[TÓPICO DEDICADO] Tutorial / Desbloqueio / Acesso Bridge - ONTs Huawei

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos FelipeSS
  • Data de Início Data de Início
Olá .. obrigado pela sua resposta rápida .. ! Estou aqui .. por muitas horas estou tentando abrir essas portas por 2 dias .. por favor me ajude .. o que devo fazer .. ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Estou conectado por wi-fi .. mas posso conectar por cabo direto ..
Como falei acima, se o seu provedor estiver em CGNAT, ou seja, sem um IP publico, mesmo que você libere todas as portas no Huawei, o seu provedor é quem está controlando a sua conexão compartilhada, com isso as portas continuaram bloqueadas.

Como falei acima, se o seu provedor estiver em CGNAT, ou seja, sem um IP publico, mesmo que você libere todas as portas no Huawei, o seu provedor é quem está controlando a sua conexão compartilhada, com isso as portas continuaram bloqueadas.

Fiz esse teste e deu esse resultado... dá pra ver se minha operadora está em "CGNAT"...?

Caso minha operadora esteja em "CGNAT" .. poderia abrir as portas com um roteador?

Última edição:
Fiz esse teste e deu esse resultado... dá pra ver se minha operadora está em "CGNAT"...?

Caso minha operadora esteja em "CGNAT" .. poderia abrir as portas com um roteador?
Para saber se está em CGNAT, vá em System information > WAN, olhe qual IP está você está recebendo no Huawei, em seguida abra o https://whatismyipaddress.com/ e compare se os IPs estão iguais, caso sejam diferentes, você está em CGNAT.

Para saber si está en CGNAT, consulte Información del sistema > WAN, mire qué IP está recibiendo en Huawei, luego abra https://whatismyipaddress.com/ y compare si las IP son iguales, si son diferentes, usted están en CGNAT.
https://i.ibb.co/Br09b1b/2023-04-24-01-08-08-HG8245-W5-6-T.jpg
Está em "CGNAT" ..
Li em algum lugar que se eu colocar no modo "bridge" e ligar um roteador, as portas podem ser abertas.

Última edição:
https://i.ibb.co/Br09b1b/2023-04-24-01-08-08-HG8245-W5-6-T.jpg
Está em "CGNAT" ..
Li em algum lugar que se eu colocar no modo "bridge" e ligar um roteador, as portas podem ser abertas.
Sua conexão está em CGNAT amigo. Não é possível você liberar nenhuma porta.
Quem controla quais portas irão ou não estar liberadas é seu provedor.
Infelizmente, nada que você fizer ai na sua casa, vai liberar quaisquer portas que sejam.

Boa tarde, eu fiz o procedimento no ONT HG8145V5 com Oi Fibra e ativei o Bridge. Uso um roteador Huawei AX2S e nele tem uma opção de configurar a VLAN para fazer o trabalho de conectar a internet também, mas como a Oi Fibra faz a autenticação pelo serial number e não pelo MAC, na VLAN do Huawei só permite inserir o MAC. Alguém conseguiu contornar isso?

Boa tarde, eu fiz o procedimento no ONT HG8145V5 com Oi Fibra e ativei o Bridge. Uso um roteador Huawei AX2S e nele tem uma opção de configurar a VLAN para fazer o trabalho de conectar a internet também, mas como a Oi Fibra faz a autenticação pelo serial number e não pelo MAC, na VLAN do Huawei só permite inserir o MAC. Alguém conseguiu contornar isso?
A VLAN utilizada no Huawei e pra "discagem" do IPoE, uma vez configurada em modo Bridge, basta você configurar a WAN no AX2S em DHCP apenas.

Sim, só que tem caído bastante, achei que especificando o Roteador secundário(AX2s) para fazer esse esquema resolveria. Obrigado.

Sua conexão está em CGNAT amigo. Não é possível você liberar nenhuma porta.
Quem controla quais portas irão ou não estar liberadas é seu provedor.
Infelizmente, nada que você fizer ai na sua casa, vai liberar quaisquer portas que sejam.
ok .. muito obrigado pelo seu tempo e esforço para me ajudar .. vou ligar para o meu provedor "clear" para ver se eles podem fazer alguma coisa .. boa sorte ..!

Salve! blz?
Brothers, estou com um problema.
Eu tinha seguido os passos do tutorial já há vários meses e estava funcionando que era uma beleza quando hoje, do nada, caiu e a WAN do meu roteador não pegava mais conexão.
Tentei mudar o mac e até o hostname (vai que tem essa opção de bloquearem rs... desculpa, sou leigo) e nada.
Para não levar mais tempo do que estava levando (2h), desisti, resetei a ONT para pegar internet pelo huawei mesmo...

Tentei colocar em bridge de novo, sem sucesso. O pior é que agora o meu roteador não quer pegar nem o IP LAN da huawei pela porta WAN. Daí tenho que usar um roteador ax como AP apenas! Que desperdício!!!

Alguém mais passou por esse aperto?

Será que o meu roteador que zicou ou pode ser alguma outra coisa?

Última edição:
É temporário? Converteu pra EPON ou XPON?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@FelipeSS
O meu é o HG8145V5 (15AD.A = V1). Eu consigo fazer sem problemas, né? Clique aqui (Dropbox) para ver mais informações da minha ONT.
Warmonger, todo processo que fiz foi exploitando as configurações do próprio roteador, sem precisar aplicar firmware. E é possível desbloquear qualquer roteador huawei, pelo que vi. Agora alterar para EPON ou XPON só com modificação na firmware, dai eu teria que ter um leitor de eprom para extrair o firmware base, modificar e testar, mas de momento não tenho um. Se eu pegasse qualquer firmware, até poderia modificar, mas não conseguiria testar com exatidão e poderia corromper o dispositivo em alguma ocasião. Meu objetivo era poder alterar o DNS pelo router, então se quiser alterar para EPON ou XPON, já não conseguiria te ajudar no momento. Vou fazer um vídeo e postar aqui, assim quem quiser brincar e testar e tentar modificar algo, fica à vontade. Fiz um vídeo simples do desbloqueio, lá na minha plataforma de vídeos Cost.TV. Mas vou publicar um outro no Youtube, bem explicativo e com áudio, para colocar aqui.

Última edição:
Warmonger, todo processo que fiz foi exploitando as configurações do próprio roteador, sem precisar aplicar firmware. E é possível desbloquear qualquer roteador huawei, pelo que vi. Agora alterar para EPON ou XPON só com modificação na firmware, dai eu teria que ter um leitor de eprom para extrair o firmware base, modificar e testar, mas de momento não tenho um. Se eu pegasse qualquer firmware, até poderia modificar, mas não conseguiria testar com exatidão e poderia corromper o dispositivo em alguma ocasião. Meu objetivo era poder alterar o DNS pelo router, então se quiser alterar para EPON ou XPON, já não conseguiria te ajudar no momento. Vou fazer um vídeo e postar aqui, assim quem quiser brincar e testar e tentar modificar algo, fica à vontade. Fiz um vídeo simples do desbloqueio, lá na minha plataforma de vídeos Cost.TV. Mas vou publicar um outro no Youtube, bem explicativo e com áudio, para colocar aqui.
Ok, manda esse vídeo seu. Uma dúvida: é possível diferenciar um arquivo de firmware para desbloqueio temporário, de um para desbloqueio permanente? Tipo, tem 2 arquivos (um de 17kb, e o outro de 200kb). Ambos fazem o desbloqueio, mas não sei qual é permanente, qual é temporário. :/

Também tenho o HG8145v5 com Oi Fibra, fiz o procedimento de desbloqueio a não funcionou. Alguma dica? Vc seguiu o passo a passo à risca?

No fim do tutorial, depois de apagar os leds, diz para clicar em parar a ferramenta, eu clico em parar e o ONT continua como todos os leds apagados. Eu desligei o ONT, liguei a fibra e religuei o ONT, mas o desbloqueio não funcionou.

Também tenho o HG8145v5 com Oi Fibra, fiz o procedimento de desbloqueio a não funcionou. Alguma dica? Vc seguiu o passo a passo à risca?

No fim do tutorial, depois de apagar os leds, diz para clicar em parar a ferramenta, eu clico em parar e o ONT continua como todos os leds apagados. Eu desligei o ONT, liguei a fibra e religuei o ONT, mas o desbloqueio não funcionou.
No meu HG8145v5 eu conseguia e ainda consigo, apesar de o meu roteador não estar conseguindo manter o IP que recebe da WAN (pega o IP e já cai e não volta mais).

Para o seu problema, você por acaso liberou a ferramenta no firewall?
Dependendo do "antivirus" que você usa, não receberá notificação para liberar/bloquear o acesso da ferramenta (meu caso).

Se for o seu caso, desabilite temporariamente o firewall de terceiros que você usa e deixe o do Windows (normalmente, ele já assume assim que você desativa o firewall de terceiros), daí quando você tentar realizar o procedimento novamente, o Windows perguntará se quer liberar/bloquear a ferramenta. Aí é só liberar que funciona.

No meu HG8145v5 eu conseguia e ainda consigo, apesar de o meu roteador não estar conseguindo manter o IP que recebe da WAN (pega o IP e já cai e não volta mais).

Para o seu problema, você por acaso liberou a ferramenta no firewall?
Dependendo do "antivirus" que você usa, não receberá notificação para liberar/bloquear o acesso da ferramenta (meu caso).

Se for o seu caso, desabilite temporariamente o firewall de terceiros que você usa e deixe o do Windows (normalmente, ele já assume assim que você desativa o firewall de terceiros), daí quando você tentar realizar o procedimento novamente, o Windows perguntará se quer liberar/bloquear a ferramenta. Aí é só liberar que funciona.

Lendo mais o tópico, creio que descobri o meu problema. O meu HG8145v5 é V2, então me parece que o procedimento seja um pouco diferente, conforme postaram em vídeo, aqui no próprio grupo.

Mais alguém já desbloqueou o HG8145v5 - V2, conforme o vídeo? Depois é necessário, refazer o procedimento de configuração para a Wan da Oi Fibra?

ja tem um ano que a oi não veio buscar esse roteador HG8145V5, ta aqui bolando, não tem jeito de da uma função social nele? A Rede 5 ghz dele era muito boa

Galera, eu deixei as 4 portas Lan marcadas, fiz o teste com duas, meu roteador pegou um IP(Externo) e o meu notebook outro IP(Externo) e a banda contratada foi dividida.
Eu comprei um AX3 Pro que tem 4 portas Wan/Lan e estou esperando chegar. Se eu ligar as 4 portas Wan/Lan dele nas 4 portas do Fibra que pega IP Externo, eu terei 4 saídas para a internet?
Quem manja de rede aqui poderia me responder se eu terei benefícios fazendo isso?

Última edição:
Galera, tem alguém com EG8145v5 na Sumicity rodando em bridge de boas?
Estou tentando setar um Mikrotik RB 750 pra fazer a conexão, mas não vai de jeito nenhum...

Lendo mais o tópico, creio que descobri o meu problema. O meu HG8145v5 é V2, então me parece que o procedimento seja um pouco diferente, conforme postaram em vídeo, aqui no próprio grupo.

Mais alguém já desbloqueou o HG8145v5 - V2, conforme o vídeo? Depois é necessário, refazer o procedimento de configuração para a Wan da Oi Fibra?
Eu desbloquiei um HG8145V5-V2 (Oi) para ser usado por outro provedor de internet, só que ficou dando erro na conexão PPPoE (PPPoE dial-up failed). Outra pessoa precisou refazer o desbloqueio (não sei se usou o mesmo arquivo de firmware), também não sei qual foi o resultado :/

Galera, tem alguém com EG8145v5 na Sumicity rodando em bridge de boas?
Estou tentando setar um Mikrotik RB 750 pra fazer a conexão, mas não vai de jeito nenhum...
Antes o RB ficava tentando conectar e falhava sempre.
Descobri que é necessário apagar as configurações de WAN do provedor e criar uma nova configuração em modo bridge.
Valeu!

Boa tarde, consegui colocar HG8145V5-V2 em modo bridge. Mas precisei substituir o firmware. Usei esse tutorial:

Os arquivos estão disponíveis em:

Depois que estiver com o firmware azul, precisa criar as duas conexões VLAN em WAN. Basta replicar as configurações que estão no modem, no firmware original. Depois a noite, coloco uns printscreen de como ficou.

ola @FelipeSS , bom dia, poderia me tirar algumas duvidas sobre esta ferramenta? ela sua uma brecha de segurança para integrar um arquivo de configuração xml na ont? ou ela usa o usuario e senha do usuario root?

Não fiz o vídeo, pelo que entendi, a ferramenta utiliza o acesso telnet (1° coisa que faz no vídeo é habilitar o acesso telnet) para subir um script/firmware para a ONT, e depois ao acessar via telnet, roda o script para restaurar para esse firmware azul (script restorehwmode.sh). Esse firmware parece ser original sem modificações de operadora, inclusive o admin e senha são as famosas telecomadmin / admintelecom.

Edit: Refente a HG8145V5-V2.

estou com uma (não V2) e minha duvida é existe uma maneira de proteger ela para não aceitar mais este processo?

Users who are viewing this thread

Voltar