[TÓPICO DEDICADO] Tutorial / Desbloqueio / Acesso Bridge - ONTs Huawei

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos FelipeSS
  • Data de Início Data de Início
Então, acho que me expressei errado realmente com essa questão de wi-fi e etc... hoje eu só consigo acessar a ONT pq ela está com uma rede wi-fi ativa (sem internet). Sendo assim eu conecto nessa rede wi-fi e tenho acesso a ONT. Se de alguma maneira eu conseguir acessar a ONT a partir de algum dispositivo conectado no meu roteador aí então posso desativar essa rede wi-fi pois não terei mais essa "necessidade" de mantê-la ativa para acessar a ONT. Com o acesso podendo ser feito através do Roteador também posso desativar o servidor DHCP da ONT, então deixando-a "100% em Bridge" como quis dizer. Eu sei que é possível desativar o DHCP e setar um endereço de IP manualmente na conexão de rede, mas isso, como vocês mesmo falaram, só seria possível através de um cabo de rede conectado diretamente na ONT (após desativar o wi-fi), o que fisicamente é impossível aqui no meu local deixar um cabo passado o tempo todo, teria que ficar plugando e desplugando o cabo em algum momento que queira acessar a ONT. Por isso queria resolver essa questão. Também sei que não preciso ficar mexendo na ONT a torto e a direita, principalmente por ela estar em Bridge, mas perder o acesso não é uma coisa que me agrada, visto que volte e meia gosto de revisar as configurações e ver se está tudo ok. Vai que minha operadora da um jeito de alterar configurações, verificar sinal e etc...

Meus roteadores são dois Xiaomis, um AX3600 e um AX1800 (ligado em mesh - cabo), mas ambos com os firmwares da própria Xiaomi.. Infelizmente não julgo ter conhecimento suficiente para instalar um Open ou DD-WRT e o firmware original é bem simples e limitado.. Acho que o jeito vai ser conectar o cabo e alterar o ip da conexão quando quiser acessar mesmo...
No firmware da xiaomi via interface web não é possível fazer o que vc quer, agora se desbloquear o SSH talvez seja possível sim, o problema é que demanda certo conhecimento e vc corre o risco de brickar o roteador.

E tbm não tem openwrt estável para nenhum desses aparelhos ainda, no openwrt é mole fazer o que vc quer. Só estão fazendo openwrt para o ax3600 mesmo assim desde de 2020 que tentam e ainda não é estável tem memory leak e os kct.

Infelizmente não tem outra maneira de facilitar isso, você ainda pode tentar colocar o IP estático no seu Xiaomi toda vez que tentar acessar o painel, porém esse processo faz com que caia sua internet.

Show, deu certo Felipe... mto obrigado pela dica... colocando o ip estático no roteador eu volto a ter acesso ao painel da ONT novamente. Mesmo que fique sem internet momentaneamente, como o intuito desses acessos a ONT é somente uma verificação, já está ótimo para o que preciso. Muito melhor do que ter que ficar espetando e tirando um cabo toda vez na ONT...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

No firmware da xiaomi via interface web não é possível fazer o que vc quer, agora se desbloquear o SSH talvez seja possível sim, o problema é que demanda certo conhecimento e vc corre o risco de brickar o roteador.

E tbm não tem openwrt estável para nenhum desses aparelhos ainda, no openwrt é mole fazer o que vc quer. Só estão fazendo openwrt para o ax3600 mesmo assim desde de 2020 que tentam e ainda não é estável tem memory leak e os kct.

Sim, já estou de olho a algum tempo nesses firmwares para o ax3600, pois realmente o painel dele é muito fraco... Mas nada estável até o momento, como você falou, fora o medo de não ter muita experiência com alteração de firmwares hehe... mas obrigado pela ajuda e pelas respostas... 👊👊

Boa tarde a todos. Sou novo por aqui não sei bem se é aqui o local certo para está pergunta, peço que me desculpe se não for. Fiz todo o procedimento para o desbloqueio mas quando desligo da tomada ele perde o desbloqueio, teria alguma configuração além do desbloqueio, pois já vim de longe alguém desbloquear, porém o mesmo fez alguma alteração em algumas abas!! Desde já agradeço.

Boa tarde a todos. Sou novo por aqui não sei bem se é aqui o local certo para está pergunta, peço que me desculpe se não for. Fiz todo o procedimento para o desbloqueio mas quando desligo da tomada ele perde o desbloqueio, teria alguma configuração além do desbloqueio, pois já vim de longe alguém desbloquear, porém o mesmo fez alguma alteração em algumas abas!! Desde já agradeço.
Como assim perde o desbloqueio depois de desligar da tomada? já verificou se o TR-069 está desativado?
Qual configuração está sendo desfeita após reiniciar a ONT?

O mais aguardado tutorial de desbloqueio para colocar a sua ONT Huawei dos modelos HG8245Q2, HG8245W5-6T e HG8145V5 em bridge, chegou!

Com este tutorial e em apenas poucos passos, você irá conseguir alterar a senha super\admin da sua ONT Huawei e com isso será liberado todas as configurações e opções da interface web.

Pré-requisitos:
  • Ter uma ONT da Huawei dos modelos HG8245Q2, HG8245W5-6T e HG8145V5
  • Fazer o download da ferramenta -> Download
  • Fazer o download do patch (arquivo .bin) correspondente ao modelo da sua ONT:
  • HG8245Q2 -> Download
  • **HG8245W5-6T -> Download
  • HG8145V5 -> Download
O que esse patch irá fazer:
  • Alterar o usuário e senha master da ONT para usuário: superadmin e senha: HW@root123
  • Desativar o TR-069 por padrão, senão o mesmo irá alterar a senha novamente.
OBS: Por questões de segurança essa modificação não é permanente, ou seja, se você resetar a ONT para os padrões de fabrica a mesma será desfeita e a ONT vai retornar ao seu estado ORIGINAL.

VdRN7PF.png

1. Conecte o seu computador diretamente a sua ONT via cabo de rede.
  2. Verifique se o seu computador vai receber um ip do dhcp da ONT, se sim avance para o passo 3! E se não, fixe um ip no range da ONT - Ex: 192.168.100.XXX
  3. Primeiro desconecte a fibra da ONT (MUITO IMPORTANTE) e depois reinicie a mesma em seguida.
  4. Aguarde a ONT iniciar e logo em seguida abra a ferramenta e marque a caixa para concordar com o termo de uso (senão concordar, a ferramenta não vai deixar você prosseguir).
  5. Escolha o adaptador de rede, no qual está conectada diretamente a ONT (conforme passo 1).
  6. Selecione o arquivo .bin correto de acordo com o modelo da sua ONT Huawei.
  7. Clique em INICIAR, de então permissão no firewall do Windows(conforme a ferramenta pede) e fique atento pois essa parte não é demorada! Nesse processo, todas as luzes da ONT ficaram piscando e quando elas pararem de piscar e desligarem, você deverá encerrar o processo na ferramenta clicando no botão PARAR (Senão a ferramenta não para e o processo se repete).
Na lista de dispositivos você poderá olhar estado na qual se encontra a atualização e caso o estado esteja como "Pronto", então a atualização foi concluída com sucesso!
(**O PATCH PARA O HG8245W5-6T NÃO VAI MOSTRAR A MENSAGEM "PRONTO", APÓS AS LEDS PISCAREM E ELE REINICIAR A SENHA MASTER FOI ALTERADA COM SUCESSO.)

OBS²: Se você usar o patch incorreto(arquivo .bin), vai dar erro! Portanto certifique-se de utilizar o patch correto de acordo com o modelo da sua ONT.

OBS³: Caso não apareça a mensagem pedindo permissão no firewall do Windows, então é necessário desativar o mesmo temporariamente ou adicionar a permissão manualmente para a ferramenta.
(Aperte Win+R e escreva: control firewall.cpl)

OBS⁴: O antivírus pode acusar a ferramenta como vírus, porém isso é um falso positivo
VirusTotal -> https://www.virustotal.com/gui/file/a392dafab779ea25e87081ea44dfe72f6248edeb977ec4cfcaa56286aeb12001

!! Atenção !!
⚠️ Faça esse processo por sua CONTA E RISCO, não me responsabilizarei por qualquer ONT brickada.
☠️ Essa ferramenta é GRATUITA, se caso você pagou para obtê-la, então você caiu num GOLPE!

Video tutorial

Tradução: Felipe
Revisão de texto: @xShARkx
Beta testers: @xShARkx , @t1ago
Agradecimentos: @M2A , @AleeLouffer

Copyright © 2021 Huawei Technologies Co., Ltd. All rights reserved

Olá, Alguem ja conseguiu mudar essas ONTs de GPON para EPON ? Não obtive sucessos nas tentativas.

Boa noite. tenho uma ONT Gpon modelo HG8145v5 da operadora oi. Gostaria de saber se tem como mudar para Epon ?

Boa noite. tenho uma ONT Gpon modelo HG8145v5 da operadora oi. Gostaria de saber se tem como mudar para Epon ?

Olá, Alguem ja conseguiu mudar essas ONTs de GPON para EPON ? Não obtive sucessos nas tentativas.
ola jorge, tambem to atraz de fazer essa mudança de gpon pra epon

Última edição:
Mesmo selecionada, da o meesmo erro. Aparentemente ele nao aceita o Serviço TR069_INTERNET em bridge.
Quando eu seleciono novo e seleciono Bridge, so aparece o Servico INTERNET, IPTV e Other sem os TR69 entao nao sei se irá funcionar se eu selecionar somente Internet e desativar o atual.

Entao fiz exatamente isto que falei acima, selecionei internet, VLAN 210 Salvei e o meu router DDWRT pegou ip publico, ta tudo funcionando! :)

Fiquei com medo de criar serviço novo e desconfigurar algo e ficar sem net. Mas ai lembrei que era so dar reset e arrisquei aqui. Não entendo muito de ONT e nem sei a diferença dois serviços... Mas agora ta em bridge! :)
Contratei Oi Fibra e instalaram aqui hoje, tive o mesmo problema que vc, mas seu comentário ajudou muito!
Obrigado a todos

O mais aguardado tutorial de desbloqueio para colocar a sua ONT Huawei dos modelos HG8245Q2, HG8245W5-6T e HG8145V5 em bridge, chegou!

Com este tutorial e em apenas poucos passos, você irá conseguir alterar a senha super\admin da sua ONT Huawei e com isso será liberado todas as configurações e opções da interface web.

Pré-requisitos:
  • HG8245Q2 -> Download
  • HG8145V5 -> Download
  • Alterar o usuário e senha master da ONT para usuário: superadmin e senha: HW@root123
OBS: Por questões de segurança essa modificação não é permanente, ou seja, se você resetar a ONT para os padrões de fabrica a mesma será desfeita e a ONT vai retornar ao seu estado ORIGINAL.

VdRN7PF.png

2. Verifique se o seu computador vai receber um ip do dhcp da ONT, se sim avance para o passo 3! E se não, fixe um ip no range da ONT - Ex: 192.168.100.XXX
  3. Primeiro desconecte a fibra da ONT (MUITO IMPORTANTE) e depois reinicie a mesma em seguida.
  4. Aguarde a ONT iniciar e logo em seguida abra a ferramenta e marque a caixa para concordar com o termo de uso (senão concordar, a ferramenta não vai deixar você prosseguir).
  5. Escolha o adaptador de rede, no qual está conectada diretamente a ONT (conforme passo 1).
  7. Clique em INICIAR, de então permissão no firewall do Windows(conforme a ferramenta pede) e fique atento pois essa parte não é demorada! Nesse processo, todas as luzes da ONT ficaram piscando e quando elas pararem de piscar e desligarem, você deverá encerrar o processo na ferramenta clicando no botão PARAR (Senão a ferramenta não para e o processo se repete).
Na lista de dispositivos você poderá olhar estado na qual se encontra a atualização e caso o estado esteja como "Pronto", então a atualização foi concluída com sucesso!
(**O PATCH PARA O HG8245W5-6T NÃO VAI MOSTRAR A MENSAGEM "PRONTO", APÓS AS LEDS PISCAREM E ELE REINICIAR A SENHA MASTER FOI ALTERADA COM SUCESSO.)

OBS²: Se você usar o patch incorreto(arquivo .bin), vai dar erro! Portanto certifique-se de utilizar o patch correto de acordo com o modelo da sua ONT.

OBS³: Caso não apareça a mensagem pedindo permissão no firewall do Windows, então é necessário desativar o mesmo temporariamente ou adicionar a permissão manualmente para a ferramenta.

OBS⁴: O antivírus pode acusar a ferramenta como vírus, porém isso é um falso positivo
VirusTotal -> https://www.virustotal.com/gui/file/a392dafab779ea25e87081ea44dfe72f6248edeb977ec4cfcaa56286aeb12001

!! Atenção !!
⚠️ Faça esse processo por sua CONTA E RISCO, não me responsabilizarei por qualquer ONT brickada.
☠️ Essa ferramenta é GRATUITA, se caso você pagou para obtê-la, então você caiu num GOLPE!

Video tutorial

Boa tarde pôr gentileza gostaria de saber como desabilitar TR-069 no HG8245w5-6T pois fiz todo procedimento mais depois voltou a senha patrão do mesmo

ola pessoal tava na peleja procurando como desbloquear esse modem HG8245w5-6T fiz o procedimento e deu tudo certo consigo entrar no super admin. Esse modem esta aq sobrando na minha casa e eu gostaria de configurar ele pra ser um modem espelho alguem sabe como eu faria essa configuração? as configurações q estao no WAN eu posso deletar pra criar uma outra?
eu gostaria q ele virasse um modem mornal sem essas configuraçoes da oi.
se alguem puder me ajudar

Boa tarde pôr gentileza gostaria de saber como desabilitar TR-069 no HG8245w5-6T pois fiz todo procedimento mais depois voltou a senha patrão do mesmo

System tools -> TR-069

Desmarca as duas primeiras opções e apply!
9O3rVKG.png

ola pessoal tava na peleja procurando como desbloquear esse modem HG8245w5-6T fiz o procedimento e deu tudo certo consigo entrar no super admin. Esse modem esta aq sobrando na minha casa e eu gostaria de configurar ele pra ser um modem espelho alguem sabe como eu faria essa configuração? as configurações q estao no WAN eu posso deletar pra criar uma outra?
eu gostaria q ele virasse um modem mornal sem essas configuraçoes da oi.
se alguem puder me ajudar
Se está querendo usar ele como repetidor Wi-Fi ele não tem essa função, se quiser usar como um switch basta conectar os cabos na LAN e desativar o dhcp, as funções WAN não vai interferir em nada já que não vai ser utilizado a fibra.

Última edição:
Boa noite pôr gentileza quando acesso meu roteador Huawei oi fibra não aparece todas essas opções ou teria que fazer o procedimento de desbloquear novamente para aparecer todas essas opções

Boa noite pôr gentileza quando acesso meu roteador Huawei oi fibra não aparece todas essas opções ou teria que fazer o procedimento de desbloquear novamente para aparecer todas essas opções
willy-wonka.gif

Desculpe, mais essa mereceu gif.

Segunda linha do primeiro post:

SXPtB6w.png

Não tenho conhecimento pô isso que estou pedindo ajuda por aqui não tem nada de desculpa
Sim precisa desbloquear pra ter acesso a essa função como dito no tutorial.

Não tenho conhecimento pô isso que estou pedindo ajuda por aqui não tem nada de desculpa
Mais ai não é questão de conhecimento, afinal de contas temos uma resposta clara na segunda linha do primeiro post.

Desculpa, mais o pessoal fica perguntando coisas que estão claramente respondidas no primeiro post! Cansa ter que ficar respondendo a mesma coisa várias vezes só porque a preguiça não deixou a pessoa ler... É mais rápido ler o primeiro post e achar a resposta, do que esperar alguém responder.

A gente(o felipe muito principalmente é claro) tivemos um trabalhão, para fazer, testar e criar um tópico com o primeiro post bem explicado para que a pessoa leia e tire 90%(ou mais) das duvidas em relação ao desbloqueio e outras informações sobre as ONT huawei, ou seja, a gente nem deu uma mão para a galera desse brasil e sim um braço inteiro! Porém, além do braço parece que parte das pessoas querem que a gente leve as coisas na cama, de bandeja e com uma cervejinha gelada ainda por cima.

Última edição:
System tools -> TR-069

Desmarca as duas primeiras opções e apply!
9O3rVKG.png

Se está querendo usar ele como repetidor Wi-Fi ele não tem essa função, se quiser usar como um switch basta conectar os cabos na LAN e desativar o dhcp, as funções WAN não vai interferir em nada já que não vai ser utilizado a fibra.
vish... serio que nao tem essa função de repetidor!? vlw por me responder. :)

vish... serio que nao tem essa função de repetidor!? vlw por me responder. :)
Não, pois foco da ONT não é ser um roteador wifi e sim converter a fibra em ethernet e telefone.

O que vc pode fazer é colocar o mesmo nome no SSID na ONT que está no seu outro roteador ou AP e colocar eles em canais diferentes.

Mais ai não é questão de conhecimento, afinal de contas temos uma resposta clara na segunda linha do primeiro post.

Desculpa, mais o pessoal fica perguntando coisas que estão claramente respondidas no primeiro post! Cansa ter que ficar respondendo a mesma coisa várias vezes só porque a preguiça não deixou a pessoa ler... É mais rápido ler o primeiro post e achar a resposta, do que esperar alguém responder.
Apenas perguntei sobre a resposta que Filipe respondeu sobre minha dúvida eu já tinha feito todo o processo de desbloqueio só que tinha voltado a senha padrão

E o roteador não estava aparecendo as opções de desbloquear o TR-069 como foi responder por Filipe ss

Apenas perguntei sobre a resposta que Filipe respondeu sobre minha dúvida eu já tinha feito todo o processo de desbloqueio só que tinha voltado a senha padrão

E o roteador não estava aparecendo as opções de desbloquear o TR-069 como foi responder por Filipe ss
O seu post deixou a entender que vc não tinha feito o desbloqueio ainda e estava perguntando se precisava fazer para liberar as opções na interface...

De qualquer forma, se vc fez o desbloqueio e depois de plugar a fibra, a ONT huawei trocou a senha novamente(a fibra estava desconectada no momento do desbloqueio como pede o tutorial?), então tem algumas saídas aqui:

1 - Faça o desbloqueio, não conecte a fibra de volta! Configure o que vc quer fazer na ONT Huawei e pronto, esqueça a ONT de lado e não mexa mais nela! Ai sim conecte a fibra novamente! Pois no meu ponto de vista, depois de configurado um roteador ou ONT não precisa ser mexido mais.
2 - Faça o desbloqueio, não conecte a fibra de volta! Acesse a ONT e verifique se o TR-069 está desativado igual o @FelipeSS mostrou no print, se sim e se mesmo assim depois de conectar a fibra a senha mudar novamente, então a sua operadora seja ela qual for, além do tr-069, a mesma está enviando comandos via OLT para alterar a senha da sua ONT huawei.

O patch do 6T é o mais gambiarra, certo @FelipeSS ? Portanto talvez ele não esteja desativando o TR-069 e sim apenas mudando a senha! portanto o jeito é conferir se o tr-069 está desativado antes de plugar a fibra.

Última edição:

Pré-requisitos:
  • HG8245Q2 -> Download
  • HG8145V5 -> Download

VdRN7PF.png

!! Atenção !!

Video tutorial

bom dia. esse patch não desbloqueia completamente a ONT. Fica faltando comandos quando entra pelo linux fica faltando a partir do shell.

bom dia. esse patch não desbloqueia completamente a ONT. Fica faltando comandos quando entra pelo linux fica faltando a partir do shell.

olá Silvio, eu consegui fazer da

HG8145V5.​

Mas já da

HG8245W5-6T e HG8245Q2 de fato não tem acesso após shell.​

Aparentemente são comandos diferentes da HG 8145V5.

Estou na busca de novidades.

Obrigado

O desbloqueio não tem finalidade para ter acesso root ao terminal, apenas a interface do painel.

Users who are viewing this thread

Voltar