[TÓPICO DEDICADO] Tópico sobre importações (dúvidas, prazos, dicas etc.) - PROIBIDO POLÍTICA

Atualizando minha situação:
Minha placa mãe foi taxada em R$142. Era o valor que eu estava esperando, então tudo certo. O importante é não voltar ao remetente.
poderia informar exatamente como estava a descrição e o valor?
 
Contribuindo com o tópico, fiz duas compras de peça de pc no último mês no aliexpress, um Ryzen 7800x3d e uma placa mãe b650m aorus pro ax
Ambos do mesmo vendedor que mandou em pacotes separados, o processador chegou dia 23/05 e no dia seguinte foi liberado sem taxa (código LB..HK), foi declarado como "CPUs" e valor de 36 dólares.
A placa mãe eu pedi pra ele declarar com o nome original, ele disse que declarou o nome e 65 dólares, chegou no Brasil dia 17/05, foi pra fiscalização dia 31/05 e hoje saiu a taxa, no DIT tava como "motherboards" e valor 22 dólares (código LX...CN), fui taxado nesse declarado o que foi uma ótima surpresa mesmo aparentando não estar com uma descrição detalhada.
Vi algumas pessoas que compraram placa mãe e foi negada a entrada por descrição incompleta, posso ter dado sorte.
Acompanhando tbm uns grupos no Facebook tô vendo que a receita tá pegando muito no pé de celulares e tablets, os que não são devolvidos a receita tá riscando o valor declarado e colocando como 150 dólares e aplicando multa ainda. Então quem for importar esse tipo de eletrônico fica ligado
 
Dificil dizer exatamente oq ta acontecendo pq a receita é uma caixa preta, a desculpa para eles rejeitarem é um textão padrão apontando pra um lero lero de normas e regras que nem eles devem ler, essencialmente dizendo que o nome do item declarado é generico demais e para não manchar teu CPF eles devolvem pro remetente "para corrigir". Como agnt ve coisa que é declarada corretamente tanto no nome como no preço mesmo assim ser barrada com essa desculpa isso não cola, então sabe-se la oq tao fazendo, enquanto algum representante da receita não for a publico sobre isso, ou alguem conseguir processar eles com sucesso (boa sorte nessa aventura) acho que nunca saberemos realmente qq rola.

Oq agnt ve é que a receita tem preferencia por smartphone e tablet vindo da china, esses a chance é muito grande de enroscar em fiscalização, e ai vc ve taxa, multa e devolução pro remetente sem seguir uma regra clara, vindo da china sabemos que todos tem declaração fria, e parece que o fiscal faz o que ele bem entende de taxar ou barrar tudo, troca o turno de fiscal e mudam as regras. Depois tambem tem coisa de pais especifico que parece que eles descem a fiscalização, EUA desde sempre mas esse ano eles por algum motivo tão caçando coisa do japao, teve um container todo em abril que foi tudo barrado na mesma hora com as mesmas desculpas esfarrapadas, agora em maio tbm eles agruparam um monte de encomenda do JP pra barrar.
É pura fantasia alguém da Receita esclarecer algo ou alguém ganhar processo contra a Receita. Se for prevaricação, ninguém vai conseguir provar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Comprar enquanto é tempo, 77% no lombo não da.
Achava melhor proibirem importação por pessoas físicas logo de uma vez.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Contribuindo com o tópico, fiz duas compras de peça de pc no último mês no aliexpress, um Ryzen 7800x3d e uma placa mãe b650m aorus pro ax
Ambos do mesmo vendedor que mandou em pacotes separados, o processador chegou dia 23/05 e no dia seguinte foi liberado sem taxa (código LB..HK), foi declarado como "CPUs" e valor de 36 dólares.
A placa mãe eu pedi pra ele declarar com o nome original, ele disse que declarou o nome e 65 dólares, chegou no Brasil dia 17/05, foi pra fiscalização dia 31/05 e hoje saiu a taxa, no DIT tava como "motherboards" e valor 22 dólares (código LX...CN), fui taxado nesse declarado o que foi uma ótima surpresa mesmo aparentando não estar com uma descrição detalhada.
Vi algumas pessoas que compraram placa mãe e foi negada a entrada por descrição incompleta, posso ter dado sorte.
Acompanhando tbm uns grupos no Facebook tô vendo que a receita tá pegando muito no pé de celulares e tablets, os que não são devolvidos a receita tá riscando o valor declarado e colocando como 150 dólares e aplicando multa ainda. Então quem for importar esse tipo de eletrônico fica ligado
Até celulares mais caros que 150 eles tão riscando e colocando 150?
 
É pura fantasia alguém da Receita esclarecer algo ou alguém ganhar processo contra a Receita. Se for prevaricação, ninguém vai conseguir provar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Achava melhor proibirem importação por pessoas físicas logo de uma vez.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Até celulares mais caros que 150 eles tão riscando e colocando 150?
Pelo que tô vendo são celulares em geral, não importa o valor, mas a maioria acredito que ultrapassa os 150 dólares, só que como são subdeclarados a receita risca e tira esse valor da bunda pra taxar em cima e aplicar multa, mas no final pode compensar ainda dependendo do valor do celular
 

Comprar enquanto é tempo, 77% no lombo não da.
Pelo menos o povo de MG se deu bem e reduziu 6% ehuehuehueehuu :incri2:

edit: se eles reduzissem o imposto federal de 60 pra 18%, ficaria suportável um imposto de 35%.
 
Última edição:
Aqui eu não consegui usar o siscomex. Informo o pacote e o cpf (mesmo de encomendas passadas e entregues) mas ele não encontra. Alguns já estão no minhas importações, outros fico checando no Ali ou Ebay se mudaram de código. Comecei a dar mais atenção ao tipo de pacote enviado pelos chineses tb
Pelo que tenho notado, a encomenda só aparece no Siscomex se for taxada ou barrada. Se essas que já foram entregues passaram direto (sem taxa) é normal não aparecer por lá
 
Meu UH-US andou, atualizou para:
Declaração de importação em análise pela RFB e anuentes
Alguém sabe o que seria isso? É normal esse andamento?
 
Meu UH-US andou, atualizou para:
Declaração de importação em análise pela RFB e anuentes
Alguém sabe o que seria isso? É normal esse andamento?
É First Class da USPS, certo? Então deve estar sendo fiscalizado pela RFB de S. Paulo, onde deve ser taxado ou barrado. Você pode verificar o andamento da fiscalização pelo Siscomex (lá aparece o status da encomenda antes do Portal Minas Importações).
 
É First Class da USPS, certo? Então deve estar sendo fiscalizado pela RFB de S. Paulo, onde deve ser taxado ou barrado. Você pode verificar o andamento da fiscalização pelo Siscomex (lá aparece o status da encomenda antes do Portal Minas Importações).
Até tentei ver no Siscomex, mas ele precisa de certificado digital. Só aguardar e rezar para não barrarem! PS: Acabou de mudar para "Objeto em Fiscalização."
 
Última edição:
CL - JP mudou para "Declaração de importação em análise pela RFB e anuentes", nunca vi isso, normal ou devo me preocupar?

EDIT: Abriu no siscomex, medo e tensão, só quero que taxem essa porra :pepe:
 
Última edição:
Pelo menos o povo de MG se deu bem e reduziu 6% ehuehuehueehuu :incri2:

edit: se eles reduzissem o imposto federal de 60 pra 18%, ficaria suportável um imposto de 35%.
Eu concordo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

curva de laffer nunca erra

essa conta vai chegar!
Fato. Assessoria muito ruim deles, viu?
 
Última edição:
Comprei um Macbook Pro dezembro do ano passado, declarei tudo certo, valor, modelo, ano, etc. só de frete deu quase 70 dólares. Negaram a entrada alegando descrição incompleta. É de cair o cu da bunda, da vontade ir atrás do excelentíssimo agente da receita que carimbou isso e fazer certas coisas que não da pra escrever aqui.

Olha, se estava tudo correto, eu acho que tem como recorrer judicialmente.
 
Atualização: Meus dois pacotes com rastreamento NL..BR vindos da China passaram hoje sem taxa!
As datas de entrega pularam para 12 e 13/06.
Mas tudo bem. A parte mais complicada já passou. Agora só esperar a entrega de boa.
 
Até tentei ver no Siscomex, mas ele precisa de certificado digital. Só aguardar e rezar para não barrarem! PS: Acabou de mudar para "Objeto em Fiscalização."
O Siscomex Remessa (é esse que utilizamos por aqui) não precisa de certificado digital. Basta acessar por aqui: https://remessa.receita.fazenda.gov.br/remessa/public/pages/consultarRemessaDestinatario.jsf
"Remessa" é o código de rastreamento, "NI do Destinatário" é o CPF e "Declaração (DIR)" não precisa preencher.
 
CL - JP mudou para "Declaração de importação em análise pela RFB e anuentes", nunca vi isso, normal ou devo me preocupar?

EDIT: Abriu no siscomex, medo e tensão, só quero que taxem essa porra :pepe:
Encomenda tá no RJ, abriu no siscomex, ta "em seleção", e no minhas importações mudou para Fiscalização com F maiusculo. Taxem logo essa porra ai pelamor :crycat:
 
Hoje paguei taxas numa comprinha boba do Aliexpress que entrou por Curitiba, potes de vidro para temperos US$33,44 e uma lampada led US$6,22 paguei R$133,85.
Por sorte não tive de pagara aquela taxa dos Correios de R$15,85☹️☹️
 
Aqui no SICOMEX já apareceu em seleção em SP e com pagamento pendente. No minhas importaçães só está em fiscalização. Demora muito pra atualizar isso? Apareceu hoje no SISCOMEX.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo