[Tópico Oficial - SSD] Tabela de Comparação entre SSDs - Versão 2017

O que você achou da tabela?


  • Total de votos
    472
Com mesma capacidade e preço parecido tem o Sandisk Ultra Plus 256GB.

*Vantagens do Sandisk Ultra plus:
- Possui 3 anos de garantia aqui no Brasil e vi várias pessoas falando que o RMA da Sandisk é muito bom, enquanto que o Samsung só possui garantia fora do Brasil, obrigando o usuário a ter de enviar o produto para fora do país.
- Possui 6GB a mais que o EVO 850.
- Menor preço, o Ultra Plus costuma custar um pouco menos que o EVO 850, comprei o meu no início do mês no MercadoLvire, na época o EVO 850 estava custando R$536,00 com o frete expresso e garantia estendida de 2 anos direto com a loja, enquanto que o Ultra plus custava R$462,80 com o frete expresso, ou seja, R$73,20 a menos.

*Vantagens do Samsung EVO 850:
- Possui desempenho superior ao Sandisk Ultra plus, como pode ser visto nesse comparativo, porém essa diferença de desempenho no uso diário do PC é imperceptível, só percebe-se a diferença em benchmarks.
- Possui o software Magican, software desenvolvido pela Samsung que dá um "turbo" no desempenho do SSD.
- Vem com software de clonagem, para caso você não queira reinstalar tudo novamente no SSD.

Diante dos pontos acima, sempre surge a pergunta: "Qual é o melhor", porém isso depende do ponto de vista de quem está querendo comprar, eu preferi o Ultra Plus devido à garantia de 3 anos aqui no Brasil, mas tem gente que prefere o EVO 850 pelo fato de o mesmo ter desempenho superior.

Onde está preço parecido? só achei ele bem mais caro que o Samsung ....
 
Onde está preço parecido? só achei ele bem mais caro que o Samsung ....

No início do mês estava mais barato, mas com esses sucessivos aumentos do dólar, os vendedores do ML subiram o preço dele consideravelmente, há uns 4 dias tinha esse no ML por 419,99, mas o anúncio foi finalizado, agora é esperar para ver se surgem outros anúncios com preço parecido.
 
Galera, estou pensando em trocar meu SSD e pensei em pegar o SSD 850 EVO M.2, mas fiquei na duvida, vale a pena pega um M.2 ou mesmo pegar o padrão? á diferença em desempenho vale a pena?

Obs., vou trazer de fora!
 
Galera, estou pensando em trocar meu SSD e pensei em pegar o SSD 850 EVO M.2, mas fiquei na duvida, vale a pena pega um M.2 ou mesmo pegar o padrão? á diferença em desempenho vale a pena?

Obs., vou trazer de fora!

Qual é seu SSD atual? De qualquer forma, se você tiver slot M.2 e seu SSD atual for SATA 2,5", dá pra manter os dois.
 
Pessoal, ganhei de uma loja aqui em londrina um SSD de até 300 reais.

Porém no local só tem o HD SSD 120GB Pny 2,5" Sata III - SSD7CS1111-120-RB e o HD SSD 120GB Kingston V300 2.5" Sata III Blister SV300S37A/120G até esse valor.

Qual dos dois é melhor!?
 
Qual é seu SSD atual? De qualquer forma, se você tiver slot M.2 e seu SSD atual for SATA 2,5", dá pra manter os dois.

Meu SSD é um samsung 840 series. Devo deixar ele alternativo, mais quero um melhor como main. Agora vale a pena pegar M.2? ou tanto faz?
 
Meu SSD é um samsung 840 series. Devo deixar ele alternativo, mais quero um melhor como main. Agora vale a pena pegar M.2? ou tanto faz?

A questão se vale a pena ou não pegar slot M.2 é saber se se você está usando desktop ou notebook. Se é o caso de desktop, é melhor pegar um outro drive SATA III normal que sai mais barato, e ainda com o mesmo desempenho (pois afinal, não é o Samsung SM951 que você vai pegar). Em notebook sim justificaria pegar um drive M.2 pelo espaço disponível e manter o maior número de drives de armazenamento, mas dependeria do notebook possuir este slot.
 
Pessoal, não vi necessidade de criar um tópico para uma perguntas simples dessa..
Mas ajudem um leigo na área dos SSDS.. Sempre paquerei ter um, finalmente tá sobrando um lugarzinho no cartão.. Tô em duvida entre o Sandisk Sdssdp-128g-g25 saindo por 245 com frete e garantia de 3 anos, ou um 850 EVO 120 gb pelo ML sem garantia alguma (não confio na garantia desses vendedores, nunca retornar contato e ignoram) saindo por 340 com frete.
Já sei que o 850 evo é superior tanto em leitura quanto escrita, mas não me importo com benchs.. quero sentir melhora notável no sistema e fluidez em tudo.
A pergunta é.. a leitura e escrita maior do evo é notada fora de benchs?
O uso diário que é o que me importa terá diferença? Vale pagar 95 a mais pelo evo?
Teve um post anterior de promoções do sandisk e teve gente com leitura de 490 mb pra casa dos 500 e pouco do EVO tem diferença? Vale o investimento?
Não acho video algum de comparação de velocidade de SSDS no uso real, somente benchmarks que não é o importante pra mim...

EDIT: Lendo aqui as paginas passadas e varios outros tópicos vi que tem que ver também a controladora SATA da minha placa mãe, e agora? rs olhei no site da gigabyte e não achei nada sobre, nem sei se a minha presta u.u
A minha placa mãe é uma GA-970A-UD3 REV 3.0 alguma alma caridosa pra me ajudar?
 
Última edição:
Apesar da minha placa mãe ser sata 2, comprei o SSD Sandisk de 128gb. O boot ficou incrivelmente rápido, assim como a navegação num geral. Posso dizer que valeu a pena!
Em relação aos Benchmarks, creio que fiz corretamente todas configurações para melhoria, conforme vi num tópico do adrena e no youtube. Na bios, deixei a configuração em modo AHCI.
Os resultados que obti foram os seguintes:

Ldo4t4j.jpg


A pergunta é, considerando que minha entrada é sata 2, e a controladora ICH9R é bem antiga e nem é compatível com o Intel Rapid Storage, e analisando somente o benchmark, os resultados obtidos estão bons para a minha plataforma?
 
Apesar da minha placa mãe ser sata 2, comprei o SSD Sandisk de 128gb. O boot ficou incrivelmente rápido, assim como a navegação num geral. Posso dizer que valeu a pena!
Em relação aos Benchmarks, creio que fiz corretamente todas configurações para melhoria, conforme vi num tópico do adrena e no youtube. Na bios, deixei a configuração em modo AHCI.
Os resultados que obti foram os seguintes:

Ldo4t4j.jpg


A pergunta é, considerando que minha entrada é sata 2, e a controladora ICH9R é bem antiga e nem é compatível com o Intel Rapid Storage, e analisando somente o benchmark, os resultados obtidos estão bons para a minha plataforma?

Poderia fazer um teste com o AS SSD Benchmark? Nele mostra o Acess Time do ssd algo muito importante pelo que andei vendo pra ver a velocidade dele.
Comprei o mesmo SSD do seu, estou no aguardo dele e super ansioso com meu primeiro SSD.
Sempre namorei o EVO 850 e acabei optando pelo SANDISK minha maior duvida é se fora do benchmark se nota diferença entre eles.
 
Poderia fazer um teste com o AS SSD Benchmark? Nele mostra o Acess Time do ssd algo muito importante pelo que andei vendo pra ver a velocidade dele.
Comprei o mesmo SSD do seu, estou no aguardo dele e super ansioso com meu primeiro SSD.
Sempre namorei o EVO 850 e acabei optando pelo SANDISK minha maior duvida é se fora do benchmark se nota diferença entre eles.

Com driver padrao do Windows 8.1
2IxaR0A.jpg


Com driver Intel Rapid Storage (última versão compatível com a minha controladora)( o windows estava sendo atualizado, não sei se isso interferiu no resultado, vou refazer e forem semelhantes, voltarei pro driver padrão)
dj8H5Oc.jpg



Lembrando que esse resultado não deve ser levado em conta numa comparação dele com o EVO, já que minha placa mãe é sata 2 e a controladora dela é antiga. A placa é uma P5E3 premium para quem tiver dúvidas.

PS: Testei com o rapid storage instalado sem atividade em segundo plano, e parece que foi o melhor resultado. Em seguida o programa deu um erro, já aproveito pra perguntar se é provável que seja bug do driver que instalei
 
Última edição:
Meu 120GB Evo 850:

Com RAPID:
iWcSgHa.png


Sem RAPID:
wrLYkmy.png
 
Com driver padrao do Windows 8.1
2IxaR0A.jpg


Com driver Intel Rapid Storage (última versão compatível com a minha controladora)( o windows estava sendo atualizado, não sei se isso interferiu no resultado, vou refazer e forem semelhantes, voltarei pro driver padrão)
dj8H5Oc.jpg



Lembrando que esse resultado não deve ser levado em conta numa comparação dele com o EVO, já que minha placa mãe é sata 2 e a controladora dela é antiga. A placa é uma P5E3 premium para quem tiver dúvidas.

PS: Testei com o rapid storage instalado sem atividade em segundo plano, e parece que foi o melhor resultado. Em seguida o programa deu um erro, já aproveito pra perguntar se é provável que seja bug do driver que instalei


AcessTime melhor que teve chegou a 0,282 enquanto vejo evo fazendo 0,060
Será que tem diferença grande nisso? Rs
Estou ansioso para o meu chegar e ver como ele se comporta.
Minha mobo é Sata 3, agora não faço idéia da controladora dela e muito menos se ela é boa pra ssd, como funciona isso do intel rapid storage? Posso instalar até em mobo amd? Como saber se a minha é compativel? Abraços e valeu pelos testes

Meu 120GB Evo 850:

Com RAPID:
iWcSgHa.png


Sem RAPID:
wrLYkmy.png
Quanta agressividade esse Evo ein! Estupra um Raid 0 nesse rapidmode? Taxas altissimas! Me espantei rs, o acesstime aumenta com o rapid tá ativo né? Sente alguma diferença na fluidez quando o rapid está ativo?
 
AcessTime melhor que teve chegou a 0,282 enquanto vejo evo fazendo 0,060
Será que tem diferença grande nisso? Rs
Estou ansioso para o meu chegar e ver como ele se comporta.
Minha mobo é Sata 3, agora não faço idéia da controladora dela e muito menos se ela é boa pra ssd, como funciona isso do intel rapid storage? Posso instalar até em mobo amd? Como saber se a minha é compativel? Abraços e valeu pelos testes


Quanta agressividade esse Evo ein! Estupra um Raid 0 nesse rapidmode? Taxas altissimas! Me espantei rs, o acesstime aumenta com o rapid tá ativo né? Sente alguma diferença na fluidez quando o rapid está ativo?

Dizem que o RAPID mode é pura ilusão para benchs.... alguém aqui trabalha com edição de imagens pesadas, CAD , etc e considera o RAPID bom pra isso?
Aqui se habilito ele perco desempenho na prática, mas pega uns 4GB/s no AS SSD....
 
Deve ser porque quando habilita o acesstime aumenta ai o ssd deve demorar mais pra acessar os dados.
Não me importo com bench, tô louco pra testar meu ssd quando chegar. Mas antes preciso entender isso do driver da intel, vejo em varios tutoriais, mas não sei nem a controladora da minha mobo, sandforce, marvel, tô super perdido nisso.
 
AcessTime melhor que teve chegou a 0,282 enquanto vejo evo fazendo 0,060
Será que tem diferença grande nisso? Rs
Estou ansioso para o meu chegar e ver como ele se comporta.
Minha mobo é Sata 3, agora não faço idéia da controladora dela e muito menos se ela é boa pra ssd, como funciona isso do intel rapid storage? Posso instalar até em mobo amd? Como saber se a minha é compativel? Abraços e valeu pelos testes


Quanta agressividade esse Evo ein! Estupra um Raid 0 nesse rapidmode? Taxas altissimas! Me espantei rs, o acesstime aumenta com o rapid tá ativo né? Sente alguma diferença na fluidez quando o rapid está ativo?

Como disse, não é por causa do ssd, e sim pela minha placa mãe ser sata 2 e uma controladora antiga.
Num outro bench, numa mobo mais nova, os resultados forem bem mais satisfatórios.

(esse bench está na página 48)

Quero saber se toda essa diferença se deve apenas aos fatores que citei ou se tem algo errado aqui.
 
Como disse, não é por causa do ssd, e sim pela minha placa mãe ser sata 2 e uma controladora antiga.
Num outro bench, numa mobo mais nova, os resultados forem bem mais satisfatórios.

(esse bench está na página 48)

Quero saber se toda essa diferença se deve apenas aos fatores que citei ou se tem algo errado aqui.

Realmente a diferença é gritante mesmo.
Deve ser sim sua placa mãe limitando o ssd. Olhei alguns outros testes dele e ele sempre chega na base deste que mandou agora.
Fez sua instalação do zero?
Assim que o meu chegar eu faço alguns testes pra gente poder comparar.
 
Realmente a diferença é gritante mesmo.
Deve ser sim sua placa mãe limitando o ssd. Olhei alguns outros testes dele e ele sempre chega na base deste que mandou agora.
Fez sua instalação do zero?
Assim que o meu chegar eu faço alguns testes pra gente poder comparar.

Bem provável que seja isso mesmo, o meu aqui não ficou com desempenho tão bom por causa da minha placa mãe limitando o desempenho do SDD, devido à controladora Sata Marvell.
 
Realmente a diferença é gritante mesmo.
Deve ser sim sua placa mãe limitando o ssd. Olhei alguns outros testes dele e ele sempre chega na base deste que mandou agora.
Fez sua instalação do zero?
Assim que o meu chegar eu faço alguns testes pra gente poder comparar.

Fiz sim! Instalei o 8 do zero e ainda dei um zero fill no meu hd pra ficar bacana!
Coloquei em modo AHCI logo depois de formatar, mesmo assim o AS SSD reconhece que está nesse modo e o sistema tá funcionando redondinho.
Parece que até meu HD melhorou, antes a configuração estava em IDE...

Existe uma BIOS alternativa da minha placa mãe que circulou pelos fóruns da ASUS, ele atualiza o firmware da controladora ICH9R, permitindo também o raid de SSD's no chipset x48. Estou pensando em instalá-lo pra ver se aparece alguma melhora no Benchmark.
O ssd tá funcionando muito bem, mas se posso extrair mais dele, porque não tentar? rs
 
Última edição:
Fiz sim! Instalei o 8 do zero e ainda dei um zero fill no meu hd pra ficar bacana!
Coloquei em modo AHCI logo depois de formatar, mesmo assim o AS SSD reconhece que está nesse modo e o sistema tá funcionando redondinho.
Parece que até meu HD melhorou, antes a configuração estava em IDE...

Existe uma BIOS alternativa da minha placa mãe que circulou pelos fóruns da ASUS, ele atualiza o firmware da controladora ICH9R, permitindo também o raid de SSD's no chipset x48. Estou pensando em instalá-lo pra ver se aparece alguma melhora no Benchmark.
O ssd tá funcionando muito bem, mas se posso extrair mais dele, porque não tentar? rs
Também estou pensando em fazer isso no meu HD depois que meu ssd chegar.
Atualiza a bios pra ver rs, imagino já a velocidade que ganhou na utilização do ssd, atualiza e veja se melhora nos benchs, mas na pratica será que obtera alguma melhora?
Bem provável que seja isso mesmo, o meu aqui não ficou com desempenho tão bom por causa da minha placa mãe limitando o desempenho do SDD, devido à controladora Sata Marvell.
Como saber qual a controladora da minha placa mãe? E parece que você entende disso, se souber qual a controladora dela poderia me dizer se ela é boa? Rs, vlw amigo :D

Edit: Descobri a controladora, folhiei o manual dela aqui e descobri.
Olhando no site da Gigabyte, vejo que tem driver pro HCL somente Windows 7 e Windows 8.1, Windows 10 não tem.. Tem apenas driver de audio e rede pro 10.. O driver HCL que tem lá é um driver pra ser instalado via pen drive utilizando o F6 no boot..
Como não tem pro 10 será necessario eu utilizar esse driver? Utilizo o Windows 10.
 
Última edição:
Fiz a instalação do meu Evo 850 no meu notebook....um Toshiba Portege 930, aquele da promoção do SouBarato. Fiz uma instalação limpa do Windows 8.1, instalei os drivers, e consegui esses resultados abaixo. Gostaria de saber se está bom, ou existe algo que eu possa fazer para melhorar, e saber se no Windows 10 eu teria uma melhor desempenho, meu medo do Windows 10, é que uso meu note para trabalho, e estou vendo algumas pessoas sofrendo, mas no meu caso não jogo nessa máquina.

CrystalDiskMark_zpsxawaffvi.jpg

AS%20SSD_zpscrj5j5jx.jpg

CrystalDiskInfo_zpszmdooktb.jpg

Magician_zpsi0tgu0am.jpg
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo