Vestibulares - [ TÓPICO DEDICADO ] =)

ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO -
UTFPR - UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CÂMPUS CORNÉLIO PROCÓPIO (CORNÉLIO PROCÓPIO, PR)

A nota de corte nesta modalidade era
677,36 em 20/01/2015 à 0h.

Essa nota vai subir subitamente :notsure:



 
Peso 2 em matemática e física no seu caso.

Prestei para Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Já fez a matrícula?

Acredito que tenho chances ainda no IFSP, mas eu queria muito a FATEC.:poker:
Qual foi sua nota no ENEM?
Desculpe caso já a tenha postado aqui.
 
Por em quanto minha nota está de acordo com a segunda opção, cidade de russas no ceará. Praticamente não acho infos da cidade, que isso
 
Peso 2 em matemática e física no seu caso.

Prestei para Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Já fez a matrícula?

Acredito que tenho chances ainda no IFSP, mas eu queria muito a FATEC.:poker:
Sim, isso pode ter ajudado bastante na minha nota final.

Ontem fui lá fazer a matrícula e dia 04 inicia as aulas.
 
Galera, esse ano ingresso no terceiro ano do ensino médio, quero pegar alguma publica por meio do enem, de preferencia unb, em contabilidade, economia ou até mesmo matemática, pretendo estudar muito e aproveitar bastante a escola que é "boa", que dicas vocês me dão relacionados a rotina de estudos, como estudar, essas coisas?
 
Minha média ficou 635-660 nos cursos que me interessam... Mas pelo que vi a nota de corte á está nos 700+.
Impossível né?! :haha:

Maldita redação que me jogou mais ainda para baixo.

Negócio é estudar esse ano e tirar uma nota boa...

Tem gente ai disposta a se mudar de estado até? :haha::haha:
 
Galera, esse ano ingresso no terceiro ano do ensino médio, quero pegar alguma publica por meio do enem, de preferencia unb, em contabilidade, economia ou até mesmo matemática, pretendo estudar muito e aproveitar bastante a escola que é "boa", que dicas vocês me dão relacionados a rotina de estudos, como estudar, essas coisas?

Já que você vai estar no ensino médio faz o esquema aula dada aula estudada, isso organiza todo o estudo, e o que acumular (não faça isso:bwahaha:) estude no final de semana. Como você quer UnB, que é pelo enem, procura ver o que mais cai de acordo com os temas. Não adianta ficar estudando matrizes, formula trigonométrica de número complexo, etc.

Se tua escola é puxada, com aula de manhã e de tarde você vai se desesperar lá por maio... vai ter matéria atrasada. Por isso não tente ficar tentando recuperá-las, faça elas quando tiver tempo livre (novamente, faça essas coisas nos finais de semana).

Perto de outubro eu diria pra você revisar toda a matéria do ano, abrangendo vários conteúdos em um tema para estudar no dia, cerca de 4 'temas' ao dia. Por exemplo, Matemática -> Análise Combinatória: Introdução, Princípio Fundamental da Contagem, Fatorial, Arranjos Simples, Permutação Simples, Combinação e Combinação com elementos repetidos. Fazendo uns 20 exercícios que envolvam todos esses conteúdos você vai relembrar tranquilamente o que estudou no começo do ano acerca do tema. Guie-se pelos livros didáticos da escola, buscando a primeira matéria e seguindo a sequência até a última.

Esse foi o método que eu usei, vai de acordo com seus estudos e sua vontade. O resto é contigo
 
Então pessoal, to em uma situação parecida com a do amigo rabbitxd ai, esse ano termino o ensino médio e pretendo prestar vestibular pra UFSC , o grande problema é que ainda não decidi exatamente qual curso fazer, preciso escolher bem esse ano. Tinha em mente Engenharia Quimica, Engenharia Ambiental ou talvez até mesmo Psicologia, são cursos bem diferentes o que dificulta ainda mais minha escolha :haha:.
 
E ai pessoal. Minha situação é a seguinte: passei na FATEC-SP pra ADS, no ENEM estou com nota 786 (corte 715) para ciência da computação na UFRGS e nota 820 (corte 733) para engenharia eletrônica na UTFPR, também estou aguardando os resultados da Fuvest (acho que não fui bem) e UNICAMP (acho que fui bem) para ciência da computação em ambas. Supunhetando que eu seja aprovado em todas, qual delas seria melhor em ciência da computação?

E entre ciência da computação e engenharia eletrônica, será que faz muita diferença em termos de remuneração e mercado de trabalho? Andei lendo algumas coisas sobre CC, que o mercado esta saturado, não tem muito reconhecimento, salários inicias baixos se comparados com engenharia, etc. Eu gosto das duas áreas, sendo que já possuo técnico em eletrônica. Atualmente eu marquei a UTFPR como 2ª opção, será que minha nota está alta (ela usa peso 4 para a prova de mat., na qual fui bem :soclose:) a ponto de garantir a vaga e eu deveria marcar como 1ª opção? Não prestei engenharia na Fuvest e Unicamp porque era menos provável de passar, mas agora fiquei em dúvida devido a minha nota na UTFPR.
 
E ai pessoal. Minha situação é a seguinte: passei na FATEC-SP pra ADS, no ENEM estou com nota 786 (corte 715) para ciência da computação na UFRGS e nota 820 (corte 733) para engenharia eletrônica na UTFPR, também estou aguardando os resultados da Fuvest (acho que não fui bem) e UNICAMP (acho que fui bem) para ciência da computação em ambas. Supunhetando que eu seja aprovado em todas, qual delas seria melhor em ciência da computação?

E entre ciência da computação e engenharia eletrônica, será que faz muita diferença em termos de remuneração e mercado de trabalho? Andei lendo algumas coisas sobre CC, que o mercado esta saturado, não tem muito reconhecimento, salários inicias baixos se comparados com engenharia, etc. Eu gosto das duas áreas, sendo que já possuo técnico em eletrônica. Atualmente eu marquei a UTFPR como 2ª opção, será que minha nota está alta (ela usa peso 4 para a prova de mat., na qual fui bem :soclose:) a ponto de garantir a vaga e eu deveria marcar como 1ª opção? Não prestei engenharia na Fuvest e Unicamp porque era menos provável de passar, mas agora fiquei em dúvida devido a minha nota na UTFPR.

Eu sou bairrista, iria de UFRGS. :fuckyeah:
Com essa nota é garantido que tu consegues a vaga.
 
Última edição:
E aí galera do Adrena, blz?

Tenho 17 anos e tirei uma excelente nota no ENEM. Provavelmente passarei no vestibular. Mas ainda estou no terceiro de quatro anos do ensino médio integrado ao curso técnico de informática (por isso o tempo a mais).

O negócio é que eu vi que Tecnologia da Informação não era pra mim e decidi ir pro jornalismo, tô de saco cheio do curso mesmo.

Queria saber se alguém aqui já fez o procedimento descrito nas reportagens abaixo, e se sim, como foi o passo-a-passo, quanto tempo demorou, quanto custou, enfim, tudo que for possível.


http://vestibular.uol.com.br/notici...vaga-em-federal-sem-concluir-ensino-medio.htm
http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas...dade-sem-concluir-ensino-medio-apos-enem.html
http://ultimosegundo.ig.com.br/educ...ade-a-entrar-na-universidade-usando-enem.html
http://www.campograndenews.com.br/c...-na-justica-direito-de-entrar-na-universidade
 
POR FAVOR NÃO IGNOREM!!!!!!!!!!!!! - Eu não consigo ligar no SISU e nem EMAIL.

Eu tô com uma dúvida, que ninguém soube responder.
Na instituição que eu quero têm duas COTAS para ensino público:

6 vagas reservadas para ação afirmativa do tipo: Candidatos egressos da rede pública.

4 vagas para candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

Qual é melhor? Por exemplo, se eu coloco em escola pública (Cota), eu vou concorrer também na ampla concorrência? mesmo que for na lista de espera?

Porque se não for, não vejo sentido da cota, já que a ampla tem 20 vagas e a mesma última nota de corte - diferença de 2 pontos só -.
 
Qual vaga, as duas? A da UFRGS está acima do corte mas são só 18 vagas se não me engano. Não pode ser que eu fique na espera?

Se tu pretendias fazer Eng. Eletrônica, por que não pega Eng. da Computação (que é extremamente focada em circuitos) na UFRGS como primeira e CIC como segunda? O pessoal da computação é aqui do lado da minha engenharia e é invejável toda a infraestrutura e o corpo docente que eles tem. O user BIQ (eu devo ter dado um quote nele recentemente nesse tópico aqui) é quase formando em eng. da comp. e pode te dar dicas valiosas sobre o pessoal, lugar e afins.

PS: Com essa tua nota eu não teria medo de quase nada, é praticamente a note de corte da fundação em medicina (que é reconhecidamente melhor do que a UFRGS, ignorando as diferenças de peso), deves conseguir passar em qualquer engenharia (lembre-se de que os vestibulandos "700+ pontos" já estão no listão, então não estarias concorrendo com toda uma massa aqui do RS que provavelmente teria uma nota estúpida).

EDIT: A especulação das vagas na UFRGS está extremamente alta, BOO. Quem vai tentar a sorte, vai sofrer um cadinho até divulgarem os resultados.
 
Última edição:
Eu já pensei em engenharia da computação também, já que os assuntos pelos quais mais me interesso em eletrônica são microeletrônica, circuitos digitais e microarquitetura. O emprego dos sonhos seria trabalhar no desenvolvimento de algum microprocessador. Mas fico preocupado em relação ao mercado de trabalho brasileiro para este curso. Além disso são só 9 vagas na UFRGS.

Qual engenharia você faz?
 
Eu tô com uma dúvida, que ninguém soube responder.
Na instituição que eu quero têm duas COTAS para ensino público:

6 vagas reservadas para ação afirmativa do tipo: Candidatos egressos da rede pública.

4 vagas para candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

Qual é melhor? Por exemplo, se eu coloco em escola pública (Cota), eu vou concorrer também na ampla concorrência? mesmo que for na lista de espera?

Porque se não for, não vejo sentido da cota, já que a ampla tem 20 vagas e a mesma última nota de corte - diferença de 2 pontos só -.

Ou concorre em ampla concorrência ou cota, não pode nos dois e outra, essas 20 vagas são muito mais disputadas que as outras 4 ou 6 dependendo da faculdade e do curso. Para saber qual é mais vantajoso, o ideal seria ver no primeiro dia a sua colocação com cota ou sem, e no segundo dia, mudar para a outra modalidade que não viu no dia anterior e ver sua colocação.


Esse ano eu não fiz esse teste, mas ano passado, sem cota tinha o dobro de pessoas na minha frente, do que tinha na cota.
 
PS: Com essa tua nota eu não teria medo de quase nada, é praticamente a note de corte da fundação em medicina (que é reconhecidamente melhor do que a UFRGS, ignorando as diferenças de peso), deves conseguir passar em qualquer engenharia (lembre-se de que os vestibulandos "700+ pontos" já estão no listão, então não estarias concorrendo com toda uma massa aqui do RS que provavelmente teria uma nota estúpida).

EDIT: A especulação das vagas na UFRGS está extremamente alta, BOO. Quem vai tentar a sorte, vai sofrer um cadinho até divulgarem os resultados.

Na classificação parcial que saiu agora há pouco eu estava em 1 das 18 vagas para ciência da computação UFRGS, mas ai eu fico pensando o quanto vale esta informação, já que nada impede que muitas pessoas ainda não tenham se inscrito no SISU. Para eng. de computação (UFRGS) minha nota está 787 e corte 749 e são só 10 vagas. Esse sistema só serve pra aumentar a ansiedade, tenho medo de me inscrever nas vagas e acabar não conseguindo nada. Engenharia eletrônica na UTFPR (nota 820) me parece ser a única opção que eu entro com certeza. Estava pensando em colocar eng. de computação como 1ª opção e CC como 2ª, mas perco a vaga "garantida" de eng. eletrônica. Será que minha nota em eng. da computação garante a vaga se o corte permancer como está? Pois penso que apesar da minha nota estar acima do corte, nada impede que mais de 10 pessoas também possuam nota acima do corte, ou não é assim que funciona?

O que é este "listão"?
 
Na classificação parcial que saiu agora há pouco eu estava em 1 das 18 vagas para ciência da computação UFRGS, mas ai eu fico pensando o quanto vale esta informação, já que nada impede que muitas pessoas ainda não tenham se inscrito no SISU. Para eng. de computação (UFRGS) minha nota está 787 e corte 749 e são só 10 vagas. Esse sistema só serve pra aumentar a ansiedade, tenho medo de me inscrever nas vagas e acabar não conseguindo nada. Engenharia eletrônica na UTFPR (nota 820) me parece ser a única opção que eu entro com certeza. Estava pensando em colocar eng. de computação como 1ª opção e CC como 2ª, mas perco a vaga "garantida" de eng. eletrônica. Será que minha nota em eng. da computação garante a vaga se o corte permancer como está? Pois penso que apesar da minha nota estar acima do corte, nada impede que mais de 10 pessoas também possuam nota acima do corte, ou não é assim que funciona?

O que é este "listão"?

A sua nota de corte é bem alta, eu continuaria monitorando as notas de corte e tomaria uma decisão final no último dia. Se a variação da nota de corte for de 15~ pontos por dia, então tente estimar o tanto que essa nota alcançaria adotando uma margem de segurança (por exemplo, considerando uma variação na última nota divulgada em ~25) e veja se ainda vais estar dentro. Outra coisa interessante para se levar em consideração é que sendo o primeiro, existe muito mais chance de que as pessoas colocadas abaixo de ti mudem de classificação do que tu mudes...

O listão é a lista de aprovados no vestibular próprio da UFRGS. Como a lista dos aprovados foi revelada dia 17, os aprovados já devem ter feito a matrícula (e com isso, um punhado de gente qualificada do RS não está fazendo concorrência no sistema).

EDIT: Eu faço Materiais.
 
Última edição:
Peso 2 em matemática e física no seu caso.

Prestei para Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Já fez a matrícula?

Acredito que tenho chances ainda no IFSP, mas eu queria muito a FATEC.:poker:

Estamos no mesmo barco então, não rola de deixar a vaga pra mim não? :bwahaha:
Não fui tão bem, mas ainda tenho esperança, espero que de certo para nós 2 pra formar a parceria adrenaline.
 
Eu sou desinformado, novo nessa coisa e não li nada que diga o contrário por ai: As notas de corte do fechamento do processo (Sisu 2015) são divulgadas somente quando sair o resultado ou elas costumam sair antes?
 
Acho que agora só dia 26 mesmo.

Eu vou pegar lista de espera mas estou confiante que vai sobrar uma vaguinha pra mim.
 
Marquei no Sisu pra Arquitetura no IFSP com nota de corte na faixa dos 700~720 e pra Ciências Contábeis na UNIFESP na casa dos 700, minha média tá em 650 então nem vai dar pra nada, sorte que garanti ADS na Fatec, vamos ver agora qual é dessa área de TI ...
 
Não sei por que o resultado final demora 3 dias, sendo que todo dia saia um parcial.

Marquei no Sisu pra Arquitetura no IFSP com nota de corte na faixa dos 700~720 e pra Ciências Contábeis na UNIFESP na casa dos 700, minha média tá em 650 então nem vai dar pra nada, sorte que garanti ADS na Fatec, vamos ver agora qual é dessa área de TI ...

Qual FATEC e período?
 
Não sei por que o resultado final demora 3 dias, sendo que todo dia saia um parcial.Qual FATEC e período?
Fatec Mogi das Cruzes - Noite, como é algo de que eu não tenho certeza optei por tentar na cidade mesmo, se eu tivesse certeza que era isso que queria tentaria na Fatec SP.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo