• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] VEGA - Arquitetura de GPUs AMD

Loja que tiver bom senso vai limitar o número de VGAs que cada pessoa pode comprar. Todo mundo sabe (ou deveria saber) que mineradores usam o RMA com uma frequencia muito maior que o publico "normal".
Esse é o problema ,existe uma estatística de que uma enorme quantidade de RMA é solicitada no prazo de 6 meses causando um bom prejuízo no pós venda ,por isso as empresas estão estudando lançar placas dedicadas com a garantia reduzida , porem nos EUA não seria possível devido as leis do pais que determina a garantia ao no minimo 1 ano.
 
Se a Vega 64 chegar perto de 100 MHs ferrou, é o mesmo que 3 x RX580. A galera gamer tem que torcer para o Ethereum se manter desvalorizado e que a Nvidia e a AMD lancem logo as placas pra mining e que elas sejam realmente mais baratas e em quantidade suficiente, hoje 100MHs minerando Ether (~0,08BTC) dá um retorno de uns 5 dolares por dia, 100 dias para o ROI da Vega 64, se o valor do Ether voltar para o os valores de maio/junho (~0,13BTC) em menos de dois meses a VGA estará paga.

E eu esperando uma Vega que fique próxima da 1070 pra usar em Ultrawide 1080, pois acho que a 580 fica no limite. pelo jeito vou abdicar do freesync.
100 dias é um ROI bem interessante. Pra mim se vier com desempenho de 1080 e fizer uns 60MHs ja estaria muito bom. Mas pra mim o foco vai ser games, se fizer algo interessante para mining ótimo. O problema todo que vejo é o preço em que pode chegar as vegas aqui.
 
1407798963015.png
 
Teremos um ótimo combo..
Vega+ Preços Brasileiros + Preços inflados por ser um produto novo + Mineradores = Tomamos na Jabiraca
 
Depois do R600, acho que esse é um dos lançamentos que mais me decepcionou na AMD. :okay:

A arquitetura apresenta uma evolução muito fraca em games (tosca para dizer a verdade), diante da sua mais antecessora mais próxima a Fury X (Fiji), e se quer consegue competir com a placa mais forte da NV, 1080 Ti a qual seria o mais lógico a se esperar.
Já que que no passado a Fury X fez o mesmo que a 980 Ti, que mesmo não sendo melhor pelo menos era competitiva.

Vejo isso de forma preocupante pois bota em cheque-mate um futuro produto competitivo da AMD para o VOLTA. Pois dificilmente a AMD vai ter algo novo para bater de frente com a NV que deve estar lançando em meados do ano que vem (se não for antes) e sua próxima geração com preços melhores e performance\watt superiores.

Eu ainda tenho um PINGO de esperança no VEGA 56, que por alguns rumores (vagos ainda) pode ter algo a oferecer melhor com mais clocks (oc) e preço mais em conta. Mas o V64 deixa muito a desejar e pelo fato de já estar sendo citado como uma solução foda em mineração o preço deve inflacionar ainda mais, deixando com opções mais interessante as 1080/70.

20638679_1692272010835693_2715907905821682567_n.jpg
 
Vega boa pra mineração significa a o fracasso completo (i.e: completa ausência) dessa placa pra gamers...
Unica coisa boa é que deve melhorar a disponibilidade das RX 570/580...
De qualquer modo, acho que essa notícia tem cara total de ser fake...
Vejo isso de forma preocupante pois bota em cheque-mate um futuro produto competitivo da AMD para o VOLTA. Pois dificilmente a AMD vai ter algo novo para bater de frente com a NV que deve estar lançando em meados do ano que vem (se não for antes) e sua próxima geração com preços melhores e performance\watt superiores.
Esse é o meu maior receio, pois eu tenho um monitor FreeSync.
Eu acho inclusive que fiz uma baita besteira comprando esse monitor..

Hoje prefiro pagar a taxa do G-Sync ou mesmo usar um monitor sem nada, aí é só comprar nvidia que queira ou não, vai continuar liderando no segmento de VGAs high-end pelos próximos anos...
 
Depois do R600, acho que esse é um dos lançamentos que mais me decepcionou na AMD. :okay:

A arquitetura apresenta uma evolução muito fraca em games (tosca para dizer a verdade), diante da sua mais antecessora mais próxima a Fury X (Fiji), e se quer consegue competir com a placa mais forte da NV, 1080 Ti a qual seria o mais lógico a se esperar.
Já que que no passado a Fury X fez o mesmo que a 980 Ti, que mesmo não sendo melhor pelo menos era competitiva.

Vejo isso de forma preocupante pois bota em cheque-mate um futuro produto competitivo da AMD para o VOLTA. Pois dificilmente a AMD vai ter algo novo para bater de frente com a NV que deve estar lançando em meados do ano que vem (se não for antes) e sua próxima geração com preços melhores e performance\watt superiores.

Eu ainda tenho um PINGO de esperança no VEGA 56, que por alguns rumores (vagos ainda) pode ter algo a oferecer melhor com mais clocks (oc) e preço mais em conta. Mas o V64 deixa muito a desejar e pelo fato de já estar sendo citado como uma solução foda em mineração o preço deve inflacionar ainda mais, deixando com opções mais interessante as 1080/70.

20638679_1692272010835693_2715907905821682567_n.jpg
Calma espera os testes .
 
Última edição:
Calma espera os testes , tanto que os vazamentos da rx 56 mostrou algo diferente disso ai , fora que os gráficos da AMD se refere a fps mínimos, não o temos os números das medias, terá também um drive day one liberando recursos desativados nas vega ,agora culpar a empresa que os mineradores estão acabando com as placas é injusto.
Acho que o quê ele quis dizer é que o fato de existirem os mineradores somados a outros fatores negativos da arquitetura Vega, está contribuindo para um dos piores lançamentos da AMD, pode até ocorrer de surgirem driver's que consigam melhorar o desempenho da placa, mas acredito que a demora no lançamento e nenhum modelo chegando a ser comparável com a topo de linha da Nvidia, a 1080Ti, decepcionou a muitos. Apesar de eu ainda cogitar adquirir uma Vega 56.
 
Sei que para o público gamer as vega deixaram a desejar... mas para a AMD não, fico imaginando o sorriso(de orelha a orelha) da Lisa sabendo que para cada placa que ela vai deixar de vender para um gamer vão ter 6 indo para um minerador...
 
Chato pra $#&?~@.. Generalizando algo que vc não domina, que não te pertence. Seus FATOS não passam de mera expeculação, achismos, va descansar um pouco a cabeça, teu emocional esta abalado...

É, sou eu mesmo que vivo te perseguindo, te quotando sem a menor necessidade... :sei::kidding::facepalm: Eu posso não dominar o assunto de workstation, até porque não trabalho na área, mas você também não, então nem venha se achar o "ser superior" aqui porque você não é. E não tem nada de "achismo e especulação": a placa já TINHA sim aquela performance apresentada com o novo "driver mágico" e a nVidia estava reprimindo ela porque queria vender mais Quadros (que são MUITO mais caras) do que Titans, mesmo pra quem não precisa de tanta VRAM e mesmo a empresa dizendo que a Titan "não é uma placa voltada para jogos"; agora que a AMD soltou algo competitivo, por um preço menor, eles enfim resolveram "soltar o tigre da jaula". Portanto, não é achismo nem especulação, É FATO, ponto final. Se tu pensa diferente disso, problema seu; quem precisa rever seus conceitos, mudar o grau dos óculos, fazer uma operação no cérebro ou sabe-se lá mais o que definitivamente não sou eu...

No mais, já te tolerei muito e perdi muito do meu precioso tempo com essa discussão sem pé nem cabeça. Não dá pra ter uma conversa saudável com quem sequer está disposto a reconhecer os méritos da AMD (em todas as áreas, não só nas CPUs, que você também criticou com bastante veemência), mesmo diante de tantos erros cometidos e dificuldades (ainda) enfrentadas. À partir de hoje, acabou: blocked (que já devia ter feito tempos atrás) e zé fini.

Passar bem...

EDIT: voltando ao tópico:



Se o HBM2 da Vega 56 vier com a mesma tensão da 64, ou puder ser modificado pra trabalhar no mesmo valor (1.3V), essa placa tem grandes chances de fazer muito sucesso :true:
 
Se a Vega 64 chegar perto de 100 MHs ferrou, é o mesmo que 3 x RX580. A galera gamer tem que torcer para o Ethereum se manter desvalorizado e que a Nvidia e a AMD lancem logo as placas pra mining e que elas sejam realmente mais baratas e em quantidade suficiente, hoje 100MHs minerando Ether (~0,08BTC) dá um retorno de uns 5 dolares por dia, 100 dias para o ROI da Vega 64, se o valor do Ether voltar para o os valores de maio/junho (~0,13BTC) em menos de dois meses a VGA estará paga.

E eu esperando uma Vega que fique próxima da 1070 pra usar em Ultrawide 1080, pois acho que a 580 fica no limite. pelo jeito vou abdicar do freesync.
100 de roi :wat: ache mesmo que e so vc que vai compra a placa e :nelson:
250 dias de roi no mínimo se elas fizerem isso mesmo
e vendedor so quer o :money:
então eles espelham o boato que faz isso tudo e os miner desavisados comprar no inicio e outra tem outras moedas também e cade o teste com outras moedas :velho:
 
É, sou eu mesmo que vivo te perseguindo, te quotando sem a menor necessidade... :sei::kidding::facepalm:
Que perseguindo oq... sai dessa vibe cara e te quotei pq achei necessario.. assim como a qualquer outro membro do forum, vc nao é especial em NADA!
Eu posso não dominar o assunto de workstation, até porque não trabalho na área, mas você também não, então nem venha se achar o "ser superior" aqui porque você não é.
putz.. eu nao falei de setor workstation, falei de tudo cara, TUDO!! E nem é querer ser superior a ninguem pq nao sou, mas ficar lendo tuas falacias generalizadas a cada postagem tua é phoda tbm, manera irmão, AMD nem sabe que vc existe. Olha o nivel que vc desceu, "eu não sei mas vc tbm não" daaamm... poha Eagle.. AMD não precisa que vc venha aqui ser chato por ela, AMD sabe melhor que vc e eu os pros e contras do seu produto, para com essa bobeira, ta ridiculo ja..
 
Depois do R600, acho que esse é um dos lançamentos que mais me decepcionou na AMD. :okay:

A arquitetura apresenta uma evolução muito fraca em games (tosca para dizer a verdade), diante da sua mais antecessora mais próxima a Fury X (Fiji), e se quer consegue competir com a placa mais forte da NV, 1080 Ti a qual seria o mais lógico a se esperar.
Já que que no passado a Fury X fez o mesmo que a 980 Ti, que mesmo não sendo melhor pelo menos era competitiva.

Vejo isso de forma preocupante pois bota em cheque-mate um futuro produto competitivo da AMD para o VOLTA. Pois dificilmente a AMD vai ter algo novo para bater de frente com a NV que deve estar lançando em meados do ano que vem (se não for antes) e sua próxima geração com preços melhores e performance\watt superiores.

Eu ainda tenho um PINGO de esperança no VEGA 56, que por alguns rumores (vagos ainda) pode ter algo a oferecer melhor com mais clocks (oc) e preço mais em conta. Mas o V64 deixa muito a desejar e pelo fato de já estar sendo citado como uma solução foda em mineração o preço deve inflacionar ainda mais, deixando com opções mais interessante as 1080/70.

20638679_1692272010835693_2715907905821682567_n.jpg
Cara, é a propria AMD quem compara sua melhor Vega a uma GTX 1080? Meu Gezuis...
 
Que perseguindo oq... sai dessa vibe cara e te quotei pq achei necessario.. assim como a qualquer outro membro do forum, vc nao é especial em NADA!

putz.. eu nao falei de setor workstation, falei de tudo cara, TUDO!! E nem é querer ser superior a ninguem pq nao sou, mas ficar lendo tuas falacias generalizadas a cada postagem tua é phoda tbm, manera irmão, AMD nem sabe que vc existe. Olha o nivel que vc desceu, "eu não sei mas vc tbm não" daaamm... poha Eagle.. AMD não precisa que vc venha aqui ser chato por ela, AMD sabe melhor que vc e eu os pros e contras do seu produto, para com essa bobeira, ta ridiculo ja..
 

Cara, é a propria AMD quem compara sua melhor Vega a uma GTX 1080? Meu Gezuis...

E ainda nao bate a 1080... kkkk
 
Que perseguindo oq... sai dessa vibe cara e te quotei pq achei necessario.. assim como a qualquer outro membro do forum, vc nao é especial em NADA!

putz.. eu nao falei de setor workstation, falei de tudo cara, TUDO!! E nem é querer ser superior a ninguem pq nao sou, mas ficar lendo tuas falacias generalizadas a cada postagem tua é phoda tbm, manera irmão, AMD nem sabe que vc existe. Olha o nivel que vc desceu, "eu não sei mas vc tbm não" daaamm... poha Eagle.. AMD não precisa que vc venha aqui ser chato por ela, AMD sabe melhor que vc e eu os pros e contras do seu produto, para com essa bobeira, ta ridiculo ja..
 

Cara, é a propria AMD quem compara sua melhor Vega a uma GTX 1080? Meu Gezuis...
Não sei porque o pessoal esta achando tão ruim que ela não tem desempenho de 1080TI. Ela já esta precificada para concorrer com 1080 e não tem nenhum problema nisso. Alias o único problema é para quem queria realmente comprar uma AMD highend o que não é muita gente. Até porque se ela fosse concorrer com a 1080Ti certamente teria um preço mais elevado e o pessoal ia reclamar que o preço esta alto e tal e que por esse preço comprariam a 1080TI mesmo.
 
E ainda nao bate a 1080... kkkk

Vai ser o mesmo caso da Polaris 10 vs GP106: a AMD ganha em alguns, perde em outros e, na média, empata. Portanto, a placa só não ficaria no nível da 1080 se não for capaz de manter seu boost clock estável (o que pode acontecer com o modelo de referência devido ao cooler).

Não sei porque o pessoal esta achando tão ruim que ela não tem desempenho de 1080TI. Ela já esta precificada para concorrer com 1080 e não tem nenhum problema nisso. Alias o único problema é para quem queria realmente comprar uma AMD highend o que não é muita gente. Até porque se ela fosse concorrer com a 1080Ti certamente teria um preço mais elevado e o pessoal ia reclamar que o preço esta alto e tal e que por esse preço comprariam a 1080TI mesmo.

Porque esses mimizeiros querem arrumar qualquer desculpa (por menor que seja) pra reclamar, só isso...

Se a Vega 64 conseguisse brigar em pé de igualdade com a 1080 TI, quem é que iria comprar, na real? Ninguém, ou porque já teriam garantido uma 1080 TI/Titan Xpipi (por não querer esperar a Vega), ou porque reclamariam que a placa deveria custar menos que o precificado (mesmo o valor sendo exatamente igual ao da 1080 TI), ou porque a placa consome mais energia/esquenta mais/faz mais barulho...

Quem é daltônico e só enxerga a cor verde compra apenas baseado nos itens acima citados e esquece de levar em consideração o ecossistema como um todo (Freesync, Enhanced Sync, Chill, limitador de FPS integrado no driver, ferramenta de OC integrada no driver, gravação de gameplays embutido no driver e SEM PRECISAR de qualquer cadastro ou programa de terceiros para fazer uso dela e, o melhor de tudo, não acompanha nenhum spyware integrado ao driver [porque não dá pra chamar aquilo de "ferramenta de telemetria que colherá dados para aprimoramentos futuros" nem ferrando!]). Agora, com o surgimento do Enhanced Sync, não tenho mais nenhum motivo para voltar pra nVidia que não seja a escassez/preço inflacionado dos produtos da AMD, e eu só faria isso em caso de última necessidade.

Falouws :cool:
 
Última edição:
Não sei porque o pessoal esta achando tão ruim que ela não tem desempenho de 1080TI. Ela já esta precificada para concorrer com 1080 e não tem nenhum problema nisso. Alias o único problema é para quem queria realmente comprar uma AMD highend o que não é muita gente. Até porque se ela fosse concorrer com a 1080Ti certamente teria um preço mais elevado e o pessoal ia reclamar que o preço esta alto e tal e que por esse preço comprariam a 1080TI mesmo.
Só o fato da AMD esta 1 ano atrasada com esse chip, ja é suficiente motivo pra que o Vega tenha a obrigação de bater no GP102. Independente de quem for comprar ou não, vale lembrar que toda linha Vega ja esta comprometida quando seu FlagShip depois de 1 ano sai tão abaixo da sua real competidora.
E ainda nao bate a 1080... kkkk
É tenso, acho que desde o G80 não vemos a NV tao a frente na performance, isso não é legal...
 
Última edição:
Bateu na 1080 mongolao, principalmente em fps minimo que é o mais importante. Como tem ista mel dels.
 
Faço 3,50 trumps por dia com uma 1080 e uma 970, no mês ta projetado uns 350 reais mas não vou converter. Minério já é fato abiguinhos, qualquer merda que sair da nvidia ou amd é isso aew.
 
Vega na mineração deve fazer entre 30 e 40 mh/s

fury x faz 32mh/s, a placa ainda tem 4096bit e 4x chips, vega tem apenas 2048bit e 2x chips, ambos possuem a mesma quantidade de streams, só o clock mesmo que faz a diferença

creio que seja uma mentira para pegar os mineradores que não tem conhecimento
 
Andei vendo os post's meio acalorados acima e deixando de lado a parte de ataques pessoais que não levam a nada, enfraquecem o diálogo aqui e gera um clima bem chato para mim e para todo mundo, afinal acredito que ninguém quer perder tempo lendo ataques pessoais (se resolvam por mp rapazes), mas como o conteúdo do tópico é de meu interesse sou forçado a ler e ver se minero alguma coisa útil, venho então tentar trazer uma nova perspectiva para o tópico começando com uma simples pergunta:

A quem serviria uma possível concorrente da 1080TI?

Tenho dito isso de forma rasa, mas vou tentar aprofundar mais aqui: Não faria sentido a AMD no cenário atual lançar tal placa, pois ainda é um segmento de nicho, com um altíssimo custo de produção e baixa adesão. Vou tentar demonstrar o pq acredito nisso usando alguns dados do Steam Survey.

Primeiro, o contraponto: A quem serve uma 1080TI? Basicamente para quem joga em resolução 4k e quer uma taxa de quadros mais elevada, já que em outros cenários a placa é muito overkill. Bem, se interpretei corretamente os dados da STEAM, a resolução predominante ainda é full-HD com 48,78% e o 4K só ocupa cerca de 0,86% dos monitores. Mesmo se somarmos as porcentagens de 2k acima e as "outras" que não foram relacionadas e podem bem ser resoluções acima do 4k, ainda teremos apenas 4,97% de "publico alvo" para essa placa. Isso por si só já é um sinal de que o público desse segmento é restrito.
2e1vrxd.png


Continuando, dentro desse "publico alvo" cerca de 0,53% já possui uma 1080TI e dificilmente iria trocar sua placa por outra equivalente, como vocês podem ver:

paa.png


Então temos cerca de 5% de público com monitores de resolução suficiente para querer uma placa dessas, onde 0,5% já tem uma 1080TI e não trocariam. Logo, temos apenas 4,5% de possíveis clientes da "AMD 1080TI Killer" dentre todo os usuários da Steam.

Se isso por si só já não é o suficiente pra justificar a ausência da AMD no segmento high-end, podemos adicionar outros fatores à essa operação:

1°: Peço desculpas as moças pela analogia bizarra, mas a AMD é um pequeno absorvente vermelho espremido entre duas coxas gigantes da tecnologia: Nvidia e Intel. E curiosamente a AMD é a única alternativa em ambos os mercados que são dominados pelas suas concorrentes. O que quero dizer com isso é que a AMD simplesmente não tem receita pra desenvolver produtos de nicho em ambos os mercados e é então obrigada a brigar nos segmentos onde tem chances de crescer e adquirir público. E isso ela vem fazendo bem desde as polaris, que entregavam um custo-beneficio ótimo até que a mineração fodeu tudo. Os Ryzen tão aí também mostrando a que vieram. E acredito que não será diferente com as Vega, que deve entregar uma performance razoável por um preço honesto.

A nível de comparação, deem uma olhada no capital da AMD em relação a Nvidia, chega a ser cruel kkkkk
AMD.png

Nvidia.png


Então pergunto novamente: A quem serviria uma possível concorrente da 1080TI?

Ao meu ver, pra muito pouca gente. Tão pouca que se tornou economicamente inviável para a AMD desenvolver tal produto. Não é como se a AMD não tivesse gabarito suficiente para desenvolver tal produto, visto que ela tem parcerias com outras empresas que poderiam auxiliar no desenvolvimento do chip. Mas a que preço? E sabendo ainda que a Nvidia tem já a sua nova geração no forno quase pronta para ser servida e que provavelmente deve trazer um salto de desempenho significativo. Vale mesmo a pena? Desenvolver um produto caro, com um público seleto, apenas para brigar no marketing onde $$ é o que realmente tem peso e a nvidia tem grana pra literalmente esmagar a AMD? Não, seria uma aposta burra essa.

Concluindo, acredito eu que a AMD fez bem em não trazer um chip high-end nessa geração. Afinal, a placa chegou MUITO atrasada frente a concorrência, o que por si só já acarreta uma grande perda de público. Além disso, a AMD tem atendido bem aos segmentos a que se propôs e para uma empresa que está tentando sair do vermelho é fundamental não dar passos maiores que a perna. Melhor é fazer bem para uma parcela que tentar fazer para todos e acabar cagando. Dividir para conquistar, como diria meu professor de programação. A polaris atendeu bem o segmento de entrada até a beira do mid, os Ryzen tão aí fazendo a Intel se movimentar depois de anos, o que é bom pra ambos os lados e a Vega ao que parece vai ser uma alternativa interessante no segmento a que se propôs. Se tudo continuar assim, acredito que a NAVI deve trazer uma concorrência nos modelos topo linha, mas não sou inocente de acreditar que vai "derrubar" a placa representante da nvidia, mas se tiver no páreo provavelmente será minha futura aposta.

E é isso. Espero ter ajudado as pessoas "frustadas" com a AMD por não ter lançado uma placa high-end, mas é preciso entender a situação atual da empresa e os motivos que a levaram a atuar dessa forma no mercado.
 
Andei vendo os post's meio acalorados acima e deixando de lado a parte de ataques pessoais que não levam a nada, enfraquecem o diálogo aqui e gera um clima bem chato para mim e para todo mundo, afinal acredito que ninguém quer perder tempo lendo ataques pessoais (se resolvam por mp rapazes), mas como o conteúdo do tópico é de meu interesse sou forçado a ler e ver se minero alguma coisa útil, venho então tentar trazer uma nova perspectiva para o tópico começando com uma simples pergunta:

A quem serviria uma possível concorrente da 1080TI?

Tenho dito isso de forma rasa, mas vou tentar aprofundar mais aqui: Não faria sentido a AMD no cenário atual lançar tal placa, pois ainda é um segmento de nicho, com um altíssimo custo de produção e baixa adesão. Vou tentar demonstrar o pq acredito nisso usando alguns dados do Steam Survey.

Primeiro, o contraponto: A quem serve uma 1080TI? Basicamente para quem joga em resolução 4k e quer uma taxa de quadros mais elevada, já que em outros cenários a placa é muito overkill. Bem, se interpretei corretamente os dados da STEAM, a resolução predominante ainda é full-HD com 48,78% e o 4K só ocupa cerca de 0,86% dos monitores. Mesmo se somarmos as porcentagens de 2k acima e as "outras" que não foram relacionadas e podem bem ser resoluções acima do 4k, ainda teremos apenas 4,97% de "publico alvo" para essa placa. Isso por si só já é um sinal de que o público desse segmento é restrito.
2e1vrxd.png


Continuando, dentro desse "publico alvo" cerca de 0,53% já possui uma 1080TI e dificilmente iria trocar sua placa por outra equivalente, como vocês podem ver:

paa.png


Então temos cerca de 5% de público com monitores de resolução suficiente para querer uma placa dessas, onde 0,5% já tem uma 1080TI e não trocariam. Logo, temos apenas 4,5% de possíveis clientes da "AMD 1080TI Killer" dentre todo os usuários da Steam.

Se isso por si só já não é o suficiente pra justificar a ausência da AMD no segmento high-end, podemos adicionar outros fatores à essa operação:

1°: Peço desculpas as moças pela analogia bizarra, mas a AMD é um pequeno absorvente vermelho espremido entre duas coxas gigantes da tecnologia: Nvidia e Intel. E curiosamente a AMD é a única alternativa em ambos os mercados que são dominados pelas suas concorrentes. O que quero dizer com isso é que a AMD simplesmente não tem receita pra desenvolver produtos de nicho em ambos os mercados e é então obrigada a brigar nos segmentos onde tem chances de crescer e adquirir público. E isso ela vem fazendo bem desde as polaris, que entregavam um custo-beneficio ótimo até que a mineração fodeu tudo. Os Ryzen tão aí também mostrando a que vieram. E acredito que não será diferente com as Vega, que deve entregar uma performance razoável por um preço honesto.

A nível de comparação, deem uma olhada no capital da AMD em relação a Nvidia, chega a ser cruel kkkkk
AMD.png

Nvidia.png


Então pergunto novamente: A quem serviria uma possível concorrente da 1080TI?

Ao meu ver, pra muito pouca gente. Tão pouca que se tornou economicamente inviável para a AMD desenvolver tal produto. Não é como se a AMD não tivesse gabarito suficiente para desenvolver tal produto, visto que ela tem parcerias com outras empresas que poderiam auxiliar no desenvolvimento do chip. Mas a que preço? E sabendo ainda que a Nvidia tem já a sua nova geração no forno quase pronta para ser servida e que provavelmente deve trazer um salto de desempenho significativo. Vale mesmo a pena? Desenvolver um produto caro, com um público seleto, apenas para brigar no marketing onde $$ é o que realmente tem peso e a nvidia tem grana pra literalmente esmagar a AMD? Não, seria uma aposta burra essa.

Concluindo, acredito eu que a AMD fez bem em não trazer um chip high-end nessa geração. Afinal, a placa chegou MUITO atrasada frente a concorrência, o que por si só já acarreta uma grande perda de público. Além disso, a AMD tem atendido bem aos segmentos a que se propôs e para uma empresa que está tentando sair do vermelho é fundamental não dar passos maiores que a perna. Melhor é fazer bem para uma parcela que tentar fazer para todos e acabar cagando. Dividir para conquistar, como diria meu professor de programação. A polaris atendeu bem o segmento de entrada até a beira do mid, os Ryzen tão aí fazendo a Intel se movimentar depois de anos, o que é bom pra ambos os lados e a Vega ao que parece vai ser uma alternativa interessante no segmento a que se propôs. Se tudo continuar assim, acredito que a NAVI deve trazer uma concorrência nos modelos topo linha, mas não sou inocente de acreditar que vai "derrubar" a placa representante da nvidia, mas se tiver no páreo provavelmente será minha futura aposta.

E é isso. Espero ter ajudado as pessoas "frustadas" com a AMD por não ter lançado uma placa high-end, mas é preciso entender a situação atual da empresa e os motivos que a levaram a atuar dessa forma no mercado.

Meu irmão, mandou bem viu! :thatfeel:
 
O problema é que o adrenaline é um dos fóruns mais ricos do Brasil, aí o pessoal pode até não ter uma 1080Ti, mas quer que qualquer coisa lançada seja superior a ela, kkkkkkkk

Excelente explicação, @MarcoAntonio017, tem mais nada a ser acrescentado. E que venham as Vegas NANO e venham no preço da 1070, que é o máximo que aceito pagar por uma placa de vídeo!
 
Vega 70-100mhs ? prazer em nunca te conhecer....
Ninguem verá essas gpus, vão esgotar em segundos quando pintar e em seguida vai ter algumas com valores exorbitantes que nem minerador pagara.

AMD danada, viu que não ia bater a nvidia no high end, e focou nos mineradores kkk, pelo menos a venda ta garantida rsrs.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo