Vestibulares - [ TÓPICO DEDICADO ] =)

Química é muito concorrido onde você quer?
Pode ser que sua redação levante sua nota, mas essa não passa de loteria:haha:
 
Me fudi legal esse ano no ENEM :(
Eu fui lá botando banca porque já fiz a FUVEST e UNESP, achando que ia estourar e tals, mas acabei me lascando :feelbad:
Minha redação ficou muito fraca, acertei em torno de 50 questões no primeiro dia ( acertei um pouco mais e não corrigi 10 questões ou seja acertei 50 de 80 ) e umas 60 nesse segundo dia ( chutometro ainda não corrigi mas foi algo próximo disso ) :(
Queria entrar em química pela federal de São Paulo mas nem sei se dá pra entrar.

Cara, vai depender muito do peso da matérias... Se você acertou mais onde tem os maiores pesos, pode haver uma boa chance. Pegue seus acertos em cada matéria e faça a porcentagem deles, e depois tire a média aritmética juntando todas as porcentagens e daí eu acho que dá pra ter uma noção de como vai ficar sua nota.
 
Química é muito concorrido onde você quer?
Pode ser que sua redação levante sua nota, mas essa não passa de loteria:haha:
Na federal de São Paulo ( UNIFESP )

Cara, vai depender muito do peso da matérias... Se você acertou mais onde tem os maiores pesos, pode haver uma boa chance. Pegue seus acertos em cada matéria e faça a porcentagem deles, e depois tire a média aritmética juntando todas as porcentagens e daí eu acho que dá pra ter uma noção de como vai ficar sua nota.
Vou fazer isso e posto aqui.

Fiz a correção das 10 questões que faltavam e acertei 7 dessas, ou seja minha nota no primeiro dia foi de 57, no segundo dia fui bem acertei 71 ( gabaritei matemática e espanhol e acertei quase metade em português ) ou seja acertei 128 questões.
E minha redação estava um lixo, um lixo mesmo. Muito ruim.
 
Problema da Fuvest é segunda fase, pegam muito em detalhes, você tem que caprichar bastante em questões de exatas pra conseguir nota completa da questão (humanas/biologicas sei la pq sempre me garanti nas exatas mesmo).

Quanto ao que falaram acima que Poli e ITA tem a mesma qualidade, isso é meio relativo, em questão de professores/equipamentos acredito que sim, mas os alunos não da pra comparar de jeito nenhum, o ITA tem 2 fatores que só de pensar me da até medo... Média 7 (não lembro exatamente se é 7 mas se não for é perto disso, na Usp é 5) e você só pode reprovar uma mesma disciplina acredito que uma vez, na segunda você é jubilado.

Media 7 naquela prova dos infernos em todas as matérias? :yuno:

Anyway, galera da sala fez enem, ficaram entre 120 e 140 (apesar que deve ter nota maior), primeiro ano :haha:
 
Na federal de São Paulo ( UNIFESP )


Vou fazer isso e posto aqui.

Fiz a correção das 10 questões que faltavam e acertei 7 dessas, ou seja minha nota no primeiro dia foi de 57, no segundo dia fui bem acertei 71 ( gabaritei matemática e espanhol e acertei quase metade em português ) ou seja acertei 128 questões.
E minha redação estava um lixo, um lixo mesmo. Muito ruim.

Vê se a UNIFESP coloca peso 2 em matemática.
 
Media 7 naquela prova dos infernos em todas as matérias? :yuno:

Anyway, galera da sala fez enem, ficaram entre 120 e 140 (apesar que deve ter nota maior), primeiro ano :haha:
Ele fala durante a graduacao (eh 6,5 na verdade), no vestibular a media de corte eh por volta de 7, mas vc tem q tirar acima de 4 em todas as materias.
Alem de nao poder reprovar mais de uma vez, voce so pode ficar de prova final em duas materias por semestre, e so pode ir reprovado em uma. Caso vc fique em mais voce tera de trancar, e so pode trancar uma vez durante o curso. Alem disso vc so pode ficar de recuperacao cinco vezes durante o curso, a nao ser que tire mais de 8,5 na prova final, ai nao conta como se voce tivesse ido mal naquela materia.
 
Ele fala durante a graduacao (eh 6,5 na verdade), no vestibular a media de corte eh por volta de 7, mas vc tem q tirar acima de 4 em todas as materias.
Alem de nao poder reprovar mais de uma vez, voce so pode ficar de prova final em duas materias por semestre, e so pode ir reprovado em uma. Caso vc fique em mais voce tera de trancar, e so pode trancar uma vez durante o curso. Alem disso vc so pode ficar de recuperacao cinco vezes durante o curso, a nao ser que tire mais de 8,5 na prova final, ai nao conta como se voce tivesse ido mal naquela materia.

Nossa média de 7 é coisa pra krl na prova deles...

E o IME? É menos rigoroso?
 
Nossa média de 7 é coisa pra krl na prova deles...

E o IME? É menos rigoroso?
Em q sentido? para entrar ou durante a graduacao?
Para entrar no ime, principalmente se vc optar pela ativa, eh bem mais facil q no ITA, mas la dentro a barra eh pesada tambem, e se vc for militar eh ainda mais complicado pq as vagas para os cursos dependem de suas notas la dentro, entao se vc nao for bem vc pode parar em engenharia cartografica :lol:
Para passar pra reserva no ime vc deve ter uma media um pouco acima de 6.5, mas isso para passar pelas ultimas chamadas, para passar na primeira tem que tirar uns 7.5 (pelo menos foi assim no vest passado).
Para passar na ativa com 6.6 tu ja passava na primeira chamada, na ultima chamada a media deve ter baixado dos 6.
 
Em q sentido? para entrar ou durante a graduacao?
Para entrar no ime, principalmente se vc optar pela ativa, eh bem mais facil q no ITA, mas la dentro a barra eh pesada tambem, e se vc for militar eh ainda mais complicado pq as vagas para os cursos dependem de suas notas la dentro, entao se vc nao for bem vc pode parar em engenharia cartografica :lol:
Para passar pra reserva no ime vc deve ter uma media um pouco acima de 6.5, mas isso para passar pelas ultimas chamadas, para passar na primeira tem que tirar uns 7.5 (pelo menos foi assim no vest passado).
Para passar na ativa com 6.6 tu ja passava na primeira chamada, na ultima chamada a media deve ter baixado dos 6.

Não tenho interesse em ser militar, então tenho que passar na reserva?

Em ambos eu ouvi dizer que se ganha soldo (mesmo na reserva), se for verdade, quanto é?
 
Mesmo assim, difícil nesses vestibulares comuns ter uma questão de algo que eu já tenha estudado que eu ou alguém da minha sala não faça....Mas as questões da fuvest são boas sim.

Já do ITA é outra coisa...

O duro é que onde estou (Viçosa) não tem cursinho preparatório, aí complica. Fazer sem cursinho não da mesmo, nem mudar de colégio, mas ficar um ano parado é foda...

Óbvio cara, as provas são feitas com base no currículo do ensino médio, se cair algo que você nunca viu na vida ou você não prestou atenção ou sua escola não cumpriu o que o MEC pede pra ser dado. Agora volto a dizer, uma coisa é você ter uma matéria e em seguida fazer uma prova dela recheada de questões da fuvest, outra coisa é passar 3 anos inteiros e você fazer uma prova da matéria que aprendeu no primeiro bimestre do primeiro ano. Pra isso serve o cursinho, você condensa um monte de matéria em um único ano e fica mais fácil lembrar. Fora que com muitos simulados vocês vai relembrando sempre as matérias do começo do ano.
 
Não tenho interesse em ser militar, então tenho que passar na reserva?

Em ambos eu ouvi dizer que se ganha soldo (mesmo na reserva), se for verdade, quanto é?
Na verdade vc so recebe no primeiro ano em q todos os alunos, mesmo os que fizeram vestibular para a reserva (no caso do ime) ou escolheram a reserva (no caso do ita), sao militares, fazendo o CPOR. No ime eu nunca ouvi falar de cara reprovado no exame de saude ser admitido (ou seja ele entra na escola, mas nao entra no CPOR). No ITA se vc for reprovado no exame medico vc pode cursar normalmente, na minha turma tem 2 casos.

Sim para vc ser civil vc tem de escolher a reserva na inscricao dos dois vestibulares, no ITA a classificacao eh a mesma para ativa e reserva, ou seja vc nao vai deixar de passar pq escolheu reserva, ja no ime sao duas listas separadas e passar na ativa eh bem mais facil.

edit: O soldo eh de 820.38 no primeiro ano em q vc eh aluno do CPOR. No caso do ITA, no segundo ano todo mundo eh civil, ou seja nao ganha nada, no terceiro quem quer ser militar ja eh aspirante e ganha cerca de 4.5k. Lembrando que vai ter aumento de 30%.
 
Última edição:
Vai ter aumento e 3 ano na facul ganhando 6k/mês?

Você cursa no ITA? Qual matéria? Qual cursinho fez pra entrar? Ta valendo a pena?
 
Vai ter aumento e 3 ano na facul ganhando 6k/mês?
Sim, se vc escolher ativa vai ganhar 6k no 3 ano, no entanto vc precisa ficar no minimo 5 anos na FAB antes de pedir baixa. Mas da pra sair antes, so q tem multa, processo...


Você cursa no ITA? Qual matéria? Qual cursinho fez pra entrar? Ta valendo a pena?
Sim, faco engenharia mecanica aeronautica, mas os dois primeiros anos sao iguais pra todo mundo, que eh o curso fundamental. Eu to no primeiro ano.
Eu fiz a preparacao em fortaleza que eh o segundo maior polo de aprovacao no ITA, pra vc eu acho q eh melhor ir pro poliedro que eh mais perto de onde tu mora, alem de vc ja conhecer a cidade, pois o curso fica em SJC.
Sim, as possibilidades aqui dentro sao inumeras e o tratamento dado por muitas empresas e instituicoes de ensino estrangeiras eh diferenciado, pois eles sabem q o nivel aqui eh muito bom. A parte academica eh bem puxada e muito teorica, pelo menos durante o fundamental, mas existem atividades extras q vc pode se engajar.
 
Sim, se vc escolher ativa vai ganhar 6k no 3 ano, no entanto vc precisa ficar no minimo 5 anos na FAB antes de pedir baixa. Mas da pra sair antes, so q tem multa, processo...



Sim, faco engenharia mecanica aeronautica, mas os dois primeiros anos sao iguais pra todo mundo, que eh o curso fundamental. Eu to no primeiro ano.
Eu fiz a preparacao em fortaleza que eh o segundo maior polo de aprovacao no ITA, pra vc eu acho q eh melhor ir pro poliedro que eh mais perto de onde tu mora, alem de vc ja conhecer a cidade, pois o curso fica em SJC.
Sim, as possibilidades aqui dentro sao inumeras e o tratamento dado por muitas empresas e instituicoes de ensino estrangeiras eh diferenciado, pois eles sabem q o nivel aqui eh muito bom. A parte academica eh bem puxada e muito teorica, pelo menos durante o fundamental, mas existem atividades extras q vc pode se engajar.

Cara conta mais da sua experiência, rotina, como são as aulas, professores.

Tbm escolheria a mecânica...

Falando nisso, realmente tem olheiros de empresas tipo lockhead martin, boing, e tudo mais aí? Todo mundo sai lá no alto como dizem? Jamouviu falar de algum olheiro de HK, taurus, SW?
 
Cara conta mais da sua experiência, rotina, como são as aulas, professores.

Tbm escolheria a mecânica...

Falando nisso, realmente tem olheiros de empresas tipo lockhead martin, boing, e tudo mais aí? Todo mundo sai lá no alto como dizem? Jamouviu falar de algum olheiro de HK, taurus, SW?
Quanto a primeira parte me manda uma mp que eu prefiro falar em privado.
Quanto a segundo parte:
Aqui no ITA ocorrem diversos processos seletivos, muitas vezes diferenciado em relacao as outras faculdades, principalmente quando algum peixe grande da empresa eh iteano. Fora que o proprio nome ITA tem um peso muito grande.
Tanto eh q muita gente abre mao do salario de primeiro tenente (aqui o cara sai ja como primeiro tenente) q eh na faixa de uns 5.5k pra ir pra iniciativa privada, ou para algum orgao ou empresa publica, mesmo tendo q pagar uma multa de aprox 80k. Um colega meu que estudou na poli (ta no ita agora) disse q a media de salario dos engenheiros q se formam lah eh por volta dos 3.5k.
Sem contar as oportunidades de intercambio, ainda mais agora, com essa associacao com o MIT q parece ser bastante promissora.
Eu particularmente nunca vi nenhum processo seletivo da boeing nem da lockhead martin aqui, ate pq elas nao tem nenhuma fabrica nem fazem R&D aqui. No entanto isso nao quer dizer q nao tenha, pq a sondagem das empresas so acontece normalmente nos 3 ultimos anos de curso, sem falar q vc pode ir pro MIT onde certamente as empresas de aviacao americanas tao de olho. Mas algumas empresas fazem palestras liberadas onde explicam o processo seletivo, alem de colocarem cartazes, entao quem ta no primeiro ano termina conhecendo alguma coisa.
Em relacao a empresas de armas ja eh mais coisa do ime q tem um curso de engenharia mecanica de armamento, a do ITA eh focada na aeronautica. Mas nada impede de vc trabalhar em uma empresa dessas, ate porque eles devem contratar muitos engenheiros mecanicos convencionais.
Como vc gosta de armas entao pelo menos uma parte do CPOR vai ser interessante, a pratica de tiro, onde nos atiramos com uma PT92 e um HK33. Eu particularmente tambem sou fanatico por armas, embora eu nao pretenda trabalhar com isso.
Depois me envia uma mp pra eu falar melhor da rotina, preparacao, nivel das aulas e a vida de modo geral.
 
Mas se eu escolhesse não seguir a carreira militar (ganhando aquele salário imenso) e fizesse os 3 últimos anos normalmente, eu tenho que pagar multa?

Essa parte dos intercâmbios que estou de olho também, ainda mais MIT. :lindo:

Se você também gosta do assunto, como é o salário na carreira de engenheiro bélico?
 
Mas se eu escolhesse não seguir a carreira militar (ganhando aquele salário imenso) e fizesse os 3 últimos anos normalmente, eu tenho que pagar multa?

Essa parte dos intercâmbios que estou de olho também, ainda mais MIT. :lindo:

Se você também gosta do assunto, como é o salário na carreira de engenheiro bélico?
Vc so tem q pagar multa se optar entrar para a faba no comeco do terceiro ano. Se vc escolher ser civil nao vai ter nenhum vinculo com a fab.
Nao tenho a menor ideia de quanto ganha um engenheiro belico, mas um cara q vai pra embraer ganha por volta de 6k no comeco de carreira.
 
Previsão de carreira nesse caso seria até o que? Diretor executivo?
 
Previsão de carreira nesse caso seria até o que? Diretor executivo?
Voce ta falando da embraer?
O CEO de la eh iteano.
De muitas outras empresas, desde bancos ate a monsanto, tem ou tiveram CEO iteanos.
 
Um colega meu que estudou na poli (ta no ita agora) disse q a media de salario dos engenheiros q se formam lah eh por volta dos 3.5k.

Li o resto por cima, mas isso me chamou atenção.. não quero entrar em grandes méritos/argumentos - mas posso te afirmar com 100% de certeza que seu colega está errado, a não ser que ele incluiu a galera que esta viajando pelo mundo/não tem salário/não trabalha nessa "média". Ainda tem o fato que essa "média" é bem próxima ao piso da categoria.
Se eu não me engano (nunca verifiquei a fundo), o piso é por volta de 3.000 reais pra regime de 30h por semana e 4.500 pra 40h por semana.

Experiência pessoal: Sou Politécnico formado (Civil) e dos meus colegas nunca vi ninguém recebendo nem perto do piso.
Da turma da civil os menores salários estavam em torno de 80mil por ano de saída.

Claro que há exceções, mas dizer que a média de salário de saída de um politécnico é 3.500 é um completo absurdo, ela ser praticamente igual ao piso da categoria não tem lógica alguma... só da minha turma 10 foram direto pra Austrália (BHP Billiton) com salário em torno de 90.000CAD por ano.

Eu pessoalmente não ligo muito pra salário (prezo bem mais qualidade de vida), só quis dividir alguns fatos caso alguém esteja interessado em entrar pro inferno/poli/navio pirata (10 piratas pra cada canhão).

*edit*: não quero criar discussão nenhuma ITA x POLI (obviamente) - eu nunca teria entrado no ITA, rs.. a POLI em si já é um inferno e perdi muito da minha vida social ao longo da faculdade... acho que é por isso que falta engenheiro no Brasil hehe.

Sds.
 
Última edição:
Pessoal que fez Unicamp acertou quanto? Quero ter uma ideia se fui bem...
 
Li o resto por cima, mas isso me chamou atenção.. não quero entrar em grandes méritos/argumentos - mas posso te afirmar com 100% de certeza que seu colega está errado, a não ser que ele incluiu a galera que esta viajando pelo mundo/não tem salário/não trabalha nessa "média". Ainda tem o fato que essa "média" é bem próxima ao piso da categoria. Se eu não me engano (nunca verifiquei a fundo), o piso é por volta de 3.000 reais pra regime de 30h por semana e 4.500 pra 40h por semana.Experiência pessoal: Sou Politécnico formado (Civil) e dos meus colegas nunca vi ninguém recebendo nem perto do piso. Da turma da civil os menores salários estavam em torno de 80mil por ano de saída.Claro que há exceções, mas dizer que a média de salário de saída de um politécnico é 3.500 é um completo absurdo, ela ser praticamente igual ao piso da categoria não tem lógica alguma... só da minha turma 10 foram direto pra Austrália (BHP Billiton) com salário em torno de 90.000CAD por ano.Eu pessoalmente não ligo muito pra salário (prezo bem mais qualidade de vida), só quis dividir alguns fatos caso alguém esteja interessado em entrar pro inferno/poli/navio pirata (10 piratas pra cada canhão).*edit*: não quero criar discussão nenhuma ITA x POLI (obviamente) - eu nunca teria entrado no ITA, rs.. a POLI em si já é um inferno e perdi muito da minha vida social ao longo da faculdade... acho que é por isso que falta engenheiro no Brasil hehe.Sds.
Pra entrar na poli é enem + fuvest? Qual a media das duas que é necessário?Inferno = ITA? Navio pirata é o que?
 
Pra entrar na poli é enem + fuvest? Qual a media das duas que é necessário?Inferno = ITA? Navio pirata é o que?

Entrei em 2006, era enem+fuvest.. no meu tempo era diferente, enem valia só pra ajudar e fuvest era 100 questões, não sei como é agora!
Inferno/navio pirata => qualquer faculdade de engenharia! Só tem canhão e um monte de pirata em cima.... (tirando a Caaso que tem um monte de gostosas).

EDIT: Então, no meu ano tirei 83 na primeira fase (de 100 questões), foi 59 o corte. A nota final do vestibular contava a 1a e a 2a fase, com alguns pesos (a 1a fase valia bastante). Realmente não sei como é hoje em dia.
Agora a FUVEST tá um pouco mais fácil, dúvido que a nota de corte da POLI passe de 60 questões (pelo menos pra civil e ambiental, já que agora ta separado).

Se você um dia quiser visitar a Poli me da um toque, até da pra "invadir" umas aulas, rs.
 
Última edição:
Entrei em 2006, era enem+fuvest.. no meu tempo era diferente, enem valia só pra ajudar e fuvest era 100 questões, não sei como é agora!
Inferno/navio pirata => qualquer faculdade de engenharia! Só tem canhão e um monte de pirata em cima.... (tirando a Caaso que tem um monte de gostosas).

EDIT: Então, no meu ano tirei 83 na primeira fase (de 100 questões), foi 59 o corte. A nota final do vestibular contava a 1a e a 2a fase, com alguns pesos (a 1a fase valia bastante). Realmente não sei como é hoje em dia.
Agora a FUVEST tá um pouco mais fácil, dúvido que a nota de corte da POLI passe de 60 questões (pelo menos pra civil e ambiental, já que agora ta separado).

Se você um dia quiser visitar a Poli me da um toque, até da pra "invadir" umas aulas, rs.

Engenharia química, ambiental etc não é esse navio pirata não :haha:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo