[Tópico Oficial - SSD] Tabela de Comparação entre SSDs - Versão 2017

O que você achou da tabela?


  • Total de votos
    472
Galera... primeiro vou explicar minha situação.

Tenho um notebook simples. LG N450 i5 3210M 3rd Gen, 4GB RAM DDR3 PC12800, HD 500GB Toshiba, GPU AMD HD7650M DDR (1GB dedicada). Agora com um ano de uso tive a ideia de melhorá-lo. Percebi que o HD dele é a parte mais problemática, basta algumas tarefas e ele fica com consumo de disco em 100%. Memória não chega normalmente a 50% e Processador é bem variável. Não sou um consumidor muito ''pesado'', uso principalmente muitos pdfs abertos, junto ao word, música e também filmes HD. Jogar só de vez em quando, sem muita exigência gráfica.

Dessa forma pensei em colocar um SSD nele, pra ter um ganho nas tarefas. Tenho pesquisado bastante na internet e estou decidido a importar pelo eBay (estou acostuma a importações).


Inicialmente gostei de SSDs mais simples como um Kingston 120GB V300 ou ADATA Premier PRO600 ou SP900. Só que pesquisando aqui no fórum vi que os Samsung são melhores e achei um Samsung EVO 840, mas uns US$30~40 mais caro. Todos 120GB/128GB e SATA III.

Mas aí vem a dúvida: nesse notebook e com o meu tipo de uso há diferença significativa na escolha por desempenho ou não vai influenciar?? A diferença não é tão grande, se houver um real ganho no desempenho... E pra um SSD é necessário colocar mais memória RAM?? (posso investir em um pente de 2GB ou 4GB, mesmo em outra frequência).

Obrigado!
:fovhappy:

Dá uma olhada em algum programa (HWInfo / Aida) para ver se a porta SATA do seu note é 3.0 ou 2.0. Pois se for 2.0, pode pegar qualquer um (3.0), pois teoricamente todos iriam funcionar na velocidade máxima permitida da porta SATA 2.0. Mas você pode escolher o SSD não só pela performance, mas pela qual oferece maior garantia ou, qual é mais confiável. O V300 por exemplo, não sei se é só o modelo de 64GB, mas o desempenho dele é muito baixo.

Pelo teu uso, acho que não existe muita diferença entre EVO e algum modelo um pouco mais lento. Mas mesmo assim, tentaria pegar o EVO. Lembrando que o EVO possui 3 anos de garantia.

Não é necessário você aumentar a RAM do teu note para colocar um SSD. Só se você quiser habilitar o RAPID MODE (nos modelos que são suportados, como o EVO por exemplo), onde você compartilha parte da memória RAM com o SSD, fazendo as taxas de transferências ficarem mais rápidas. Talvez não perceba grande diferença no uso do dia a dia. Como você tem 4GB, eu não habilitaria.

-

Seria interessante você comprar outra memória e deixar em Dual Channel, pois terá uma boa diferença em performance.

Você irá colocar o SSD no lugar do HD, e deixar o HD como externo?
Se for, dá para fazer que nem eu, remover o leitor de cd/dvd (caso você não use) e colocar um adaptador de HD no lugar, aqui funcionou normalmente. Comprei no eBay.
 
Última edição:
Dá uma olhada em algum programa (HWInfo / Aida) para ver se a porta SATA do seu note é 3.0 ou 2.0. Pois se for 2.0, pode pegar qualquer um (3.0), pois teoricamente todos iriam funcionar na velocidade máxima permitida da porta SATA 2.0. Mas você pode escolher o SSD não só pela performance, mas pela qual oferece maior garantia ou, qual é mais confiável. O V300 por exemplo, não sei se é só o modelo de 64GB, mas o desempenho dele é muito baixo.

Pelo teu uso, acho que não existe muita diferença entre EVO e algum modelo um pouco mais lento. Mas mesmo assim, tentaria pegar o EVO. Lembrando que o EVO possui 3 anos de garantia.

Não é necessário você aumentar a RAM do teu note para colocar um SSD. Só se você quiser habilitar o RAPID MODE (nos modelos que são suportados, como o EVO por exemplo), onde você compartilha parte da memória RAM com o SSD, fazendo as taxas de transferências ficarem mais rápidas. Talvez não perceba grande diferença no uso do dia a dia. Como você tem 4GB, eu não habilitaria.

-

Seria interessante você comprar outra memória e deixar em Dual Channel, pois terá uma boa diferença em performance.

Você irá colocar o SSD no lugar do HD, e deixar o HD como externo?
Se for, dá para fazer que nem eu, remover o leitor de cd/dvd (caso você não use) e colocar um adaptador de HD no lugar, aqui funcionou normalmente. Comprei no eBay.

Muito obrigado cara!
Verifiquei no HWINFO64 e ele determinou SATA 6GB/s (SATA III).
Agora estou decidindo realmente ficar com o EVO 840 120GB. US$100 no eBay em vendedor renomado, comparado aos outros dois apenas US$20 mais baratos. Melhor investir pensando no desempenho a longo prazo.

E graças a sua dica vou investir também em memória. Aqui tem um HBS 4GB PC12800 11-11-D0 2Rx8... vou comprar DDR3 similar de 4GB pra fazer dual, no mercadolivre mesmo.

Sim, vou usar um caddy no lugar do CD/DVD. Fica mais fácil transportar, do que sempre ter um HD externo comigo. Soube que dá pra fazer e acho melhor assim.

Valeu!!!
 
Muito obrigado cara!
Verifiquei no HWINFO64 e ele determinou SATA 6GB/s (SATA III).
Agora estou decidindo realmente ficar com o EVO 840 120GB. US$100 no eBay em vendedor renomado, comparado aos outros dois apenas US$20 mais baratos. Melhor investir pensando no desempenho a longo prazo.

E graças a sua dica vou investir também em memória. Aqui tem um HBS 4GB PC12800 11-11-D0 2Rx8... vou comprar DDR3 similar de 4GB pra fazer dual, no mercadolivre mesmo.

Sim, vou usar um caddy no lugar do CD/DVD. Fica mais fácil transportar, do que sempre ter um HD externo comigo. Soube que dá pra fazer e acho melhor assim.

Valeu!!!

Meu Evo chega dia 15, junto com meu irmão vindo dos EUA e outras muambas. :haha:

Tinha dessa memória no meu A550 também, porém vendi ela e comprei 2 pentes de 4GB da Corsair. Pena uma delas ter estragado, esperando a Corsair aprovar o RMA.

O caddy que comprei foi este. Porém comprei com um desconto de $8 de desconto que eu tinha. Chegou bem rápido e deu certinho com meu LG. É só tirar a parte da frente (carcaça) e colocar o teu no lugar, para ficar igual antes.
 
com crtz eu colocaria 20 ~ 30 reais a + e pegaria um samsung 840 EVO... já gastou 300 conto, o q eh 30 reais...

Concordo plenamente! Pode virar economia 'porca'. Se a diferença fosse maior, mas por uma diferença tão pequena iria de EVO também...
 
Concordo plenamente! Pode virar economia 'porca'. Se a diferença fosse maior, mas por uma diferença tão pequena iria de EVO também...

Minha configuração é simples.....nem chega perto da de vocês...to montando um Dual Core 3220 Mini-Itx.....cheguei a ver aquele Sandisk U110 por R$ 260....cheguei a pensar em pegar um somente para não usar HD no sistema....será que é muito ruim ?
 
Minha configuração é simples.....nem chega perto da de vocês...to montando um Dual Core 3220 Mini-Itx.....cheguei a ver aquele Sandisk U110 por R$ 260....cheguei a pensar em pegar um somente para não usar HD no sistema....será que é muito ruim ?

Mas por uma diferença tão pequena você ganha em qualidade e confiabilidade...com certeza um SSD é um bom investimento.
 
Última edição:
Mas por uma diferença tão pequena você ganha em qualidade e confiabilidade...com certeza um SSD é um bom investimento.

Mas no caso o Samsung Evo 120Gb vai ter muito mais desempenho do que o Sandisk U110, pois a diferença é de R$ 100, quase 50% do valor do Sandisk.
 
Minha configuração é simples.....nem chega perto da de vocês...to montando um Dual Core 3220 Mini-Itx.....cheguei a ver aquele Sandisk U110 por R$ 260....cheguei a pensar em pegar um somente para não usar HD no sistema....será que é muito ruim ?
Peguei um 840 Evo 120gb, só coloquei nele o sistema operacional, todo o resto eu tento colocar no secundário. Cara, foi o melhor investimento que fiz no pc todo. SSD é outro nível. E esse ainda, é um ótimo equipamento, iria nele sem dó!
 
Peguei um 840 Evo 120gb, só coloquei nele o sistema operacional, todo o resto eu tento colocar no secundário. Cara, foi o melhor investimento que fiz no pc todo. SSD é outro nível. E esse ainda, é um ótimo equipamento, iria nele sem dó!

Eu só penso amigo se vale a diferença em reais entre os dois SSDs, pois a minha config é simples.....não é top como a de vocês....
 
Eu só penso amigo se vale a diferença em reais entre os dois SSDs, pois a minha config é simples.....não é top como a de vocês....
No dia a dia provavelmente os dois se equivalem e julgando que seu uso será básico, então vale a pena economizar no sandisk sim.
 
No dia a dia provavelmente os dois se equivalem e julgando que seu uso será básico, então vale a pena economizar no sandisk sim.

Depende...tem SSDs que já são conhecidos por não serem bons ou de baixa durabilidade...da Sandisk até hoje só usei pendrives, então não posso falar de SSDs deles, teria que ver uns reviews na net...
 
Minha configuração é simples.....nem chega perto da de vocês...to montando um Dual Core 3220 Mini-Itx.....cheguei a ver aquele Sandisk U110 por R$ 260....cheguei a pensar em pegar um somente para não usar HD no sistema....será que é muito ruim ?

Mas no caso o Samsung Evo 120Gb vai ter muito mais desempenho do que o Sandisk U110, pois a diferença é de R$ 100, quase 50% do valor do Sandisk.

em relação ao PYN, por 20 reais EU pegaria um 840 EVO sem dúvida... foi o q eu disse, gastou 300, vai economizar 20 pra q? msm sua config não sendo "top" (ainda acho q nem a nossa é...) por 20 reais vc terá um desempenho melhor...

agora em relação ao Sandisk a diferença de preço eh consideravel msm (msm ele sendo 80% do valor do 840 EVO). Aqui, se a grana eh um limitador vai no Sandisk msm, apesar de q eu tbm nunca achei nada desse SSD msm (reviews, comparações, etc)...
 
em relação ao PYN, por 20 reais EU pegaria um 840 EVO sem dúvida... foi o q eu disse, gastou 300, vai economizar 20 pra q? msm sua config não sendo "top" (ainda acho q nem a nossa é...) por 20 reais vc terá um desempenho melhor...

agora em relação ao Sandisk a diferença de preço eh consideravel msm (msm ele sendo 80% do valor do 840 EVO). Aqui, se a grana eh um limitador vai no Sandisk msm, apesar de q eu tbm nunca achei nada desse SSD msm (reviews, comparações, etc)...

Eita dúvida.....eu já sou indeciso para comprar as coisas....kkkkk
 
Eita dúvida.....eu já sou indeciso para comprar as coisas....kkkkk

Mas mesmo pensando em SanDisk, a diferença são 80 reais. Pensando que é um equipamento caro, acredito que valeria gastar esses 80 reais e ficar tranquilo...isso é minha opinião pessoal...
 

Essa mesma loja vende o corsair top

http://produto.mercadolivre.com.br/...sair-neutron-series-gtx-25-120gb-sata-iii-_JM

Esse usa memoria MLC melhor que o samsung evo que usa TLC que tem menor durabilidade, fora que nao sei como anda a garantia samsung agora para HDs pq a um tempo atras só logista podia fazer e com nota fiscal o que para mim é como se nao tivesse garantia ja que compro no ML e normalmente so mandam recibo.
 
Realmente, muito útil.

Estou verificando de comprar uma SSD, isso já basicamente me fez decidir.

Uma dúvida aos usuários de SSD, uma SSD 128Gb, é suficiente? Uso o sistema somente para jogos, não trabalho com programação, e algumas raras vezes eu faço renderizações como freela.

Comparado a muitas maquinas que eu ja vi pela internet minha maquina é bem básica, segue configuração.

Mobo: MSi Z87-GD65
Processador: Core i7 4770K @ 4.2 GHz
Ram: 16GB, Corsair Veng @ 1600mhz, Latencia: 7
VGA: R9 290 Tri-X OC @ 1300mhz clock
HD: Seagate 1TB 7200 RPM, 64MB Cache
Fonte: Seventeam 850w

Anyway, nessa config um Corsair Neutron 128Gb, vai ir bem? Essa é a dúvida, outra coisa, posso utilizar a entrada exclusiva pra SSD que tem na minha Mobo ou é melhor utilizar as SATAS mesmo?
 
pessoal como eu verifico a garantia de um Samsung 840 EVO 250GB...

vou comprar um usado e queria verificar a garantia?

eu sei que seagate e WD se verifica no site mais o da samsung nao achei...

se alguem poder me responder isso rapido seria uma boa...pois vou fazer o deposito amanha.


Obrigado
 
Realmente, muito útil.

Estou verificando de comprar uma SSD, isso já basicamente me fez decidir.

Uma dúvida aos usuários de SSD, uma SSD 128Gb, é suficiente? Uso o sistema somente para jogos, não trabalho com programação, e algumas raras vezes eu faço renderizações como freela.

Comparado a muitas maquinas que eu ja vi pela internet minha maquina é bem básica, segue configuração.

Mobo: MSi Z87-GD65
Processador: Core i7 4770K @ 4.2 GHz
Ram: 16GB, Corsair Veng @ 1600mhz, Latencia: 7
VGA: R9 290 Tri-X OC @ 1300mhz clock
HD: Seagate 1TB 7200 RPM, 64MB Cache
Fonte: Seventeam 850w

Anyway, nessa config um Corsair Neutron 128Gb, vai ir bem? Essa é a dúvida, outra coisa, posso utilizar a entrada exclusiva pra SSD que tem na minha Mobo ou é melhor utilizar as SATAS mesmo?

cara, pra jogos 120/128 da + ou - ... assim se vc eh daqueles q tem 50 jogos na steam e joga 37 ao msm tempo, não, não vai dar
eu to basicamente jogando 2 jogos e os 2 coloquei no SSD, ai ta dando de boa (sobra uns 70gb ainda)
o q acontece eh q na pratica eu jogo um jogo por um tempo ai paro e vou pra outro... ai eh só ir movendo pro ssd ou pro hd normal conforme for jogando (acho q na steam msm vc pode mudar o pasta dos arquivos dos jogos, tipo um ctrl+C ctrl+V)

seu PC ta bem bacana... e se fosse eu, pra pegar um Corsair Neutron pegaria o GTX q eh top de linha...
acho que a "porta de SSD" da sua mobo eh uma mSATA não? pra utilizar ela, vc pode comprar um SSD mSATA ou um SSD normal e tilizar a porta Intel SATA 3
 
cara, pra jogos 120/128 da + ou - ... assim se vc eh daqueles q tem 50 jogos na steam e joga 37 ao msm tempo, não, não vai dar
eu to basicamente jogando 2 jogos e os 2 coloquei no SSD, ai ta dando de boa (sobra uns 70gb ainda)
o q acontece eh q na pratica eu jogo um jogo por um tempo ai paro e vou pra outro... ai eh só ir movendo pro ssd ou pro hd normal conforme for jogando (acho q na steam msm vc pode mudar o pasta dos arquivos dos jogos, tipo um ctrl+C ctrl+V)

seu PC ta bem bacana... e se fosse eu, pra pegar um Corsair Neutron pegaria o GTX q eh top de linha...
acho que a "porta de SSD" da sua mobo eh uma mSATA não? pra utilizar ela, vc pode comprar um SSD mSATA ou um SSD normal e tilizar a porta Intel SATA 3

Então na verdade eu tenho bem menos jogos a se jogar, eu atualmente tenho somente uns 5 jogos, por que só vim resolver investir em PCs, recentemente, antigamente utilizava somente consoles, então decidi migrar para PC, e ficar estacionado. Com tudo venho jogando somente 5 jogos, e creio que não terei muito mais que isso de jogos no HD, pois irei removendo e colocando jogos.

Por isso resolvi perguntar da Neutron, 128GB, acha que da, com esse ritimo?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo