Eu tenho um escritório com um setup parrudo que uso para trabalho e para jogar, num monitor 1440p, 165hz, IPS, G-sync (Dell S2721DGF). Apesar do monitor 1440p, basicamente jogo tudo em 4K (com DSR da Nvidia) e tenho 3 pontos a considerar:
- Eu trabalho nesse PC (cerca de 7-10 horas por dia), mas ultimamente estou ficando cansado de trabalhar e jogar exatamente no mesmo local, mesmo que eu goste muito de jogar nesse PC. Por isso comprei uma poltrona e irei comprar uma TV para ficar do lado contrário do escritório com cabo HDMI conectado no PC. O objetivo é praticamente ter esse ambiente 100% para jogar e esquecer da utilização do PC convencional (mesmo jogando existe aquele ALT+TAB as vezes, uma mensagem recebida, coisas do tipo).
- Eu cometi o "erro "de jogar bastante em 4K
...então 1440p em certos jogos começou a parecer menos bonito do que antes. Porém, mesmo jogando com DSR da Nvidia em 4K, a qualidade visual se perde de toda maneira, devido a falta de pixels num monitor de 27". Isso ficou muito evidente quando joguei em uma TV 4K bem simples, mas de 50" e nativa 4K, os detalhes eram muito maiores que no monitor de 1440p (mesmo sendo um monitor com ótimas specs).
- Minha RTX 4070 está totalmente ok para tudo em 4K/70-80fps, mas definitivamente vou fazer um upgrade na minha GPU e CPU, (mas só na linha RTX 5000) para rodar em 4K com mais FPS ainda (pois curto muita fluidez) e aliado ao que falei acima, a TV será comprada de toda forma.
Então, concluindo, farei as compras citadas, mas em momentos diferentes nos próximos 15 meses, mas a TV será a primeira etapa, pois ela é o que falta para atender o que preciso, o restante será de fato upgrade técnico.
Ambas as TVs citadas são boas, a questão é qualidade mesmo (obviamente levando o preço em consideração tbm) e acredito que a distância seria um dos principais pontos, devido aos 2m de limite que tenho na distância. Tbm tem o fator 4K em uma TV de 43" ou em uma de 55" pela densidade de pixels.