Pessoal estou de viagem marcada para Santiago - Chile.
Gostaria de saber de quem já foi pra lá os lugares bons de visitar, como parques, arredores, cidades vizinhas, o que é bom de comprar por lá - já tenho um roteiro. A viagem será de uma semana.
Quero mesmo é aproveitar a paisagem natural que é muito bela. Já tenho alguns parques nacionais, mas quero mais.
Quem puder ajudar, desde já fico agradecido!
Então, eu fui em Novembro. Passei ... 1 semana!
Basicamente fiz o roteiro de: 3 dias na capital (ótimo tamanho)
1 dia Valparaiso/vila del mar
1 dia Embalse el Yeso
1 dia Valle Nevado
... E morreu.
Alugamos um AP (AirBNB) bem próximo do centro (15 minutos a pé da plaza del armas) e deu pra ver tudo praticamente a pé/metrô. Umas dicas que me lembro é:
- Fiz o transfer pela transvip, não confio em taxista chileno, ouvi algumas histórias que me assustaram um pouco. Na cidade só usei Uber (tem o Uber X lá, bem em conta).
- Leve dinheiro pra trocar lá ou morra com o IOF, mas NÃO TROQUE NO AEROPORTO. Tem uma rua próxima à plaza dell armas que tem um monte de casa de câmbio, muito mais em conta. O máximo que consegui foi 200 pesos/ real.
- Levei 1k e deu uma apertada no final, acho que 2k dá e sobra. Não é bom trocar todo o dinheiro de uma vez, vai cambiando aos poucos.
- Comprar chip local é obrigatório. Compramos um pré pago por uns 3000 pesos e veio com uns 100mb de internet, acho.
- Lá ônibus não aceita dinheiro, só um cartão (bip, compra em qualquer estação de metrô, igual ao bilhete único de SP).
- Metrô tem tarifa diferenciada em horário de pico (660 pesos hora normal, 720 hora de pico, se não me engano)
- Fale português perto de um chileno e ele acha que você sabe espanhol por tabela;
Deu pra fazer tudo de metrô usando o google maps. A cidade em si não é linda, mas possui bonitos pontos turísticos. O trânsito é CAÓTICO, nem pense em alugar carro ou stress é garantido.
Durante esse passeio já arrumamos os passeios guiados nos lugares mais afastados (valle nevado e Yeso). Valle saiu por 20000 pesos, Cajon 40000. Por essa área tem várias agências, pegamos uma de donos brasileiros e foram super tranquilos (trampo bloqueado, quando chegar em casa posto a página do FB).
Nos outros dias em Santiago conhecemos os Cerros (Santa Lucia e o outro que esqueci), passamos no museu do Pablo Neruda e ficamos muito no pátio Bella Vista, melhor lugar pra se comprar lembranças de lá (e ficar pobre), além de ter ótimos restaurantes. Fica na mesma rua onde as baladas acontecem. Também fomos no The Clinic, bar bem conhecido de lá, e fomos no Giratório, um restaurante que fica no alto de um prédio e que fica ... girando! Mas a comida é muito, muito cara para o que oferece.
Valle Nevado eu acho que nem vale a pena pra você, a essa altura a neve já derreteu. Tivemos sorte em ter ainda, mas ela tava meio barrenta já. Ainda assim deu pra conhecer legal, parque tava super vazio. O caminho é espetacular, principalmente as 64 curvas que antecedem a montanha. Se tiver neve, a excursão para num lugar para alugar roupas especiais para o frio. Eu peguei -1, não precisei do casaco, mas a bota impermeável é obrigatória praticamente.
Embalse el Yeso é bonito, mas não vi porque cobrarem tanto. Talvez pela distância, pois é longe, bem longe da capital. O caminho também é bem bonito, especialmente com os andes ao fundo. Um ótimo lugar para tirar fotos, mas não esperem mais do que isso.
Villa del Mar e Val Paraiso é um caso à parte. No nosso caso não fomos por excursão e sim por conta própria (ônibus saindo da estação Universidade do Chile, 3500 pesos o trecho se não me engano). Pegamos pra Valparaiso e .... bom, é uma cidade portuária. Tem um pequeno porto e ... só. A praça central foi o único lugar em que achei bonito mesmo (e tem um dos monumentos mais bonitos que vi em toda a viagem) Pegamos um mapa lá e mostrava vários pontos turísticos, mas todos precisavam pegar um funicular pra subir montanha, deixamos passar.
Pegamos um trem de superfície e fomos até val paraiso. Ali sim é uma cidade bonita, bem organizada, tem até um cassino! Descemos na primeira estação, fomos andando até o relógio de flores e de lá seguimos andando por toda a costa até o cassino. Almoçamos num restaurante Austríaco (DELÍCIA MEU DEUS) e de lá seguimos até o terminal de ônibus, tudo isso a pé.
Caso queira fazer guiado, há a chance de ir também para a cidade de Isla Negra, onde tem outras casas do Pablo Neruda, mas não sei se teria disposição, essas duas já foram bem cansativas. Também há a chance de emendar a visita com a concha y toro, se todo o grupo topar.
A Concha Y Toro, pra quem não conhece, é a segunda maior vinícula do mundo. O lugar é lindo e o passeio bem organizado. Há guia em português, inglês e espanhol, cada um em seu horário. É preciso agendar no site. Esse deu pra ir de metrô até uma estação perto e de taxi até lá, deu uns 3500 pesos o trajeto, mas é LONGE, fica no limite da cidade.
Bom, foi o que me lembrei até agora. Se quiser detalhe de algo só perguntar.