Vestibulares - [ TÓPICO DEDICADO ] =)

Essa mesmo cara, só que eu queria a das chamadas, pra ver quanto tempo pra chegar até na minha posição e talz.
Mas essa lista fez com que eu ficasse de boa, só vou me dedicar essa semana que domingo tem vestiba da unioeste.
O pior é esperar até dia 4 de fevereiro pra ver se é chamado pra segunda chamada.
Para aqueles com mais experiência do sisu, maioria declara interesse pra segunda chamada ou só uma pequena parcela?

Mas cara a nota de corte no meu curso ficou em 691, pra abaixar tanto assim é porque muita gente desiste? tipo, muita mesmo?

E olha, fiz o sisu duas vezes contando com essa, e nas duas tive amigos que tentaram a segunda chamada sim, mas eram minoria, os outros desanimaram ou entraram em particular.
 
Mas cara a nota de corte no meu curso ficou em 691, pra abaixar tanto assim é porque muita gente desiste? tipo, muita mesmo?

E olha, fiz o sisu duas vezes contando com essa, e nas duas tive amigos que tentaram a segunda chamada sim, mas eram minoria, os outros desanimaram ou entraram em particular.
Acontece isso que voce citou, uns desistem e começam uma outra faculdade tanto particular ou publica, ai nao acompanha as chamadas e vai sobrando vaga.
 
Meus avós são afro-descendentes mas eu sou branco quase albino,
posso utilizar a lei de cotas para negros? Afinal, a genética é africana.

Por que voce usaria cotas se nāo é negro, ou voce se considera negro e por isso acha que tem o direito?

O que voce colocou no ultimo senso do IBGE, negro ou branco?

Realmente, esse tipo de coisa quem decide é voce, mas normalmente voce precisa provar.

Esse negocio de cotas é meio foda, conheço gente que tava na metade do curso de medicina e teve que largar (vulgo expulso) por conta disso. Isso tudo é um processo, e ao longo do curso eles ainda continuam avaliando, então não é o tipo de coisa que de para arriscar.
 
Os amigos sabem se o processo de cancelamento/saída do curso é demorado?

Existe algum tipo de comprovante que prove que você se desvinculou de tal universidade?

Tô numa situação meio foda aqui.
 
Os amigos sabem se o processo de cancelamento/saída do curso é demorado?

Existe algum tipo de comprovante que prove que você se desvinculou de tal universidade?

Tô numa situação meio foda aqui.

Hoje fui na minha antiga uni pedir desligamento. O atendente da secretária só pediu pra eu preencher um papel de solicitação do desligamento, e depois tive que ir na biblioteca pegar um "nada consta" pra provar que não tenho nenhuma dívida com a universidade. Ele disse que amanhã mesmo já estarei desligado do curso. A única coisa que vai demorar um pouco (3 dias úteis) vai ser pra eles me entregarem o programa de todas as disciplinas que eu cursei. Acho que no geral, é bem simples assim. Fiz tudo em uma tarde. Você pode ir na secretaria do seu curso e explicar caso tiver urgência.
 
Os amigos sabem se o processo de cancelamento/saída do curso é demorado?

Existe algum tipo de comprovante que prove que você se desvinculou de tal universidade?

Tô numa situação meio foda aqui.

Então, eu estava numa situação parecida. Mandei um documento por correio para cancelar uma matrícula, ainda não chegou.
Lendo o edital vi que é possível, caso você esteja matriculado em outro curso numa universidade pública, que a instituição atual cancele a matrícula mais antiga.
Meu amigo também falou que é assim que funciona. Meu outro curso se encontra trancado há 4 semestres letivos T_T.
 
Pois é, tomara que aqui o processo seja simples, como foi na universidade do Bruno. Amanhã entro com o pedido de desligamento.
 
Agora preciso autenticar as cópias. Foda vai ser pagar 4 reais aprox em cada folha.

Uai, não dá pra levar as originais e "autenticar" na hora apenas apresentando a original?
Lá na UnB rola assim.

EDIT:
retirado do edital do Cespe para ingresso na UnB pelo SISU:

"Observações:
- A autenticação das cópias poderá ser feita pelo Posto Avançado da SAA desde que sejam apresentados os respectivos
originais; "


Aqui passei tranquilo em engenharia de redes. Parte fácil já foi. Agora é saber quantas matérias vão faltar para eu me formar.

Screenshot_20160118_092202.png
 
Última edição:
Uai, não dá pra levar as originais e "autenticar" na hora apenas apresentando a original?
Lá na UnB rola assim.

Sim, poisé, eu estudava na UnB e sei disso. Liguei na UTFPR e o cara da secretaria não respondia minha pergunta e só ficava mandando eu ler o edital, daí larguei de mão. No edital eles pedem cópia autenticada, e não falam nada se eles autenticam levando o original. Não vou ter tempo de fazer isso lá em Curitiba, por isso vou autenticar logo aqui.
 
Sim, poisé, eu estudava na UnB e sei disso. Liguei na UTFPR e o cara da secretaria não respondia minha pergunta e só ficava mandando eu ler o edital, daí larguei de mão. No edital eles pedem cópia autenticada, e não falam nada se eles autenticam levando o original. Não vou ter tempo de fazer isso lá em Curitiba, por isso vou autenticar logo aqui.


Entendi. Se tivesse tempo, rolaria de ir logo sexta de manhã tentar só apresentar as originais lá e se recusassem, poderia autenticar as cópias à tarde e se matricular em seguida ou na segunda/terça.

Mas pelo jeito o trabalho que isso daria não vale a pena para economizar uns 30 reais.

Boa sorte lá! :D
 
Mandei a pergunta na ouvidoria da UFRJ.

"Prezado (a) candidato (a).
No ato da matrícula presencial você assinará um documento para cancelar a outra.(...)"
 
Colegas, como proceder?

No começo do ano passado passei pra S.I. na UFBA (apesar de não ter estudado pro enem e ter uma nota medíocre) mas não gostei do curso por fatores como ser noturno e um tanto recente, fundado em 2012, logo tinha alguns problemas, como uma ementa cheia de conteúdo aleatório. Então no meio do ano troquei pra Contábeis - 2015.2. Pela greve, só comecei as aulas semana passada. O problema é: também não gostei. É muito menos voltado pra área de trabalho como pensava e carregado de conteúdo político/administrativo.

Então, pensei em abandonar o curso, focar os estudos no ENEM 2016 full time (através do Descomplica pelo conteúdo programático + livros e materiais que baixei) pra garantir uma boa nota e poder escolher um curso como Engenharia Elétrica ou Ciência da Computação.

O meu peso de consciência é a questão de ficar mais um ano fora da faculdade, abandonar mais um curso e partir para o terceiro.

Alguém que já passou por situação semelhante pra dar um conselho? :)
 
Colegas, como proceder?

No começo do ano passado passei pra S.I. na UFBA (apesar de não ter estudado pro enem e ter uma nota medíocre) mas não gostei do curso por fatores como ser noturno e um tanto recente, fundado em 2012, logo tinha alguns problemas, como uma ementa cheia de conteúdo aleatório. Então no meio do ano troquei pra Contábeis - 2015.2. Pela greve, só comecei as aulas semana passada. O problema é: também não gostei. É muito menos voltado pra área de trabalho como pensava e carregado de conteúdo político/administrativo.

Então, pensei em abandonar o curso, focar os estudos no ENEM 2016 full time (através do Descomplica pelo conteúdo programático + livros e materiais que baixei) pra garantir uma boa nota e poder escolher um curso como Engenharia Elétrica ou Ciência da Computação.

O meu peso de consciência é a questão de ficar mais um ano fora da faculdade, abandonar mais um curso e partir para o terceiro.

Alguém que já passou por situação semelhante pra dar um conselho? :)
Cara eu não vejo problema em você ficar um ano estudando para passar em curso que você realmente gosta e tem interesse, e que garanta uma carreira profissional que você espere. Se você tem condições de estudar por um ano, e não assumiu responsabilidades que possam te impedir só vai cara, melhor um ano estudando pra passar do que mais 3 ou 4 anos de um curso que você não suporta e não quer atuar na área.
 
Cara eu não vejo problema em você ficar um ano estudando para passar em curso que você realmente gosta e tem interesse, e que garanta uma carreira profissional que você espere. Se você tem condições de estudar por um ano, e não assumiu responsabilidades que possam te impedir só vai cara, melhor um ano estudando pra passar do que mais 3 ou 4 anos de um curso que você não suporta e não quer atuar na área.

[2]
 
Colegas, como proceder?

No começo do ano passado passei pra S.I. na UFBA (apesar de não ter estudado pro enem e ter uma nota medíocre) mas não gostei do curso por fatores como ser noturno e um tanto recente, fundado em 2012, logo tinha alguns problemas, como uma ementa cheia de conteúdo aleatório. Então no meio do ano troquei pra Contábeis - 2015.2. Pela greve, só comecei as aulas semana passada. O problema é: também não gostei. É muito menos voltado pra área de trabalho como pensava e carregado de conteúdo político/administrativo.

Então, pensei em abandonar o curso, focar os estudos no ENEM 2016 full time (através do Descomplica pelo conteúdo programático + livros e materiais que baixei) pra garantir uma boa nota e poder escolher um curso como Engenharia Elétrica ou Ciência da Computação.

O meu peso de consciência é a questão de ficar mais um ano fora da faculdade, abandonar mais um curso e partir para o terceiro.

Alguém que já passou por situação semelhante pra dar um conselho? :)

Cara, acho que 90% dos meus amigos acabaram largando um curso pra ir pra outro. Eu vejo como algo natural, uma vez que nós não temos uma visão mais afundo do curso só lendo um pouco sobre, e por isso acabamos achando uma coisa e na realidade é outra diferente. O curso de engenharia elétrica é um p*ta curso, mas já vou avisando que é melhor gostar muito de matematica e física (em física, principalmente a parte de eletromag), se não, vai acabar desistindo também.
 
Cara, acho que 90% dos meus amigos acabaram largando um curso pra ir pra outro. Eu vejo como algo natural, uma vez que nós não temos uma visão mais afundo do curso só lendo um pouco sobre, e por isso acabamos achando uma coisa e na realidade é outra diferente. O curso de engenharia elétrica é um p*ta curso, mas já vou avisando que é melhor gostar muito de matematica e física (em física, principalmente a parte de eletromag), se não, vai acabar desistindo também.
Justamente, no curso de Contábeis a aula que sinto que estou aprendendo de verdade é Matemática, sempre curti mais exatas.
Obrigado aos colegas pelas mensagens.
 
Me bateu uma dúvida.

O que é autodeclarar pardo.
Qualquer um pode se autodeclarar pardo?
 
Galera, to numa puta duvida, no ensino médio eu consegui uma bolsa filantrópica e integral no salesiano, já vi casos de alguns que conseguiram pelo corte de quem estudou pela rede pública, será que eu consigo ou tem muita chance de me barrarem ?
 
Me bateu uma dúvida.

O que é autodeclarar pardo.
Qualquer um pode se autodeclarar pardo?

"7.11 - Como deve ser comprovada a cor ou raça dos estudantes selecionados pelo Sisu a vagas reservadas?
De acordo com a Lei de Cotas, o critério da cor ou raça é autodeclaratório."

Qualquer um pode se autodeclarar de qualquer cor ou raça.
Mas não sei como abusos são identificados...
 
Galera, bom dia :)

Terminei minha pós ano passado, estou com 24 anos e estou pensando em fazer o ENEM 2016 para tentar vaga em alguma pública.

Sai faz certo tempo do ensino médio (longos 7 anos :haha:) e no ENEM 2014 fui até bem, consegui vaga na segunda chamada do SISU para Engenharia da Produção, o problema é que só coloquei ela pra preencher espaço rs, minhas prioridades era Economia na época - fiz o ENEM bem relaxado, não estudei nada e só decidi que ia fazer 2 dias antes haha, foi mais pra me testar que pra qualquer outra coisa.

Agora quero buscar Direito ou Sistemas (sim, totalmente diferentes haha, mas quero fazer as duas em algum momento, Direito por ser um sonho e sistemas por ser algo mais necessário pra mim até os 30). Estou procurando cursinhos, trabalho no horário comercial, alguém está nessa mesma situação? Tem alguns cursinhos online hoje em dia também, mas passei tanto tempo focado em outras coisas, na Graduação e depois na Pós que fiquei meio desatualizado, e nunca fiz nada online, tenho alguns cursos pra fazer na Endeavor e vou testar, mas sempre tem o pé atrás de não funcionar e tal (claro, depende da pessoa se aplicar etc.)
 
Galera, bom dia :)

Terminei minha pós ano passado, estou com 24 anos e estou pensando em fazer o ENEM 2016 para tentar vaga em alguma pública.

Sai faz certo tempo do ensino médio (longos 7 anos :haha:) e no ENEM 2014 fui até bem, consegui vaga na segunda chamada do SISU para Engenharia da Produção, o problema é que só coloquei ela pra preencher espaço rs, minhas prioridades era Economia na época - fiz o ENEM bem relaxado, não estudei nada e só decidi que ia fazer 2 dias antes haha, foi mais pra me testar que pra qualquer outra coisa.

Agora quero buscar Direito ou Sistemas (sim, totalmente diferentes haha, mas quero fazer as duas em algum momento, Direito por ser um sonho e sistemas por ser algo mais necessário pra mim até os 30). Estou procurando cursinhos, trabalho no horário comercial, alguém está nessa mesma situação? Tem alguns cursinhos online hoje em dia também, mas passei tanto tempo focado em outras coisas, na Graduação e depois na Pós que fiquei meio desatualizado, e nunca fiz nada online, tenho alguns cursos pra fazer na Endeavor e vou testar, mas sempre tem o pé atrás de não funcionar e tal (claro, depende da pessoa se aplicar etc.)

Acho que já comentei algo do tipo aqui.

Dependendo da facilidade que você tem com a matéria, da sua disciplina e de quanto você precisa melhorar, youtube e google resolvem sua situação.

Eu tirei média de 714 no Enem de 2014 sem estudar especificamente pro ENEM (mas sempre tô vendo vídeo de física/biologia, revisando gramática e gosto de matemática, sou nerd :p).

Eu precisava de 750 pro meu curso, mas queria 780. Infelizmente não sou disciplinado e enrolei. Estudei de leve por 1 mês e pesado (12h de estudo ou mais por dia) durante as últimas 2 semanas. Consegui 766.

Só usei YouTube e Google. Principalmente vídeo aulas, porque eu odeio estudar lendo, gosto de ver alguém me ensinando. De resto, fiz as provas anteriores e o que eu não sabia, ia procurando no google pra estudar.

Tem muita coisa hoje em dia na internet. Tem apps de questões do Enem, você pode ficar respondendo (principalmente questões de humanas e linguagens) enquanto tá numa fila ou à toa...

De cursinho online, tem o TPA e o Me Salva, se quiser vídeo aulas de qualidade maior e mais didáticas.

Boa sorte! :)
 
Qual o melhor cursinho pré-vestibular online pago?
Achei o Descomplica bastante interessante, seria este o melhor?
 
Qual livros vocês recomendam para estudar Bio e Química (específica UERJ)? Conheço o Atkins que o pessoal de Ime/Ita usa, porém não sei nenhum de Bio...

Qual o melhor cursinho pré-vestibular online pago?
Achei o Descomplica bastante interessante, seria este o melhor?

Eu tenho, é bom sim.

A respeito das cotas, é só para quem fez o E.M em escola pública.
 
Qual livros vocês recomendam para estudar Bio e Química (específica UERJ)? Conheço o Atkins que o pessoal de Ime/Ita usa, porém não sei nenhum de Bio...
Atkins pelo que eu li é bem pesado, se você não vai prestar ITA/IME eu não recomendo. Uma boa opção pros vestibulares comuns é o Feltre, embora tenha algumas características dele que eu não gosto muito...

Pra Biologia recomendo sem sombra de dúvida o livro do Amabis, não conheço didática melhor. Existem os volumes separados (MUITO denso, só recomendo pra quem quer dar ênfase pra biologia ou vai enfrentar uma prova difícil) e o volume único (ideal pra um vestibular "comum").
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo