[Tópico Oficial - SSD] Compartilhe conosco suas impressões e dúvidas

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
:D
vitiello excelente contribuição para o topico, informações muito boas, ainda hoje bati um papo com o colega wcrf que esta muito chateado com seu vertex3 e controladora SF2281, ao que tudo indica o problema não é da controladora e sim da montagem, componentes utilizados e ou firmware utilizado pela OCZ. eu estou em busca de um ssd de 120/128GB de bom desempenho e fiquei na duvida entre 02 modelos corsair, o GT e o mais barato Force Series 3, mas ao ver que ambos utilizam da mesma controladora que o vertex, desanimei.

fica a pergunta, é possivel que: pelo fato de diferentes marcas e ou modelos usando a mesma controladora tenham comportamento diferente? será este corsair a salvação usando a SF2281? por que é muita gente reclamando dessa leva de vetex 3..................

abraço

Ja que vc gostou do post fique a vontade para qualificar =)

voltando...

Caro colega o fato do vertex 3 estar com problemas esta relacionado a firmware dele e os drivers em uso pelo sistema.

Muitos nao sabem mas TODAS controladoras de HW possuem um Firmware logo... a controladora da placa mae tbm tem e claro ele sofre updates porem nao é tao simples atualizar o firmware da controladora da placa mae é um procedimento mais minucioso e se acabar a energia, perdeu!

O fato do SSD ser fabricado com os mesmos componentes e as marcas serem diferentes implicam pelo fato do Firmware ser diferente e o PCB em uso pode ser mais versatil ou eletricamente funcional, entretanto, cada fabricante coloca um X numero de instruçoes na firmware e no final a soma delas é significativa quandos os dispositivos sao diferentes e pela regra o mais lento faz o mais rapido ceder a ele para acompanhar a mesma velocidade.

ex:

A OCZ habilita o NCQ pelo fio de 3,3 volts do SATA se o mesmo estiver presente, no caso oposto ele tira a instruçao.

Ja a Corsair poderia deixar habilitado por default independente do fio de 3,3 volts estar ali plugado.

Não parece mas analisando friamente as instruçoes dos Firmwares dos SSD's todas elas fazem muita diferença no quesito estabilidade e velocidade de escalonamento dos aplicativos.

Muitos dos drivers que coloco nos SSD's ou Hd's de meus clientes que atendo são todos modificados e todos são enxugados ao maximo, muitos não percebem mas quando se instala a controladora de chipset intel varias chaves de registro são agregadas ao Sistema e elas por sinal podam uma boa parte da velocidade do sistema para com o SSD e o HD.

Posso falar isso com clareza pois tive aulas com um engenheiro de sistema operacional da MS ( desde o XP ao W7 ) e ele me explicou exatamente como funciona os niveis de acesso ao sistema que estao alocados no disco e boa parte da lentidão que se nota é por conta do alto volume de instruçao de controle de HAL ( Hardware Abstraction Layer ) vulgo firmware e seus agregados superiores como o Chipset installer da intel, AMD, Marvell, Jmicron e etc.

Varios testes que realizei com Sistema operacional mostram que quanto mais instruçoes vc tem referentes ao HW mais carregado o "sistema base" se torna.
 
Como ja falei e questao de sorte,todos sata 3 inclusive o gt estao com problemas.Tive 3 force 3 e todos estavam com travamentos ao instalar o drive da controlhadora intel,agora comprei um vertex 3 e estou esperando chegar pra testar.
 
Última edição:
eu to usando a 1 semana normalmente o Force 3... nesse tempo o meu Vertex3 já teria me premiado com algumas BSOD...

algo interessante aconteceu ontem, rodei um HD Tach e notei que estava extremamente lento... troquei de cabo, controladora... formatei...

e o problema era apenas o Truecrypt, que faz o desempenho cair na metade! retirei a criptografia e voltou ao normal
------------
eu to usando a 1 semana normalmente o Force 3... nesse tempo o meu Vertex3 já teria me premiado com algumas BSOD...

algo interessante aconteceu ontem, rodei um HD Tach e notei que estava extremamente lento... troquei de cabo, controladora... formatei...

e o problema era apenas o Truecrypt, que faz o desempenho cair na metade! retirei a criptografia e voltou ao normal
 
Melhores SSD's do mercado:

SSD SATA 2 taxas de 285/275MBs não importa a marca, controladora interna sandforce 12xx, celulas MLC assincronas.

SSD SATA 3 Taxas de 550/490MB's ou 500 MB's acima não importa a marca, controladora interna sandforce 21xx e 22xx, celulas MLC assincronas.

Para quem tem um bolso premiado:

SSD SATA 3 Corsair GT usando celulas MLC sincronas.

Existem dois tipos de interface Flash NAND, SRAM e o DDR, sendo:

Asynchronous SRAM: é semelhante à interface SRAM regular.

Synchronous DDR: A Synchronous DDR é uma solução proposta pelo ONFI

DDR comum: É usada pela Samsung em suas memórias.

Corsair Force Series 3
http://www.guru3d.com/imageview.php?image=30978

Corsair Force GT

http://www.guru3d.com/imageview.php?image=31696

Visualmente nota-se que é o mesmo PCB (numero) e a mesma controladora Sandforce ,porem, o codigo das memorias em uso é diferente.

Show o post cara, era isso que faltava por aqui.
 
Pra quem teve problemas com o Corsair Force 3, em qto tempo foram percebidos esses problemas?
 
Duro e saber Qual Compar, Qto mais Leio! Mais Fico perdido!!!

Afinal amigos, qual Comprar!?
------------


Pegou aonde esse SSD, to querendo um, mas nao sei aonde comprar!!

Foi como descrevi no post anterior as peças internas são todas iguais nao tem diferença pelo hardwar (componentes ) e e sim pelo firmware deles. Claro que nao se deve comparar minuciosamente todos os SSD entre os detalhes menores mas a controladora e os chips de flash sao praticamente os mesmos.
 
Foi como descrevi no post anterior as peças internas são todas iguais nao tem diferença pelo hardwar (componentes ) e e sim pelo firmware deles. Claro que nao se deve comparar minuciosamente todos os SSD entre os detalhes menores mas a controladora e os chips de flash sao praticamente os mesmos.

Oiii vitello!! Entao cara...o mta gente fala pra pegar os SSD com controladora SANDFORCE...
Mas vc busca os com SANDFORCE, tem varios...
 
Duro e saber Qual Compar, Qto mais Leio! Mais Fico perdido!!!

Afinal amigos, qual Comprar!?
------------


Pegou aonde esse SSD, to querendo um, mas nao sei aonde comprar!!

Entao como vc pode ver e questao de sorte mesmo.
 
Oiii vitello!! Entao cara...o mta gente fala pra pegar os SSD com controladora SANDFORCE...
Mas vc busca os com SANDFORCE, tem varios...

compra qq um desses

vertex2, corsair f120, intel 510, crucial c300, M4.

Dificillmente vc vai ter problema com algum desses e todos são bons e com desempenho parecido.
 
Pessoal,
Esse problemas que estão acontecendo com os modelos sata3.... Se colocar o hd em uma porta sata2 o problema desaparece ? ( Sei que é ao custo de um pouco do desempenho )
 
compra qq um desses

vertex2, corsair f120, intel 510, crucial c300, M4.

Dificillmente vc vai ter problema com algum desses e todos são bons e com desempenho parecido.


Agora falta axar um loja q venda isso....alguem tem alguma indicação!???
 
Agora falta axar um loja q venda isso....alguem tem alguma indicação!???

waz tem um preco bom no vertex2..

mas eu no seu lugar arriscaria comprar um m4 ou c300 no ebay ou então um com pouco uso (tenho um no bazar).

Se fosse eu nao compraria vertex3, agility3 e o corsair performance 3 a não ser que ele já tenha algum uso e não tenha apresentado problemas.
 
waz tem um preco bom no vertex2..

mas eu no seu lugar arriscaria comprar um m4 ou c300 no ebay ou então um com pouco uso (tenho um no bazar).

Se fosse eu nao compraria vertex3, agility3 e o corsair performance 3 a não ser que ele já tenha algum uso e não tenha apresentado problemas.

Vi o seu!120GB ne...
Ate tava interessado, mas o preço ta meio ALTO ne..e so venda??! WAZ, Preço BOm!????axo q vc errou hem, tudo la e mais caro!!!
 
Vi o seu!120GB ne...
Ate tava interessado, mas o preço ta meio ALTO ne..e so venda??! WAZ, Preço BOm!????axo q vc errou hem, tudo la e mais caro!!!

uai cara, esses sao os preços, waz é loja e dá garantia, nao vai ser mto diferente disso.. no ML tem uns mais baratos.. mas é diferente de comprar em loja ou de usuários de foruns especializados. Em loja se der pau vc manda e eles trocam na hr, de users em forum além de vc poder comprar coisa com pouco uso vc vai ter uma assistencia consideravelmente maior que de um vendendor do ML que pode não ter conhecimento nenhum sobre o produto.

um vertex 2 de 120gb custa cerca de 180 U$ nos EUA, mais uns 20-30 U$ de frete. Se vc der sorte, vai pagar cerca de 350-400 reais, se cair no imposto pesado vai ser 500-700.
 
uai cara, esses sao os preços, waz é loja e dá garantia, nao vai ser mto diferente disso.. no ML tem uns mais baratos.. mas é diferente de comprar em loja ou de usuários de foruns especializados. Em loja se der pau vc manda e eles trocam na hr, de users em forum além de vc poder comprar coisa com pouco uso vc vai ter uma assistencia consideravelmente maior que de um vendendor do ML que pode não ter conhecimento nenhum sobre o produto.

um vertex 2 de 120gb custa cerca de 180 U$ nos EUA, mais uns 20-30 U$ de frete. Se vc der sorte, vai pagar cerca de 350-400 reais, se cair no imposto pesado vai ser 500-700.

Entenddi...tem um USER vendendo 2 Unidaddes no BAzar!!!
Nao achei seu link...Duro compra na WAZ, 3x so!
 
Galera alguem sabe como andam os problemas relacionados as controladoras? Me parece que pelo menos nos OCZ dps da atualizacao da firmware eles agora estao otimos.

Isso procede?
 
Pessoal,
Esse problemas que estão acontecendo com os modelos sata3.... Se colocar o hd em uma porta sata2 o problema desaparece ? ( Sei que é ao custo de um pouco do desempenho )
 
Vamos as duvidas

SATA 3 na SATA 2 o problema permanece caso o Firmware do SSD nao esteja atualizado!

Modelos de SSD recomendados:

Sata 2: Corsair, OCZ, Muskin , A-DATA, Patriot, OCZ (atualizado), lembre-se as taxas melhores sao de 285/275 justamente pelo fato do SSD estar usando sua capacidade maxima de transmissão em paridade com as celulas de FLASH, na hora de comprar procurem por taxas e nao pela marca em si!.

Sata 3: Corsair seria a mais top, porem como disse anteriormente se atentem as taxas de transferencias 550/490 pra cima, em um post anterior mostrei que o Force ou GT são praticamente igual com a diferença apenas da celula FLASH.

Segredo: todos os SSD intel em sua estrutura internamente na familia mais antiga tinham um RAID0 interno ja integrado com sua controladora ;)
 
Encomendei um ga-z68x-ud7-b3, e SATA3, so q nao tenho tanta grana disponivel assim pra um SATA 3!!
To pensando em ir de SATA2 mesmo...

NO bazar tem alguns user vendendo....to tentando axar um com preço legal!!!
 
Vamos as duvidas

SATA 3 na SATA 2 o problema permanece caso o Firmware do SSD nao esteja atualizado!

Modelos de SSD recomendados:

Sata 2: Corsair, OCZ, Muskin , A-DATA, Patriot, OCZ (atualizado), lembre-se as taxas melhores sao de 285/275 justamente pelo fato do SSD estar usando sua capacidade maxima de transmissão em paridade com as celulas de FLASH, na hora de comprar procurem por taxas e nao pela marca em si!.

Sata 3: Corsair seria a mais top, porem como disse anteriormente se atentem as taxas de transferencias 550/490 pra cima, em um post anterior mostrei que o Force ou GT são praticamente igual com a diferença apenas da celula FLASH.

Segredo: todos os SSD intel em sua estrutura internamente na familia mais antiga tinham um RAID0 interno ja integrado com sua controladora ;)

Amigo, boa tarde!
Ví que vc manja de SSDs.
Estou pensando em fazer RAID de Intel 510 120gb, ou Corsair Force GT!!!
Vc disse que os Force 3 são iguais os GT, será que compensa pagar a diferença pelo GT ou ficar com o Force 3?
(vou usar em uma Asus P8Z68 Deluxe).

Obrigado!
 
Meu Vertex 3 com 2.11 depois de umas 2 bsods, não tive mais nada ein?!

Já a uns 5 dias que não tenho problema, será que corrigiu sozinho?
 
Última edição:
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo