[Tópico Oficial - SSD] Tabela de Comparação entre SSDs - Versão 2017

O que você achou da tabela?


  • Total de votos
    472
Então atualmente o de melhor CxB da tabela de Rank-A é o Evo 850?

Vou trocar o meu evo 840 que está com pouco espaço, mas achei que quando este dia chegasse conseguiria comprar um de MLC. :feelbad:

Sem dúvidas, e principalmente aqui no BR.

Mas a NAND TLC do 850 EVO é vertical, então a durabilidade chega a ser a mesma ou maior que de um MLC de 20nm.
 
Sem dúvidas, e principalmente aqui no BR.

Mas a NAND TLC do 850 EVO é vertical, então a durabilidade chega a ser a mesma ou maior que de um MLC de 20nm.

Onde vc colhe essas informações ?

Eu queria saber exatamente o que tem dentro do meu ScanDisk Ultra Plus de 256GB :hmm:
 
Não sabia disso, aliás, nem conhecia esse "vertical"

Obg.

É uma tecnologia de memórias flash onde ao invés de usar uma camada de células para cada chip agrupam várias camadas verticalmente num mesmo chip. Por causa desse eixo vertical que no mercado chamam essas memórias de 3D enquanto aquelas de processo de agrupamento tradicional são chamadas de planar ou 2D. Isso melhora a capacidade de armazenamento em um único chip além de melhorar o desempenho elétrico deles e consequentemente aumentar a longevidade deles, além de puxar mais ainda o custo de produção pra baixo.

A Samsung foi a primeira a introduzir memória flash vertical no mercado de SSDs com os 850 Pro e EVO, enquanto no ano que vem isso deixará de ser exclusivo da Samsung quando outras fabricantes de NAND flash como Micron e Toshiba começarem usar a mesma tecnologia.

Onde vc colhe essas informações ?

Eu queria saber exatamente o que tem dentro do meu ScanDisk Ultra Plus de 256GB :hmm:

É tanto review que leio em Anandtech/The SSD Review/Tweaktown da vida que fico até com dor de cabeça :haha:

Sandisk Ultra Plus usa memória MLC de 20nm, deduzo que seja Toshiba. A controladora é uma Marvell 917x que é bem utilizada em SSDs de entrada e os mainstream, mesmo que ela seja antiga. É porque a Marvell costuma permitir controladoras bem maleáveis em termos de firmware, então é fácil ter um SSD de entrada ou algo próximo do high-end até pouco tempo.

E se não me engano, Sandisk Ultra Plus foi um dos primeiros SSDs de uso doméstico a simularem um cache SLC pra aumentar o desempenho das memórias MLC, coisa comum hoje em dia. Quem vê aqueles testes de SSD de 480GB pra baixo no HD Tach e vê a velocidade de escrita caindo depois de um certo tempo já sabe bem do que eu estou falando. É porque a quantidade de escritas na memória passou do limite de capacidade do cache (geralmente varia em torno de 3 e 12GB dependendo do SSD).
 
É uma tecnologia de memórias flash onde ao invés de usar uma camada de células para cada chip agrupam várias camadas verticalmente num mesmo chip. Por causa desse eixo vertical que no mercado chamam essas memórias de 3D enquanto aquelas de processo de agrupamento tradicional são chamadas de planar ou 2D. Isso melhora a capacidade de armazenamento em um único chip além de melhorar o desempenho elétrico deles e consequentemente aumentar a longevidade deles, além de puxar mais ainda o custo de produção pra baixo.

A Samsung foi a primeira a introduzir memória flash vertical no mercado de SSDs com os 850 Pro e EVO, enquanto no ano que vem isso deixará de ser exclusivo da Samsung quando outras fabricantes de NAND flash como Micron e Toshiba começarem usar a mesma tecnologia.



É tanto review que leio em Anandtech/The SSD Review/Tweaktown da vida que fico até com dor de cabeça :haha:

Sandisk Ultra Plus usa memória MLC de 20nm, deduzo que seja Toshiba. A controladora é uma Marvell 917x que é bem utilizada em SSDs de entrada e os mainstream, mesmo que ela seja antiga. É porque a Marvell costuma permitir controladoras bem maleáveis em termos de firmware, então é fácil ter um SSD de entrada ou algo próximo do high-end até pouco tempo.

E se não me engano, Sandisk Ultra Plus foi um dos primeiros SSDs de uso doméstico a simularem um cache SLC pra aumentar o desempenho das memórias MLC, coisa comum hoje em dia. Quem vê aqueles testes de SSD de 480GB pra baixo no HD Tach e vê a velocidade de escrita caindo depois de um certo tempo já sabe bem do que eu estou falando. É porque a quantidade de escritas na memória passou do limite de capacidade do cache (geralmente varia em torno de 3 e 12GB dependendo do SSD).

E tem como limpar esse cache ou se encher ja era, o ssd so vai piorando pra sempre?
 
Última edição:
E tem como limpar esse cache ou se encher ja era, o ssd so vai piorando ?

Não, cache é uma espécie de memória temporária para dados mais acessados ou imediatamente escritos na NAND. O SSD meio que direciona os dados novos que você gravou para essa área que simula uma memória mais rápida (SLC) que o tipo de memória comum do SSD (MLC no caso do Ultra Plus) e depois lentamente grava os dados na memória comum em background enquanto esvazia o cache.

Resumindo, mesmo se você colocar um arquivo grande pra dentro do SSD e a velocidade cair, é trabalho do cache esvaziar e retornar a velocidade normal.
 
Última edição:
Não, cache é uma espécie de memória temporária para dados mais acessados ou imediatamente acessados na NAND. O SSD meio que direciona os dados novos que você gravou para essa área que simula uma memória mais rápida (SLC) que o tipo de memória comum do SSD (MLC no caso do Ultra Plus) e depois lentamente grava os dados na memória comum em background enquanto esvazia o cache.

Resumindo, mesmo se você colocar um arquivo grande pra dentro do SSD e a velocidade cair, é trabalho do cache esvaziar e retornar a velocidade normal.

Ufa achei que tinha comprado ssd lixo :megusta:

Meu SSD tem um recurso chamado TRIN é isso que se ativado diminui a vida util ?
 
Última edição:
Ssd dá assinatura
Tá bom pra um disco colocado a mais de ano e com muita tralha instalada?:haha:

oXQ18SQ.jpg
 
Alguem sabe se o Samsung Magician esta dando alguma incompatibilidade com o Win 10
 
Meu SSD tem um recurso chamado TRIN é isso que se ativado diminui a vida util ?

Naturalmente é um custo a mais a memória NAND, mas o TRIM é necessário pra que o desempenho de qualquer SSD não caia. E no final, todos esses testes de durabilidade de SSD feitos tanto por fabricante por usuários já levam em conta o uso do TRIM, então não tem porque não usar esse recurso.
 
Naturalmente é um custo a mais a memória NAND, mas o TRIM é necessário pra que o desempenho de qualquer SSD não caia. E no final, todos esses testes de durabilidade de SSD feitos tanto por fabricante por usuários já levam em conta o uso do TRIM, então não tem porque não usar esse recurso.

Blz vai ficar ativado entao :sefu:
 
pessoal vai entender isso...

comprei um 128GB Crucial M550 M.2 Type 2280 Internal SSD e no site da propria crucial tem essas informacoes:

128GB Crucial M550 M.2 Type 2280 Internal SSD
CT128M550SSD4
Brand: Crucial
Form Factor:
Capacity: 128GB
Warranty: Limited 3-year
Specs: M.2/NGFF (2280) • 500 MB/s Read, 500 MB/s Write
Series: M550
Product Line: Crucial SSD
Interface: SATA 6.0Gb/s


no site da waz tem essas: onde comprei esse ssd

Desempenho - Leitura sequencial: 550MB/s (máx.).
- Escrita sequencial: 350MB/s (máx.).
- Leitura aleatória de 4KB: 90.000 IOPS (máx.).
- Escrita aleatória de 4KB: 75.000 IOPS (máx.).

so que no meus teste...

CQO9Q0H7NtB_XNIQToN5j2lB8waY48Tr2lZUGYXSKXI=w1116-h455-no


como isso é possível? 80mb/s eu estava esperando no minimo 350mb/s segundo, e esses 2mb/s como assim?
 
Consigo melhorar isso?

PNY SSD 2.5´ 120GB xlr 8
Sequential Read/Write speeds: 400 MB/sec

NWXX3Kp.jpg
 
Estou voltando aquí no fórum para dar minha opinião sobre o segundo ssd que comprei...
Antes eu estava com um neutron gtx da corsair (muito rápido)...
Há uma semana e meia chegou o meu 850 pro da samsung...
Muito mais rápido..., muito mais dinâmico, e ví que esquenta menos.
Recomendo esse ssd =)
 
Galera, boa tarde.

Primeiramente, desculpa se a resposta da minha questão já foi respondida em tópicos anteriores, mas no momento estou sem tempo hábil para essa leitura (que eu farei depois).
Voltando a dúvida, qual a diferença entre o Samsung 850 EVO e PRO? No meu caso, que estou procurando um SSD mSATA para o meu notebook, tem alguma diferença deste para os SSD convencionais de 2,5"? O único lugar que eu encontrei, sem ser no mercado livre, foi na Powernote. queria saber se vale a pena comprar deles o 850 EVO, que aparentemente é o único disponível, ou procurar outro modelo.
 
Sandisk SSD Plus = Silicon Motion SM2246.

SM2246-FMS-2015-2.jpg


Só não sei se é a versão normal da controladora ou a versão sem DRAM. Espero que dê tempo para alguns verem isso antes da migração do fórum, mas mesmo assim eu vou atualizar a tabela com ele e disponibilizá-la assim que o fórum retornar.
 
É uma controladora para SSDs de entrada/intermediários como Crucial BX100 e Transcend 370. Pra mim basicamente uma controladora Marvell 918x com disponibilidade de SandForce 2.

Isso é bom ou ruim ?

Resumindo, é.
 
É uma controladora para SSDs de entrada/intermediários como Crucial BX100 e Transcend 370. Pra mim basicamente uma controladora Marvell 918x com disponibilidade de SandForce 2.



Resumindo, é.

Entendi, só que ta rolando um conflito de informações ...

Não estou duvidando da sua informação, porem tenho recebido MP's de um user aqui que tem um SSD igual ao meu, mas com desempenho bem inferior, ai ele me pediu pra ver minha controladora ...
Intel(R) 8Series/C220 Series SATA AHCI Controller - 8C02

Ele disse que a dele é Marvell e isso talvez seja o problema .

Ai te pergunto .. Eu uso Intel + Marvell e ele usa Marvell + Marvell ??

Conseguiu entender a pergunta ?
Existe controladora nos 2 dispositivos, tanto mobo quanto ssd ? :hmm::hmm::hmm::hmm:
 
Entendi, só que ta rolando um conflito de informações ...

Não estou duvidando da sua informação, porem tenho recebido MP's de um user aqui que tem um SSD igual ao meu, mas com desempenho bem inferior, ai ele me pediu pra ver minha controladora ...
Intel(R) 8Series/C220 Series SATA AHCI Controller - 8C02

Ele disse que a dele é Marvell e isso talvez seja o problema .

Ai te pergunto .. Eu uso Intel + Marvell e ele usa Marvell + Marvell ??

Conseguiu entender a pergunta ?
Existe controladora nos 2 dispositivos, tanto mobo quanto ssd ? :hmm::hmm::hmm::hmm:

A controladora Marvell que me referi é a controladora Sata da minha placa mãe, é possível haver SSD com controladora Marvell também. Pois há a controladora da porta sata na placa mãe e há a controladora interna do SSD.
A controladora do SSD (Sandisk Ultra plus) eu não sei qual é, só sei que a minha placa mãe possui apenas 2 portas sata 3 e as duas possuem controladora Marvell, nessa placa mãe também há controladora Intel, porém a Intel controla apenas as portas sata 2.
 
A controladora Marvell que me referi é a controladora Sata da minha placa mãe, é possível haver SSD com controladora Marvell também. Pois há a controladora da porta sata na placa mãe e há a controladora interna do SSD.
A controladora do SSD (Sandisk Ultra plus) eu não sei qual é, só sei que a minha placa mãe possui apenas 2 portas sata 3 e as duas possuem controladora Marvell, nessa placa mãe também há controladora Intel, porém a Intel controla apenas as portas sata 2.

Sua mobo é uma putaria :haha:

eu tenho 4 satas III e só ... Sera que são todas Intel ?
 
Sua mobo é uma putaria :haha:

eu tenho 4 satas III e só ... Sera que são todas Intel ?

Você não viu nada :haha::haha: Essa placa mãe possui 10 portas Sata, divididas da seguinte forma:

- 6 portas sata 2: controladora Intel (portas azuis de 0 a 5)
- 2 portas sata 2: controladora Gigabyte (portas brancas 8 e 9)
- 2 portas Sata 3: controladora Marvell (portas brancas 6 e 7)

12.jpg
 
:lol2::lol2::lol2::lol2::lol2::lol2::lol2::lol2::lol2::lol2::lol2::lol2::lol2:

Que " ignorancia " . 3 pra mim ja tava bom ...

Nem vou comentar os 4x PCI-E

:bwahaha:

Até hoje estou tentando entender pra quê colocaram tantas portas sata e não colocaram sequer uma porta sata 3 com uma controladora decente, a vontade que estou é de quebrar essa placa todinha, assim que sobrar uma grana vou trocar essa m****
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo