[Tópico Oficial - SSD] Tabela de Comparação entre SSDs - Versão 2017

O que você achou da tabela?


  • Total de votos
    472
2e52ip2.jpg


308wbci.jpg


SAMSUNG SM951 256GB AHCI MZHPV256HDGL-00000 M.2 80mm PCIe 3.0 x4 SSD - OEM
Max Sequential Read 2.150 MBps
Max Sequential Write 1.500 MBps

Obs.: Infelizmente, minha Mobo Asus Z97 Deluxe, não tem todo potencial que essa plaquinha Samsung M.2 precisa para chegar aos números máximos do resultado apontado, neste caso, precisaria de um ADAPTADOR M.2 PCIe 3.0 x4 para conseguir isso :/
O máximo que consigo aqui com a Mobo Asus são estes no spoiler abaixo, por ser só PCIe 2.0 x2

Resultado obtido limitado pela minha Mobo Asus em x2

xnsx35.jpg




Resultado de um cliente da Loja virtual da AMAZON, com todo o potencial da plaquinha samsung M.2 SM-951

2el8tvl.jpg

O 4k que é que o interessa ficou basicamente igual, então na prática o seu desempenho não daria muita diferença pro do cara da amazon.
 
É, eu estive vendo o feedback desses SSDs novos com memória TLC (motivo de eu demorar pra atualizar a tabela) e acho que posso dar algumas impressões:



- Sandisk Ultra Plus II é o produto mais antigo dessa leva SSDs TLC não-Samsung, já tem um ano de estrada. Também é o SSD TLC que mais depositaria confiança, já que ele tem poucos registros de falhas ao longo desse tempo. Roda como um bom SSD de entrada categoria abaixo do Crucial BX100 (SM2246, MLC 16nm NAND), sofrendo mais com latência e mais dependente do cache. Em vista dos competidores, os 240MB/s de escrita sequencial estável com o modelo de 240GB já o deixa a frente de muitos da mesma classe de NAND Flash...

- Esse OCZ Trion 100 com uns 4 meses de estrada continua tendo a má reputação que a OCZ tinha... drives falhando com 2-3 meses de uso. Lembrando que ele é um SSD com controladora personalizada da Toshiba que lembra a elogiada Phison S10 e memórias TLC Toshiba de 19nm, mas isso não tem muito a ver com a causa das falhas, que é jaguarice do controle de qualidade mesmo. Quanto a velocidade, é como eu disse, um Ultra Plus II piorado, ou simplesmente o primeiro Samsung 840 de volta. Coisa de 110MB/s de escrita sequencial no modelo de 240GB. O lado bom é que ele está puxando os preços pra baixo (modelo de 240GB e 960GB estão por $60 e $270 respectivamente na Newegg).

- O Crucial BX200 teve reviews liberados semana passada, e foi uma tristeza os valores de latência e de escrita sequencial. Alguns HDs chegam a ser melhor que ele nesse quesito e em índices 4K ele é também é pior que todos os SSDs modernos do mercado a ponto de ser realmente notável o uso diário especialmente pra aqueles que deixam várias coisas abertas. Ainda é bem melhor que um HD e MUITO melhor que aquela b**** de Crucial V4, mas bem... Não, não duvido que a Crucial consiga manter um bom feedback quanto a falhas futuras e melhore o desempenho dele por FW, mas vai ter que derrubar os preços pra conseguir vender assim como a OCZ fez com o Trion 100. Se o Trion está indo mal e mesmo assim vendendo, porque a Crucial não pode fazer melhor?

- O Adata SP550 apareceu a partir de setembro e é um produto interessante por sua vez. Usa a nova controladora SM2256 da Silicon Motion como o Crucial BX200 (deveria ter citado isso antes), mas a memória TLC é da SKHynix. Mas ainda assim, ele consegue lidar melhor com a latência e por isso não sofre grandes impactos em índices 4K como o BX200. Talvez seja por conta da NAND da SKHynix ser melhor, mas o FW pode estar decidindo as coisas aqui também. E pra completar, tem feedback melhor que o Trion 100 e é barato (o modelo de 240 está abaixo dos $70 a algum tempo e o modelo de 480GB está em $134 e já esteve em $128).

- Vale lembrar do Patriot Blast também. É outro SSD semelhante ao Toshiba Q300 e consequentemente ao OCZ Trion 100, por ter controladora Phison S10 e memórias da Toshiba. O lado ruim são alguns modelos falhando no mesmo espaço de tempo dos Trion 100. Nada bom.

- O Toshiba Q300 nem merece muita menção. Está caro, sem reviews e sem muita informação, mas pelas especificações dele mostrarem "QSBC ECC" que é o mesmo corretor de erros da controladora Phison S10, deve usar os mesmos componentes do Trion 100. Toshiba querendo dividir suas duas marcas aqui, mas será que vai sofrer tanto quanto o Trion 100 e o Patriot Blast? Não sei se o preço vai diminuir para ter gente comprando e tirando conclusões...


Lembrando que esses SSDs TLC, assim como outros SSDs atuais contam com um cache pra manter velocidades de escrita e latência mais altas, mas eles são mais dependentes desse cache que os modelos MLC. O modelo menos dependente é o Samsung 850 EVO e isso devido ao seu modelo de manufatura de NAND vertical/3D, que requer adaptação, tempo e dinheiro para outras fabricantes de NAND reproduzirem o mesmo, que é a explicação para tantas fabricantes continuarem usando memórias planares e fazerem o mesmo com essa nova fornalha de TLC NAND. E pra vocês verem, não tem sido fácil.

Estamos num cenário bem parecido o começo de 2010 com a entrada de modelos MLC com controladora SandForce 22xx e seus problemas de aceitação. E com razão.
 
Última edição:
Galera, duvida rapida tenho um EVO 840 120gb, vou pegar um EVO 850 de 250GB, eu devo passar o OS para o EVO 850 e ganho alguma velocidade a mais no boot ou deixo ele apenas como armazenamento mesmo?
 
Galera, duvida rapida tenho um EVO 840 120gb, vou pegar um EVO 850 de 250GB, eu devo passar o OS para o EVO 850 e ganho alguma velocidade a mais no boot ou deixo ele apenas como armazenamento mesmo?

Passe o SO pro 850 EVO e deixe o seu SSD antigo apenas como storage. Não é porque terá vantagens perceptíveis no boot, mas é porque é um SSD mais novo e com memórias melhores que são mais apropriadas pra uso de sistema operacional que as memórias TLC planares do 840 EVO.
 
Eu estou querendo um SSD de 240GB e pelos reviews o Samsung EVO parece ser excelente.
Minha dúvida é quanto à garantia pois já tive um OCZ que me deu um grande prejuízo.
Pelo que li, a Samsung no Brasil não dá garantia de SSDs comprados fora, é isso mesmo?
Se der defeito já era?
 
Eu estou querendo um SSD de 240GB e pelos reviews o Samsung EVO parece ser excelente.
Minha dúvida é quanto à garantia pois já tive um OCZ que me deu um grande prejuízo.
Pelo que li, a Samsung no Brasil não dá garantia de SSDs comprados fora, é isso mesmo?
Se der defeito já era?

A Samgung dá garantia sim, porém fora do Brasil, ou seja, se der problema você terá que enviar para fora do país.
Por esse motivo que acabei comprando o Sandisk Ultra Plus, pois a Sandisk oferece 3 anos de garantia em território nacional.
 
Tá parecendo mesmo conversa de vendedor, note que algumas respostas abaixo ele disse que eram 6 meses de garantia...Ainda mais que ele não emite NF.
Também percebi isso, e pra piorar o cara disse que ssd não tem vida útil então se por exemplo ele queimar do nada com 1 ano a garantia não cobre, WTF??
 
Galera da pra fazer raid 0 de dois SSD Sandisk Plus 120gb??? se der , alguem tem algum teste ( benchmark ) deles em raid??
 
Marca PNY Optima é boa?

To pensando em pegar um de 480 GB.
 
Eae pessoal,

Comprei um SSD pra substituir o meu velho HD de guerra, e como queria algo bem básico, acabei optando pelo Sandisk SSD Plus 120GB, mesmo não encontrando muita informação por aí.

Segui o guia daqui do Adrena, e atualizei todos os drivers da controladora da minha placa-mãe, a velocidade ficou absurdamente boa (pra quem saiu de um HD), se soubesse tinha trocado antes.

Pra futuras informações, segue o bench do meu no AS SSD:

rJMCL2I.jpg
Poxa, também quero essa escrita!

Tenho o mesmo SSD, e minha escrita pegou 190 no AS SSD e 214 no CrystalMark. Como você mesmo disse no post abaixo, as especificações colocam 180MB/s, então sinta-se sortudo :)
 
Quem fica com receio do EVO sem garantia nacional, recomendo o sandisk z400s no mercadolivre, 100 reais mais barato que o EVO e garantia de 5 anos Brasil.
 
Quando comprei meu Avell a alguns anos, veio com um ssd de 256gb, Crucial M4, ou algo assim. Achei esse review na internet: http://www.servethehome.com/crucial-m4-256gb-ssd-review-marvell-controller-based/

Mas como não entendo bulhufas, poderiam me dizer se os resultados são bons? Pois estava pensando em trocar ele por um raid de z400s, só não decidi ainda se 2x 128 ou 2x 256.
Os dados são bem parecidos com o z400s.
O z400s é um pouquinho melhor, com tecnologia mais atual.
Como ele tem limite de 256gb, recomendo ou comprar 256gb só ou 2x256gb se for querer +500gb....

Rais é um risco dobrado em SSD por desempenho na prática não fazer tanta diferença. :)
 
Os dados são bem parecidos com o z400s.
O z400s é um pouquinho melhor, com tecnologia mais atual.
Como ele tem limite de 256gb, recomendo ou comprar 256gb só ou 2x256gb se for querer +500gb....

Rais é um risco dobrado em SSD por desempenho na prática não fazer tanta diferença. :)
O que me espantou é o custo dele lá fora
 
Opa amigo, estava falando do Crucial. Amazon product ASIN B004W2JL2A
Ahh sim, realmente, eu ficaria assim por dois motivos:
1 - por ser mais caro , deve ser melhor.
2 - pode ser mais caro por causa de uma tecnologia mais antiga usada nele.

Se eu trocaria? Depende de quanto tempo de uso tem ele, se já tiver um bom tempo e ou sem garantia, preferiria arriscar em outro com garantia nova e com tecnologia mais recente. Ainda mais, se essa mudança for para ter mais espaço, espaço que como é SSD, vale ouro. e na prática acredito que dependendo do que você faz, não fará diferença perceptível ou muito pouca. :)
 
Opa, não tinha nenhum SSD ainda, por isto comprei um Evo 850 e assim que chegar posto alguns benchmarks comparando com meu HD. Valeu.
 
Existe outra marca que ofereça garantia aqui no Brasil além do SanDisk? Pretendo comprar o SSD fora e estou cogitando pegar algum que ofereça garantia aqui.
 
Existe outra marca que ofereça garantia aqui no Brasil além do SanDisk? Pretendo comprar o SSD fora e estou cogitando pegar algum que ofereça garantia aqui.
Hmmm existir existe... Kingston... e... outras que não lembro agora huahuahuahuahuahuauhahua, malz.

Mas a melhor opção é sandisk mesmo, além do mais como já relatam na internet, MUITO PROVÁVEL que se seu sandisk der defeito, eles enviam outro a partir dos EUA mesmo e não daqui, chega em 1 semana por ser SEDEX internacional com tudo pago por eles, claro, isso vai dependendo do modelo que você comprar...

E o preço do sandisk nos EUA é bem em conta, modelos de 960gb pela metade do preço aqui se não me engano, vide amazon. :)
 


Está com Read/Write normal ?

Comprei a poucos dias, Samsung EVO 850 250gb.
 
kEFCOya.jpg


Meu Samsung 850 EVO de 120GB instalado hoje 23/12/15
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo