[TÓPICO DEDICADO] Tópico sobre importações (dúvidas, prazos, dicas etc.) - PROIBIDO POLÍTICA

Mesmo compras já enviadas caso passar do 1 de agosto já vai entrar nessa nova medida será? E como eles vão cobrar esse imposto, porque acredito que a quantidade de ''pacotes'' que entram no brasil diariamente é insana, como vai ter esse controle? Ou literalmente vai ser taxado automaticamente tudo que entrar?

Fora isso estou com minha encomenda no tal linehaul office pela aliexpress, no rastreamento dos correios nem apareçe que entrou no brasil mas pela aliespress sim, porém isso foi dia 18 de junho, desde então zero novidades, tenho que esperar o prazo mesmo do ali? Lá diz que falta 55 dias, mas sinceramente por ser um PRIME EXPRESS, já estou achando que foi ''perdido'' e vai ser minha primeira vez em anos comprando caso seja isso realmente.

Alguma dica do que posso fazer? Falei com a 8bit pelo campo de mensagem, eles falam para aguardar. Mas só posso reclamar/pedir reembolso depois que o prazo final expirar? Porque comprei como entrega em 15 dias, e já passou esse prazo , a compra foi feita no inicio de junho.
Então mano, acho que tem que esperar o prazo. Tô na mesma situação, linehaul desde dia 22 de junho, comprei outras coisas depois que já chegaram, mas por ser prime express, as vezes da isso. Meu rastrfeio é LX...CN, pelo que vi as encomendas la acumularam demais e tem que esperar a boa vontade do cara lá dar entrada nelas no sistema, pelo que percebo as encomendas com rastreio NL...BR tem entrada bem mais rápida
 
Alguém sabe me dizer se tem alguma redirecionadora que não está informando o valor do frete junto?
 
Ainda no aguardo de alguém da mídia inquirir algum representante do ministério da fazenda, se possível o Haddad, sobre a fala dele próprio sobre rever a taxa de importação.

Do jeito que tá a coisa esse assunto vai ficar em banho maria até ninguém mais lembrar que ele falou sobre isso.
 
Pessoal, preciso fazer uma consulta com vocês. Eu paguei a taxa de uma encomenda faz quase 1 mês, fui informado de que estava saindo de Curitiba, mas até hoje não recebi.
Por conta da modalidade de envio (Air SP do Japão) não tenho visibilidade do que está acontecendo. Pode ser que tenha parado em algum CEE ou CTE. Antigamente eu conseguia abrir Pedidos de Informação, mas hoje em dia o sistema não permite mais abrir reclamações para encomendas dentro do prazo.
Existe alguma orientação do que fazer?
Site usado hoje em dia no lugar de pedido de informação é o fala.br
 
Abaixo é só 17% sobre valor + frete. Deve dar os 40%.
O Frete não tem relação direta com a porcentagem de taxa a ser aplicada na notícia, o valor cobrado do frete pelo vendedor apenas soma no valor total do produto, os 40% e pouco foi obtido somando com outro imposto que chamaram de "por dentro".
 
Última edição:
O Frete não tem relação direta com a porcentagem de taxa a ser aplicada na notícia, o valor cobrado do frete pelo vendedor apenas soma no valor total do produto, os 40% e pouco é somando com outro imposto que chamaram de "por dentro", se for 100+20 de frete a taxa de 40%
e poucos será em cima dos 120 reais.
Olhei de novo e tá suspeito mesmo, pra mim está errado pois diz "40% a mais do que o valor do produto + frete"
 
Olhei de novo e tá suspeito mesmo, pra mim está errado pois diz "40% a mais do que o valor do produto + frete"
Sim pois incluíram outro imposto obscuro nisso aí, abaixo de 50 dólares será no total 40% sobre o produto em vez de só 17%.
 
Ainda no aguardo de alguém da mídia inquirir algum representante do ministério da fazenda, se possível o Haddad, sobre a fala dele próprio sobre rever a taxa de importação.

Do jeito que tá a coisa esse assunto vai ficar em banho maria até ninguém mais lembrar que ele falou sobre isso.
Depois que os varejistas reclamaram essa semana dificilmente vão mexer na alíquota.
 
Alguém sabe me dizer se tem alguma redirecionadora que não está informando o valor do frete junto?
A última encomenda que eu trouxe dos EUA por PMI pela Fishisfast veio sem o valor do frete declarado. Entrou pelo RJ e a RFB acrescentou um valor de frete de US$40 por conta própria antes de me taxar.
 
Sim pois incluíram outro imposto obscuro nisso aí, abaixo de 50 dólares será no total 40% sobre o produto em vez de só 17%.
Não tem outro imposto, é apenas o ICMS. O problema é que ICMS é calculado "por dentro". Esse por dentro significa que ele incide sobre ele mesmo. É complicado o cálculo (propositalmente) mas no final os 17 viram 40 mesmo. Abaixo está fórmula para o cálculo do "valor base" onde deve ser aplicado o ICMS:

Valor (produto+frete+seguro+II) / ( 1 - ICMS) )

Então para uma compra de R$100 ficaria: 100 / (1-0,17) = 100 / 0,83 = 120,48.
Esses 120,48 é o valro base para se calcular o ICMS, então aplicando 17% sobre ele fica um valor final de R$ 140,96.

E como num passe de mágica um imposto de 17 virou 40 para aumentar a arrecadação. E tem gente comemorando a "isenção" abaixo dos $50... Não dá pra acreditar.
 
Depois que os varejistas reclamaram essa semana dificilmente vão mexer na alíquota.
Quanto a isso eu concordo, as chances é que fique na mesma.

O que eu quero por hora é um posicionamento deles sobre o assunto nem que seja para falar que vai ficar tudo na mesma e azar dos prejudicados. Qualquer coisa diferente disso e fosse positiva para a gente eu trataria como uma grata surpresa.
 
Então mano, acho que tem que esperar o prazo. Tô na mesma situação, linehaul desde dia 22 de junho, comprei outras coisas depois que já chegaram, mas por ser prime express, as vezes da isso. Meu rastrfeio é LX...CN, pelo que vi as encomendas la acumularam demais e tem que esperar a boa vontade do cara lá dar entrada nelas no sistema, pelo que percebo as encomendas com rastreio NL...BR tem entrada bem mais rápida
O meu é final HK no rastreio dos correios a última informação é que foi encaminhado para o Brasil no dia 17/06 e no Aliexpress fala que chegou ao destino (linehaul) no dia 18 e depois mais nada de atualização, tô com pressentimento que deu ruim, mas espero estar errado.

Agora ter que esperar aquele prazo gigante da ali é soda.
 
Conforme relatei mais acima, a minha LBxxSE, que tava desde março parada em SP, tinha ido pra anvisa no dia 04/04, apareceu como aguardando pagamento semana passada, dia 27/06, chegou aqui 30/06 (veio na velocidade de sedex)
As minhas duas LB***SE estão com a Anvisa desde 20 e 25/04, seguindo a lógica tenho mais duas semanas de espera para quererem sair do limbo
 
O meu é final HK no rastreio dos correios a última informação é que foi encaminhado para o Brasil no dia 17/06 e no Aliexpress fala que chegou ao destino (linehaul) no dia 18 e depois mais nada de atualização, tô com pressentimento que deu ruim, mas espero estar errado.

Agora ter que esperar aquele prazo gigante da ali é soda.
Vi que tem várias pessoas nesse caso, acho que vai dar bom ainda, o meu foi encaminhado dia 16 e chegou ao destino dia 22. Caso o seu atualize dá uma avisada aqui pf
 
Processadores têm grandes chances de serem taxados? Comprei um recentemente e, se incidirem todos os impostos, inclusive com a cobrança "por dentro" do ICMS, eu pagaria R$ 1000,00 só de tributos, mais de 100% do valor do produto. Ridículo.
 
Gente alguém sabe me dizer como funciona aqueles impostos para compras acima de 3000 reais, porque como eu já citei antes, eu estou importando vários itens dos EUA, e juntando todos os itens da acima de 3000, aí eu não sei se eu vou ter que pagar aquele tanto de taxa ou se os 3000 é sobre um produto único, porque eu trouxe uns 13 itens lá dos EUA e eu não sei se caso eu vou ter que pagar aquelas taxas, alguém poderia me ajudar?
 
Não tem outro imposto, é apenas o ICMS. O problema é que ICMS é calculado "por dentro". Esse por dentro significa que ele incide sobre ele mesmo. É complicado o cálculo (propositalmente) mas no final os 17 viram 40 mesmo. Abaixo está fórmula para o cálculo do "valor base" onde deve ser aplicado o ICMS:



Então para uma compra de R$100 ficaria: 100 / (1-0,17) = 100 / 0,83 = 120,48.
Esses 120,48 é o valro base para se calcular o ICMS, então aplicando 17% sobre ele fica um valor final de R$ 140,96.

E como num passe de mágica um imposto de 17 virou 40 para aumentar a arrecadação. E tem gente comemorando a "isenção" abaixo dos $50... Não dá pra acreditar.
mas tem alguma coisa estranha, porque o pessoal do RS e MG que levava o ICMS acima de 17% com os 60% nesse cálculo doido ai não levava esse chumbo de 125%.

Edit: achei umas DIT aqui de minas, e pior que é essa insanidade mesmo.
 
Última edição:
Primeiro calcula os 60% sobre o valor + frete, depois cobra 17% em cima do resultado, é o que entendi.

pelo que pesquisei aqui, o ICMS é cobrado assim mesmo, por padrão. não faz sentido mesmo.

Mas eu estou me referindo a abaixo de 50 dólares igual está na notícia, não existe 60%.

Abaixo é só 17% sobre valor + frete. Deve dar os 40%.

O Frete não tem relação direta com a porcentagem de taxa a ser aplicada na notícia, o valor cobrado do frete pelo vendedor apenas soma no valor total do produto, os 40% e pouco foi obtido somando com outro imposto que chamaram de "por dentro".

Olhei de novo e tá suspeito mesmo, pra mim está errado pois diz "40% a mais do que o valor do produto + frete"

Sim pois incluíram outro imposto obscuro nisso aí, abaixo de 50 dólares será no total 40% sobre o produto em vez de só 17%.

Não tem outro imposto, é apenas o ICMS. O problema é que ICMS é calculado "por dentro". Esse por dentro significa que ele incide sobre ele mesmo. É complicado o cálculo (propositalmente) mas no final os 17 viram 40 mesmo. Abaixo está fórmula para o cálculo do "valor base" onde deve ser aplicado o ICMS:



Então para uma compra de R$100 ficaria: 100 / (1-0,17) = 100 / 0,83 = 120,48.
Esses 120,48 é o valro base para se calcular o ICMS, então aplicando 17% sobre ele fica um valor final de R$ 140,96.

E como num passe de mágica um imposto de 17 virou 40 para aumentar a arrecadação. E tem gente comemorando a "isenção" abaixo dos $50... Não dá pra acreditar.

Que pora de conta é essa?

Como você disse, o icms é calculado "por dentro" então um produto de...
100 reais = 100% - 17% de ICMS= 83%...
83% = 100 reais...
100% = R$ 120,48

O IMPOSTO A PAGAR ALI É R$ 20,48 reais...

vc ta somando o percentual e cobrando duas vezes o ICMS...

O que eu acho é que essa calculadora da globo ta errada, nem eles sabem o que fizeram ali...

Essa conta acima bate com esses 20,48% do post abaixo

Em resumo, quais serão as alíquotas efetivas da digital tax:
Empresas que aderirem ao Remessa Conforme, em que a cobrança será antecipada:
- Até 50 USD: 20,48% (somente ICMS)
- Acima de 50 USD: 92,77%

Remessas postais de varejistas não optantes do programa (maior rigor na fiscalização):
- Independente do valor: 92,77%

Remessas postais entre PF:
- Até 50 USD: isento
- Acima de 50 USD: 92,77%

Cabe mencionar, que os pacotes deverão passar por uma inspeção maior. Em teoria, se a empresa não aderir ao programa, todos os pacotes deveriam ser tributados, então ficaria mais a mercê da arbitrariedade da fiscalização.
 
Não tem outro imposto, é apenas o ICMS. O problema é que ICMS é calculado "por dentro". Esse por dentro significa que ele incide sobre ele mesmo. É complicado o cálculo (propositalmente) mas no final os 17 viram 40 mesmo. Abaixo está fórmula para o cálculo do "valor base" onde deve ser aplicado o ICMS:



Então para uma compra de R$100 ficaria: 100 / (1-0,17) = 100 / 0,83 = 120,48.
Esses 120,48 é o valro base para se calcular o ICMS, então aplicando 17% sobre ele fica um valor final de R$ 140,96.

E como num passe de mágica um imposto de 17 virou 40 para aumentar a arrecadação. E tem gente comemorando a "isenção" abaixo dos $50... Não dá pra acreditar.
A mais pura insanidade em forma de imposto. Não que seja novidade já que imposto insano é praticamente um patrimônio imaterial do Brasil.
 
Meu carregardorzinho de pilhas de $43 taxado em R$ 142 ficou quase 20 dias parado em CTBA após pagamento. Antes de ontem abri reclamação e "por milagre" ontem se mexeu.

Qto aos impostos, dissimuladamente vão esfaquear sem dó o BR médio mais uma vez.
Mas tem quem defenda com o argumento de que os 5% "mais afortunados" precisam bancar um mínimo de dignidade para o resto. "Deal with It amigues".
 
E tem gente comemorando a "isenção" abaixo dos $50... Não dá pra acreditar.
acho que a maioria nem sabe dessa conta maluca, se fosse 17% de fato daria pra ficar quieto.

O que eu acho é que essa calculadora da globo ta errada, nem eles sabem o que fizeram ali...
o cálculo de ICMS simplesmente é assim, pode pesquisar. é basicamente um imposto duplicado msm.

A mais pura insanidade em forma de imposto.
:bota:
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo