Vestibulares - [ TÓPICO DEDICADO ] =)

Então... acho que é mais de uma coisa, eu acho!

Um tempo atrás, as Fatecs estavam com problemas de dinheiro, greve de alguns professores pela falta de pagamento, o índice do nível dos graduados havia caído tb, mas sei lá, são só notícias que estavam sendo publicadas na época.

Provavelmente com a "fama" do ENEM, muita gente prefere o bacharelado ao técnico. O técnico ainda é visto com certo preconceito, isso pq o técnico é considerado um curso superior, o que deveria aumentar a procura por esse tipo de curso.

Mas não é o acontece. Provavelmente o número de inscritos devem ter caído demais, já não era muito grande, agora deve ser pior! E a mão de obra especializada como a técnica tem uma demanda muito maior que a de bacharel, que de forma geral está sobrando em todos os cursos!

São suposições, o que é ou não verdade, só perguntando pra alguém lá dentro!
Realmente, eu tenho um conhecido que trabalha em uma Fatec e ele estava
pedindo pros amigos fazerem inscrições, apenas inscrições em certos cursos
pra não fechar. A falta de candidatos está enorme.
 
Direito na PUC ou Mackenzie dá futuro?

É mais fácil perguntar, se algum curso superior dá futuro, hoje em dia o nível de ensino caiu em todos os cursos, tanto particular como público!

O Mackenzie já foi melhor, e já teve um nome mais forte no mercado! Tempos que era a principal instituição de Direito no ensino particular! Hoje a FGV tem um nome significativo, apesar de ser o dobro ou o triplo do valor da mensalidade!

A PUC pra mim é um mistério, a estrutura é fraca, metade dos alunos são vagabundos e o cheiro de maconha lá dentro é insuportável! Mas todo mundo que eu conheço que estudou lá tem emprego, e tem empregos relativamente bons! Não sei se é o networking, se é o conceito que a Universidade tem no mercado!

A estrutura do Mackenzie não é lá essas coisas tb, é um pouco melhor! E Direito é um dos carros-chefes da instituição, ao lado de Arquitetura que teve uns tempos nebulosos que o MEC bloqueou as matriculas durante um tempo! Não sei exatamente ao certo, dizem que foi por causa do resultado baixíssimo no ENADE, tem gente que disse que os aluno boicotaram o ENADE.

Depois de uns 6 meses o MEC liberou de novo as matriculas, mas pegou mal pra caramba!

A própria seleção que era, até rigorosa pra uma particular, decaiu demais! Hoje existe N listas de chamadas! Vão até lotar a sala, literalmente! Isso pra todos os cursos!

Não é como antes, que o mínimo é 40 alunos, se não tiver até a lista x, fechamos a turma! Agora é até fechar a turma e vai chamando sem parar, até chegar lá pra abril.

Entre as duas, talvez, hoje, eu escolheria a PUC. Mesmo sendo um antro de maconheiros, mas o mercado parece não ligar muito pra isso! Mas em todo caso o Mackenzie não é uma escolha ruim, ainda mais em Direito.

Mas tentaria Direito na UNESP, mesmo sendo um curso meio novo, parece que não é antigo!
 
Realmente, eu tenho um conhecido que trabalha em uma Fatec e ele estava
pedindo pros amigos fazerem inscrições, apenas inscrições em certos cursos
pra não fechar. A falta de candidatos está enorme.

caralho, tenso em! se tivesse algum curso de química ou biologia, até faria! Mas como o foco é exata, engenharia e tals, uma pena!
 
Parece que as notas do ENEM só na primeira semana de janeiro mesmo porque segunda semana de janeiro tem o SISU...
 
Resultado do ENEM sai dia 08 de janeiro.
 
Odonto ainda é uma boa ou o mercado está saturado demais?
A cada esquina tem uma clínica...
Será que é difícil tirar pelo menos uns 17k com uma clínica?
 
Será que é difícil tirar pelo menos uns 17k com uma clínica?
Me apresente um curso onde não seja difícil ganhar 17k exceto medicina.

Aliás, até medicina é necessário um certo esforço para ganhar 17k.
 
Me apresente um curso onde não seja difícil ganhar 17k exceto medicina.

Aliás, até medicina é necessário um certo esforço para ganhar 17k.
Já conheci muito dentista com carrão de 150k+ e vários relatos dos profissionais
com salários na base dos 17-25k mensais.

A questão é o medo de investir na profissão com a crescente demanda.
 
Odonto ainda é uma boa ou o mercado está saturado demais?
A cada esquina tem uma clínica...
Será que é difícil tirar pelo menos uns 17k com uma clínica?

Se fosse depender disso, todos os curso de direito do brasil deveriam ser fechados.

Hoje em dia voce balança uma arvore caem 2 guitarristas, um simeó e 17 advogados. Toda faculdade tem pelo menos 2 ou 3 cursos de direito, se você entra no site do pedidos já, se você pedir errado você vira bacharel em direto.

O que eu tô querendo dizer é, todo ano centenas de advogados (exemplo aleatório) se formam, e por consequência "enchem o mercado”, e nem por isso você vê medias de cad/vag. decaírem, o que significa que esse negocio de “a o mercado esta cheio, então por isso vou fazer outro curso”, é algo totalmente imprevisível.

E sobre odonto, de longe é um dos cursos mais promissores, dificilmente você ficara desempregado, mas ganhar 17k, só com a sua própria clinica mesmo. E no brasil abrir uma empresa é uma merda, fora os clientes que tu vai precisar, caso tu não tenha contatos, fica realmente difícil, mas isso é uma escolha pessoal.

Faço curso pre-vestibular, e a maioria da galera que ia pra medicina, migrou pra odonto.
 
Última edição:
Já conheci muito dentista com carrão de 150k+ e vários relatos dos profissionais
com salários na base dos 17-25k mensais.

A questão é o medo de investir na profissão com a crescente demanda.

Acho que você não entendeu.

Sim é possível. Mas não, não é fácil. Tenho duas dentistas na família ambas levam vidas confortáveis mas não chegam nem perto de ganhar 17k. Se há dentistas que ganham 17k? Com certeza, até mais que isso. É fácil? Não, é a maioria? Também não.

Essa pergunta de "com determinado curso dá para ganhar x?" só pode ser respondida com outra pergunta: "Como você pretende ganhar x depois de se formar?".
 
Se fosse depender disso, todos os curso de direito do brasil deveriam ser fechados.

Hoje em dia voce balança uma arvore caem 2 guitarristas, um simeó e 17 advogados. Toda faculdade tem pelo menos 2 ou 3 cursos de direito, se você entra no site do pedidos já, se você pedir errado você vira bacharel em direto.

O que eu tô querendo dizer é, todo ano centenas de advogados (exemplo aleatório) se formam, e por consequência "enchem o mercado”, e nem por isso você vê medias de cad/vag. decaírem, o que significa que esse negocio de “a o mercado esta cheio, então por isso vou fazer outro curso”, é algo totalmente imprevisível.

E sobre odonto, de longe é um dos cursos mais promissores, dificilmente você ficara desempregado, mas ganhar 17k, só com a sua própria clinica mesmo. E no brasil abrir uma empresa é uma merda, fora os clientes que tu vai precisar, caso tu não tenha contatos, fica realmente difícil, mas isso é uma escolha pessoal.

Faço curso pre-vestibular, e a maioria da galera que ia pra medicina, trocou por odonto.
No caso do direito é só se empenhar nos estudos e passar num concurso que tira os 17k.
Agora, odonto, no máximo abrir a clínica e depender de fama, algo que é bem subjetivo.
 
Aos que manjam de direito e já conhecem a área, poderiam me dizer se cursos federais de outros estados tem reconhecimento em SP(ou qualquer outro estado fora o da universidade)? Atualmente estou prestando segunda fase Fudest pra FDUSP, mas caso não passe gostaria de apelar pra UFRJ ou UFRGS(onde passei ano passado). Tenho mais segurança na UFRJ pois ela ainda está no Sudeste, e é bem famosinha até em São Paulo, já a UFRGS(que é o meu principal foco) é meio duvidosa, quando pergunto pro pessoal eles costumam fazer aquela cara de "ham, onde é isso?"...

No mesmo assunto das federais, e estaduais, gostaria de saber a opinião do pessoal sobre o RUF(peço perdão de não acompanhar o tópico, com certeza ele já foi mencionado hora ou outra). Tenho a impressão de que do décimo pro primeiro colocado a única diferença gritante é o favoritismo do empregador/empresa...
 
Técnico não é superior.

As Fatecs ofertam cursos de Tecnólogo, não técnico.

Sobre dentista, ouvi relatos que quem investiu em próteses faturam uma grana bruta. Eles não são apenas ótimos dentistas, mas também designers com uma pitada de programação e engenharia.



Moral da história: Não basta dominar apenas uma área do conhecimento para figurar entre os tops da profissão.
 
Me apresente um curso onde não seja difícil ganhar 17k exceto medicina.

Aliás, até medicina é necessário um certo esforço para ganhar 17k.

Verdade.O cara acha que se formou em medicina vai lá e tira 20k.Digo por conhecer parentes na área.Em capitais nenhum médico tira isso em início de carreira a não ser que tenha um bom QI.Pra ganhar isso tem que ir pro interior e trabalhar muito mais que 40 horas semanais.
É só pensar uma coisa que um primo que se formou a uns dois anos me falou:Se fosse fácil ganhar bem como médico em médios/grandes centros em início de carreira os concursos de residência (especialização) não eram cada vez mais concorridos.

No caso do direito é só se empenhar nos estudos e passar num concurso que tira os 17k.
Agora, odonto, no máximo abrir a clínica e depender de fama, algo que é bem subjetivo.

17k liquidos?Se prepare pra concursos com concorrência brutal.Não sou da área,mas pelo que me lembre concursos que pagam isso liquido só juiz e promotoria.Diria que vai brincando uns 5 anos pra passa em um concurso desses.Lembrando que tu concorre com filhos/parentes de desembargadores (nepotismo manda abraços).
Abrindo uma clínica de odonto até pode te dar um retorno bom,mas é aquela coisa:Você vai empreender numa área concorrida,sujeito a várias problemas como concorrência e até o próprio governo.
Sinceramente.Não é querendo desanimar,mas entre as duas áreas NO BRASIL acho mais válido investir em concurso.Vai do perfil de cada um.

Aos que manjam de direito e já conhecem a área, poderiam me dizer se cursos federais de outros estados tem reconhecimento em SP(ou qualquer outro estado fora o da universidade)? Atualmente estou prestando segunda fase Fudest pra FDUSP, mas caso não passe gostaria de apelar pra UFRJ ou UFRGS(onde passei ano passado). Tenho mais segurança na UFRJ pois ela ainda está no Sudeste, e é bem famosinha até em São Paulo, já a UFRGS(que é o meu principal foco) é meio duvidosa, quando pergunto pro pessoal eles costumam fazer aquela cara de "ham, onde é isso?"...

No mesmo assunto das federais, e estaduais, gostaria de saber a opinião do pessoal sobre o RUF(peço perdão de não acompanhar o tópico, com certeza ele já foi mencionado hora ou outra). Tenho a impressão de que do décimo pro primeiro colocado a única diferença gritante é o favoritismo do empregador/empresa...
Cara o reconhecimento da faculdade é mais regional aqui no Brasil.Aqui em POA a UFRGS tem um baita prestígio (equivalente a USP aí em SP).Agora se seu objetivo é só vir aqui pra fazer a faculdade e não quiser começar carreira aqui na região acho melhor ir tentado as faculdade aí em SP mesmo.
 
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 615.5
Ciências da Natureza e suas Tecnologias 558.1
Ciências Humanas e suas Tecnologias 683.3
Matemática e suas Tecnologias 696.8

e ai galera o que acham? será que consigo psicologia em alguma federal?

-edit
antes não tinha a nota da redação, agora fui lá e vi que tirei miseros 520, adeus qualquer federal :(
 
Última edição:
Aqui:
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 691, 8
Ciências da Natureza e suas Tecnologias 618, 4
Ciências Humanas e suas Tecnologias 688, 4
Matemática e suas Tecnologias 575, 7
Redação 720, 0
:thinking:
 
Fiquei com 740 de média e 784.2 com os pesos

Engenharia Mecânica UTFPR aí vou eu... (ou não) :isquero:
 
***** teve um cara ai que tirou mais de mil em matemática kkkkk...Uma coisa de quando fiz o enem em 2011 que estranhei, é que depois conferindo a prova na internet eu creio que tinha acertado algo entre 42 ou 43 de matemática, mas não tirei nem 750...O pessoal ai que tira +700 acerta quanto em média? Sei do super tri etc, mas quando vi na época achei que iria tirar uns 850~900 hahahaha não posso ter errado apenas 3 e levado apenas 750 certo? Devo estranhamento ter errado mais
 
Última edição:
Como que é que funciona os pesos?
Cada universidade estabelece um peso pra cada matéria dependendo do curso. O cálculo não passa de uma média ponderada.
 
***** teve um cara ai que tirou mais de mil em matemática kkkkk...Uma coisa de quando fiz o enem em 2011 que estranhei, é que depois conferindo a prova na internet eu creio que tinha acertado algo entre 42 ou 43 de matemática, mas não tirei nem 750...O pessoal ai que tira +700 acerta quanto em média? Sei do super tri etc, mas quando vi na época achei que iria tirar uns 850~900 hahahaha não posso ter errado apenas 3 e levado apenas 750 certo? Devo estranhamento ter errado mais

Acertei 37 de 45 e fiquei com 881,1 em mat.
 
Cada universidade estabelece um peso pra cada matéria dependendo do curso. O cálculo não passa de uma média ponderada.
Eu queria o da UTFPR mesmo, fiquei sabendo que tem eng. eletronica em uma cidade vizinha da minha (toledo), e curti bastante a grade, e creio eu que não conseguirei mecanica pela unioeste com essa nota.
 
Acertei 37 de 45 e fiquei com 881,1 em mat.
37 de 45?? Que que é isso, devo ter acertado nem 35 então, impossivel aauhauhhua, sou mais burro que pensava, errei na prova e depois errei pra conferir..Em 2011 tirei 740 e pouco e tinha certeza que tinha acertado 42 ou 43, sempre achei estranho mas como era só pra tirar o certificado de ensino médio nem liguei
 
Eu queria o da UTFPR mesmo, fiquei sabendo que tem eng. eletronica em uma cidade vizinha da minha (toledo), e curti bastante a grade, e creio eu que não conseguirei mecanica pela unioeste com essa nota.

UTFPR é peso 4 em mat e 2 em nat, resto tudo 1, daí é só fazer a média com pesos.
 
Meu melhor ENEM até agora

E olha que eu não estudei e nem vou usar para nada.

Linguagens e códigos: 707.5
Ciências da natureza e suas tecnologias: 771.1
Ciências humanas e suas tecnologias: 826.4
Matemática: 893.7
Redação: 900

Média simples: 819,74

Edit: Estranhamente acertei pouco mais ou pouco menos que alguns amigos e a nota variou bem. Chegou ao extremo de eu errar 4 a mais em matemática e ir com uma nota 50 pontos maior o_O
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo