Vestibulares - [ TÓPICO DEDICADO ] =)

Eu sou da opinião que a não ser que você já se considere velho demais (apesar de que eu acho que 20~21 anos não seja velho) ou não consiga mais fazer cursinho (não fiz e pretendo nem fazer, mas imagino que não seja fácil) você DEVE correr atrás dos seus sonhos. Não se contente com pouco. Se quer uma USP, UNICAMP, UNESP ou alguma federal vá atrás disso.

Você tem que estar realizado naquilo que esta fazendo! Fazer particular já pensando que esta fazendo uma faculdade pior por não ter passado em uma melhor não é, nem de perto, a melhor forma de começar a estudar sobre a profissão que exercerá o resto da vida!

O que são 3~4 anos para decidir e conseguir o que quer perto de 30~35 exercendo uma profissão que você não gosta, ou que não se sente realizado?

Como bem colocado pelo Folk: VÁ A LUTA!

---------------------------------------------------

Pessoal, alguém aqui já pensou em fazer duas faculdades ao mesmo tempo?

Eu vou Engenharia de Produção na UFPR de Jandaia do Sul,* o campus ainda não abriu e, sendo assim, teremos aula no campus de uma faculdade particular, porém com os docentes da UFPR.

Eu vi que nessa faculdade (FAFIJAN - Faculdade de Jandaia do Sul, btw) tem o curso de Letras (Português-Espanhol e Português-Inglês) e eu quero muito fazer um curso de Letras. O curso têm 3 anos de duração.

Estava pensando em ano que vem prestar o vestibular dessa FAFIJAN para um dos dois cursos de Letras e fazer JUNTO com Engenharia de Produção.

Letras é matutino e produção é vespertino. Mesmo que eu comece Letras ano que vem, terminarei um ano antes do curso de produção acabar. :lindo:

Vocês acham que eu estou completamente louco, ou pode ser que dê certo?

Eu vejo amigo meu que está fazendo Relações Internacionais com Direito, por exemplo. Mas cursos tão opostos assim eu nunca vi. :(

Não tenho medo de estudar, já vou avisar isso.

Valeu pessoal!

*Sim, a cidade tem menos de 30 mil habitantes, porém ela fica a 50~60 km de Londrina, onde estou passando mais tempo graças ao meu pai que mora lá do que em Marília.
 
Eu sou da opinião que a não ser que você já se considere velho demais (apesar de que eu acho que 20~21 anos não seja velho) ou não consiga mais fazer cursinho (não fiz e pretendo nem fazer, mas imagino que não seja fácil) você DEVE correr atrás dos seus sonhos. Não se contente com pouco. Se quer uma USP, UNICAMP, UNESP ou alguma federal vá atrás disso.

Você tem que estar realizado naquilo que esta fazendo! Fazer particular já pensando que esta fazendo uma faculdade pior por não ter passado em uma melhor não é, nem de perto, a melhor forma de começar a estudar sobre a profissão que exercerá o resto da vida!

O que são 3~4 anos para decidir e conseguir o que quer perto de 30~35 exercendo uma profissão que você não gosta, ou que não se sente realizado?

Como bem colocado pelo Folk: VÁ A LUTA!

Muito bem colocado!
Não desistam de fazer uma faculdade pública porque não passou de primeira. Sempre tem o próximo ano para você se esforçar mais.
Minha namorada terminou um curso de Moda, está com 25 anos nas costas e passou para Engenharia de Materiais na USP São Carlos, que não tem nada ver com Moda. Ela está mais que de parabéns. Foi atrás do sonho e conseguiu.

Todos aqui têm a mesma capacidade, basta ir atrás.
 
vlw pelas postagens,bom vou tentar mais um ,so espero q esse seja o ultimo.

vai faze em são paulo?
vou segunda na faculdade pra vê se é direito mesmo que eu quero, começou no dia 27 mas nem fui até hoje :coolface:.
até maio eu garanto que eu fico, se eu gostar mesmo de direito final do ano eu tento largo são francisco ou tento uma FEA pra noite e tento mata dois.

tem muita gente feliz indo pra uma Mackenzie ou PUC, mas é fod@, pra mim mesmo só me deu desanimo...:feelbad:
 
Eu sou da opinião que a não ser que você já se considere velho demais (apesar de que eu acho que 20~21 anos não seja velho) ou não consiga mais fazer cursinho (não fiz e pretendo nem fazer, mas imagino que não seja fácil) você DEVE correr atrás dos seus sonhos. Não se contente com pouco. Se quer uma USP, UNICAMP, UNESP ou alguma federal vá atrás disso. Você tem que estar realizado naquilo que esta fazendo! Fazer particular já pensando que esta fazendo uma faculdade pior por não ter passado em uma melhor não é, nem de perto, a melhor forma de começar a estudar sobre a profissão que exercerá o resto da vida!O que são 3~4 anos para decidir e conseguir o que quer perto de 30~35 exercendo uma profissão que você não gosta, ou que não se sente realizado?Como bem colocado pelo Folk: VÁ A LUTA!---------------------------------------------------Pessoal, alguém aqui já pensou em fazer duas faculdades ao mesmo tempo?Eu vou Engenharia de Produção na UFPR de Jandaia do Sul,* o campus ainda não abriu e, sendo assim, teremos aula no campus de uma faculdade particular, porém com os docentes da UFPR.Eu vi que nessa faculdade (FAFIJAN - Faculdade de Jandaia do Sul, btw) tem o curso de Letras (Português-Espanhol e Português-Inglês) e eu quero muito fazer um curso de Letras. O curso têm 3 anos de duração.Estava pensando em ano que vem prestar o vestibular dessa FAFIJAN para um dos dois cursos de Letras e fazer JUNTO com Engenharia de Produção.Letras é matutino e produção é vespertino. Mesmo que eu comece Letras ano que vem, terminarei um ano antes do curso de produção acabar. :lindo:Vocês acham que eu estou completamente louco, ou pode ser que dê certo?Eu vejo amigo meu que está fazendo Relações Internacionais com Direito, por exemplo. Mas cursos tão opostos assim eu nunca vi. :(Não tenho medo de estudar, já vou avisar isso.Valeu pessoal!*Sim, a cidade tem menos de 30 mil habitantes, porém ela fica a 50~60 km de Londrina, onde estou passando mais tempo graças ao meu pai que mora lá do que em Marília.
axo meio complicado 2 ao msm tempo,ainda mais eng e outro curso com nd em comummas letras em particulares é mt ruim pelo q ouvi dizer(segundo prof meus de cursinho),chegando a ter cursos q vc vai ver menos coisa até q 3º ou cursinho dependendo até.pq pensa,letras é um curso "tranquilo" pra passar em uma publica,entaum o nivel de quem faz particular deve ser bem baixo
 
vai faze em são paulo?vou segunda na faculdade pra vê se é direito mesmo que eu quero, começou no dia 27 mas nem fui até hoje :coolface:.até maio eu garanto que eu fico, se eu gostar mesmo de direito final do ano eu tento largo são francisco ou tento uma FEA pra noite e tento mata dois.tem muita gente feliz indo pra uma Mackenzie ou PUC, mas é fod@, pra mim mesmo só me deu desanimo...:feelbad:
interior de sp,rib preto ...mas boa sorte ai,faça o q tu realmente quer,direito é um curso q tem mt gente q larga la pra metade final do curso,pq o começo é bem tranquilo e legal até(pelo q ouvi)
 
axo meio complicado 2 ao msm tempo,ainda mais eng e outro curso com nd em comummas letras em particulares é mt ruim pelo q ouvi dizer(segundo prof meus de cursinho),chegando a ter cursos q vc vai ver menos coisa até q 3º ou cursinho dependendo até.pq pensa,letras é um curso "tranquilo" pra passar em uma publica,entaum o nivel de quem faz particular deve ser bem baixo

Pois é, mas eu queria fazer mesmo pela oportunidade de fazer as duas ao mesmo tempo.

Ou eu posso fazer Produção e depois Letras na UEL (certeza que eu passo porque teve até vagas que sobraram esse ano). Mas ai seria 5 anos de Produção + 4 de Letras. E o problema nisso é que eu já queria trabalhar e me dedicar ao trabalho. Trabalhar bem e fazer faculdade pública ao mesmo tempo é mais difícil que duas faculdades. Já que assim que eu terminar Produção eu vou trabalhar pra formar carreira MESMO.:feelbad:

Sem pressa, vou ver como funciona essa FAFIJAN, se é uma boa faculdade e tal, se for eu faço Letras lá mesmo, caos contrário farei na UEL (que não é perfeita, mas também não é ruim).

Valeu cara!
 
Eu vou Engenharia de Produção na UFPR de Jandaia do Sul,* o campus ainda não abriu e, sendo assim, teremos aula no campus de uma faculdade particular, porém com os docentes da UFPR.

Poh@, maluco, era pra eu estudar junto com vc, mas barraram minha matrícula pq exigiam o certificado de conclusão do ensino médio e o histórico escolar, e minha escola, alegando q não possuía tais documentos prontos, entregou somente declarações q eu tinha concluído o ensino médio, o q eles n aceitaram :feelbad: aconteceu a msm coisa com um maluco aqui da cidade q era de uma escola particular; os diretores tentaram negociar depois do ocorrido, sobre mandar versões por fax ou etc, mas o diretor da UFPR não permitiu e disse q n era possivel realizar a matrícula, agr to aqui esperando rodar a lista de espera da UTFPR
 
Poh@, maluco, era pra eu estudar junto com vc, mas barraram minha matrícula pq exigiam o certificado de conclusão do ensino médio e o histórico escolar, e minha escola, alegando q não possuía tais documentos prontos, entregou somente declarações q eu tinha concluído o ensino médio, o q eles n aceitaram :feelbad: aconteceu a msm coisa com um maluco aqui da cidade q era de uma escola particular; os diretores tentaram negociar depois do ocorrido, sobre mandar versões por fax ou etc, mas o diretor da UFPR não permitiu e disse q n era possivel realizar a matrícula, agr to aqui esperando rodar a lista de espera da UTFPR

Nossa velho, que *****!

Espero que consiga na UTFPR.

Boa sorte!
 
interior de sp,rib preto ...mas boa sorte ai,faça o q tu realmente quer,direito é um curso q tem mt gente q larga la pra metade final do curso,pq o começo é bem tranquilo e legal até(pelo q ouvi)


fod@, já vi historia de cara que larga la pro final mesmo, tinha até um prof do cursinho que falou de outro professor que largou o curso do largo são francisco no ultimo ano e foi fazer letra e dar aula de literatura :poker:, se bem que eu já vi de tudo até cara larga o ITA :lol2:.

eu pretendo avaliar o lugar e o pessoal, fazer um teste até maio e até la eu tiro minhas conclusões sobre oque eu acho e se não gostar, ainda da tempo de tentar outra coisa e fazer de novo prova de bolsa :haha:.
 
Estou com uma grande dúvida.
Consegui uma bolsa no prouni para o curso que quero (Eng. Mecânica), mas a faculdade não é tão boa e passei em matemática na federal.
O que fazer ? Faço o que quero em uma faculdade fraca e tento passar em outra esse ano ou faço matemática em uma boa faculdade para tentar uma transferência de curso \ passar no vestibular em Eng.Mecânica esse ano ?

Depende. Você possui condição financeira de terminar uma faculdade e depois procurar uma que realmente queira na sua profissão? Pois, se eu não me engano, o nível salarial para formado em matemática (docente) é baixo. Você consegue sobreviver com isso? Eu conheci um caso, de uma aluna, que ganhou bolsa, pelo SISU, na UTFPR, para cursar matemática. Ela fez um ano e avançou nesse quesito. Contudo, não foi o que realmente ela queria, mas como seu nível avançou, ela prestou novamente vestibular e passou em Eng. de Produção na federal. Ou seja, além de aperfeiçoar seu conhecimento, conseguiu continuar tentando vestibular até descobrir o que realmente queria e avançar. Ela deve começar esse ano o curso.

Afinal, particularmente, eu não trocaria uma federal por nada. Você pode terminar o curso, ou pode cursar e prestar vestibular em outro curso, desde que priorize a excelência do ensino. Algo que, a meu ver, somente federal possui. Há faculdades particulares realmente muito boas, mas como são minoria e exige do aluno sempre buscar algo além do que é oferecido, mas nem sempre sabemos se o mesmo terá orientação para isso, eu indicaria continuar tentando federal.
 
Cada vez mais perto do grande dia (primeiro dia na universidade), agora é se preparar, caprichar no ENEM esse ano estudar no instituto cervantes e tentar o ciência sem fronteiras, se não der em 2015 tento em 2016 e por ai vai!
 
Poh@, maluco, era pra eu estudar junto com vc, mas barraram minha matrícula pq exigiam o certificado de conclusão do ensino médio e o histórico escolar, e minha escola, alegando q não possuía tais documentos prontos, entregou somente declarações q eu tinha concluído o ensino médio, o q eles n aceitaram :feelbad: aconteceu a msm coisa com um maluco aqui da cidade q era de uma escola particular; os diretores tentaram negociar depois do ocorrido, sobre mandar versões por fax ou etc, mas o diretor da UFPR não permitiu e disse q n era possivel realizar a matrícula, agr to aqui esperando rodar a lista de espera da UTFPR

sério,eu teria quebrado o nariz do diretor
iria me arrepender,mas faria :bwahaha:
 
fod@, já vi historia de cara que larga la pro final mesmo, tinha até um prof do cursinho que falou de outro professor que largou o curso do largo são francisco no ultimo ano e foi fazer letra e dar aula de literatura :poker:, se bem que eu já vi de tudo até cara larga o ITA :lol2:.

eu pretendo avaliar o lugar e o pessoal, fazer um teste até maio e até la eu tiro minhas conclusões sobre oque eu acho e se não gostar, ainda da tempo de tentar outra coisa e fazer de novo prova de bolsa :haha:.

tenho 1 prof q fez medicina(usp rp)pq o pai quis,dps passou direto sem estudar no ita,largou pq n gosto e fez fisica-usp sanca:haha::haha::haha::haha::haha::haha::haha:
 
Cada vez mais perto do grande dia (primeiro dia na universidade), agora é se preparar, caprichar no ENEM esse ano estudar no instituto cervantes e tentar o ciência sem fronteiras, se não der em 2015 tento em 2016 e por ai vai!
vou me matar também pra conseguir o ciências sem fronteiras!!!
 
tenho 1 prof q fez medicina(usp rp)pq o pai quis,dps passou direto sem estudar no ita,largou pq n gosto e fez fisica-usp sanca:haha::haha::haha::haha::haha::haha::haha:

Cara, amigo do meu tio que é médico foi parecido com isso... Os pais dele queriam que ele fizesse medicina, ele fez e se formou. Entregou o diploma ao pai e foi fazer faculdade de química :poker::poker:
Minha situação é meio complicada também, queriam que eu fizesse medicina. Como minha pontuação não chegou nem perto da necessária, começaram a me forçar a entrar no curso que desse :chan: Se fosse por mim eu faria cursinho novamente esse ano, mas já que é assim farei a facul e estudarei pro ENEM ao mesmo tempo :challenge::challenge:
 
tenho um amigo que ano passado quando chegou perto das inscrições os pais não queriam pagar porque descobriram que o cara não ia mais prestar medicina e sim engenharia química, depois de um sufoco pagaram tudo e falaram pra prestar unifesp (medicina), mlk esfregou na cara dos pais, passo la mas vai pra poli :bwahaha:.
tem gente que é diferenciado mesmo, só precisa escolher, dava pra ver o nível do cara.
 
vou me matar também pra conseguir o ciências sem fronteiras!!!
Pelo que eu andei vendo não é tão difícil (dependendo do país onde você quer ir).
Quero tentar a Espanha e você?
 
vou me matar também pra conseguir o ciências sem fronteiras!!!

É barbada, eu não fui pra China por causa que mudei de faculdade e daí nao deu pra transferir a bolsa.
Mas é muito facil, fora que para varios lugares te pagam a proficiencia
 
Pelo que eu andei vendo não é tão difícil (dependendo do país onde você quer ir).
Quero tentar a Espanha e você?
não vi as faculdades ainda, mas tenho em mente EUA, Japão e Europa, pois acho que esses lugares tem mais a ver com ciências da computação.
mas não entendi muito bem, vou ter que refazer o ENEM, ou é uma prova nível superior?
outro dia, na biblioteca do cursinho achei uma revista que tinha uma matéria imensa sobre o ciências sem fronteiras, e tem muita burocracia, além do que, uma menina que foi para a Inglaterra desembolsou uma bela grana...
 
Última edição:
Alguém passou na POLI??

Se sim, quer comprar meus livros do biênio? Tenho praticamente metade dos livros necessários para o biênio (os dois primeiros anos: o inferno) e quero vendê-los, pois estou no quarto ano. Faço um preço camarada.
 
não vi as faculdades ainda, mas tenho em mente EUA, Japão e Europa, pois acho que esses lugares tem mais a ver com ciências da computação.
mas não entendi muito bem, vou ter que refazer o ENEM, ou é uma prova nível superior?
outro dia, na biblioteca do cursinho achei uma revista que tinha uma matéria imensa sobre o ciências sem fronteiras, e tem muita burocracia, além do que, uma menina que foi para a Inglaterra desembolsou uma bela grana...
Primeiro refaz o ENEM é tem que ter nota média maior que 600 pontos.
Depois faz-se uma prova especifica do idioma do país que você quer ir.
Por ultimo é só a correria normal para conseguir visto etc...
Pelo menos foi isso que eu vi.
 
Primeiro refaz o ENEM é tem que ter nota média maior que 600 pontos.
Depois faz-se uma prova especifica do idioma do país que você quer ir.
Por ultimo é só a correria normal para conseguir visto etc...
Pelo menos foi isso que eu vi.
hmm....
então vou ter que correr com o inglês!
 
hmm....
então vou ter que correr com o inglês!
E eu do Espanhol :haha:
Vou fazer o curso que eles pedem (acho que é B1) lá no instituto cervantes ainda esse ano.
 
Pena não ter CsF para cursos de humanas :forever:.



Vou começar a estudar inglês e espanhol com mais afinco, recomendam algum livro bom(pode ser de gramática, interpretação...)?

Em Inglês sou intermediário, consigo ler e entender corretamente textos e tbm filmes com vocabulários "normais", quando começa linguagem rebuscada ou gírias de mano me perco todo :haha:. Preciso melhorar bastante a gramática.

Espanhol estou entre básico~intermediário. Objetivo é em até 3 anos ficar bem fera nestes dois idiomas e após isso estudar francês e alemão(adoro italiano, mas não teria utilidade pratica nenhuma pra mim).
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo