[TÓPICO DEDICADO] Tudo que você queria saber sobre... Investimentos!

É pós Tb...

Como funciona esse rating?

São agencias que classificam os bancos com determinadas notas.

As mais conhecidas são a Fitch, S&P e Moody's.

O banco pine tem Duplo A (AA) que é 1 nivel abaixo da classificação maxima pela S&P (AAA).

Indusval tem BBB- pela Fitch.
 
Última edição:
Acabei de pegar uma LCI (isento de IR) no Banco PINE (bom rating) vcto 14/12/2015 pagando 97% pós fixado do CDI. Achei um belo negócio, fica a dica.

Entro de férias hoje, depois vou postar a planilha com os gráficos indexados mas já adianto que fechei o ano com 68,82% de lucro isso sem contar minha renda fixa (CDB 105% do CDI que só vence ano que vem). Rendimento excelente visto que minha conta não é pequena. Conseguir 50, 100, 200%+ com conta de 10k é "fácil".

Foi um bom ano :thumbs_up

com mínimo de 20 mil correto? estou procurando um lci pra colocar um dinheiro pra resgatar em 1 ano. tá difícil achar um próximo de 100%. o melhor que achei foi de 97% mas com mínimo de 20 mil. o ideal para mim era 10 mil, ou 15 no máximo se valesse a pena.

o que encontro bastante é CDB ou LC pagando 120% será que é uma boa?
 
com mínimo de 20 mil correto? estou procurando um lci pra colocar um dinheiro pra resgatar em 1 ano. tá difícil achar um próximo de 100%. o melhor que achei foi de 97% mas com mínimo de 20 mil. o ideal para mim era 10 mil, ou 15 no máximo se valesse a pena.

o que encontro bastante é CDB ou LC pagando 120% será que é uma boa?

Não sei quanto é o minimo, coloquei uma quantia razoavel.

Cara, acho que vale a pena sim caso segure por mais de 2 anos. Eu tenho um que CDB que vence dia 18/01/2015 e outro que vence em dezembro 2015, porém ambos com prazo total de 2 anos para pagar menos IR. Fiz esse pelo curto prazo e o que vencer em janeiro acho que farei atrelado ao IPCA + X%.

O esquema (na minha opinião) é sempre ter algum rendimento vencendo de 6 em 6 meses. Assim voce sempre tem uma certa liquidez porém sempre investindo.

Exemplo: Compro um pra vencer em 2 anos, outro pra 1 ano e outro pra 3~4 anos. Nesse periodo eu tive rendimento do meu trabalho então tenho dinheiro liquido e 3 investimentos, conforme vai vencendo vou fazendo novos investimentos.

LC tá pagando bem tbm, mas de uma olhada em LFT, apesar do vcto longo está pagando 13% enquanto o mercado está trabalhando com juros futuros de 12,5%.
 
Não sei quanto é o minimo, coloquei uma quantia razoavel.

Cara, acho que vale a pena sim caso segure por mais de 2 anos. Eu tenho um que CDB que vence dia 18/01/2015 e outro que vence em dezembro 2015, porém ambos com prazo total de 2 anos para pagar menos IR. Fiz esse pelo curto prazo e o que vencer em janeiro acho que farei atrelado ao IPCA + X%.

O esquema (na minha opinião) é sempre ter algum rendimento vencendo de 6 em 6 meses. Assim voce sempre tem uma certa liquidez porém sempre investindo.

Exemplo: Compro um pra vencer em 2 anos, outro pra 1 ano e outro pra 3~4 anos. Nesse periodo eu tive rendimento do meu trabalho então tenho dinheiro liquido e 3 investimentos, conforme vai vencendo vou fazendo novos investimentos.

LC tá pagando bem tbm, mas de uma olhada em LFT, apesar do vcto longo está pagando 13% enquanto o mercado está trabalhando com juros futuros de 12,5%.

Preciso sacar em 1 ano no máximo, não posso arriscar precisar do dinheiro e ele estar preso por 2 anos ou mais, principalmente por eu estar de olho na compra de um imóvel ou em construção no ano que vem. considerando que em 1 ano o IR ficaria em 20% e o cdb pagando 120 eu teria um rendimento real de 100% do cdi, é correto esse calculo ou tem pegadinha?
 
Preciso sacar em 1 ano no máximo, não posso arriscar precisar do dinheiro e ele estar preso por 2 anos ou mais, principalmente por eu estar de olho na compra de um imóvel ou em construção no ano que vem. considerando que em 1 ano o IR ficaria em 20% e o cdb pagando 120 eu teria um rendimento real de 100% do cdi, é correto esse calculo ou tem pegadinha?

Da uma olhada certinho no vcto, normalmente eles colocam o vcto 1 dia antes de completar 1 ano, 1ano e meio ou 2 anos, justamente pra voce achar que vai pagar menos IR. Sim, é uma **** sacanagem.

Caso complete 1 ano certinho voce terá um rendimento liquido de 8,05% considerando o CDI em 10,59% a.a.
 
curioso que são os mesmos especuladores malvadões que eles tanto criticam :lol2:


Pois é... Esse é um tipo de "esquizofrenia" ou "transtorno bipolar" bem típica do discurso ideológico: tudo é qualificado conforme a conveniência... Se amanhã Soros muda de idéia, vira o especulador capitalista malvadão de novo...
 
PETR4 saiu da tendência de baixa?! :hmm:
 
PETR4 saiu da tendência de baixa?! :hmm:

acho que pode cair mais ...
com a queda do valor da ação, ela vai ter menos participação no índice do Ibovespa (e outros índices menos importantes tb). Com isso, fundos que seguem esses índices vão ter que vender ações pra se adequarem, fazendo o valor cair mais um pouco. Também, agências de risco estão começando a baixar as notas da empresa, encarecendo mais os empréstimos.

Sem contar que não tem balanço ainda ...
 
So para os fortes (e loucos) entao... :seferrou:

Ja dizia o sabio, "compre quando ninguém quiser".
 
PETR4 saiu da tendência de baixa?! :hmm:

Nem em análise técnica nem fundamentalista ela saiu da tendencia de baixa.

Empresa muito mal gerida, rebaixamento da nota, processos por todos os lados que podem levar à exclusão das ADR's nos EUA (imagina o que não causa esse último).

Pode subir até os 100,00 sem parar, porém não tem fundamentos e nem AT que indique isso, muito pelo contrário.

So para os fortes (e loucos) entao... :seferrou:

Ja dizia o sabio, "compre quando ninguém quiser".

JDBU e TOYB estão ai, ninguém quer comprar, será que é uma boa?

Não da pra levar 100% ao pé da letra... Até o Buffet que é Buy and Hold faz venda coberta.
 
Galera, tudo bem? Queria pedir uma opinião para os entendedores de plantão. Sou dentista formado a dois anos, estou terminando minha especialização em ortodontia, então meu carro chefe atual é justamente prestar serviço em diversos consultórios e receber ao final do dia meus honorários livrinhos. Atualmente tb tenho um consultório mas as coisas não andam muito bem, talvez por falta de empreendedorismo da minha parte. Enfim, como recebo uma quantia significativa ao fim do mês gostaria de começar a investir esse dinheiro. No momento estou colocando tudo na poupança por não saber o que fazer com o dinheiro. Algumas idéias? Existe alguma leitura pra abrir minha mente em relação a investimentos? Não quero ficar só nessa de "trabalhar, trabalhar, trabalhar" .. Quero uma maneira de adquirir outras fontes de renda e uma vida mais tranquila qndo estiver mais velho.
 
Galera, tudo bem? Queria pedir uma opinião para os entendedores de plantão. Sou dentista formado a dois anos, estou terminando minha especialização em ortodontia, então meu carro chefe atual é justamente prestar serviço em diversos consultórios e receber ao final do dia meus honorários livrinhos. Atualmente tb tenho um consultório mas as coisas não andam muito bem, talvez por falta de empreendedorismo da minha parte. Enfim, como recebo uma quantia significativa ao fim do mês gostaria de começar a investir esse dinheiro. No momento estou colocando tudo na poupança por não saber o que fazer com o dinheiro. Algumas idéias? Existe alguma leitura pra abrir minha mente em relação a investimentos? Não quero ficar só nessa de "trabalhar, trabalhar, trabalhar" .. Quero uma maneira de adquirir outras fontes de renda e uma vida mais tranquila qndo estiver mais velho.

Fica tranquilo, o mais importante você já faz, que é poupar, agora você precisa estudar...

Primeiro defina seu perfil (conservador, moderado e arriscado), com seu perfil definido comece a estudar os investimentos que você pode fazer sem atrapalhar tanto a sua rotina, eu possuo negócio próprio, então pra não ficar muito ocupado com investimentos eu invisto em renda fixa, invisto em LCI atualmente, e uso a poupança como colchão de segurança, pretendo futuramente diversificar entre LCI, LCA de bancos menores, Tesouro e CDB, não invisto em renda variável ainda por não conhecer tanto essa modalidade, mas já leio bastante a respeito, mas não possuo experiência empírica nenhuma.

Recomendo a leitura de alguns blogs e fóruns financeiros, eis os que leio:
http://www.clubedospoupadores.com/
http://www.bastter.com/Mercado/
http://queroficarrico.com/blog/

Coloquei somente os 3 que mais leio, porém tem uma infinidade de conteúdo disponível na internet e com o tempo você vai se familiarizando, abraços e bons aportes ;)

Edit: Esqueci de perguntar, a coisa mais rentável seria o seu consultório próprio, pode comentar aqui o que não está dando certo? Talvez falte investimento no seu próprio negócio...
 
Galera, tudo bem? Queria pedir uma opinião para os entendedores de plantão. Sou dentista formado a dois anos, estou terminando minha especialização em ortodontia, então meu carro chefe atual é justamente prestar serviço em diversos consultórios e receber ao final do dia meus honorários livrinhos. Atualmente tb tenho um consultório mas as coisas não andam muito bem, talvez por falta de empreendedorismo da minha parte. Enfim, como recebo uma quantia significativa ao fim do mês gostaria de começar a investir esse dinheiro. No momento estou colocando tudo na poupança por não saber o que fazer com o dinheiro. Algumas idéias? Existe alguma leitura pra abrir minha mente em relação a investimentos? Não quero ficar só nessa de "trabalhar, trabalhar, trabalhar" .. Quero uma maneira de adquirir outras fontes de renda e uma vida mais tranquila qndo estiver mais velho.

leitura pra abrir a mente, essa é fácil responder.

livro Pai rico pai pobre. - ele ensina o básico da teoria do enriquecimento

também é legal o "homem mais rico da babilonia"

eu li esses 2 livros e minha vida nesta área mudou da água pro vinho.
 
Preciso sacar em 1 ano no máximo, não posso arriscar precisar do dinheiro e ele estar preso por 2 anos ou mais, principalmente por eu estar de olho na compra de um imóvel ou em construção no ano que vem. considerando que em 1 ano o IR ficaria em 20% e o cdb pagando 120 eu teria um rendimento real de 100% do cdi, é correto esse calculo ou tem pegadinha?

O CDB com rendimento de 120% do CDI com vencimento para 1 ano (365 dias) vai te dar uma rentabilidade líquida de 99% do CDI.

Da uma olhada certinho no vcto, normalmente eles colocam o vcto 1 dia antes de completar 1 ano, 1ano e meio ou 2 anos, justamente pra voce achar que vai pagar menos IR. Sim, é uma **** sacanagem.

Caso complete 1 ano certinho voce terá um rendimento liquido de 8,05% considerando o CDI em 10,59% a.a.

Tem que ficar atento ao prazo, mas a alíquota de IR em aplicações em renda fixa não é semestral e sim de 180 em 180 dias. Tem várias tabelas na rede dizendo que o IR de Renda Fixa se dá da seguinte forma:

Aplic. com menos de 6 meses: 22,5% de IR
6 meses a 1 ano: 20% de IR
1 ano a 2 anos: 17,5% de IR
mais de 2 anos: 15% de IR

Mas essa tabela está errada. O certo é a seguinte:

Aplicações de até 180 dias: 22,5% de IR
entre 181 e 360 dias: 20% de IR
361 e 720 dias: 17,5% de IR
mais de 720 dias: 15% de IR

Você pode comprar um título com duração de menos de 1 ano e pagar 17,5% de IR.

Acho difícil achar uma aplicação que vença 1 dia antes da redução de alíquota. Dessa forma o título vai perder "atratividade" por apenas 1 dia de aplicação.
 
O CDB com rendimento de 120% do CDI com vencimento para 1 ano (365 dias) vai te dar uma rentabilidade líquida de 99% do CDI.



Tem que ficar atento ao prazo, mas a alíquota de IR em aplicações em renda fixa não é semestral e sim de 180 em 180 dias. Tem várias tabelas na rede dizendo que o IR de Renda Fixa se dá da seguinte forma:

Aplic. com menos de 6 meses: 22,5% de IR
6 meses a 1 ano: 20% de IR
1 ano a 2 anos: 17,5% de IR
mais de 2 anos: 15% de IR

Mas essa tabela está errada. O certo é a seguinte:

Aplicações de até 180 dias: 22,5% de IR
entre 181 e 360 dias: 20% de IR
361 e 720 dias: 17,5% de IR
mais de 720 dias: 15% de IR

Você pode comprar um título com duração de menos de 1 ano e pagar 17,5% de IR.

Acho difícil achar uma aplicação que vença 1 dia antes da redução de alíquota. Dessa forma o título vai perder "atratividade" por apenas 1 dia de aplicação.

Perfeito! Mania minha de arredondar e nunca me atentei aos 360 dias e não 365.

Eu vi muitos com vcto 1 dia antes de completar 365 dias, porém mesmo assim ela entra nos 17.5%.

Boa Ado!
 
Aos entendedores, opinem por favor:

Tenho uma quantia significativa, mais ou menos equivalente a de um veículo popular.
Gostaria de saber qual a melhor maneira de investir esse valor. Algumas características a se levar em conta:

- Consigo ficar até 1 ano e meio sem mexer nessa grana.
- A ideia e faze-la render o máximo possível.
- Não estou disposto a correr risco. Gostaria de algo confiável.

O que sugerem?
PS: Tenho pouco conhecimento sobre o assunto. Comecei agora a ler os blogs recomendados pelo [CITAR]juniormkl[/CITAR] e ler umas páginas anteriores para me inteirar melhor. Logo no começo do ano vou procurar o gerente do meu banco e pedir pra ele me explicar o que são essas tais de CDB, CDI, LCI que o [CITAR]Gazza4x[/CITAR] tem falado.
 
Última edição:
Aos entendedores, opinem por favor:

Tenho uma quantia significativa, mais ou menos equivalente a de um veículo popular.
Gostaria de saber qual a melhor maneira de investir esse valor. Algumas características a se levar em conta:

- Consigo ficar até 1 ano e meio sem mexer nessa grana.
- A ideia e faze-la render o máximo possível.
- Não estou disposto a correr risco. Gostaria de algo confiável.

O que sugerem?
PS: Tenho pouco conhecimento sobre o assunto. Comecei agora a ler os blogs recomendados pelo juniormkl e ler umas páginas anteriores para me inteirar melhor. Logo no começo do ano vou procurar o gerente do meu banco e pedir pra ele me explicar o que são essas tais de CDB, CDI, LCI que o Gazza4x tem falado.

Cara, esqueça gerente de banco, sério mesmo, leia muito sobre essas aplicações que você tem dúvidas, e quando achar a que te agradou mais aplique nela sempre analisando os prazos escolhidos e risco do banco escolhido também, nesses sites que listei tem MUITO conteúdo bom sobre essas aplicações que você leu, um banco que eu gosto muito é o banco SOFISA, tem garantia do FGC e é bem falado desde 2011 quando comecei a ler sobre o assunto: http://www.sofisadireto.com.br/rentabilidade/
 
Fica tranquilo, o mais importante você já faz, que é poupar, agora você precisa estudar...

Primeiro defina seu perfil (conservador, moderado e arriscado), com seu perfil definido comece a estudar os investimentos que você pode fazer sem atrapalhar tanto a sua rotina, eu possuo negócio próprio, então pra não ficar muito ocupado com investimentos eu invisto em renda fixa, invisto em LCI atualmente, e uso a poupança como colchão de segurança, pretendo futuramente diversificar entre LCI, LCA de bancos menores, Tesouro e CDB, não invisto em renda variável ainda por não conhecer tanto essa modalidade, mas já leio bastante a respeito, mas não possuo experiência empírica nenhuma.

Recomendo a leitura de alguns blogs e fóruns financeiros, eis os que leio:
http://www.clubedospoupadores.com/
http://www.bastter.com/Mercado/
http://queroficarrico.com/blog/

Coloquei somente os 3 que mais leio, porém tem uma infinidade de conteúdo disponível na internet e com o tempo você vai se familiarizando, abraços e bons aportes ;)

Edit: Esqueci de perguntar, a coisa mais rentável seria o seu consultório próprio, pode comentar aqui o que não está dando certo? Talvez falte investimento no seu próprio negócio...

Muito obrigado, colega! Vou ler com bastante calma por estes dias (aproveitar a folguinha) e tentar entender um pouco mais do assunto. Não vou estender muito pois não sei praticamente NADA do assunto, então boiaria ainda mais com os comentários :haha:

Pra entender um pouco sobre o meu consultório eu vou contar um pouco sobre minha "história" (pequenininha mesmo rs) profissional. Após me formar fui trabalhar em clínicas populares em SP - capital, sou do interior de MG, Alfenas, então a cidade grande ja deu aquela baqueada no rapaz aqui. Fiquei em torno de 3, 4 meses e me mudei pro norte de Minas, bem no interior, ai minha qualidade de vida ja deu uma boa melhorada. O único inconveniente é que as ditas clínicas populares trabalham cm um repasse MUITO baixo para o dentista, em torno de 12% (miséria mesmo), isso pq vc ainda precisa bancar as luvas. Pra quem pensa que luvas são baratas é só raciocinar, a quantidade de pacientes que eu preciso de atender pra tornar o meu trabalho rentável ja desbanca quase 2 caixinhas de luva. Enfim, pra piorar a qualidade dos materiais usados em populares é na maioria das vezes de péssima qualidade pra conseguir manter o padrão de preço baixinho, do jeito que o povão gosta. Cansado dessa injustiça perante a minha profissão, voltei pra casa e junto com a minha namorada montamos um consultório na cidade ao lado (100km de distância). Atualmente ele é situado no segundo andar (só tem dois andares rs) de um prédinho (ou sobradinho). Neste mesmo cômodo meu cunhado tambem montou o consultório médico dele, então somos em 3, dois dentistas e um médico. Talvez por ser a primeira experiência em abrir um negócio eu tenha metido os pés pelas mãos, até por tentar sair logo desse ramo das populares, então sinto uma falta de "tino comercial" da minha parte. Eu não sei fazer propaganda muito bem, não consigo atrair muito bem os pacientes pro meu consultório e assim vai indo, se eu não tivesse meus trabalhos por fora eu estaria em péssima situação. A única coisa que sei fazer muito bem é ser dentista, realmente. Isso eu levo como lado bom, pois a cada 100, uns 10 devem fazer o serviço direito, então ja vale como motivação :haha:

No mais é isso, creio que eu consiga melhorar a demanda de pacientes mas não sei como e nem por onde começar. Talvez até partir pra outro extremo, mudar de cidade ou de estado novamente. Estou pensando seriamente sobre isso, ficar com um negócio aberto que não da lucro não convém, a sorte é que ja ta tudo pago rs
 
leitura pra abrir a mente, essa é fácil responder.

livro Pai rico pai pobre. - ele ensina o básico da teoria do enriquecimento

também é legal o "homem mais rico da babilonia"

eu li esses 2 livros e minha vida nesta área mudou da água pro vinho.

Vlew, amigão! Vou providenciar :joia:
 
Minha LCI no banco intermedium está para vencer. Ainda é vantagem comprar outra?

É hora de diversificar e abrir conta em corretora e começar com fii ?

POS FIXADA 97% CDI
PRAZO 181 dias
 
Minha LCI no banco intermedium está para vencer. Ainda é vantagem comprar outra?

É hora de diversificar e abrir conta em corretora e começar com fii ?

POS FIXADA 97% CDI
PRAZO 181 dias

Uma duvida, usa qual corretora para mexer com LCI?
 
Alguém tem experiencia com a corretora Spinelli? Eu abri uma conta hoje lá e pretendo investir mensalmente no tesouro direto.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo