Assim como outros colegas daqui do fórum, sou do ES e moro em Jardim América (Cariacica) a dois quarteirões da central da Telemar e a 150m de um armário da central. Aqui estou com uma SNR de 29,5down/31up e uma ATN de 8down/6up. Testei com a calculadora para ADSL/ ADSL2+ e vi que minha linha suporta até 21Mb. Uso o hardware da assinatura e tenho Velox 600. Pois bem, entrei em contato com o “Lerdox” e uma atendente de me**da filha do lula me disse que a linha só suporta 1Mb e que não daria para aumentar para 14Mb por falta de portas. A alteração de 600Kbps para 1Mb me custaria R$159,00, segundo a própria. De acordo com a acessória de Comunicação da OI (matéria no h**p://tecnociencia.inf.br/comunidade/index.php?option=com_content&task=view&id=907&Itemid=138), o “Oi Velox Ultra de 14 + Oi Fale Ilimitado sai por apenas R$ 153,90. Nesse plano, o cliente tem direito a uma franquia de 1000 minutos de ligações locais para qualquer fixo, e ligações locais ilimitadas para qualquer fixo da Oi. O cliente contrata o pacote e, se não gostar, não é obrigado a ficar e pode mudar quando quiser, sem multa. Caso queria apenas adquirir o Oi Velox Ultra14 Mb, ele pagará R$ 179,90 e, para a velocidade de 20 Mb, pagará R$ 189,90.".
O que mais me irritou foram os zilhões de "um momento por favor" a cada pergunta que eu fazia que deixava a mongol sem palavras. Dava pra escutar a atendente perguntanto para o "supervisor": "O que é que eu faço?". Fiquei quieto, pq o mesmo que pediu para a mongol (adorei este termo, combina com a "Tchau") dizer que não dá e ponto é o mesmo que, se molhar a mão com dinheiro, faz o UP sem pormenores. Enfim, é importante lembrar que não é só pedir pra fazer UP no 0*8*0*0*5*6*5*6*5*8, tem que prestar atenção pra ver se não vai mudar nada na franquia, como aconteceu com um colega daqui. Se é pra ficar par a par cliente antigo e novo, a migração deveria ser automática, de acordo com o valor pago. Na príxima vez que eu ligar e que atendente falar q tá faltando porta, vou dizer que só se for a do uuuuu dela. Como é que funciona esse negócio de porta disponível...?! Pq falta de viabilidade técnica da linha é papo furado, acredito.
Pergunto: A minha linha já não ocupa uma porta? Pq não mudar a velocidade na própria linha ao invés de solicitar uma nova? Se está sem porta, vai ligar a linha nova aonde? No uuu da atendente? Existe distinção entre linhas telefônicas com Velox 600Kbps para uma que tem o Velox 14Mb habilitado que faz com que uma suporte velocidades superiores, enquanto que a outra não?
OBS.: Para 20Mb, o modem é cedido em comodato. Será que é fibra ótica chegando na casa do sujeito?