Pessoal, sobre esse negócio de CPF, pelo que andei vendo (não li tudo que foi postado aqui) isso inclusive é motivo pra RF/Correios devolverem, caso não venha com esse dado na parte EXTERNA da caixa, acredito que na declaração alfandegária. Na B4W (redirecionador que comentei posts atrás) colocaram isso na parte de avisos:
Eu sei que existe a possibilidade de antes mesmo da encomenda vir pro BRASIL a gente entrar no portal MINHAS IMPORTAÇÕES, colocar o código de rastreio lá e vincular a nosso CPF, porém não vou arriscar e me certificar que meu CPF já venha na encomenda. A propósito, fiz uma compra esses dias na Amazon e mandei pro B4W (ainda vai chegar), depois vou remeter pra cá, provavelmente via transportadora, pois acho que vai exceder o volume/peso do Economy Shipping. Comprei alguns suplementos (permitidos, claro) e alguns itens leves tipo esses suportes abaixo:
Estava cogitando comprar algo de PC, tipo SSD, mas achei melhor não arriscar. Outra coisa que poucos comentam é que somente pelo BANCO INTER (se vcs tiverem cartão de crédito lá, pois às vezes eles não concedem e só dão débito) a cobrança é dólar PTAX + 1%, e em todos os outros cartões parece que é 4% essa taxa.
Significa que se a compra internacional for feita no Nubank, Digio, Credicard Zero, MEUPAG, ou Itaú, Bradesco, C6 Bank, etc. qualquer outro... ficará mais cara. Eu tenho vários cartões gratuitos de diferentes bancos/prestadoras, porém pra compra internacional somente o INTER parece que tem essa vantagem.
Felizmente tem cartão adicional aqui com limite maior, pois o meu é de apenas R$ 1000. Já pelo Nubank meu limite é 3x maior, mas se a taxa é diferente acaba não compensando.
A respeito de como informar na declaração alfandegária, peço que leiam esse link abaixo porque hoje em dia colocar algo bem resumido e não dando noção do que está dentro da caixa também está sendo pretexto pra que devolvam.
Declarar seus produtos de forma correta na declaração alfandegária pode evitar problemas como a devolução de sua mercadoria para o remetente.
compranoexterior.com.br
Informação insuficiente é, por incrível que pareça, motivo pra que DEVOLVAM AO REMETENTE, e nesses casos eles sequer abrem. Além de ter de escrever em inglês é preciso especificar mais. E isso pode ser um problema pra quem compra por ex. do eBay ou de site chinês que manda com frete barato aqui, eu já fiz isso e antigamente colocavam quase nada na parte externa. A vantagem do redirecionador é justamente essa, apesar do custo a mais com frete e serviço deles, podemos editar o texto que vai na declaração.
Outra vantagem de redirecionador de encomenda é ter a possibilidade de embalar de uma forma que não quebre ao chegar aqui. Vou verificar com eles também o estado de alguns tipos de produtos que pedi, ao chegar lá, pois se tiver algum problema já tenho de mandar devolver. Cheguei a comprar dois itens que tem vidro na composição. Não é só no BR que arrisca quebrar, nos EUA também isso pode acontecer.
Eu sei que o redirecionador tira foto ao receber e colocar na suíte, porém nesses 2 casos pedirei que abram pra ver se o vidro está OK mesmo.