem mais fraco... valeu a pena o "stress".

Users who are viewing this thread

Voltar