Vestibulares - [ TÓPICO DEDICADO ] =)

Pessoal vale a pena tentar uma lista de espera? To num dilema foda aqui.

Estou tentando fazer Eng. Elétrica na UTFPR, porém estou 7 pontos atrás da nota de corte, e tá marcando lá que sou o 8º de 7 vagas.
Também estou visando Ciências Contábeis e ADM, ambas na UFPR. E estou acima da nota de corte nesses dois cursos, creio eu que estou em penúltimo nas vagas.
Minha dúvida é a seguinte, vale a pena por Elétrica como primeira opção (e tentar a lista de espera) e um dos outros dois como segunda, ou vale mais apenas ir pelo caminho seguro e optar pelos dois cursos que estou passando?
Muitas pessoas são treineiras, ou colocam o curso como segunda opção, ou não se matriculam, por isso queria saber se a lista de espera é uma chance considerável.

Cara, sua situação é MUITO foda.

Há uma boa chance de ser chamado depois, MAS também corre grande risco de não ser chamado.

Não dá pra dizer que vale a pena, isso só você pode dizer. Elétrica e contábeis/adm não são cursos muito parecidos, então você provavelmente tem uma preferência. Você teria que se decidir: quer mesmo elétrica?

Tem outro "agravante" ainda. Você pode passar pra contábeis/adm e depois pedir transferência de curso para elétrica (Mas não sei as regras da sua Universidade pra saber como funciona). Na UnB, teve um cara que entrou em Letras Português Como Segunda Língua e chegou em Psicologia fazendo transferências de curso.

Tem talvez outra coisa ainda: aquelas vagas ociosas que iriam ser ofertadas não sei quando. Talvez no meio do ano, usando o Enem de 2015 mesmo.

http://vestibular.mundoeducacao.bol...ra-vagas-ociosas-por-novo-sistema/328571.html

Aí você poderia cursar contábeis/adm esse semestre para não ficar parado e tentar elétrica de novo nesse processo aí (mas aí eu também não sei se tem vaga ociosa para elétrica onde você quer :p ).

(Acho que acabei servindo mais pra te deixar com mais dúvidas do que te ajudar. Ahuahuahuahuahuahua
Foi mal qualquer coisa)
 
Pessoal tenho uma dúvida sobre o sisu, eu quero engenharia mecânica porém estou fora da nota de corte por um ponto, por outro lado coloquei engenharia da computação e ainda estou passando, se eu passar em computação na segunda opção. Tenho direito a entrar para a lista de espera na primeira opção?

http://sisu.mec.gov.br/tire-suas-duvidas#lista_de_espera

"Quem pode manifestar interesse em participar da Lista de Espera do Sisu?
Os candidatos não selecionados em nenhuma das opções na chamada regular e aqueles selecionados na segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula. A participação na lista de espera está restrita à primeira opção de vaga do candidato."
 
Por aqui a nota de corte de Engenharia de Redes na UnB subiu de 722 para 734 e hoje para 737.

Continuo em 1° de 9 vagas com 766. Tô aliviado agora. :D
 
É mais fácil entrar em uma instituição renomada pelo ENEM ou o próprio vestibular?
 
É mais fácil entrar em uma instituição renomada pelo ENEM ou o próprio vestibular?

Eu acho que se você tiver uma instituição pra focar, por vestibular tradicional é/era muito mais fácil. O ENEM é muito aleatório.
 
(Acho que acabei servindo mais pra te deixar com mais dúvidas do que te ajudar. Ahuahuahuahuahuahua
Foi mal qualquer coisa)

Meio que sim kkkkkk
Mas vou dar uma olhada no lance de transferência, não sabia dessa possibilidade, e realmente tenho vontade de fazer elétrica. Vlw pela dica.

Cara, boa parte dos treineiros estão fora do SisU pois só vão receber a nota em Março.

Mas se você continuar numa colocação próxima assim, acho que é super válido tentar a lista de espera.

Numa porcentagem, vc acha que eu teria pelo 50% de chances? Pois tenho um amigo que vai fazer o mesmo com bio-medicina e ta super esperançoso que as pessoas vão desistir das vagas e tals, e tenho outro que é cético pra caramba falando que a agente é tudo loko.
É uma dúvida cruel kkkk
 
Última edição:
Meio que sim kkkkkk
Mas vou dar uma olhada no lance de transferência, não sabia dessa possibilidade, e realmente tenho vontade de fazer elétrica. Vlw pela dica.



Numa porcentagem, vc acha que eu teria pelo 50% de chances? Pois tenho um amigo que vai fazer o mesmo com bio-medicina e ta super esperançoso que as pessoas vão desistir das vagas e tals, e tenho outro que é cético pra caramba falando que a agente é tudo loko.
É uma dúvida cruel kkkk

Cara, sobre as chances, acho que tem sim...

Mas eu mesmo estou morrendo de medo da minha situação. Estou em trigésimo oitavo (de 40 vagas) em Eng Mecânica na UFMG, e estou morrendo de medo de ficar na lista de espera...
 
Alguém aqui conhece a Ufpel, com a minha nota to dentro, mas não conheço nada de pelotas, alguém ai sabe alguma coisa sobre a Universidade?
 
Esse SisU quer me matar do coração. A nota de corte de engenharia mecânica na UFMG subiu absurdamente nos últimos 2 dias. Até o momento está em 779,40 sendo que eu fiz 780 pontos. Na primeira parcial, minha colocação era 33th, depois passou pra 34th, e hoje foi pra 38th ??!!! Até o resultado final amanhã eu com certeza vou ter um ataque.

Pelo menos na segunda opção (Engenharia Civil, também na UFMG) eu estou garantido, porque a nota tá em 756.

Esse não foi o último corte, foi a última parcial. Mas com essa colocação, você REALMENTE já está dentro.

Sim, me expressei errado, sei que ainda tem hoje pra definir.

Uma coisa que eu notei neste Sisu é que as notas de eng. mecânica estão mais altas que civil no geral, sendo que civil sempre foi a engenharia mais concorrida por anos. A galera deve estar se baseando na atual crise imobiliária, mas tudo pode mudar daqui 5 anos. Na UnB mesmo, desde 2010 pra cima, sempre engenharia civil era a mais concorrida, e agora a nota de mecânica e elétrica estão um pouco maiores.
 
Sim, me expressei errado, sei que ainda tem hoje pra definir.

Uma coisa que eu notei neste Sisu é que as notas de eng. mecânica estão mais altas que civil no geral, sendo que civil sempre foi a engenharia mais concorrida por anos. A galera deve estar se baseando na atual crise imobiliária, mas tudo pode mudar daqui 5 anos. Na UnB mesmo, desde 2010 pra cima, sempre engenharia civil era a mais concorrida, e agora a nota de mecânica e elétrica estão um pouco maiores.

Desde que eu acompanho as notas de corte, as notas mais altas entre as engenharias são Química, Elétrica e Mecânica.

Civl tem o corte mais baixo porque tem muito mais vagas abertas, pelo menos na maioria das universidades. Na UFMG por exemplo, são 30 vagas ampla concorrência para Eng Química, 40 para Eng Mecânica e Elétrica, e 100 para Civil.
 
Desde que eu acompanho as notas de corte, as notas mais altas entre as engenharias são Química, Elétrica e Mecânica.

Civl tem o corte mais baixo porque tem muito mais vagas abertas, pelo menos na maioria das universidades. Na UFMG por exemplo, são 30 vagas ampla concorrência para Eng Química, 40 para Eng Mecânica e Elétrica, e 100 para Civil.
Eng. de Produção também tem uma baita duma concorrência.
 
Galera, alguem que conhece brasilia, sabe me indicar qual cursinho é melhor entre esses? Alub, exatas, unico ou grancursos, pro vestibular do meio do ano?

Vale realmente a pena fazer cursinho ou é melhor estudar sozinho? considerando gastar 500 reais por mes no msm
 
Galera, alguem que conhece brasilia, sabe me indicar qual cursinho é melhor entre esses? Alub, exatas, unico ou grancursos, pro vestibular do meio do ano?

Fiz o exatas em 2007, gostei bastante. Mas não sei como é que está hoje em dia. Não acho que vá variar muito. Se isso for verdade (não ter muita diferença), pega o mais em conta ou mais próximo da sua casa/trabalho.

Vale realmente a pena fazer cursinho ou é melhor estudar sozinho? considerando gastar 500 reais por mes no msm

Vai depender muito de você. Você já fez o Enem? Acertou quantas/tirou quanto? Precisa acertar quantas/tirar quanto? É nerd? Tem dificuldade? É um bom autodidata?

Eu, por exemplo, fiz o Enem de 2014 e acertei 121 questões/fiz 714 pontos na UnB. Eu não tinha estudado para o Enem e nem administrei meu tempo direito (chutei metade de linguagens por falta de tempo e minha redação ficou cagada por eu ter escrito direto na folha pra entregar).

Pra redes na UnB, eu precisava de 740 pontos ou mais. Percebi que eu não precisava de cursinho para conseguir a nota, apesar de eu ser um péssimo autodidata. Isso em julho. Estudei quase nada até setembro, aí sim comecei a estudar de leve e praticamente só nas 2 últimas semanas que eu estudei pra caralho (mas, por exemplo, vi pouquíssima coisa de Química por falta de tempo). Mesmo assim acertei 139 questões/tirei 766 na UnB.

Mas eu sou nerd e tava confiante que conseguiria aumentar minha nota o suficiente, apesar de eu ter brincado com o perigo. :p

Além disso, se você for disciplinado, recomendo cursinho online. Em especial o TPA - Tenho Prova Amanhã.

São professores de Brasília.
Assista às aulas de biologia do professor Padilha (se ainda tiver no YouTube deles). Eu achei o cara fenomenal! Meio pra adolescente mesmo e, apesar dos meus 25 anos na cara, eu curti pra caralho os vídeos dele. Muito didático e eu ria pra caralho. Estudei 75% das coisas pelos vídeos e listas de exercícios deles e deu certo pra mim.

Botava uns vídeos rodando no celular e ficava deitado assistindo até o sono chegar, etc. Hoje em dia tá ridiculamente fácil estudar. Nem cheguei perto de apostila. Só YouTube e Google.
 
Última edição:
Galera, alguem que conhece brasilia, sabe me indicar qual cursinho é melhor entre esses? Alub, exatas, unico ou grancursos, pro vestibular do meio do ano?

Vale realmente a pena fazer cursinho ou é melhor estudar sozinho? considerando gastar 500 reais por mes no msm

Eu fiz no Único. Na época já era caro, e com o tempo foi aumentado mais ainda, hoje deve tá uma facada imensa. Lembro que era mais ou menos um semestre por oito parcelas de 600 reais. Atualmente deve estar na casa dos 800. Eu aprendi muito porque sai do ensino médio com uma base muito fraca em tudo. Daí não sei se você já estudava no ensino médio, talvez compense. Os professores de lá são bem experientes nas provas da UnB.
 
Que ansiedade esse SISU está me dando.

Nem fala... Custava o quê mostrar a classificação logo depois de fechar as inscrições?
 

Obrigado pelo feed, já tenho uma base relativamente boa do e.m em algumas materias, peguei 685 e 695 em humanas e mat no enem sem "estudar" pra prova, apenas frequentando as aulas mas sem nenhum comprometimento ( não estudava, nem fazia nenhuma tarefa, muito dificil), entrentanto também tem duas areas que vou ter que me dedicar um pouco mais, ciencias da natureza e redação, 555 e 520 respectivamente...
Fui atrás dos valores, 528 o semestral manhã no exatas, e 370 manhã semestral alub, me disseram que o unico tava o mesmo preço do exatas, mas não é ctz, estou pendendo para o exatas o qual é mais perto da minha casa e já que ouvi relatos de que o alub é um tanto quanto bagunçado...
 
Qual o melhor sistema de ensino de cursinhos do Brasil?
Seria o Angulo ou Objetivo? Outro?
 
Bom dia!

Estou precisando de uma ajuda. Pretendo fazer faculdade esse ano e optei pelo modo EAD(Ensino A Distância). O curso escolhido foi Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Fico com dúvida quanto ao aprendizado dessa área pelo EAD. Alguém aqui já se formou ou está cursando por este mesmo modelo?

Inicialmente iria cursar Ciências Contábeis, mas este presencialmente. Como não consegui obter fundos suficiente para cursar por este modo, decidi migrar para Análise e Desenvolvimento de Sistemas.


Desde já agradeço pela ajuda de todos.
 
Galera não consegui passar de primeira na UTFPR, e acho que não vou entrar por outra chamada para o primeiro semestre, no segundo semestre tende e abaixar a nota de corte?
vvjG2tv.png
 
Fiquei em 42 de 40 em Eng Mecânica na UFMG... Espero ser chamado na lista de espera.

Pelo menos fiquei em 13 de 100 em Eng Civil, também na UFMG.
 
Galera não consegui passar de primeira na UTFPR, e acho que não vou entrar por outra chamada para o primeiro semestre, no segundo semestre tende e abaixar a nota de corte?
vvjG2tv.png

No segundo semestre sempre abaixa a nota.
 
Fiquei em 42 de 40 em Eng Mecânica na UFMG... Espero ser chamado na lista de espera.

Pelo menos fiquei em 13 de 100 em Eng Civil, também na UFMG.
 


No segundo semestre sempre abaixa a nota.
Olhando na lista de chamada do ano passado, pelo menos no segundo semestre, me deixou com uma pequena esperança.
Só acho estranho a UTFPR não disponibilizar as chamada do primeiro semestre do ano passado e do segundo sim.
 
Olhando na lista de chamada do ano passado, pelo menos no segundo semestre, me deixou com uma pequena esperança.
Só acho estranho a UTFPR não disponibilizar as chamada do primeiro semestre do ano passado e do segundo sim.

Amigo vc sabe me dizer se essa lista é essa aqui mesmo? http://www.utfpr.edu.br/futuros-alunos/sisu/sisu-2015-2/maior-e-menor-nota-2015-1
Por que ta muito estranho, a nota de cotistas de menor pra maior na categoria 1 pra eng. elétrica variou de 600 pra 700!! se um cara com 605,8 se matriculou, eu tbm conseguiria sossegado.
Eu iria me matricular na segunda opção em que passei, mas aí acho que perderia a chance da chamada no segundo semestre.
 
Amigo vc sabe me dizer se essa lista é essa aqui mesmo? http://www.utfpr.edu.br/futuros-alunos/sisu/sisu-2015-2/maior-e-menor-nota-2015-1
Por que ta muito estranho, a nota de cotistas de menor pra maior na categoria 1 pra eng. elétrica variou de 600 pra 700!! se um cara com 605,8 se matriculou, eu tbm conseguiria sossegado.
Eu iria me matricular na segunda opção em que passei, mas aí acho que perderia a chance da chamada no segundo semestre.
Essa mesmo cara, só que eu queria a das chamadas, pra ver quanto tempo pra chegar até na minha posição e talz.
Mas essa lista fez com que eu ficasse de boa, só vou me dedicar essa semana que domingo tem vestiba da unioeste.
O pior é esperar até dia 4 de fevereiro pra ver se é chamado pra segunda chamada.
Para aqueles com mais experiência do sisu, maioria declara interesse pra segunda chamada ou só uma pequena parcela?
 
Meus avós são afro-descendentes mas eu sou branco quase albino,
posso utilizar a lei de cotas para negros? Afinal, a genética é africana.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo