[Tópico Oficial - SSD] Compartilhe conosco suas impressões e dúvidas

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
SSD da mais Blue Screen que HD?
 
Um cara falou aí que você não pode formatar SSD. Então o que eu faço quando o PC pega um vírus e eu preciso reinstalar o windows?
 
O que a gente estava discutindo era formatação de baixo nível, aquelas bem demoradas que apagam bloco por bloco. Formatação rápida pode fazer sem problemas.
 
Atualizei o firmware do meu vertex 3. Testei logo em seguida e as velocidades de escrita parecem ter diminuído um pouco desde a primeira vez que eu usei o SSD.

O ocz toolbox (ferramenta usada para fazer update do SSD) tem uma função chamada Secure Erase, que segundo a OCZ, restaura o SSD para o estado de fábrica. Recomenda que eu faça isso nele antes de criar o array, vitiello?
 
SSD da mais Blue Screen que HD?
Não! Tenho um raid de SSD e nunca deu em 14 meses de uso!
Pelo comentario da galera e pelo oque andei lendo o SSD ta apresentando mais BSOD sim porem como disse anteriormente, nada que uma atualizaçao nao resolva ;)
Somente alguns modelos! Os da Crucial muito raramente dão

Um cara falou aí que você não pode formatar SSD. Então o que eu faço quando o PC pega um vírus e eu preciso reinstalar o windows?
Formata normalmente!
 
Ae galera.
acabou de chegar o meu Corsair Force F80 de 80gb.
é meu primeiro SSD.
no final de semana vou testalo!

só tenho uma duvida... como vocês atualizam o firmware do SSD? caso eu precise atualizar o meu...
valeu
 
Galera, tá bom o tempo de boot?

 
Atualizei o firmware do meu vertex 3. Testei logo em seguida e as velocidades de escrita parecem ter diminuído um pouco desde a primeira vez que eu usei o SSD.

O ocz toolbox (ferramenta usada para fazer update do SSD) tem uma função chamada Secure Erase, que segundo a OCZ, restaura o SSD para o estado de fábrica. Recomenda que eu faça isso nele antes de criar o array, vitiello?

Pode ser feito mas creio que não seja tão necessário assim. Fica a seu criterio, eu mesmo nao costumo fazer.
 
Qualquer marca de SSD é boa quando utiliza controladora Sandforce, o maximo que vai acontecer e ter que atualizar o firmware do SSD. E os problemas referentes a SSD podem vir de qualquer marca.

E o Crucial com sua Marvell? n prestaria então?
 
E o Crucial com sua Marvell? n prestaria então?
Os sandforce é que estão dando pau... Crucial com Marvel raramente dá! É que criou-se um "endeusamento" do Sandforce como sendo o fodao e o pessoal tem quebrado a cara!
 
Os sandforce é que estão dando pau... Crucial com Marvel raramente dá! É que criou-se um "endeusamento" do Sandforce como sendo o fodao e o pessoal tem quebrado a cara!

Falou e disse Marcio, tudo estava indo muito bem, mas a pressa dos fabricantes em lançar novidades e sair sempre a frente dos outros as vezes faz com que se atropelem e depois ficam tentando corrigir as falhas com updates e updates.

ou mudam logo essa bendita SF2281 ou a melhor escolha seria Marvel.

não adianta falar que atualizei e os problemas pararam, porque vez ou outra vai rolar um BSOD por conta do ssd, e pra quem não viu ou não quer enxergar a correção pelo menos por parte da OCZ reduz o desempenho do disco para conter as falhas, mas ate então trata-se de um paliativo. claro o fabricante nÃo vai assumir que ainda ''não esta 100%''

Isso me faz lembra a velha e tão recente discussão sobre os moitores DELL, fizeram todo esse endeusamento, aumentaram a venda, diminuiram o controle de qualidade e quem sobra é o consumidor final.
 
Os sandforce é que estão dando pau... Crucial com Marvel raramente dá! É que criou-se um "endeusamento" do Sandforce como sendo o fodao e o pessoal tem quebrado a cara!
Não é a controladora sandforce que dá pau, o problema é na controladora das placas mãe. Uso 2 vertex 3 aqui sem problema algum, assim como muitas outras pessoas.
 
Aqui to usando a controldora da mobo intel.....não instalei a Marvell que vem do DVD de instação dos drivers da mobo.... e a taxa de leitura tah tipo 230....mas a escrita tah dando 80..... to com receio de instalar a marvell e dar problemas....o ultimo ssd deu pau em 40 dias de uso e tava com Marvell instalado....
 
Hoje chegou meu SSD Intel 510, depois de 2 modelos com a sandforce problematica... espero que terminem minhas BSOD :yes:
 
Hoje chegou meu SSD Intel 510, depois de 2 modelos com a sandforce problematica... espero que terminem minhas BSOD :yes:

silver, testaai com esse Intel que é MARVEL pra ver se o problema é ou não com a SANDFORCE :lol:
 
Marvell , Sandforce, Hindilix, Intel e afins, todas as controladoras são boas, o problema é a pecinha (programador) que faz o firmware delas, se o cara nao for bom é certo de ficar dando pau!!!

Endeusamento da controladora não seria um termo justo comparado com as demais, sendo que boa parte das demais estão razoavelmente abaixo do padrão SATA III as maiores taxas sao sempre acima de 550/500, abaixo disso se notarem podem ter certeza que é a controladora que esta limitando o desempenho e claro o firmware implica nisso tbm.

Quando EU VITIELLO compro um SSD eu procuro sempre pelas taxas mais altas indiferente de ser SandForce ou não, se der pau ou não é um caso a parte, nada que uma reclamação bem feita ao fabricante não resolva e se for caso de RMA troca ou afins é só fazer. SIMPLES!!! mas cada um sabe onde gera o seu transtorno. (não fazendo indiferença com ninguem)

Uso ate hj 2 Corsair Force Series SATA 2 de 60GB cada em RAID0, nunca tive problemas e a controladora é uma SandForce, no meu notebook tenho um Corsair Nova Series de 128GB usando uma controladora Hindilix Barefoot, até hj tbm nao tive problemas com ela.

Notem tbm que certos tipos de controladora diminuem o espaço em GB do HD, Minha hindilix le os 128GB (tirando o reservado e afins da algo proximo de 119GB), ja a sandforce só pega os 60GB e tirando o seu reservado chega proximo dos 56GB.
 
Marvell , Sandforce, Hindilix, Intel e afins, todas as controladoras são boas, o problema é a pecinha (programador) que faz o firmware delas, se o cara nao for bom é certo de ficar dando pau!!!

Endeusamento da controladora não seria um termo justo comparado com as demais, sendo que boa parte das demais estão razoavelmente abaixo do padrão SATA III as maiores taxas sao sempre acima de 550/500, abaixo disso se notarem podem ter certeza que é a controladora que esta limitando o desempenho e claro o firmware implica nisso tbm.

Quando EU VITIELLO compro um SSD eu procuro sempre pelas taxas mais altas indiferente de ser SandForce ou não, se der pau ou não é um caso a parte, nada que uma reclamação bem feita ao fabricante não resolva e se for caso de RMA troca ou afins é só fazer. SIMPLES!!! mas cada um sabe onde gera o seu transtorno. (não fazendo indiferença com ninguem)

Uso ate hj 2 Corsair Force Series SATA 2 de 60GB cada em RAID0, nunca tive problemas e a controladora é uma SandForce, no meu notebook tenho um Corsair Nova Series de 128GB usando uma controladora Hindilix Barefoot, até hj tbm nao tive problemas com ela.

Notem tbm que certos tipos de controladora diminuem o espaço em GB do HD, Minha hindilix le os 128GB (tirando o reservado e afins da algo proximo de 119GB), ja a sandforce só pega os 60GB e tirando o seu reservado chega proximo dos 56GB.


Então....eu quando usei o primeiro ssd vertex II eu instalei a controladora marvell e as taxas ficavam acima de 200....mas tinha problemas com tela azul, o windows avisava problemas de memória, que não sei o que significa, pois nunca tinha visto aquele tipo de aviso....quando o pc voltava da hibernação levavam exatos 10 segundos pro win7 voltar até que um dia morreu....(40 dias de uso)


quando o meu SSd voltou do RMA....eu fiz os testes todos sem instalar o marvell e todos esses problemas que relatei não apareceram....somente a taxa de leitura ficou acima de 200...mas a de escrita ficou em 80....
 
Uso ate hj 2 Corsair Force Series SATA 2 de 60GB cada em RAID0, nunca tive problemas e a controladora é uma SandForce,
.

vitiello, sua SANDFORCE é SF2281 ? o pessoal que tapar o sol com a peneira, quando se fala em ''problema com a sandforce'', não quer dizer todas as versões, o problema em questão é com a SF2281, e ao meu ver não existe isso de manipular drivers para que o sistema funcione como deveria, se a pessoa compra algo e lhe é proposto tal desempenho tem que funcionar dessa forma.

voce tem algum teste com uma taxa na casa dos 600 que é a taxa do sata 3 ''teoricamente falando''?

quando era sata 2 a controladora limitava e agora novamente com sata 3, qual a solução? uma controladora off pci-e?
 
vitiello, sua SANDFORCE é SF2281 ? o pessoal que tapar o sol com a peneira, quando se fala em ''problema com a sandforce'', não quer dizer todas as versões, o problema em questão é com a SF2281, e ao meu ver não existe isso de manipular drivers para que o sistema funcione como deveria, se a pessoa compra algo e lhe é proposto tal desempenho tem que funcionar dessa forma.

voce tem algum teste com uma taxa na casa dos 600 que é a taxa do sata 3 ''teoricamente falando''?

quando era sata 2 a controladora limitava e agora novamente com sata 3, qual a solução? uma controladora off pci-e?


A Sandforce dos SATA 2 que uso é a SF1200, familia anterior a SF2200 que esta sendo usada pela familia SATA 3.

Quando eu manipulo o driver eu tiro so o nucleo dele e nao a aplicaçao toda como e de praxe, com isso eu enxugo a inicializaçao do sistema e por esse motivo ele inicia mais rapido que o normal sem contar que o escalonamento de programas que vc pode ver nos videos que coloquei nos posts anteriores sao gerados em tela sem travamento algum, claro que em um determinado X do mesmo aplicativo aberto o windows irá barrar o mesmo.

SSD SATA 3 com taxas perto dos 600MB ate hj eu nunca vi ou li alguma controladora chegar a esse nivel (controladora on-board) , mesmo pq o mais conhecido de todos que é o Force GT da Corsair tem taxa maxima de 550MB mas na pratica ele atinge algo proximo de 545MB.

Quando se usa uma controladora OFF muita coisa muda a começar pelo buffer que a propria controladora tem!

NOTA1 : Muitos SSD's SATA-3 ate onde pesquisei nao possuem BUFFER!!! diferente dos SATA-2 que tem o BUFFER de 32~64MB, estranho? reduçao de custo? ou o SATA-3 por ser rapido nao necessita do mesmo? Estou estudando sobre o mesmo , assim que tiver novidades posto aqui para vcs

NOTA2 : SSD pela PCI-ex possui a mesma taxa de um SATA 3 em RAID0 e com o custo maior ex: o OCZ revodrive, porem o mesmo usa de duas a 4 controladoras SANDFORCE da familia 2200 :lol:
revodrive x2 http://www.tomshardware.com/reviews/ocz-revodrive-x2-pci-express-ssd,2802.html olhem as fotos :huh:


Toda controladora de SATA PCI-ex possui microprocessador dedicado e buffer dedicado diferente da controladora on-board
 
Última edição:
vitiello, sua SANDFORCE é SF2281 ? o pessoal que tapar o sol com a peneira, quando se fala em ''problema com a sandforce'', não quer dizer todas as versões, o problema em questão é com a SF2281, e ao meu ver não existe isso de manipular drivers para que o sistema funcione como deveria, se a pessoa compra algo e lhe é proposto tal desempenho tem que funcionar dessa forma.

voce tem algum teste com uma taxa na casa dos 600 que é a taxa do sata 3 ''teoricamente falando''?

quando era sata 2 a controladora limitava e agora novamente com sata 3, qual a solução? uma controladora off pci-e?

Mas ai nao é limitação da tecnologia? digo, o limite é o driver errado ou mal solucionado?
 
Quando se usa uma controladora OFF muita coisa muda a começar pelo buffer que a propria controladora tem!

NOTA1 : Muitos SSD's SATA-3 ate onde pesquisei nao possuem BUFFER!!! diferente dos SATA-2 que tem o BUFFER de 32~64MB, estranho? reduçao de custo? ou o SATA-3 por ser rapido nao necessita do mesmo? Estou estudando sobre o mesmo , assim que tiver novidades posto aqui para vcs


Toda controladora de SATA PCI-ex possui microprocessador dedicado e buffer dedicado diferente da controladora on-board

Vitiello também já tinha percebido essa falta de Buffer nos sata3, e no meu ver é redução de custo mesmo por ser um disco mais rápido, quando tiver mais informações poste pra gente.

quanto a controladora off, tem em mente algum modelo que consiga extrair todo desempenho do ssd, sem precisar vender um rim para comprar?

abraço

Mas ai nao é limitação da tecnologia? digo, o limite é o driver errado ou mal solucionado?

Cyclosa, como o Vitiello falou mexendo no drive consegue-se tirar melhor proveito do disco, não deveria ser assim, ter que fazer e usar ferramentas que pra grande maioria diga-se ''Leigos'' pode ser uma tarefa dificil. a coisa deveria ser menos complicada, já basta o fato de ser uma tecnologia cara para tão pouco armazenamento, no quesito desempenho é realmente muito bom.
 
Última edição:
Conforme em meu post anterior eu disse que iria pesquisar sobre os SSD's SATA-3

1- Parece palhaçada oque vou falar, li pelo menos uns 30 reviews sobre SATA-3/SATA-2 (SSD's) a palhaçada parece estar no volume de informação que é acionado, ou seja, quanto maior o bloco de alocação a ser lido mais rapido o SSD irá ler o dado e o mesmo representa para a escrita de um dado ou bloco de dados.

Resumindo ta parecendo que colocaram um "Speed Step" dentro do SSD (SATA-3) e quando vc demanda mais dados ele sobe a taxa e quando vc nao demanda ela tem um modo base de operação. (ridiculo!)

2- Boa parte dos SSD SATA-3 que pesquisei possuem controladoras de n modelos o mesmo se aplica ao SATA-2, a Marvel tem 3 tipos de variações, a SandForce tem 2 tipos, a Intel tem a sua sucessora do X25 G2 para o G3 (taxas iguais de um SATA II ) sem contar que temos Toshiba, Samsung e Hindilix.

3- As celulas Flash quanto menor forem fabricadas em nm (nanometros) mais rapido sera consumido o seu tempo de vida util conhecido como o famoso Lifespam.

4- SSD's CRUCIAL M4 com Controladoras Marvel da geraçao SATA-3 possuem taxas maximas de (vide o link abaixo)
http://www.crucial.com/pdf/Tech_specs-letter_Crucial_m4_ssd_v3-11-11_online.pdf

De acordo com minha pesquisa os Crucial SSD M4 usam memorias Sincronas.

5-SSD's Corsair Force Series com controladoras Sandforce da geraçao SATA-3 possuem taxas maximas de (vide o link abaixo)
http://www.corsair.com/ssd/force-series-3.html

O corsair GT como todos sabem é um pouco mais veloz comparado com o Force series devido o uso de celulas Sincronas!

6-SSD's Mushkin Deluxe com controladoras Sandforce da geraçao SATA-3 possuem taxas maximas de (vide o link abaixo)
http://www.mushkin.com/Digital-Storage/SSDs/MKNSSDCR240GB-DX.aspx

Pela pesquisa esse modelo usa Celulas Flash Sincronas.

7-SSD's Mushkin com controladoras Sandforce da geraçao SATA-3 possuem taxas maximas de (vide o link abaixo)
http://www.mushkin.com/Digital-Storage/SSDs/MKNSSDCR240GB.aspx

8-SSD's ADATA POWERFULL com controladoras Sandforce da geraçao SATA-3 possuem taxas maximas de (vide o link abaixo)
http://www.adata.com.tw/index.php?action=product_specification&cid=3&piid=130

Pelas pesquisas ele usa celulas Assincronas.

9-SSD's ADATA com controladoras Sandforce da geraçao SATA-3 possuem taxas maximas de (vide o link abaixo)
http://www.adata.com.tw/index.php?action=product_specification&cid=3&piid=121

Comparem com calma os modelos, notem que a controladora do SSD é a maior causadora dos problemas que temos hoje e enquanto os firmwares não estiverem bem estruturados, estaremos no mesmo barco das placas de video, atualizando em diversos momentos os Drivers ( no caso do SSD o Firmware ).

No mais oque eu for descobrindo sobre os SSD's estarei aqui publicando para vocês.

Agradeço comentarios criticas e qualificaçoes. :)
 
Pessoal, liguei e testei meu SSD Corsair F80 agora.
segue abaixo os testes:






Classificação do sistema com o SSD:




É o meu primeiro SSD. sendo assim tenho algumas duvidas...

Ele esta mormal, não ficou a baixo do que deveria nos testes?
como eu sei qual a controladora?

Senti uma diferença monstra na inicialização do sistema, em relação ao meu HD convencional.
 
Última edição:
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo