Vestibulares - [ TÓPICO DEDICADO ] =)

Então na verdade, eu queria aproveitar a bolsa pra fazer um curso que venha me a ajudar agora e inclusive futuramente, eu realmente pretendo seguir a área do hardware, sempre fui mais pra essa área do que a parte de programação etc... também me dou bem com parte design, photoshop etc.. pensei em fazer uma graduação se possível pegue esse assunto e mais a frente ir em busca de certificação. O grande problema é que voltados a informática só tem esses dois cursos por lá TADS e ciência da computação, teria o sistema da informação também, mais é de outra unidade... :hmm2:
 
Eu vou tentar... E não sei sobre isso.
Você não se cadastrou ainda lá? Já está aberto. As opções de curso são aquelas.
Eu sei que na Poli tem uns cursos assim.
No ITA também, tem mecânica-aeronáutica.

Só que em universidade(ou faculdade) pública, normalmente você consegue assistir aulas de outros cursos.
Ou seja, se você quiser assistir às aulas de Química na Poli, vá em frente. Daí você pode emendar, só não vai ter no diploma.

Mesmo se eu passar não posso entrar la, só ano que vem.

Alguém tem dica de cursinho pro ITA? Que tenha embasamento, de preferência MG, melhor ainda se tiver em Viçosa :haha:

A politécnica perde muito feio pro ITA?

E qual é esse lance de mecânica-aeronáutica? Focada especificamente na aero ou são cursos interligados? E qual a diferença prática entre mecânica e aeronáutica?

Os diplomas de mecânica, aeronáutica e naval servem pra qualquer área do ramo? Tipo, posso trabalhar na ford, por exemplo, com um diploma de eng. naval?
 
Mesmo se eu passar não posso entrar la, só ano que vem.

Alguém tem dica de cursinho pro ITA? Que tenha embasamento, de preferência MG, melhor ainda se tiver em Viçosa :haha:

A politécnica perde muito feio pro ITA?

E qual é esse lance de mecânica-aeronáutica? Focada especificamente na aero ou são cursos interligados? E qual a diferença prática entre mecânica e aeronáutica?

Os diplomas de mecânica, aeronáutica e naval servem pra qualquer área do ramo? Tipo, posso trabalhar na ford, por exemplo, com um diploma de eng. naval?

Cara, estudar depende só de você. Estude firme matemática(parte mais difícil do ITA, pois a maioria das escolas do ensino médio não ensinam o conteúdo de matemática completo) desde já. Física e Química são normais. Português é médio, inglês é fácil. O problema da prova de português do ITA é que eles pegam coisas que nós, brasileiros, falamos sempre. Daí parece que está certo, mas não está.

A poli não perde em qualidade pro ITA não... É praticamente o mesmo nível lá dentro. O vestibular do ITA pode ser mais difícil, mas depois que entra na faculdade é tudo igual.
Porém, o diploma do ITA pesa mais. E vale a pena só por isso.
Mas isso é muito relativo cara, pode ter um professor da poli melhor do que um do ITA e um do ITA melhor do que um da poli. Um equipamento melhor aqui e pior lá, etc.
Mas no fim das contas, é praticamente o mesmo ensino. Um aluno nota 10 da Poli é um aluno nota 10 do ITA.
 
Última edição:
E qual é esse lance de mecânica-aeronáutica? Focada especificamente na aero ou são cursos interligados? E qual a diferença prática entre mecânica e aeronáutica?

Os diplomas de mecânica, aeronáutica e naval servem pra qualquer área do ramo? Tipo, posso trabalhar na ford, por exemplo, com um diploma de eng. naval?

Mecânica, aeronáutica e naval são cursos meio parecidos. As matérias tem uma mesma base. A área que você vai trabalhar depende muito da sua pós graduação, também.

Um engenheiro aeronáutico pode trabalhar na Souza Cruz, como um mecânico trabalhar na Embraer.

Pra você ter uma noção, eu tive um professor que trabalhou na Embraer, no projeto do 175, que é engenheiro químico, com especialização na área de mecânica - aeronáutica.
 
Cara, estudar depende só de você. Estude firme matemática(parte mais difícil do ITA, pois a maioria das escolas do ensino médio não ensinam o conteúdo de matemática completo) desde já. Física e Química são normais. Português é médio, inglês é fácil. O problema da prova de português do ITA é que eles pegam coisas que nós, brasileiros, falamos sempre. Daí parece que está certo, mas não está.

A poli não perde em qualidade pro ITA não... É praticamente o mesmo nível lá dentro. O vestibular do ITA pode ser mais difícil, mas depois que entra na faculdade é tudo igual.
Porém, o diploma do ITA pesa mais. E vale a pena só por isso.
Mas isso é muito relativo cara, pode ter um professor da poli melhor do que um do ITA e um do ITA melhor do que um da poli. Um equipamento melhor aqui e pior lá, etc.
Mas no fim das contas, é praticamente o mesmo ensino. Um aluno nota 10 da Poli é um aluno nota 10 do ITA.

Mecânica, aeronáutica e naval são cursos meio parecidos. As matérias tem uma mesma base. A área que você vai trabalhar depende muito da sua pós graduação, também.

Um engenheiro aeronáutico pode trabalhar na Souza Cruz, como um mecânico trabalhar na Embraer.

Pra você ter uma noção, eu tive um professor que trabalhou na Embraer, no projeto do 175, que é engenheiro químico, com especialização na área de mecânica - aeronáutica.

Valeu.

Tem como fazer, por exemplo, formação em mecânica, mestrado em naval e doutorado em aeronáutica?

Poli é particular né? Qual o corte do enem de lá (ou tem vestibular especifico?)? Qual a mensalidade e tem como conseguir bolsa?

É duro falar do ITA que bate o arrependimento de não ter feito EPCAR, que é na minha cidade...
 
Valeu.

Tem como fazer, por exemplo, formação em mecânica, mestrado em naval e doutorado em aeronáutica?

Poli é particular né? Qual o corte do enem de lá (ou tem vestibular especifico?)? Qual a mensalidade e tem como conseguir bolsa?

É duro falar do ITA que bate o arrependimento de não ter feito EPCAR, que é na minha cidade...

Tem. Eu só não acho uma boa ideia.

Poli é pública, amigo. Poli - USP.

A USP não usa Enem. A forma de ingresso é o velho e doloroso vestibular da Fuvest :haha:

Vestibular

A UFRJ e a UFU oferecem os cursos de naval e aeronáutica, respectivamente, e a forma de ingresso é o Enem.

Abraço.
 
To em dúvida entre prestar para ADM,Ciências contabeis ou economia na UFSC,alguém formado ou cursando em alguma dessas áreas?vou prestar para mecatrônica no IFSC sabem me dizer se vale a pena?
 
Bom dia pessoal :megusta:

Recebi um código para Unesp de um professor, alguém sabe para que serve ? :poker:
 
Descobri para que serve, recebi 75% de desconto na inscrição. Me inscrevi em ciência da computação :)
 
O que é bom para estudar para Unesp ? Falta 1 mês para prova, mas vou tentar mesmo assim, estudar um pouco
 
Bom, pra UERJ eu escolhi Eng. Mecânica e lá tem as seguintes enfases: Petróleo e Gás, Materiais, Energia Nuclear e Termofluidodinamica.
Esta última me parece interessante mas eu não sei bem o que significa...Pelo nome da para ter uma ideia mas alguém sabe como e onde isso é aplicado do mercado de trabalho, na prática?
 
Galera, qual ramo de informática ( computação ) é o melhor ciências ou engenharia ?

pretendo fazer o enem, mas estou no 2 ano ainda, tenho tempo, se puderem dar dicas pra estudar, agradeço também

vlw =D
 
Galera, qual ramo de informática ( computação ) é o melhor ciências ou engenharia ?

pretendo fazer o enem, mas estou no 2 ano ainda, tenho tempo, se puderem dar dicas pra estudar, agradeço também

vlw =D

Depende, gosta de matemática, física, elétrica? Faz engenharia
Não gosta dessas coisas, vai pra ciências
Os cursos são praticamente os mesmos (tem MUITOS engenheiros que trabalham em empregos de bachareis em ciência)
Faço ciência e não iria pra engenharia não xD
 
Depende, gosta de matemática, física, elétrica? Faz engenharia
Não gosta dessas coisas, vai pra ciências
Os cursos são praticamente os mesmos (tem MUITOS engenheiros que trabalham em empregos de bachareis em ciência)
Faço ciência e não iria pra engenharia não xD

Teria como explicar isso mais ? por exemplo nao gosto muito dessas materias, mas quando preciso sei lidar bem.

só que já trabalho na area de ti, hardware, rede

ciencias seria o mais aconselhavel ?

e o que realmente se aprende e o que voce pode fazer depois de formado
 
Teria como explicar isso mais ? por exemplo nao gosto muito dessas materias, mas quando preciso sei lidar bem.

só que já trabalho na area de ti, hardware, rede

ciencias seria o mais aconselhavel ?

e o que realmente se aprende e o que voce pode fazer depois de formado

Engenharia são 5 anos, em geral tem mais matérias de cálculo e física, e na área de computação tem mais matérias de "hardware" como micro-controladores, micro-processadores... etc
Demora mais pra formar, mas tem o diploma de Engenheiro (que é bem reconhecido) e é mais bem visto para atuar em áreas como administração e gerência

Ciência é mais rápido e direto, 4 anos, você já começa cedo com as matérias de computação e são poucas as matérias de matemática e física. Tem mais matérias teóricas, e como dizem: é mais "focado" em "software", apesar que óbviamente você irá aprender os básicos de hardware como arquitetura, assembly...

Agora vai depender do que você gosta/quer da vida
 
e em relação a salario ?
 
Tem. Eu só não acho uma boa ideia.

Poli é pública, amigo. Poli - USP.

A USP não usa Enem. A forma de ingresso é o velho e doloroso vestibular da Fuvest :haha:

Vestibular

A UFRJ e a UFU oferecem os cursos de naval e aeronáutica, respectivamente, e a forma de ingresso é o Enem.

Abraço.
Doloroso? A prova parece tranqüila, pelo menos as questões dos meus livros são de lá né :haha:
 
e em relação a salario ?

Como engenheiro da computação muitas vezes não trabalha num cargo de engenheiro, os salários serão os mesmos :haha:
Acho que só se fosse para uma área de sistemas embarcados, trabalhar fazendo circuito, sensor, microcontroladores... aí sim seria realmente engenheiro
Senão dá na mesma...
 
Mesmo se eu passar não posso entrar la, só ano que vem.

Alguém tem dica de cursinho pro ITA? Que tenha embasamento, de preferência MG, melhor ainda se tiver em Viçosa :haha:

A politécnica perde muito feio pro ITA?

E qual é esse lance de mecânica-aeronáutica? Focada especificamente na aero ou são cursos interligados? E qual a diferença prática entre mecânica e aeronáutica?

Os diplomas de mecânica, aeronáutica e naval servem pra qualquer área do ramo? Tipo, posso trabalhar na ford, por exemplo, com um diploma de eng. naval?


Cara, entrar no ITA é um troço surreal, sério. Eu conheço dezenas de pessoas que desistiram no primeiro semestre de cursinho. Se você não estiver preparado pra estudar todos os dias por umas 10 horas por dia, incluindo finais de semana, nem tente.

Tenho amigos que n chegaram nem na porta do ITA e passaram entre os 50 primeiros da Poli
 
Doloroso? A prova parece tranqüila, pelo menos as questões dos meus livros são de lá né :haha:

Uma coisa é você ter acabado de aprender uma matéria e fazer uma questão cuja resposta tá na página anterior. Outra coisa é ter 90 questões sobre tudo q vc aprendeu no colegial todo
 
Uma coisa é você ter acabado de aprender uma matéria e fazer uma questão cuja resposta tá na página anterior. Outra coisa é ter 90 questões sobre tudo q vc aprendeu no colegial todo

Mesmo assim, difícil nesses vestibulares comuns ter uma questão de algo que eu já tenha estudado que eu ou alguém da minha sala não faça....Mas as questões da fuvest são boas sim.

Já do ITA é outra coisa...

O duro é que onde estou (Viçosa) não tem cursinho preparatório, aí complica. Fazer sem cursinho não da mesmo, nem mudar de colégio, mas ficar um ano parado é foda...
 
Problema da Fuvest é segunda fase, pegam muito em detalhes, você tem que caprichar bastante em questões de exatas pra conseguir nota completa da questão (humanas/biologicas sei la pq sempre me garanti nas exatas mesmo).

Quanto ao que falaram acima que Poli e ITA tem a mesma qualidade, isso é meio relativo, em questão de professores/equipamentos acredito que sim, mas os alunos não da pra comparar de jeito nenhum, o ITA tem 2 fatores que só de pensar me da até medo... Média 7 (não lembro exatamente se é 7 mas se não for é perto disso, na Usp é 5) e você só pode reprovar uma mesma disciplina acredito que uma vez, na segunda você é jubilado.
 
putz vestiba em dezembro dias 16/17, to sofrendo uma certa pressao pra passar.... vish

ja fiz no meio do ano e nao passei, mal passei dos 2000 pontos (um lixo :feelbad:), vestiba no total vale 6730, e a media é dos 4000 pontos pra cima, isso na metade do ano, agora no final do ano com certeza vai ficar bem mais concorrido e essa media sobe um pouco

caramba, se eu nao passar agora minha auto estima vai por agua abaixo, e vai me atrapalhar bastante, pra caramba

to fazendo um cursinho mas é bem fuleiro, o mais barato da cidade, melhor que estudar em casa rs, duro que dia de semana nao tenho tempo, fim de semana vou baixar uns vestibas anteriores e cair em cima :damn::fovhappy:
 
Última edição:
Me fudi legal esse ano no ENEM :(
Eu fui lá botando banca porque já fiz a FUVEST e UNESP, achando que ia estourar e tals, mas acabei me lascando :feelbad:
Minha redação ficou muito fraca, acertei em torno de 50 questões no primeiro dia ( acertei um pouco mais e não corrigi 10 questões ou seja acertei 50 de 80 ) e umas 60 nesse segundo dia ( chutometro ainda não corrigi mas foi algo próximo disso ) :(
Queria entrar em química pela federal de São Paulo mas nem sei se dá pra entrar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo