[TÓPICO DEDICADO] Tópico sobre importações (dúvidas, prazos, dicas etc.) - PROIBIDO POLÍTICA

Na certa até já chegou aqui, mas ainda aguarda a boa vontade da RF...

Na Shipito pode levar até 90 dias pra uma mercadoria atualizar o rastreio no Brasil. E no caso do AirMail Economy, o código que você possui não atualiza mais (depois que sai dos EUA), já que no Brasil atribuem outro, XXNÚMEROBR, que você nem fica sabendo que existe (só quando é avisado pra retirar).

Depois pode levar uns 30 ou mais dias pra RF encaminhar pra que o tributo seja pago, ou direto pra sua residência (quando eles julgam isento). Fora o prazo da revisão...

Nesse segundo semestre de 2016 podem esquecer algum tipo de agilidade, e não é porque foi rápido pra alguns que será pra outros. Como a greve da RF é geral, é impossível não atrasar.

Os caras simplesmente não informam a situação REAL das encomendas e mandam você aguardar indefinidamente.

Eu se fosse vocês esperaria dar 90 dias (que é também o prazo da Shipito pra extravios) e acionaria o seguro (ou Correios do BR pra que verifique) e depois disso daria como extraviado o pacote.

E 90 dias é o prazo mínimo, se chegou com 60 pra baixo pode se considerar sortudo... Tamanha a letargia que é esse país pra qualquer coisa.
é vou esperar.. se não chegar até dia 20/01 .. é 90 dias... sempre comprei no aliexpress sempre chega em 35 dias ou menos.. só com o teclado que está demorando, porém vejo varias pessoas na mesma situação , então fico mais tranquilo porque deve ser porque está tudo parado mesmo.
 
é vou esperar.. se não chegar até dia 20/01 .. é 90 dias... sempre comprei no aliexpress sempre chega em 35 dias ou menos.. só com o teclado que está demorando, porém vejo varias pessoas na mesma situação , então fico mais tranquilo porque deve ser porque está tudo parado mesmo.
Infelizmente demora mesmo. Se você pediu com um método de envio barato, a encomenda fica em algum limbo por meses. Eu não entendi até hoje onde ela fica (e o porquê demora tanto, já que pedi algo da DealExtreme e com 1 semana chegou), mas já percebi que a média de prazo é de 2 meses, pois um AirMail vindo do Canadá chegou com isso, e uma encomenda vinda da Califórnia (da Shipito) pra cá chegou também com 2 meses cravados (um suporte pra tablet, enviado pelo AirMail Economy).

E com greve então, aí é que demora mesmo. Não significa que extraviou, e sim que está parada em algum canto, sem movimentação. Com essa greve os caras cruzaram os braços e milhões de pacotes atrasaram.

Extravio de encomenda internacional é mais raro de ocorrer, teve gente que já recebeu até mesmo depois dos 90 dias.

Vejam que nesse link falam de 90 a 120:
http://bjc.uol.com.br/2010/08/13/sua-encomenda-internacional-esta-atrasada-reclame-no-lugar-certo/

Outros relatos: http://importandodoexterior.blogspot.com.br/2014/01/receita-federal-e-correios-demora-na.html
 
Última edição:
Comprei na Gearbest, com seguro. O que eu fiz foi entrar no site e ir nos meus pedidos e tem lá um link com nome "send/view message". Aí lá eu selecionei a opção "sent orders and inquiries" e depois "not delivered after 25 business days". Aí expliquei a situação e eles me falaram pra entrar em contato com os Correios. Aí anexei 2 prints de emails que recebi de resposta dos Correios e expliquei que a média era de 40 dias úteis para entrega após liberação na Receita Federal, porém, já tinham passado dos 50 e nada.
Daí eles me ofereceram 3 opções:
- Enviar outro do mesmo produto sem custo adicional (apesar de terem citado aqui no tópico que nesses casos a Gearbest disse que cobraria se os 2 teclados chegassem, pra mim não falaram nada sobre custo adicional)
- Me reembolsar em crédito no site igual ao valor do teclado + crédito bônus para cada dólar do preço do teclado (a conta seria valor em dólares multiplicado por 2 em bônus)
- Me reembolsar na conta de pagamento (creio que só é possível pra quem pagou via paypal, que foi o meu caso)

Escolhi a 3 opção porque eu atualmente uso um teclado de membrana de quase 3 anos que está levemente rígido, tendo que apertar algumas teclas com muita força ou até mais de 1 vez pra registrar e tenho problemas como tendinite na mão direita, então essa porra aqui tá quase me matando já e não teria condições de esperar enviarem OUTRO teclado. Tô só esperando o dinheiro do reembolso cair no Paypal pra comprar aqui no Brasil mesmo.

Infelizmente minha primeira (e última) importação acabou sendo uma experiência bem ruim. :/

É , um pouco de azar foi a coincidência da greve e o não aumento - reposição salarial para a classe de Fiscais da RF .

Eu quando preciso importar algo que tem certa urgência e certeza de tributação, opto pelo frete mais caro, demora menos !

Um dia chegaremos a ser um país sério, quando começarmos a caminhar na direção correta ...
 
Na certa até já chegou aqui, mas ainda aguarda a boa vontade da RF...

Pior que o problema da Malaysia Post foi outro: o método de envio Aliexpress está utilizando essa empresa e o volume de entrega deu um santo muito grande num curto espaço de tempo. As encomendas estão tudo paradas em Hong Kong esperando o transporte para o Brasil.

Tenho uma que está vindo pela Malaysia Post que foi postada em 19/09. Somente no dia 23/11 é que ela saiu de Hong Kong em direção ao Brasil e chegou finalmente em Curitiba no dia 07/12.

Recomendo fortemente que ninguém use o envio do Aliexpress. Pergunte ao vendedor se é possível enviar pelo China Post porque quase sempre eles fazem o transporte China-Brasil num tempo muito bom.
 
Sobre o amigo que falou do frete ali .. paguei o mais caro mano .. deu 12$ não lembro qual é . E sobre o post saiu da China e foi pra Malásia ... Esta demorando muito mesmo .. não tem o que fazer. ..
 
Pessoal, chegou hoje meu pedido da Gearbest com envio via Swiss Post, faz exatamente 60 dias que fiz o pedido e 58 dias que foi postado. Estava há aproximadamente um mês sem movimentação e semana passada abri uma reclamação pelo site dos correios, não sei se deu certo, mas o fato é que chegou hoje. A encomenda chega, e minha vigia termina!
 
Não aguento mais esperar :(:(:(:(:(:(
wDMwlRB.png
txsZqVe.png


AFF :(
 
cara é brincadeira esse correios
eu não consigo abrir uma reclamação no site correios pq meu código ta duplicado.
e também não posso abrir reclamação no 0800 pq não passou do prazo de 50 dias úteis

:mas:
 
cara é brincadeira esse correios
eu não consigo abrir uma reclamação no site correios pq meu código ta duplicado.
e também não posso abrir reclamação no 0800 pq não passou do prazo de 50 dias úteis

:mas:

Foi o mesmo problema comigo, amigo. Mas consegui fazer, pois eu coloquei como ''produto violado'' ou algo assim. Expliquei na mensagem que o código estava duplicado, por isso não coloquei o motivo correto que seria sobre o prazo de entrega, me responderam tranquilamente. Fica a dica aí pra vc.... o interessante é que o produto anterior constava como entregue em 2014 haha
 
Correios cada vez melhor, o segundo produto que importei e pedi revisão atualizou HOJE que aguarda retirada, mas eu não recebi aviso algum por telegrama, nem mesmo por email. Ainda bem que eu olho todo dia esses rastreios, senão iria me estrepar. :mj:

Por isso eu nem sei qual o novo valor de tributo, mas chuto que se taxaram originalmente em cima de 42 USD, com as novas informações que mandei, vão taxar em cima de 72, pois no extrato não tive como omitir a Shipito e o frete (12 USD) da China pros EUA (do TStand, já que ficaram com frescura de incluir o Brasil na lista de países os quais enviam), já que consta no extrato 54, e não 42 USD. Na segunda eu vou ver se pego a nova NTS/justificativa disso, faço aquele depósito judicial prometido (do binóculo) e abro a segunda queixa.

Nem consegui fazer o depósito porque depois de perder horas (naquele dia) acabou o expediente bancário e o vencimento estava praquele dia (um erro que não atentei)... tentei no dia seguinte e não deu pra pagar.

Fui hoje e ainda por cima disseram que isso só resolve em outro local, pois no dia que fui quem me atendeu teve de ligar pra lá pra ver a questão do depósito. Mas semana que vem já resolvo tudo.

Vou ver também quando voltar à agência se deixo avisado lá pra não darem cabo da encomenda, apesar que acho que não farão isso, pois a nova NTS vai até 29/12, aposto que vão ignorar o que dizia aquele email (até 11/12) e por isso vai dar tempo pro JEF intimar da decisão da tutela.

Pelo que entendi os Correios falam de forma genérica que se você não retirar a encomenda tributada ela é devolvida pro remetente, mas sem precisar quando isso acontece no site deles. O email dando 10 dias deve ser só pra fazer terrorismo, pois prazo mesmo, previsto em lei, é aquele do art. 642 do Decreto 6759/2009, no qual se baseia a Receita Federal. Se vcs lerem esse artigo, ele diz que "é considerada abandonada mercadoria que não iniciar despacho depois de X dias".

Já quanto a se a encomenda volta ou não pro remetente (se vc não for lá na agência pagar o imposto), isso posso assegurar que DE FATO JÁ OCORREU, pois encontrei uma vez uma ação no JEF em que o autor ganhou o direito de isenção, mas não pôde fazer nada no final porque não tinha formulado pedido pra que a encomenda ficasse retida no Brasil. Como eu fiz isso, posso ficar tranquilo, e espero que se os Correios descumprirem esse pedido, que me indenizem por isso.

E se não me engano o juiz alegou nessa mesma ação que o autor errou por não ter feito o depósito judicial que suspende a exigência do imposto. Esse depósito é uma espécie de garantia, se eu obtiver êxito até o fim, vou poder sacá-lo, do contrário reverte pra Receita.
 
  • Curtir
Reações: utR
Pessoal acabei de achar o Microfone BM-800 por R$52,00 ná GearBest, aqui no ML vc entra ele acima dos R$200,00 será que vale a pena arriscar? ví que alguns BR que importou esse MIC, foram taxados em 72, 80 e 92 reais, será que ainda sim é um bom negócio? recentemente comprei uns produtos no aliexpress todos abaixo de 10$ e nenhum deles foram taxados, estou seriamente pensando em arriscar...
 
Pessoal acabei de achar o Microfone BM-800 por R$52,00 ná GearBest, aqui no ML vc entra ele acima dos R$200,00 será que vale a pena arriscar? ví que alguns BR que importou esse MIC, foram taxados em 72, 80 e 92 reais, será que ainda sim é um bom negócio? recentemente comprei uns produtos no aliexpress todos abaixo de 10$ e nenhum deles foram taxados, estou seriamente pensando em arriscar...
Olha, se vc analisar sua msg, vc mesmo ja a repondeu.
Voce flw que o produto esta acima de R$ 200,00 (no ML), e os exemplos de taxação mais o valor do produto deu em torno de R$ 144,00 (o maior valor de taxação da sua msg).
 
Olha, se vc analisar sua msg, vc mesmo ja a repondeu.
Voce flw que o produto esta acima de R$ 200,00 (no ML), e os exemplos de taxação mais o valor do produto deu em torno de R$ 144,00 (o maior valor de taxação da sua msg).
então vale a pena né amigo, já vou efetuar a compra aqui.
 
É inacreditável. Ainda tenho objetos liberados 27/09 que não foram entregues.
 
É inacreditável. Ainda tenho objetos liberados 27/09 que não foram entregues.

E não fez uma reclamação? Pelas minhas contas o prazo de 40 dias úteis já se esgotou há bastante tempo.

Faça a reclamação pelo site dos Correios porque eles sempre dão uma resposta rápida.
 
então vale a pena né amigo, já vou efetuar a compra aqui.
Em questão de preço sim, pois mesmo com a taxação possivelmente fique mais barato que o praticado no mercado brasileiro.
Se vc tem tempo disponivel para esperar, sim, vale a pena. Se for caso de urgencia, então aconselho a comprar no mercado brasileiro msm.
 
Eaw galera,
To com um produto meu na Fiscalização Aduaneira desde do dia 28/11 será que ele chega antes do ano que vem?
Será que ele também sera taxado? Snedo que o frete é o EMS Express.

28/11/2016
15:29
Sao Paulo / SP
Objeto encaminhado
de Unidade de Tratamento em Sao Paulo / SP para Unidade Administrativa em Fiscalizacao Aduaneira / BR
28/11/2016
14:03
SAO PAULO / SP
Objeto encaminhado
de Unidade de Distribuição em SAO PAULO / SP para Unidade Administrativa em Fiscalizacao Aduaneira / BR
28/11/2016
14:02
SAO PAULO / SP Objeto recebido pelos Correios do Brasil
25/11/2016
11:11
ITALIA /
Objeto encaminhado
de País em ITALIA / para País em BRASIL / BR
25/11/2016
03:43
ITALIA / Objeto recebido na unidade de exportação
25/11/2016
03:42
ITALIA / Objeto postado
 
Eaw galera,
To com um produto meu na Fiscalização Aduaneira desde do dia 28/11 será que ele chega antes do ano que vem?
Será que ele também sera taxado? Snedo que o frete é o EMS Express.

Muito improvável que chegue ainda nesse ano. Os fiscais da receita de SP estão em greve e isso está atrasando as encomendas EMS.

De qualquer forma após ser taxado o pacote vai para a agência o mais rápido possível uma vez que a NTS tem validade de apenas 30 dias corridos.
 
E não fez uma reclamação? Pelas minhas contas o prazo de 40 dias úteis já se esgotou há bastante tempo.

Faça a reclamação pelo site dos Correios porque eles sempre dão uma resposta rápida.
hahahaha cê acha mesmo que eu nao fiz? A resposta foi a de sempre: o prazo é apenas estimado e não tem garantia dos prazos.
 
Pessoal,
um usuário me perguntou, então estou reenviando essa informação:

- Aquela petição que postei aqui (do Google Drive) só serve pra casos em que

- Você não pagou pelo imposto e nem a taxa de R$ 12 dos Correios
- Você não retirou a encomenda.
- Você fez o pedido de revisão e ele foi negado.

Se a pessoa já pagou pelo imposto e consequentemente retirou a encomenda, mas mesmo assim o valor ficou inferior a 100 dólares, o processo que precisa abrir no JEF é outro:

- Aquela petição não serve
- Se chama "repetição de indébito"
- Só a União Federal-Fazenda Nacional deve ser citada (no processo sem retirar o produto devem ser citados a União + Correios).

E o valor de US$ 100 deve incluir:

- O custo do produto
- O frete dele, incluindo seguro
- O frete do redirecionador de encomendas (ex: Shipito), se houver

Existe um modelo de petição pra repetição de indébito, pode ser baixado aqui:

https://tiagoalbuquerque.jusbrasil....cao-pago-em-mercadorias-abaixo-de-100-dolares

Eventuais ajustes/adições vcs podem fazer com base na petição que já postei:

https://drive.google.com/open?id=0Bz47srLwNOKBZXhYdWd6S3dRSmM (Word)

https://drive.google.com/open?id=0Bz47srLwNOKBZ1JBSDZlaHNvUlk (PDF)

E vocês devem retirar essa parte da queixa da repetição de indébito:

d) Seja a Requerida condenada a não mais cobrar impostos da parte Requerente em remessas futuras que não ultrapassem o valor de $ 100,00 (cem dólares americanos) ou o equivalente em outra moeda, para evitar futuras demandas judiciais, sob pena de multa.

Porque não tem previsão legal pra que isso seja feito, se for colocado o juiz não vai conceder.

********

E sobre meu caso, eu vi que chegou telegrama sim, mas aumentaram o imposto cobrado de R$ 83 pra R$ 150. Isso porque na revisão eu tive de informar que além dos US$ 42 do produto ainda tive outros gastos, só relativos a frete, pra mandar da China pros EUA e dos EUA (Shipito) pra cá.

No cálculo total de 42 passou pra 72, e taxaram justamente em cima dos 72.

O prazo da nova NTS ficou sendo 05/01/2017, e a justificativa ficou igual àquela que postei anteriormente.

Então abri uma segunda ação no JEF, sobre o suporte pra tablet acima (TStand).

A ação caiu na mesma vara federal que a outra (a primeira, do binóculo), então vai cair no mesmo juiz.

******

Já sobre a primeira ação do bino eu finalmente fiz o depósito judicial no valor do tributo + a taxa dos Correios. Como adiantei aqui, os dados essenciais pra abertura de conta judicial são:

- Ação/Classe: 436
- Código da Receita: 7363
- Número de Referência: 9152008 (isso tem no rodapé da NTS, acho que é igual pra todos, mas vcs tem que conferir)
- Número da ação.
- CNPJ da União (tem nos dados do processo)

De posse disso tudo a conta é aberta e vc pode depositar, pra suspender a exigência do tributo, até que a ação seja decidida definitivamente. Ganhando vc pede pra sacar.

*******

Quanto a ação de repetição de indébito, como o próprio nome já diz o objetivo é condenar a Receita a devolver os valores que a pessoa já pagou pra retirar as mercadorias. Eu pessoalmente optei por não fazer isso, pois acho mais arriscado de não ter sucesso. Mas já vi decisões favoráveis nesse sentido

**********
P.S. Acabei de localizar mais um caso em que a pessoa ganhou a isenção com base no DL 1804/1980, e em segunda instância. Adicionei a esse link:
https://lhc.net.br/wiki/Taxacao_de_Compras_Internacionais_pela_Receita_Federal

Vejam aqui o teor das decisões. Trata-se de uma ação recente, essa é de Minas Gerais:
https://drive.google.com/open?id=0Bz47srLwNOKBbFh2VGZBQkFFQWM

Como já foi dito, decisões favoráveis nesse sentido estão pipocando no Brasil todo. :deal:

Mas prestem atenção na parte em que na decisão de tutela a juíza fala da questão do ICMS... nesse caso aí não sei como ficaria, pois meu estado (Pernambuco) não tem incidência de ICMS, então não tive que me preocupar com isso. Ela colocou:

Ante o exposto, considerando a impossibilidade de permanência do produto junto aos Correios, DEFIRO o pedido de antecipação dos efeitos da tutela apenas para determinar que a liberação da mercadoria RE905898647BR ocorra sem a cobrança do Imposto de Importação e Taxa de Despacho Postal no momento da sua retirada. Sendo assim, a parte autora deverá realizar o pagamento dos demais tributos incidentes sobre a mercadoria e cobradas pelos correios, como o ICMS, a não ser que tenha conhecimento de norma estadual que também preveja isenção a este tributo, nesta mesma situação concreta, sendo que deverá requerer o reconhecimento da referida isenção do ICMS junto à justiça estadual, por uma questão de competência absoluta em razão da matéria.

E agora li direito... o autor comprou algo abaixo de US$ 50 (deu 38 a compra dele) e a primeira sentença falou que a RF poderia colocar isenção até US$ 50, mas não estabelecer a condição de remetente.

Porém, a União recorreu em cima disso, e na decisão do recurso perdeu, sendo mantida a decisão de primeira instância, só que (atenção pra esse ponto) com a menção do que ficou decidido pela TNU, de que não é legal estabelecer a isenção até US$ 50, assim como não é obrigar o remetente a ser pessoa física.

******
E mais um que encontrei, dessa vez uma vitória definitiva, e pro meu estado:
https://drive.google.com/open?id=0Bz47srLwNOKBUEJSY1Q3MEVtZkE
 
Última edição:
Parabéns mano ... Faz um mini review pra ajudar a galera depois !!!
 
Comprei um teclado Mantistek com switch brown no Bangood dia 21/11. Enviaram pela Malasya post

Até agora está "em trânsito para unidade de tratamento internacional - Brasil".

É normal isso?
Sim ... De la vai chegar aqui .. estou com uma desde o dia 27/10 e nem atualizou ainda
 
Cara, eu to meio com medo do metodo de envio que o vendedor mandou.
o vendedor do aliexpress trocou meu Codigo de rastreio 2 vezes
a primeira era registered china,depois trocou para epacket(CHINA) perguntei o motivo ele falou que nessa epoca do ano pela china post é mais demorado, no tracknet epacket ta como EMS e o rastreamento no site chines é da EMS
Perguntei se era EMS o vendedor disse que não que e só uma forma de envio mais rápida que china registered.

alguem sabe o que é esse epacket? Meu codigo começa com LX termina em CN alguem ai manja dos codigo?

------EDIT-----
no site dos correios tem explicando
quem quiser segue
https://www.correios.com.br/para-voce/recebimento/prazos-dos-servicos-internacionais-de-importacao

Foi o mesmo problema comigo, amigo. Mas consegui fazer, pois eu coloquei como ''produto violado'' ou algo assim. Expliquei na mensagem que o código estava duplicado, por isso não coloquei o motivo correto que seria sobre o prazo de entrega, me responderam tranquilamente. Fica a dica aí pra vc.... o interessante é que o produto anterior constava como entregue em 2014 haha

Valeu a dica eu fiz a reclamação vamo ve se ajuda em algo
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo