[TÓPICO DEDICADO] Tópico sobre importações (dúvidas, prazos, dicas etc.) - PROIBIDO POLÍTICA

To com uma com o status "Arrived at sort facility destination airport" na 4PX desde o dia 10 e como "Postado" no site dos Correios desde o dia 8, já to prevendo que vou ter dor de cabeça no Ebay.
o meu esta assim

Objeto em trânsito - por favor aguarde

para Unidade de Tratamento Internacional - BR

HONG KONG

14/06/2023 14:58

Ate agora nenhuma atualizacao. Admiro o pessoal q recebeu o produto em 10 - 15 dias.
 
Dai não sei dizer... Mas em 2022 e 2023 nunca tive cobrança de ICMS pra SC, e olha que foram mais 30 DIRs pagas e sempre "apenas" os 60% do II mesmo
Só pra dar um feedback final.
Realmente SC não está mais cobrando ICMS.
Aparentemente o governo que antecedeu esse no estado abriu mão.
Nos idos de 2014-2017 eu trouxe muita coisa dos EUA por PMI, incluso relógios caros (sim, sou corajoso). Todas as vezes a TAX era de praticamente 100% do declarado mais frete, porque cobrava ICMS (18% snme).
Meus dois carregadores (de pilha e de carro) foram taxados semana passada e os dois foram só os 60% do declarado. O carregador do carro que é pesado no RJ e já está encaminhado pra cá, o de pilhas foi em CTBA e ainda tá represado. Taxado, pago desde o dia 16 e empacado.
P.S: Recebi semana passada um envelope violado. Furtaram uma das duas cases de chave de carro que eu havia comprado. Chegou só uma. Q raiva que dá desses fdp.
 
Conforme eu falei pro GTX1050ti no privado, eu estou deixando um link com instruções da própria Receita Federal dizendo o que precisa para fazer a revisão de tributos. Recomendo que todo mundo leia ele por completo e inclusive tem uma parte dele que pode ajudar o pessoal a se livrar das possíveis multas.
https://www.gov.br/receitafederal/p...ressa/topicos/Procedimentos#Revisao_aduaneira

Um trecho importante é esse : Copiei e colei...

" PEDIDO DE REVISÃO
ATENÇÃO:
O pedido quanto à discordância do valor cobrado em DIR deve ser devidamente fundamentado em legislação e acompanhado com documentação que comprove o preenchimento das condições e dos requisitos previstos, ou seja, a revisão é cabível em casos quando é reconhecido que a importação tenha direito a benefício tributário de isenção, não incidência ou imunidade (não tributação), ou em casos em que foi identificado um possível erro na informação na declaração quanto aos valores do bem ou do frete, que resultou em um cálculo de valor de crédito tributário inexato. Recomenda-se a leitura dos tópicos sobre tributação e de não tributação (benefícios tributários), bem como a pesquisa de todos os demais custos envolvidos, antes de uma importação ou de um pedido revisão.
"
Ou seja da a entender que mesmo que o vendedor tenha declarado errado, a pessoal ainda tem uma chance de resolver o problema no pedido de revisão .

Depois tem um trecho que fala o seguinte :

" Cabe esclarecer que a DIR não desembaraçada (situação que permite o pedido de revisão) ainda está em processo de fiscalização e portanto a revisão poderá resultar inclusive no aumento de tributação e na aplicação de multas e outras penalidades, caso sejam constatadas irregularidades. ".

Nesse caso, mesmo que o vendedor tenha declarado errado a pessoa tem que alegar que teve o direito de fazer a denuncia espontânea negado devido a completa falta de comunicação com os correios/setor alfandegário e dessa forma forma é impossível complementar ou corrigir o que o remetente declarou no pacote, e que só dá para fazer isso somente depois que o pacote já foi taxado, na hora pedir a revisão de tributos. Lembrando que isso é só para evitar a multa. Nunca mande um documento falso porque eles vão alegar como irregularidade e vão tascar a multa sem dó , fora outros tipo de penalidades.

Eu ainda não li tudo porque é muita coisa mas e bom que o pessoal conheça o conteúdo desse link da receita sobre a revisão de tributos.
------------------------------------------------------------------------------------------------------
EDIT: Continuando a postagem com mais algumas informações que eu li até agora ...
Link : https://www.gov.br/receitafederal/p...remessas-postal-e-expressa/topicos/tributacao


Sobre a tributação e aqui parece que tem um pulo do gato que pode ajudar a se livrar das multas ... Vou colar o trecho que julguei mais importante;

"
BASE DE CÁLCULO E CÁLCULO DO IMPOSTO


A base de cálculo do Imposto de Importação é o valor aduaneiro da totalidade dos bens contidos na encomenda internacional.
O valor aduaneiro corresponderá ao valor dos bens, acrescido do valor do frete e do seguro até o local de destino no país, exceto quando já estiverem incluídos.
O valor dos bens será:


  • o preço de aquisição, no caso de bens adquiridos no exterior pelo destinatário da encomenda; ou

  • o valor declarado pelo remetente, no caso de bens recebidos do exterior pelo destinatário da encomenda a título não oneroso, incluindo brindes, amostras ou presentes, desde que o valor seja compatível com os preços normalmente praticados na aquisição de bens idênticos ou similares.


Aplica-se a alíquota única de 60% sobre o valor aduaneiro, independentemente da classificação tarifária, ressalvadas as importações de medicamentos no valor de até US$ 10.000,00, ou o equivalente em outra moeda, por pessoa física, onde a alíquota do Imposto de Importação será de 0%.


Para efeitos de conversão cambial do valor aduaneiro, a taxa aplicada será a do câmbio vigente na data de registro da declaração. Os cálculos serão realizados automaticamente pelos sistemas da RFB.

"
Ali fala claramente que para a cobrança do imposto podem ser usados o preço de aquisição do bem ou o valor declarado pelo remetente . Com isso o valor pago pelo destinatário desde que devidamente comprovado já deve ser o suficiente para evitar a multa independente do valor que foi declarado no pacote pelo remetente.
Agora de tarde eu achei mais um negocinho que complementa o que foi dito anteriormente...... Mais precisamente no Item 4.4 desse perguntas e respostas..
Link - https://www.gov.br/receitafederal/p...essa/topicos/Perguntas_e_Respostas#Pergnta4.4

Aqui vem outro pulo do gato com a finalidade de evitar as multas . Abaixo eu colei a pergunta /resposta e fiz um comentário do que eu achei dessa situação.

" 4.4 Posso solicitar que as informações do conhecimento postal e da fatura comercial sejam retificadas para que a fiscalização não aplique multa?

Sim, diretamente aos Correios (ECT) ou à empresa de courier, mas só anteriormente ao registro da Declaração de Importação de Remessa (DIR).
Após esse registro, a remessa internacional estará sujeita à aplicação das penalidades previstas na legislação tributária e aduaneira.
Por isso é importante que as transações no comércio eletrônico sejam realizadas em sítios com boa reputação no mercado, a fim de que sejam evitados atrasos, golpes ou cobranças indesejadas. "
No caso dos correios isso não é possível de ser feito e com isso a pessoa fica completamente impedida de corrigir qualquer erro . Ou seja, estão mentido nesse pergunta e respostas .

------------------------------

Ai vem o item 4.6 dizendo:
" 4.6 Por que fui tributado num valor se eu declarei outro?

Na ausência de documentação comprobatória do preço de aquisição dos bens ou quando a documentação apresentada contiver indícios de inexatidão, este será determinado pela autoridade aduaneira mediante arbitramento e com base em preços correntes de mercado.
A declaração de valor que não corresponda ao valor real dos bens poderá resultar na aplicação das penalidades tributárias e aduaneiras vigentes.
Compete ao destinatário reclamar junto ao remetente no exterior quanto a eventuais informações imprecisas por ele indicadas na remessa postal, bem como de eventuais custos daí decorrentes. "


Isso infringe a própria instrução da tributação simplificada que diz que a tributação no caso de compras do exterior feitas pelo destinatário é feita com base no valor que foi pago pelo destinatário. E o valor declarado no pacote é pra ser usado nessas situações " no caso de bens recebidos do exterior pelo destinatário da encomenda a título não oneroso, incluindo brindes, amostras ou presentes, desde que o valor seja compatível com os preços normalmente praticados na aquisição de bens idênticos ou similares " .

Sem contar que a pessoa não pode corrigir a declaração do pacote por culpa dos próprios correios que não fornece um canal de comunicação adequado e quebra a própria regra.

Felizmente tudo isso serve de prova para tentar evitar as multas, mesmo que o vendedor tenha declarado os dados do pacote com o olho da nádega..
Mas independente de qualquer coisa é bom pedir pro vendedor declarar o certo , mesmo que ele não o faça. Afinal a culpa de tudo é dos correios que não fornece um canal de comunicação para corrigir ou complementar esses erros antes do despacho aduaneiro acontecer .
 
Como assim "Em Divergência por Abandono - Ocorrência Sem Resolução" ??? O abandono é da parte deles, assim como falta da resolução... Mas que bando de ( insira o xingamento aqui ) ...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


No meu caso envolvendo os meus tablets , eu pedi pro vendedor me mandar uma imagem da etiqueta pra ver o que foi declarado por eles, mas até agora ele não me respondeu. ..No meu caso é a loja da Teclast . A maior parte das respostas que eu obtive dessa loja foram respostas automáticas .
na portaria COANA diz que o essa divergência é sem fiscalização por 60 dias algo do tipo
 
o meu esta assim

Objeto em trânsito - por favor aguarde

para Unidade de Tratamento Internacional - BR

HONG KONG

14/06/2023 14:58

Ate agora nenhuma atualizacao. Admiro o pessoal q recebeu o produto em 10 - 15 dias.
Pois é, não sei se isso é por causa da greve dos auditores que teve a algumas semanas atrás que afunilou algumas coisas (tenho uns amigos que importam na mesma situação), o jeito é esperar.
 
Dá sim.. só solicitar no chat.. eles tem salvo lá. Manda um print da minha, e diz que vc quer está etiqueta colada na encomenda. Sempre enviaram de boas pra mim.
Legal! Vou pedir pro vendedor. Espero q enviem, chat da Teclast é péssimo pra responder.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Como assim "Em Divergência por Abandono - Ocorrência Sem Resolução" ??? O abandono é da parte deles, assim como falta da resolução... Mas que bando de ( insira o xingamento aqui ) ...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


No meu caso envolvendo os meus tablets , eu pedi pro vendedor me mandar uma imagem da etiqueta pra ver o que foi declarado por eles, mas até agora ele não me respondeu. ..No meu caso é a loja da Teclast . A maior parte das respostas que eu obtive dessa loja foram respostas automáticas .
Como eu disse...
 
Eu também aproveitei e abri uma reclamação no "Fale Conosco/reclamação/minhas importações/clareza das informações prestadas" no site dos Correios perguntando isso lá ... Agora vamos ver qual vai ser a resposta deles..
"
Eu preciso de uma informação muito importante : No perguntas e respostas da Receita Federal Link" https://www.gov.br/receitafederal/p...ssa/topicos/Perguntas_e_Respostas#Pergunta4.4 " No item 4.4 tem a pergunta com a resposta " 4.4 Posso solicitar que as informações do conhecimento postal e da fatura comercial sejam retificadas para que a fiscalização não aplique multa? Sim, diretamente aos Correios (ECT) ou à empresa de courier, mas só anteriormente ao registro da Declaração de Importação de Remessa (DIR). " O portal do Minhas Importações não permite que esse tipo de coisa seja feita e a única coisa que da para fazer é vincular o CPF ao rastreio e depois a única forma que aparece para enviar os documento é na hora de pedir a revisão de tributos, depois que o pacote já foi taxado. Como é que faz para enviar essas informações antes do pacote ser taxado ?
"
Eu queria escrever mais detalhado, mas lá tem um limite de caracteres ai só deu pra escrever isso.
 
Isso vai ser rapidinho, pode apostar. Só aumentando imposto.
Acho que irão implementar já no começo de Julho, está tudo pronto.
Vamos ver o tempo de transição para os varejistas chineses se adaptarem, mas acredito que irão agilizar o processo.
 
Acho que irão implementar já no começo de Julho, está tudo pronto.
Vamos ver o tempo de transição para os varejistas chineses se adaptarem, mas acredito que irão agilizar o processo.

isso ainda não envolve os varejistas chineses.
Eles não vão me forçar a comorar produto nacional inferior, não mesmo.
 
Última edição:
Fico pensando aqui, que apartir do momento que as lojas cobrarem o imposto no momento da compra e a encomenda não será sujeita a fiscalização, isso não abrirá brecha pra comprar e pagar de um anuncio mais barato, e acertar com o vendedor por fora um produto mais caro?
 

Deram prazo de 1 mês para a Receita implementar os 17% de ICMS em cima das importações para todos os Estados, vamos ver se eles implementam isso rápido mesmo.
1 mês a partir de hj? Será que nesse curto prazo eles conseguem mesmo se atualizar? Engraçado que qdo União Europeia fez medida semelhante deram anos pra adequação. É fueda…
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Isso vai ser rapidinho, pode apostar. Só aumentando imposto.
Você acredita em algo como o que bater antes de julho sem ICMS, o que bater a partir de julho, com ICMS? Se achares isso acho que essa semana que entrar vou descer 2 PMI, arriscando os famosos RCV e caneta pra ter pelo menos minhas duas últimas caixas sem o ICMS. Fiz uma simulação pra algo que no total deu 100 dólares e com esse ICMS o imposto final fica em 87,2%. Tá doido, é pesado pra caramba. E pode ter ctz que quem quer se seja o próximo presidente eu duvido mto que vá revogar isso aí é aumentar o valor de isenção ou diminuir a alíquota do II.
 
1 mês a partir de hj? Será que nesse curto prazo eles conseguem mesmo se atualizar? Engraçado que qdo União Europeia fez medida semelhante deram anos pra adequação. É fueda…
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Você acredita em algo como o que bater antes de julho sem ICMS, o que bater a partir de julho, com ICMS? Se achares isso acho que essa semana que entrar vou descer 2 PMI, arriscando os famosos RCV e caneta pra ter pelo menos minhas duas últimas caixas sem o ICMS. Fiz uma simulação pra algo que no total deu 100 dólares e com esse ICMS o imposto final fica em 87,2%. Tá doido, é pesado pra caramba. E pode ter ctz que quem quer se seja o próximo presidente eu duvido mto que vá revogar isso aí é aumentar o valor de isenção ou diminuir a alíquota do II.
Independente de ser em um mês ou mais eu não quis arriscar, comprei tudo que achei necessário e crítico que estava dentro dos meus planos.
Fiz o upgrade total do pc e comprei equipamentos para um setup estéreo da sala de estar. Gastei uma grana que nem deveria gastar. Mas depois que essa merda sair iria ficar inviável para mim.

Por uma incrível sorte, só tive 2 itens tributados, e pasme, os dois juntos deu pouco mais de 100 reais.
Falta o último chegar, ainda não deu entrada no Brasil. É um DAC caro, mas em geral esse tipo de item passa batido ou tributa no declarado. Fora isso é azar ...
 

Deram prazo de 1 mês para a Receita implementar os 17% de ICMS em cima das importações para todos os Estados, vamos ver se eles implementam isso rápido mesmo.
Dá para escutar daqui o choro dos donos de redirecionadoras dos EUA. Se com imposto de 60% remessas pro Brasil caíram mais de 50%, imagina agora que imposto vai ser de quase 93%.
 
Fico pensando aqui, que apartir do momento que as lojas cobrarem o imposto no momento da compra e a encomenda não será sujeita a fiscalização, isso não abrirá brecha pra comprar e pagar de um anuncio mais barato, e acertar com o vendedor por fora um produto mais caro?
O que penso é que o sistema se ajusta. Alguma solução vai ser criada. Esse é uma delas.
Mas vai depender de ajustes e acertos obscuros com chineses do outro lado do planeta.
 
Dá para escutar daqui o choro dos donos de redirecionadoras dos EUA. Se com imposto de 60% remessas pro Brasil caíram mais de 50%, imagina agora que imposto vai ser de quase 93%.
Amigo pode me ajudar de como chegou em 93% ao invés de 87,2%?
Por via das dúvidas fechei um PMI agora e deu 1800 o frete, se lascar, o dólar tá ruim? Sim, mas tem redirecionador que na moral, tá inflacionando demais os envios se não for Packet Standard.
Semana que vem vou mandar mais um, como PMI tá batendo rápido aqui, torcer pra baterem antes de 1 de julho apesar do prazo ter sido 1 mês né. Mas essa rapaziada não costuma respeitar o prazo quando é com a gente, se fosse a gente com eles os caras contariam segundos no relógio.
 
Fico pensando aqui, que apartir do momento que as lojas cobrarem o imposto no momento da compra e a encomenda não será sujeita a fiscalização, isso não abrirá brecha pra comprar e pagar de um anuncio mais barato, e acertar com o vendedor por fora um produto mais caro?
Cara tava pensando a mesma coisa, ex: comprar um iPhone 14 na AliExpress deu 5 mil reais, pagar 17% no digital tax e mais 60% quando chega no Brasil, isso é um assalto.

Porém falar para o vendedor criar um anúncio de um iPhone 8 e cobrar 17% e pagar e mandar por fora do sistema do AliExpress um iPhone 14 declarado como iPhone 8 e já pago os impostos, mas qual a garantia que eu vou ter com a AliExpress se o vendedor for sacana e mandar o iPhone 8 se por fora paguei o iPhone 14, como recuperar o dinheiro, qual a garantia que terei, o vendedor chinês também quer sonegar lá e o brasileiro também quer sonegar aqui.
 
O que penso é que o sistema se ajusta. Alguma solução vai ser criada. Esse é uma delas.
Mas vai depender de ajustes e acertos obscuros com chineses do outro lado do planeta.
Com Chinês é bem fácil desenrolar malandragem, eles são mais duros com devoluções e coisas do tipo. Vou te dar um exemplo, comprei um item no aliexpress e veio com problemas. Fiz todos testes possíveis para mostrar que está a viciado e documentei tudo. Mandei msg pro vendedor e ele nem criou caos pois sempre compro coisa com ele, disse até que sou old client. Pediu pra eu abrir processo de reembolso com devolução, infelizmente o Ali apesar de mostrar que quem pagaria pelo reenvio seria o vendedor não mostrou nenhum local pra eu reclamar isso, então eu mesmo enviei, só tinha imposição de não ser envio expresso. Esse tipo de envio o Ali desobriga o vendedor a reembolsar o frete e o próprio Ali não reembolsa tb, só nessa modalidade. Alinhando a devolução com o vendedor o próprio pediu pra declarar 20 dólares kkkkkk, talvez a customs da China seja chatinha tb. Único lugar que o pessoal fala foda-se pra declarar preço que eu tive contato foi com pessoas do EUA, quando vendi uns jogos Caros e raros.
 
O que não entendi direito ainda nessa história toda é o que vai acontecer com os pacotes que não tiverem o imposto recolhido na hora da compra. Porque com certeza a grande maioria das lojas, que vendem pouco para cá, vão simplesmente cagar para essa nova regra. Será que passará a ser 100% inspecionado e taxado ou permanecerá a loteria de hoje? Mesmo que as gigantes chinesas recolham antecipadamente não vejo como a receita terá capacidade de inspecionar todo o resto que entra.

Negócio é esperar pra ver o que acontecerá. Enquanto isso também estou acelerando os envios que ainda restam nas minhas suites internacionais.

Pena ter alguns que tem de vir via surface, dai não tem mais o que ser feito...
 
Cara tava pensando a mesma coisa, ex: comprar um iPhone 14 na AliExpress deu 5 mil reais, pagar 17% no digital tax e mais 60% quando chega no Brasil, isso é um assalto.

Porém falar para o vendedor criar um anúncio de um iPhone 8 e cobrar 17% e pagar e mandar por fora do sistema do AliExpress um iPhone 14 declarado como iPhone 8 e já pago os impostos, mas qual a garantia que eu vou ter com a AliExpress se o vendedor for sacana e mandar o iPhone 8 se por fora paguei o iPhone 14, como recuperar o dinheiro, qual a garantia que terei, o vendedor chinês também quer sonegar lá e o brasileiro também quer sonegar aqui.
Cara geralmente eu sou bem nacionalista, mas na questão de moralidade os Chinas não costumam dar esse vacilo não. Foda seria se a gente tivesse que lidar com plataforma tipo MercadoLivre tanto os vendedores quanto compradores. Amigo meu vendeu uma placa funcionando 100% e o comprador só trocou o PCB por um zoado e devolveu antes de 1 semana com reclamação de item não funcionando e meu amigo sefu. Acredito que China no geral não faça isso, pelo menos cmg que tenho alguns anos de Xp com China nunca me deram uma dessas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O que não entendi direito ainda nessa história toda é o que vai acontecer com os pacotes que não tiverem o imposto recolhido na hora da compra. Porque com certeza a grande maioria das lojas, que vendem pouco para cá, vão simplesmente cagar para essa nova regra. Será que passará a ser 100% inspecionado e taxado ou permanecerá a loteria de hoje? Mesmo que as gigantes chinesas recolham antecipadamente não vejo como a receita terá capacidade de inspecionar todo o resto que entra.

Negócio é esperar pra ver o que acontecerá. Enquanto isso também estou acelerando os envios que ainda restam nas minhas suites internacionais.

Pena ter alguns que tem de vir via surface, dai não tem mais o que ser feito...
Cara acredito que se bobear nem vai ter Digital Tax a não ser pra varejo colosso tipo Amazon que na recolhe tudo lá no exterior mesmo. Acredito que vai ser tudo pique o que acontece Minas Gerais hoje em dia, até pq nesse sistema a RF e as Estaduais já estão mais que acostumadas.
 
O que não entendi direito ainda nessa história toda é o que vai acontecer com os pacotes que não tiverem o imposto recolhido na hora da compra. Porque com certeza a grande maioria das lojas, que vendem pouco para cá, vão simplesmente cagar para essa nova regra. Será que passará a ser 100% inspecionado e taxado ou permanecerá a loteria de hoje? Mesmo que as gigantes chinesas recolham antecipadamente não vejo como a receita terá capacidade de inspecionar todo o resto que entra.

Negócio é esperar pra ver o que acontecerá. Enquanto isso também estou acelerando os envios que ainda restam nas minhas suites internacionais.

Pena ter alguns que tem de vir via surface, dai não tem mais o que ser feito...
O que vem de marketplace onde o imposto é cobrado na fonte será menos fiscalizado. Basicamente: raio-x pra ver se bate com declaração e se o produto não é proibido no Brasil. Só os grandes marketplaces chineses devem representar mais de 95% da importações. Vai ficar moleza pra fiscalizar o resto. Vai chover RCV. Vão ter tempo de sobra pra analisar mais criteriosamente.
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo