• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[Tópico Dedicado] - Steam Deck - O Videogame portátil da Valve

Minha aposta é que será que nem o PS Vita. Uma certa euforia inicial de lançamento, mas não vai vender bem como se espera e eventualmente será deixado de lado.

O pessoal entusiasta de PC vai querer ficar preso a um aparelho de hardware fixo e meia boca?

E o pessoal casual pode ser mais atraído por um XBOX SS ou o próprio Nintendo Switch, que são 100 dolares mais baratos. Nintendo Switch lite é metade do preço.

Sei lá, vejo zero diferencial nesse aparelho que justifique tornar-se um sucesso de vendas como o Switch é, por exemplo. Não acho que todo "PC Master Racer" tenha o sonho de ter um portátil pra jogar um RDR2 da vida enquanto tá no trono.

E essa versão de 64gb é sacanagem né? Kkk só pra dizer que os preços começam em 399 não em 600 dolares.

Mas posso estar completamente enganado. O tempo dirá :)
 
Minha aposta é que será que nem o PS Vita. Uma certa euforia inicial de lançamento, mas não vai vender bem como se espera e eventualmente será deixado de lado.

O pessoal entusiasta de PC vai querer ficar preso a um aparelho de hardware fixo e meia boca?

E o pessoal casual pode ser mais atraído por um XBOX SS ou o próprio Nintendo Switch, que são 100 dolares mais baratos. Nintendo Switch lite é metade do preço.

Sei lá, vejo zero diferencial nesse aparelho que justifique tornar-se um sucesso de vendas como o Switch é, por exemplo. Não acho que todo "PC Master Racer" tenha o sonho de ter um portátil pra jogar um RDR2 da vida enquanto tá no trono.

E essa versão de 64gb é sacanagem né? Kkk só pra dizer que os preços começam em 399 não em 600 dolares.

Mas posso estar completamente enganado. O tempo dirá :)
Que puta comparação burra.
As pessoas no geral não vão comprar pq é "um console".
É um PC super portatil que vc leva pra todo canto e não se estressa. Fora que vão sair versões mais poderosas (com mais nucleos) em algum momento.

Não precisa vender igual o switch o foco não é esse. E na real 600 mil de pre vendas é coisa pra cacete.
 
Easy Anti-cheat não é tão simples quanto o esperado para Proton e Steam Deck

Embora a Epic Games tenha anunciado recentemente como expandiu o suporte para Easy Anti-Cheat para ter suporte total do Linux nativo, mais Wine / Proton (e portanto o Steam Deck), parece que não é tão fácil quanto esperávamos.

No anúncio original, a Epic mencionou como isso pode ser ativado com "alguns cliques no Portal do desenvolvedor do Epic Online Services", mas a situação nunca é tão simples. Um desenvolvedor de Warhammer: Vermintide 2 escreveu um post no Steam para explicar, observando que existem duas versões do EAC. Há a versão original e a mais recente usada por meio do Epic Online Services. A maioria dos jogos provavelmente ainda está com a versão antiga, já que a mais nova precisa de atualizações do SDK e integrações mais recentes.

Já sabíamos que os desenvolvedores precisavam do SDK mais recente desde o anúncio original, mas isso torna mais fácil para todos nós entendermos.

Aqui está o que eles disseram:

Então, examinamos isso. É muito mais complexo do que se suspeitava - o EAC tem duas versões. Non-EOS e EOS (Epic Online Services). A maioria dos jogos usa historicamente o EAC non-EOS. É o que Vermintide 2 também usa. A Epic apenas adicionou suporte ao Proton para a versão EOS do EAC. Portanto, a fim de implementar o suporte do Proton para Vermintide 2, uma grande quantidade de retrabalho da implementação EAC seria necessária, o que também pode exigir que todos os jogadores se autentiquem com o Epic Online Services - talvez até mesmo se conectando ao ambiente Epic (a ser confirmado, no entanto).

Portanto, a declaração de "apenas alguns cliques" feita no anúncio original não era totalmente precisa e se aplicaria apenas a títulos que usam a versão EOS de EAC, que simplesmente não tem muitos jogos além de alguns muito novos, e provavelmente predominantemente títulos exclusivos da Epic.

Ainda estamos olhando para o que é ou não será possível, mas não é tão fácil quanto parecia - longe disso, na verdade.

Pode haver outras soluções ou soluções alternativas, mas abrindo o antigo EAC e reescrevendo tudo para implementar "NuEAC" e potencialmente pedindo a toda a nossa base de jogadores para se conectar e assinar através do EOS, tudo isso por um sistema com pouca participação de mercado honestamente pequena, que era (e permaneceria) sem suporte de o começo, pode ser um obstáculo.

O tempo vai dizer.
Uma parte que já sabemos que não é verdade, é uma exigência de autenticação do Epic Online Services, como os desenvolvedores do Brawlhalla mostraram em seus próprios testes com a nova integração que funcionou sem que os usuários tocassem os serviços da Epic diretamente. O outro ponto permanece, porém, como os desenvolvedores não atualizarão da implementação mais antiga para a mais recente sem um bom motivo, devido ao trabalho extra envolvido quando a mais antiga ainda está recebendo as atualizações mais recentes do EAC normalmente (conforme confirmado em uma postagem posterior). Embora possa chegar um momento que a Epic force o EOS para ele, é lógico que não o fizeram ainda, pois haveria uma grande revolta dos desenvolvedores que o utilizam e provavelmente causaria muitos retrocessos.

Tripwire Interactive também sugeriu exatamente a mesma coisa, quando questionado sobre como obter suporte para Rising Storm 2: Vietnam, um desenvolvedor observou em setembro de 2021: "A versão do EAC usada no RS 2 não é a versão anunciada neste, e não é algo que funcione para jogadores RS 2.".

Esperançosamente, o trabalho real envolvido na mudança do EAC antigo para o novo não é muito, mas é uma razão pela qual ainda não vimos nenhum método realmente capaz de fazê-lo. Assim que o Steam Deck for lançado, ele deve melhorar, se um número suficiente de jogadores pedirem aos desenvolvedores para resolvê-lo, caso contrário, os jogadores podem ter que recorrer a uma instalação manual do Windows no Steam Deck em vez do SteamOS 3 para jogar alguns dos multijogadores mais populares títulos.

 
IMPRESSÕES DO STEAM DECK DEVELOPER KIT

steam-deck-dark-top.png


Tivemos a chance de fazer uma rápida sessão de perguntas e respostas com um desenvolvedor, que pediu para permanecer anônimo, com acesso prático ao kit do desenvolvedor do Steam Deck. Por causa de um acordo de não divulgação (NDA), eles não podiam comentar sobre todas as perguntas que tínhamos - em vez disso, eles podiam apenas "falar sobre o hardware e a experiência geral até certo ponto". Dito isso, aqui estão algumas informações valiosas que você pode achar interessantes sobre o Steam Deck , que está programado para começar a ser comercializado no próximo mês!

A primeira coisa que eles mencionaram foi que eles “não estão convencidos de que, mesmo com todas as melhorias no SteamOS 3.0 entre agosto e outubro, ele estaria pronto em dezembro. Sim, há uma escassez de semicondutores, mas acho que não é esse o verdadeiro motivo do atraso. ” Portanto, o atraso na remessa pode estar relacionado à experiência do SteamOS que precisa de mais polimento, em vez de (apenas) a falta de chips à qual todos pensávamos que ele estava conectado.

devkit.jpg

Um exemplo do devkit Steam Deck

Aqui estão as outras perguntas que tínhamos para eles. Várias questões não puderam deixar um comentário pelo motivo acima e isso foi ligeiramente editado para maior clareza e para respeitar o anonimato do desenvolvedor.

O devkit Steam Deck corresponde a qual versão? O de 512 GB?
Eu tenho a versão de 256 GB, se bem me lembro outros desenvolvedores também.
Você já experimentou algum jogo exigente?
Sim - a vida da bateria é de 2 a 5 horas, dependendo da carga do APU.
Quão rápidos são os tempos de carregamento do cartão microSD?
Indistinguível de carregar o SSD; Eu não cronometrei nada.
Você pode retomar um jogo a qualquer momento? Ou você tem que sair e reiniciar?
A retomada do meio do jogo está sendo trabalhada.
Você experimentou muitos jogos em que a baixa resolução da tela tornou as coisas mais difíceis de aproveitar (como tamanho do texto, visibilidade)?
Sim, o Final Fantasy Pixel Remasters. O texto precisa de uma lupa para ser lido.
Qual a temperatura da unidade durante os jogos?
Ele fica quente, mas nunca desconfortável.
As ventoinhas são barulhentas?
Ele tem uma afinação semelhante as ventoinhas do Switch e pode ficar um pouco mais alto; a menos que você esteja segurando-o junto ao ouvido, é quase imperceptível.
A nova interface do SteamOS é muito melhor do que o modo Big Picture atual?
Está ficando melhor.
Quantas configurações são expostas ao usuário final? Menos do que no Steam BPM atual ou mais?
Menos, atualmente.
Existe uma maneira de saber se o jogo roda nativamente ou através do Proton pela da interface do SteamOS 3? Ou está oculto para o usuário final?
Atualmente, ele está oculto para o usuário.
steamos-verified-interface.png

A nova interface do SteamOS, estreada no Deck

Você pode adicionar ProtonGE ?
É possível.
É fácil instalar programas personalizados?
Relativamente, dependendo do que você deseja adicionar.
Você pode acessar o BIOS?
Eu não tentei.
Você já tentou conectá-lo a um monitor maior? Como as coisas se comportam quando você faz isso?
Sim, ele se comporta como um PC de formato pequeno.
deck-monitor.jpg

O Deck conectado a uma tela maior (imagem divulgada pela Valve durante a campanha de lançamento)

Qual é a experiência da área de trabalho? Como você acessa? É plausível como uso cotidiano?
É uma boa experiência. Não posso comentar sobre como ele é acessado. Pode ser usado no cotidiano, embora eu não o recomende.
Você se sente muito "melhor" do que um Switch ao jogar? Se você tivesse que comparar qualitativamente.
É mais confortável jogar por sessões mais longas, o posicionamento dos botões é bom. Ser mais largo que o switch ajuda na distribuição de peso do deck e na sensação de equilíbrio.
Agora que o tem em mãos, acha que vai vender bem?
Eu realmente não sei. Não importa para a Valve o quão bem ele vende, você já está comprando seus jogos do Steam e se cada deck tiver o Windows instalado, ainda será uma vitória para eles.
O deck faz jus ao hype?
Em termos de hardware, é o melhor dispositivo de jogo desde o Game Boy Advance. Boa experiência? Isso é difícil de responder, meio que sim, mas também não funciona atualmente. Poderia corresponder ao hype? Poderia.
Você está impressionado?
Não estou desapontado com o hardware. Sendo totalmente honesto, muitas pessoas ganharão um Deck e ficarão impressionadas. Da mesma forma, muitos não serão (principalmente porque não moderaram suas expectativas). Contanto que você tenha em mente que é um dispositivo portátil e executa jogos em configurações razoáveis, é um dispositivo de jogo fantástico.
O SteamOS 3.0 precisa de mais tempo no forno e acho que fevereiro está chegando perto de colocá-lo em um estado de entrega. Especialmente quando a Valve começou a fabricar os SKUs de consumo recentemente.
steamos-new.jpg

O novo SteamOS é comparado ao Steam em sua forma atual


Como você acha que os jogadores do Windows irão reagir?
Eu realmente não sei. Outros desenvolvedores que eu conheço disseram "se o deck for parecido com o switch, em termos de experiência, a Microsoft deve se preocupar."
Então, é algo parecido com o Switch?
É uma experiência muito próxima, pois uma vez que você está jogando, todo o resto se derrete.
Você conseguiu mostrar o dispositivo a alguém em particular e obter a reação dele?
Sim. O DV [validação de projeto; enviado aos desenvolvedores em dezembro] não é o primeiro deck que vi na vida real; antes de recebê-lo, tive acesso a um EV2 [validação de engenharia] por meio de um estúdio com o qual trabalho de vez em quando. Tudo que eu queria no SteamOS, tudo que eu sempre pedi à Valve, está lá. Muitos desenvolvedores compartilham esse sentimento.
Como os desenvolvedores estão reagindo a isso? Planejando testar seus jogos com o Proton a partir de agora?
Dos desenvolvedores com quem conversei que têm um kit de desenvolvimento (cerca de 30), metade está considerando seriamente fazer uma versão nativa para Linux. O resto ou tem uma versão nativa ou seus jogos já funcionam bem no Proton.
Eles são normalmente pessoas que conhecem Linux? (especialmente aqueles que farão uma versão nativa.)
Eles têm experiência ou usaram ferramentas que tornam a migração para o nativo mais fácil. São principalmente os editores que dão menos apoio às versões nativas. O Steam Deck e, em última instância, o SteamOS, não podem ser totalmente dependentes de middleware proprietário que depende de APIs do Windows. Valve precisa empurrar não apenas para ports nativos, mas também exclusividades Linux.
Se a base de instalação crescer o suficiente, as versões nativas virão ... mas mesmo no Switch ... esses ports de console e PC são realmente “nativas” ou apenas executam uma camada de tradução do Switch?
É quase 50/50. Minha maior preocupação com a Valve é que eles estão enviando uma tentativa incompleta de substituir os ports nativas do Linux e dizendo a todos que funciona perfeitamente. Eles estão vendendo como uma solução “tamanho único” e não é. Mas o Steam Deck pode ser o melhor dispositivo para jogar, não apenas jogos para PC.
Exclusivos Linux? Não vai acontecer. A Valve disse muitas vezes que não gosta do conceito.
Eles disseram que não querem exclusividades do Deck, eles estão bem com jogos exclusivos para Linux apenas.
Emuladores funcionam bem? Retroarch?
É verdade. A Valve não o está vendendo como um dispositivo de emulação, entretanto.
sega-rally-emulation-deck-1024x576.jpg

Uma montagem que mostra a aparência dos emuladores no convés (Saturn: Sega Rally)

Você conseguiu experimentar os jogos Switch no deck?
Não posso comentar sobre isso, já que a Valve não o está vendendo como um dispositivo de emulação.

Várias perguntas não puderam ser respondidas, embora você saiba que tentamos. Perguntas como: Você consegue criar uma imagem do sistema? Os rótulos verificados pelo Steam já aparecem? As versões do Proton são gerenciadas da mesma maneira ou é no Proton Experimental por padrão? As opções de 'Opções de inicialização do Steam' e 'Ferramentas de compatibilidade' mudaram em comparação com o estado oficial atual? Todos estes receberam uma resposta “sem comentários”.

Também discutimos o potencial da Valve para exercer controle sobre a plataforma e eles nos disseram que “a Valve quer SteamOS em mais dispositivos do que apenas o Deck, embora se outras empresas licenciarem o sistema operacional e design de hardware da Valve, é quando eles podem exercer seu direito para restringir o deck ao SteamOS. ” Valve tem um pouco de uma mistura de software aberto e não aberto, vamos esperar que eles continuem na linha de coisas como o Proton na era do Steam Deck. A Valve ainda lista o Deck como remessa em fevereiro (deste ano futurista, 2022).

Quanto a mim (podiki), meu pedido está listado como “Q1 2022” e espero estar no início do lote, já que recebi meu pedido muito rapidamente. Se for como aconteceu na fila de índice, espero que um e-mail seja enviado pouco antes do produto ser enviado. Há muito no meu backlog atual que daria ótimos primeiros jogos de Deck, no topo da minha cabeça estou pensando em algum jogo de ação (Hades, Death's Door que acabei de comprar), jogos de cartas (Monster Train, Slay o Spire, Griftlands ), e alguns jogos mais intensos para ver o que ele pode fazer e tentar usar o giroscópio mirando (No Man's Sky, Horizon Zero Dawn, Cyberpunk 2077).

Foi particularmente interessante para mim ver a percepção de alguém do outro lado (desenvolvedor) e quais foram algumas das reações e pensamentos. Discutimos e debatemos muito como o Deck será recebido pelos consumidores e pela grande imprensa de jogos, mas não prestamos muita atenção aos desenvolvedores. Se a Valve se sair bem para eles, tornando mais fácil e benéfico ter jogos no deck (significando Linux de forma mais ampla!), Isso certamente poderia ter bons efeitos colaterais para nós, jogadores de Linux. Não é tão simples quanto o Deck anunciando uma nova era do Proton; pode muito bem ser uma porta de entrada para o próprio Linux para desenvolvedores ou consumidores. Essa é a minha esperança, pelo menos!

De qualquer forma, desde o anúncio do deck, passei de “dispositivo legal, mas nunca fui um jogador portátil” para “mal posso esperar para ter isso em minhas mãos”. Estou definitivamente intrigado em como será o cenário de hacking e customização, você sabe que vou querer fazer algo estranho com ele imediatamente.

E você? Alguém mais animado ou esperando para ver o que acontece? O que você jogará no seu ou espera ver quando o deck estiver disponível?

 
Ainda acho que esse dispositivo deveria vir com ao menos uma APU 6/12 pra ter uma vida mais longa sem as famosas atualizações de meio de vida.
 
Review mais completo, ele compara desempenho com GPD WIn3 e AYA NEO Next



 
Eu acho ele enorme, mas estou curtindo esse portátil demais.
 
Só achei fraco o tempo de duração da bateria: 90 minutos.



É meio grande mesmo para um portátil, mas já bateu a vontade aqui de ter um desses :lol2: mas tem muita água pra rolar...como vai demorar para chegar aqui, pelo menos até lá já terão lançado versões com melhorias e atualizações. A primeira leva será para os cobaias :haha3:
 
Eu acho ele enorme, mas estou curtindo esse portátil demais.
Não é ironia não, mas tu tem ele?
Será que vai dar pra importar separado? Eu estou pensando em adquirir um e pedir pra um amigo trazer dos states...
 
Não é ironia não, mas tu tem ele?
Será que vai dar pra importar separado? Eu estou pensando em adquirir um e pedir pra um amigo trazer dos states...
Tenho não, estou curtindo sua capacidade e pode e tudo mais hahahahaha mas não sei se pegaria algo tão grande. Eu já tive um Game Gear é enorme.
 
Tenho não, estou curtindo sua capacidade e pode e tudo mais hahahahaha mas não sei se pegaria algo tão grande. Eu já tive um Game Gear é enorme.
Game gear era grande e comia pilha de almoço, pior que não durava nada.
Pensando bem os dois até que são semelhantes
 
Game gear era grande e comia pilha de almoço, pior que não durava nada.
Pensando bem os dois até que são semelhantes
Verdade hahahahahha ótima comparação também pela capacidade de tempo com bateria.
 
Verdade hahahahahha ótima comparação também pela capacidade de tempo com bateria.
é, mas naquela época se alguem falasse pra mim "Quer um Game Gear?" eu diria "CARACA, PODE CRER"
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo